Além da ponte Inca

Além da ponte Inca Wilson Lassarote

Resenhas - Além da ponte Inca

luc 03/08/2021

sdds bienal do livro
o livro é claramente escrito por um homem branco
a leitura é arrastada e eu poderia problematizar diversos parágrafos
ainda assim, tem algumas ideias interessantes, acho que seria possível reescreve-lo de forma mais sensível e ter um bom produto final

comprei na ciranda cultural por 5 reais, sdds bienal do livro

Miguel 11/11/2014

Além da ponte Inca: Até onde você iria por um mistério oculto pelo tempo?
"Além da Ponte Inca", 2014, é o primeiro livro do médio cardiologista Wilson Lassarote publicado pelo selo Talentos da Literatura Brasileira - Novo Século.
O livro nos conta um pouco sobre três amigos, Heitor, Karl e Sérgio que, para finalizar o ultimo ano do ensino médio tem de fazer uma pesquisa sobre o antigo império perdido Inca, com um pequeno detalhe, a pesquisa deveria ser ao modo antigo, pesquisando em livros. Eles resolvem facilitar a busca de biblioteca a biblioteca e fazem a busca dos livros sobre o império mais próximo de Valença, Rio de Janeiro e, por sorte, encontram um resultado promissor, um livro intitulado "Comentário sobre a origem e trajetória do povo Inca" que, estranhamente era datado do ano de 1903 mas, historicamente, o descobrimento da cidade de Machu Picchu e o povo Inca é datado no ano de 1911 e todo o mistério se inicia com uma página em branco na metade do livro e um estranho poema em um rodapé que dizia:

"Os homens, ouro, vivem resilientes além da sagrada ponte que une almas. Metal brilhante cega as pessoas tornando-as frias, impedindo um olhar claro para coisas importantes. Cuidemos dos sentimentos e pessoas, como faz a mãe puma com seus filhotes. Quem conseguir observar a sequência perfeita da vida, irá encontrar o caminho a trilhar. O ano de 1618 marca o início de guerras na Europa, quando a intolerância religiosa também cegou o homem e o desviou de seu caminho"

Intrigado com todo o mistério que o livro poderia esconder, Heitor começa um estudo minucioso do livro, página a pagina, mas acaba não descobrindo nada relevante, mas é quando esta de volta em Valença que começa a descobrir partes da história. Depois de decodificar o poema ele resolve que vai ao Peru e convence seus dois amigos a irem juntos, os três nem imaginam o que está por vir nesta viagem.
O livro apresenta uma narrativa leve e envolvente que faz você devorar o livro pra saber o que acontece nessa grande jornada de Heitor, Sérgio e Karl na busca da verdade sobre os mistérios que a antiga cidade de Machu Picchu esconde em suas montanhas.
O modo como o autor retratou o Heitor pré-descoberta e pós-descoberta da civilização é um traço muito marcante e as idéias expostas por Olantankai (só lendo para descobrir quem é ;) dispostas ao longo do livro foi um traço que deu uma valorizada suprema na demonstração da vasta sabedoria do mesmo.
Se você, assim como eu, é um amante incondicional da literatura brasileira e/ou gosta das histórias e mistérios a cerca do povo Inca, este livro é simplesmente perfeito, sem exageros e extravagancias, simples do jeito que um livro tem de ser, eu super recomendo ele a vocês.

site: http://status-lendo.blogspot.com.br/2014/11/resenha-alem-da-ponte-inca-wilson.html

umbookaholic 08/01/2015

Onde a realidade se mistura com a ficção
Oi, gente, tudo beleza? Vamos começar a resenha de Além da Ponte Inca que é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores livros nacionais que eu já li em toda a minha vida. Mas antes de começar eu gostaria de agradecer ao Wilson pelo envio do livro autografado e pelo patrocínio do nosso sorteio de um exemplar também autografado! ;)

Vamos lá? Então, no começo do livro nós somos apresentados a três jovens cariocas, de aproximadamente 18 anos, que moram em Valença: Heitor, que é o nosso personagem principal, e seus dois melhores amigos, Karl e Sérgio. Eles estão pra terminar o ano na escola e sua professora passa um trabalho sobre a antiga civilização inca. Heitor toma a frente do trabalho e vi até a biblioteca da cidade pra poder pesquisar e se afeiçoa a um livro. Passa-se um tempo e Heitor, incrivelmente, decifra uma mensagem codificada no livro. A mensagem e sua intuição lhe dizem que há algo além da ponte inca e ele e seus amigos partem em uma incrível, emocionante e perigosa aventura até Macchu Pichu, no Peru.

