Tudo o que eu vi e vivi

Tudo o que eu vi e vivi Rosane Malta

Resenhas - Tudo o que eu vi e vivi

Christiane.Leite 02/05/2023

Uma resenha curta e pessoal: Rosane ex-Collor mostra todo seu egocentrismo e mente descaradamente nas páginas desse livro.

Mara.Oliveira 22/07/2022

Um bom livro
Confesso que tinha uma visão bem diferente sobre a Rosane. Como não acompanhei a trajetória dela e do ex-marido, pra mim ela era só mais uma dessas mulheres rica e fútil, e fico feliz que esse livro tenha mudado minha opinião sobre isso.
Quando comprei o livro pensava que leria sobre a queda do ex-presidente Collor, um dos impeachments que marcou nosso país, sob o ponto de vista dela, que esteve ao lado e viu tudo acontecer de perto, mas não foi isso que vi. Nesse ponto, acho que faltou informações. Ela aparentemente não sabia de quase nada e a impressão que tive em alguns momentos é que ela fazia vista grossa pra alguns assuntos, no que dizia respeito a ele, como por exemplo, o fato de ele ter tanto dinheiro pra gastar - dinheiro público, ao que tudo indica.
De qualquer forma, é um ótimo livro, e ela parece ser uma boa pessoa.
Ela esteve ao lado dele por 22 anos. Esteve ao lado dele quando ninguém mais queria estar. Abdicou dos próprios sonhos pra realizar os dele. Manteve-se firme e forte quando o país inteiro estava xingando o cara. Apertou a mão dele, levantou a cabeça, e, com isso, decidiu enfrentar um país inteiro por ele e, sem mais nem menos, ele a abandona. Arruma suas coisas em algumas caixas e manda pra casa da sua irmã, colocando, em seguida, outra mulher pra deitar em sua cama. Isso tudo sem dar uma explicação ou colocar um fim, efetivamente, naquele casamento de 22 anos. Essa mulher ganhou a minha admiração.

Leo Vieira 09/12/2020

Ela Dormia com o Inimigo
Lembro muito bem da Rosane Collor, num momento em que as jovens louras estavam em alta no final dos anos 1980. E ainda tinha a Barbie, que mudava de profissão de acordo com o figurino.
Rosane se tornou a musa loura da política, sendo a primeira-dama deslumbrante, formando par com o então político galã do momento, o presidente Fernando Collor, que na época tinha uma panca de super político. Ele era atleta, judoca, piloto de carro de corrida, helicóptero, maratonista, além de ser eloquente e intelectual. Ela conseguiu destaque ao lado dele e a embonecada primeira dama ganhou mídia e destaque, estando ao seu lado a todo momento. Rosane é de uma família de políticos em Alagoas, assim como seu então marido.
Rosane então primeira dama tinha uma vida de princesa, com viagens de luxo, sobrevivendo de altos e baixos nas crises matrimoniais, com muitas turbulências, brigas, crises de ciúme, intrigas e até mesmo com o processo de impeachment, ela permaneceu ao lado dele. Na verdade, muitas das passagens ela fala muito bem dele. Collor sempre foi muito apaixonado por ela. Porém o amor virou ódio também.
Pessoas ruins e vingativas serão assim com todos sem exceção. No livro, deixa claro que Collor é um homem perigoso e que recorre a qualquer coisa para derrubar alguém, inclusive magia negra. Ligando uma coisa a outra, o leitor vai associando umas coisas bizarras que aconteceram com quem tentava se levantar contra ele.

minha4 06/12/2020

Tudo o que vi e vivi
E inacreditável como a gente não conhece as pessoas.
Podemos passar anos e anos juntos, mas ainda assim não podemos dizer que conhecemos.

Antonio Maluco 24/08/2020

Política
O livro conta histórias do casal mais jovem da história presidencial do Brasil e como o ex presidente Collor fez e faz de tudo pra sua vitória em todos os aspectos de sua vida pessoal e profissional e lendo isso não sei como tem gente que vota nele ainda
André 08/01/2021minha estante
É o que mais me intriga... quem são esses eleitores??

Mara.Oliveira 22/07/2022minha estante
Eu me fiz a mesma pergunta. ?

Eclipsenamadrugada 01/06/2020

A história de uma vida desde o tempo de criança com suas normalidades... Sem choques nem acontecimentos mirabolantes. Agora o Sr. Fernando Color de Melo, me deixou bastante descontente, pois mostrou que o seu irmão Pedro tinha mais que razão em odiá-lo com todas as forças do seu coração. O homem não vale nada, é um verdadeiro crápula.

Luciana.Carvalho 05/03/2019

Para ser lido sem preconceitos
Quantas pessoas você conhece podem se sentar ao seu lado e lhe contar sobre como foi sua vida como primeira dama de um país, especialmente no momento histórico do impeachment do Collor?
Ler esse livro foi como estar sentada ao lado da Rosane enquanto ela falava sobre sua vida. Muitos dos aspectos que ela relata são familiares para mim, que também sou alagoana, estudei na mesma escola e frequentei lugares como a Barra de São Miguel. Além de ter visto na TV, jornais e revistas o desenrolar de fatos citados no livro.
Acho que o ponto forte do livro é a história real que é contada, coisa que sou fã. Nas primeiras páginas, por exemplo, ela fala sobre sua família, sua infância no interior e, mais para a frente, sobre o início do relacionamento com o Fernando Collor. Fora outras histórias interessantes, como o contato com a Princesa Diana e o Príncipe Charles.
Mas o ponto que poderia ter sido melhor trabalhado é o tipo de texto: achei jornalístico demais, faltou uma pitada de poesia e criatividade que o tornariam mais agradável.
Em todo caso, uma leitura válida, especialmente pelas mulheres que lutam por seus direitos, assim como ela!

Philipa 27/02/2015

Para quem gosta de ler biografias é válido sim
Enfrentar e contar "os causos" que envolvem o todo poderoso ex-presidente Collor exige coragem já que no Brasil a justiça só funciona para os ricos. É um depoimento válido sim! se fosse o Collor contando suas recordações ninguém ousaria desancar. O capítulo onde Rosane aceita Jesus é muito tocante. Gostei do livro.

Felipe B. Cruz 08/01/2015

Não vale como relato fiel da história. É a opinião de uma pessoa
Como peça literária o livro não tem absolutamente nada a acrescentar. Trata-se de um desabafo de uma mulher ricaça que passou a vida inteira com um homem e hoje se sente traída porque, embora ele pague uma pensão com valor baixo, está aquém das expectativas dela que sempre viveu no luxo. O livro tem como mérito apresentar a versão da ex-primeira dama Rosane Collor, mas é impossível acreditar em todos os fatos que estão claramente contaminados pela raiva que a autora sente de Collor. Além disso, nenhuma informação parece ter sido checada. Tudo é "eu acho", "eu lembro", "deve ter sido"... Portanto, o livro não pode ser levado a sério.
Como eu disse, a maior qualidade do livro é mostrar a versão de Rosane. O que temos que fazer com isso? Ler o que ela escreveu, analisar suas posições e entender porque ela decidiu falar sobre isso e aquilo em detrimento de aquilo outro. Esse é o valor do livro. É a opinião dela que merece ser lida e conhecida.
Mauricio 16/03/2015minha estante
Mas nem a bíblia vale como relato fiel a história.

daniellyvasconi 25/07/2016minha estante
Eu senti falta de uma história mais voltada ás fatos históricos, porém é uma autobiografia.

@soueujennifer 13/02/2024minha estante
????????