Bile Negra

Bile Negra Alexandre Loch

Resenhas - Bile Negra

scicilla 29/07/2022

Denso
A leitura demorou pra fluir, mas depois que consegui entender a narrativa, desenvolvi a leitura.
Algumas partes do romance são tensas, tristes e se você já se encontrou em alguma situação semelhante, é denso demais.
Histórias se fundem, outros personagens surgem com histórias tão tristes e pesadas, mas tão reais.
Por vezes a narrativa é confusa, pois não se sabe se quem está narrando é o Iago ou o psicólogo.
Depois que se entende o sistema narrativo, fica mais fácil de absorver.

Stefane.Goulart 18/10/2015

Maravilhoso e perturbador
Bile Negra trata sobre depressão e angústia, em geral. Passa-se através do olhar de Iago, um homem que sofre distúrbios mentais e encaixa em palavras todos os piores sentimentos que um ser humano pode sentir. O livro tem poucas páginas, então fiz a leitura em poucas horas e com um marca-texto em mãos. Houve uma identificação tão intensa que quase marquei o livro inteiro. Em alguns momentos a leitura foi enfadonha, porém necessária. Recomendo, com certeza, mas não pra qualquer um.

Markus 05/09/2015

Tormento, Vazio e Libertação
Bile Negra não é um livro qualquer. Não é um romance. Não é um suspense. Acima de tudo, é uma mensagem ao leitor.
O personagem desse livro é Iago e ele relata alguns acontecimentos da sua vida e seu dia-a-dia. Mas não assim tão simples. O livro relata os lados mais obscuros da nossa alma.
(Calma, vou tentar explicar).
É dividido em 3 partes: Tormento, Vazio e Libertação.
Na primeira parte, Iago está fazendo uma terapia psicológica e, com a ajuda do médico, vai descobrindo seu interior e se entendendo.
Na parte II, vemos um pouco do dia-a-dia de Iago, suas angústias, seus pensamentos, tristezas, etc. É a parte principal, onde o leitor entende um pouco os motivos de suas dores e angústias.
"Enfiei a mão no bolso e notei as cartelas de remédio. Deslizando os dedos pelos blisters, notei haverem mais de cinquenta comprimidos. Seria suficiente. Então avistei o hotel á minha frente. Seria tudo indolor. E rápido... Pois não estava mais aguentando..." pg. 170
Na parte III, Libertação, é onde Iago se compreende, se encontra e consegue diminuir a sua dor.
"Uma paz terrificante me invadiu. Finalmente estava liberto." pg. 190

Logo no início, o autor explica o motivo do título. Faz parte de uma teoria disseminada por volta de 4 a.C, por Hipócrates de Cós. A teoria dos quatro humores, onde a saúde do ser humano estava relacionada com o equilíbrio desses quatro humores (sangue, fleugma, bílis amarela e bílis negra).

Por essa teoria apresentada, já percebe-se que não é um livro qualquer. Alexandre Loch é um autor que consegue entrar no mais profundo ponto da alma do leitor.
Através de Iago, mergulhamos em uma intensa terapia, aprendendo a lidar com a angústia e explorando sentimentos desconhecidos de nossa alma.
Tudo isso e muito mais em uma narrativa forte, intensa e reflexiva.
Sem dúvida alguma, todo leitor que passar por esse livro sairá diferente, mudado e renovado.

"Tentou usar drogas como maneira de se inserir de alguma forma naquele grupo de sádicos, se incluir como gente para não ser incluído como excluído." pg. 113
Foi um pouco difícil escrever essa resenha. Pode-se notar pelas poucas palavras. Mas qualquer frase que eu usar pra relatar como foi minha experiência lendo esse livro, será insuficiente.
É um tipo de livro que todos deviam ler.

site: http://www.mundoemcartas.blogspot.com.br/2015/07/resenha-bile-negra-alexandre-loch.html

Arca Literária 11/06/2015

Estamos falando de um livro forte e denso, uma leitura para pessoas sensíveis e que gostem de entrar em contato com pensamentos mais profundos e repensar sobre a própria existência. O livro Bile Negra de Alexandre Loch é uma tentativa de trazer à tona e de traduzir esta sensação que todo indivíduo tem, do vazio, da busca interna. Alexandre Loch é Médico Psiquiatra e Filósofo, Psicanalista e Psicodramatista.
Leia toda a resenha no link a partir do dia 15/06 http://www.arcaliteraria.com.br/bile-negra-alexandre-loch-2/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/bile-negra-alexandre-loch-2/

Tenda dos Livros 23/02/2015

Bile Negra, Alexandre Loch
Bile Negra é um livro que retrata a angústia humana e as suas variadas formas. Já no prólogo o autor deixa claro o porquê do título e o que significa.
Para entender a narrativa, voltemos ao século 4 a.C. Foi quando disseminou-se a teoria dos quatro humores, conhecida através Hipócrates de Cós, dentre as quatro biles está a bile negra, cuja angústia e melancolia é o resultado do seu desequilíbrio.

O livro funciona como um portal introspectivo. A cada página, um novo mergulho cada vez mais fundo na obscuridade da nossa alma.
No primeiro capítulo já me deparei com um depoimento surpreendente e de tirar o fôlego, vindo do personagem principal: Iago. É através desse personagem que chegamos a diversos questionamentos sobre a vida, sobre o mundo...

A história se desenvolve por partes, na parte I intitulada de Tormenta, o cenário utilizado é basicamente o consultório, onde Iago faz seu tratamento psicológico. Nesse ambiente, conhecemos o personnagem profundamente. Através das intervenções do profissional, os dilemas, vivências e lamentações são postas à mesa.
Na parte II, Vazio, acompanhamos as angústias de Iago em cenários diferentes, temos a visão do mundo atravéz da percepção do personagem, de uma conversa bem estruturada à uma simples observação de uma praça movimentada.
Por fim, a última parte denomina-se Libertação. Um momento crucial, em que finalmente Iago consegue compreender-se, entendendo cada dor que ele sentia.

Sem dúvidas esse é um livro que vai mexer com você, talvez porque alguns dilemas do personagem pode se confundir com os seus.
"Quis preencher o vazio em mim que existia desde pequeno. Mas descobri que este vazio é meu. E que ele nunca deixará de ser um vazio para se tornar algo pelno. Plenitude não existe, plenitude não existe..."
Com a imensa experiência do autor com a psiquê, nada mais natural que a obra tenha servido como um imenso mar de indagações, o mergulho se torna inevitável.
A cada livro lido, a Novo Século vem me surpreendendo, a editora está apostando na literatura nacional e tem acertado muito, Bile Negra é mais uma prova disso.

- Daiana Ayalla

site: http://www.tendadoslivros.com.br/2015/02/resenha-livro-bile-negra-alexandre-loch.html