Gente, esse livro é muuuito louco! Ele é totalmente diferente dos nacionais que eu estou acostumado! Fui arrebatado pela escrita do Wilson. Verdade e ficção se misturam nessa bela, incrível e empolgante história. Há mistério o tempo inteiro. Não há um momento em que você se sinta entediado graças a escrita leve e rápida do Wilson.

No decorrer da história nós conhecemos um personagem chamado Olantankai. Ele é um gênio! O cara é um cérebro ambulante. Que a verdade seja dita: muitas coisas podem ser aprendidas quando se lê Além da Ponte Inca. Uma maneira simples, divertida e agradável de aprender um pouco sobre a história da civilização misteriosa.

Quero parabenizar o Wilson pelo ótimo trabalho que ele fez com Além da Ponte Inca. Ele nos deu respostas para perguntas que vêm sendo feita por vários gênios e estudiosos através dos séculos. Empolgante e imperdível.

A minha nota para Além da Ponte Inca é 5/5! É o tipo de livro que não pode deixar de ser lido pela quantidade de informações e também por ser um livro inesquecível. :D

Recomendo à todos que buscam uma boa aventura! Abraços e boa leitura! *-*

site: umbookaholic.com

Sr. Tito 25/07/2015

Resenha - Submerso em Palavras
E se você descobrisse uma mensagem oculta em um livro antigo e misterioso? E se tal mensagem impulsionasse você a romper barreiras, cruzar fronteiras, ao embarcar em uma viagem para outro país? Agora imagine que nesse país você está para se aventurar em uma missão com seus melhores amigos, e há várias possibilidades e o futuro dessa empreitada é incerto. Este é o contexto de Além da Ponte Inca, livro de Wilson Lassarote. Uma estória inteligente e diferente de tudo já visto ou imaginado.
Narrado em terceira pessoa, o livro inicia fazendo uma introdução à cidade de Valença, localizada no Rio de Janeiro, e a três dos seus moradores: Karl, Sérgio e Heitor, sendo este último o protagonista. Valença é uma cidade de interior, considerada monótona, sendo limitada ao turismo. Quanto aos três amigos mencionados, eles são tão diferentes entre si. Karl é aquele amigo carismático que todos querem estar junto; Sérgio é aquele garoto mais fechado e sério, porém interessante; Heitor é o esquisitão, evitado por muitos, com ideais e pensamentos que divergem do senso comum.

"Uma variedade de opiniões e ideias que, de tão divergentes, se constitui em oportunidades de conviver com as diferenças, um somatório de contradições que no final permite um versatilidade que só aquele grupo possui. Afinal, conviver com pessoas que compartilham das mesmas ideias pode ser cômodo, mas jamais vai fazer você entender a pluralidade do mundo, e de pluralidade eles entendem."

E então o autor vai nos situando na vida escolar deles. Estão no último ano do Ensino Médio, pertinho de concluí-lo. A professora de História passa um trabalho em grupo, no qual eles ficam a cargo de estudar sobre o povo inca. Tal trabalho possui uma simples regra: nada de Internet. Puxa, eles devem encontrar uma biblioteca. E então vão e encontram um livro bem antigo. Karl e Sérgio nada se interessam nele, mas Heitor sente uma curiosidade tomar conta dele. Era como se o livro guardasse algo. E guarda. Com sua genialidade, o rapaz encontra uma mensagem codificada. Mensagem esta que mudaria a vida dele, presenteando-o com um desejo súbito de ir para o Peru, o país dos incas, e compreender o que há... além da ponte inca.
O livro é fascinante! Gente, sério, é uma viagem no tempo e no espaço. Além de conhecer coisas do Peru e sua cultura, o leitor passa a entender bastante coisa sobre os incas e tudo que os rodeia. Porém, devo ressaltar algo que me incomodou: o excesso de informações, por assim dizer. Por uma boa quantidade de vezes, me senti um tanto atolado de fatos técnicos e históricos, que tornou a leitura um pouco cansativa. Mas fora isso eu super recomendo, a linguagem é leve e ao mesmo tempo bastante rica.
A trama toma um rumo que nunca pude imaginar que poderia tomar, sempre com questionamentos inteligentes sobre a nossa humanidade, sociedade e o universo em geral. Submerso, tenho certeza que você se surpreenderá com o desfecho da história e ficará mais ou menos desse jeito: "OMG!". Pelo menos, eu fiquei assim. Creio que curtirá uma personagem super interessante: a Nina, uma garota inteligente e muito sábia. Posso dizer que de todos os personagens é a minha favorita.
Quanto à edição, devo parabenizar a Novo Século. Folhas amareladas, a capa é belíssima e, algo que gostei bastante, é que cada capítulo começa com uma imagem que nos dá uma amostra do que nos espera, atiçando nossa curiosidade.
Bem, é isso. Recomendo a você que procura por uma boa estória, porém diferente do que se está acostumado a ver, livre de clichês, e com reviravoltas incríveis. Ele completamente foge do convencional! Um livro escrito por alguém com uma visão crítica da sociedade contemporânea e que mostra ter muito conhecimento histórico. E um final surpreendente... Venha você também descobrir o que há além da ponte inca!

"A mesma sensação inicial tomava conta de seu corpo agora, era sua intuição dizendo que havia algo mais naquelas páginas, algo que ele deveria descobrir. Ele sempre foi muito intuitivo, e aquela sensação era muito forte, sua percepção nunca havia falhado antes. Ele não sabia o que era, mas fosse o que fosse, a resposta estava nas páginas daquele livro. "

site: http://blogsubmersoempalavras.blogspot.com.br/

Felipe Fernandes 27/11/2015

Confira a resenha completa no meu blog ...valeuuu
Um livro que me surpreendeu bastante esperava bem menos, mas a historia é incrível e bem fundamenta principalmente do meio para o fim. Há alguns erros como: Letras trocadas por palavras: “e” no lugar de “a” e vice versa, a omissão de algumas palavras, mas nada que prejudique a leitura. Um livro nacional recomendado para quem quer uma leitura leve e descontraída.

site: http://mundodoslivrosnomund.wix.com/mundodoslivrosnomund#!Resenha-1-Além-da-ponte-INCA-–-Wilson-Lassarote/cu6k/5627db7e0cf2a9c7a2b90540

Túlio 12/10/2016

A proposta era boa
Toda a idéia e o conceito do livro até primeira metade era até interessante, apesar do livro pecar o tempo todo na escrita, mas depois do meio desandou tudo.
O autor não consegue me fazer acreditar na realidade dos personagens. As personalidades não são coerentes, tanto quanto alguns pontos da história.
A sociedade utópica nem seria um problema se tivesse sido bem justificada. Mas o background era falho e não foi muito bem construída.
Algumas coisas me irritaram bastante, como a falta de problemas linguísticos, A comunicação é a coisa mais fácil do mundo. Alguns erros de lógica,
como aqueles facões que apareceram do nada, sem nenhuma razão óbvia pra eles possuírem aquilo. E o tratamento feminino no livro é horrível,
justificando coisas com "Ela é mulher". Ou colocando a Nina como amparo, o ombro, o suporte pro espírito guerreiro de homem do Heitor.
Fiquei bem decepcionado com o livro.

Vanessa Amaral 13/08/2018

De um alcance de cultura Inca incrível, que te faz viajar e aprender muito.