Entre quatro poderes

Entre quatro poderes Grupo (Sic)

Resenhas - Entre quatro poderes

Gabriela Amoroso 13/04/2015

Entre Quatro Poderes mostra o que está estampado todo dia nos jornais: a impunidade. O livro ilustra, de forma revoltante, o abuso de poder, a manipulação da opinião pública e o descaso com o dinheiro público, que é usado para suprir os caprichos dos corruptos.

Conheça Churrasco, um cara de origem humilde que acabou entrando na política por acaso. Cheio de projetos, com um carisma nato e com a esperança de melhorar a vida dos moradores de sua cidade, ele conseguiu ser eleito vereador e deu início ás mudanças que tanto sonhou.

Conheça Cláudio, irmão mais velho de churrasco. Seu maior talento é a manipulação. Infeliz no casamento, Cláudio tem inveja do que seu irmão conquistou e não mede esforços para subir na vida. Caráter e princípios são palavras que não existem em seu dicionário. Ele acredita que pode fazer qualquer coisa, desde que consiga o que deseja.

Conheça Pimenta, político corrupto e extremamente traiçoeiro. Sua vida gira em torno de quanto dinheiro ele pode desviar da prefeitura de Suares. Sua amizade e sua lealdade dependem de quanto dinheiro está em jogo. E, apesar de tudo, Pimenta consegue passar uma imagem boa para os cidadãos e sua carreira política está em plena ascensão.

Juntos, Churrasco, Cláudio e Pimenta conseguem construir um império, arruinar o orçamento da pequena Suares e chamar a atenção da polícia federal. Mas, nem tudo aconteceu como parece. Afinal, essa é a história por trás da história.

Entre Quatro Poderes nos conta a história por trás das manchetes sobre abuso de poder que se fazem cada vez mais presentes na nossa vida. O livro nos apresenta aos bastidores da vida política. Como um político honesto se torna corrupto? Como são feitos os acordos? Como controlar a mídia? Como desviar ainda mais dinheiro?

Tudo isso é apresentado em uma narrativa não linear, que nos mostra vários fatos do passado durante a história. Esses capítulos que “voltam no tempo” complementam bem a história e explicam o que motiva as atitudes dos personagens. Gostei muito dessa estratégia. Também é interessante ver como as ações corruptas refletem diretamente na qualidade de vida dos moradores da cidade.

A história apresenta ainda uma pitada de romance e um pouquinho de sede de vingança. Existem personagens para todos os gostos. Outro fato bacana é que no começo de cada capítulo há sempre uma frase famosa, que antecipa o que encontraremos no capítulo.

É impossível ler Entre Quatro Poderes sem fazer comparações com a crise pela qual estamos passando. Apesar de ser uma história fictícia, tem muita coisa real retratada ali. E é frustrante ver o quão injusta é essa situação. Saber que existem pessoas tentando fazer o certo e que uma combinação de fatores errados pode acabar com qualquer possibilidade de justiça desanima qualquer um. Recomendo para quem gosta do tema ou para quem está em busca de uma leitura diferente, que levante questionamentos e que faça refletir.

site: http://www.pitadadecultura.com/
Digão Livros 03/02/2018minha estante
Curti demais a sua resenha! Me deu vontade de ler o livro realmente! Só fiquei triste porque gosto de fazer a resenha dos meus livros, e não haverá o que escrever na minha depois da sua.. kkkk

Ani 28/01/2015

Em Entre Quatro Poderes conhecemos a história política da cidade de Suares. Nele conhecemos Cláudio e Alberto Barão, dois irmãos que desde pequenos tinham uma competição entre si. Alberto sempre ganhava todas as lutas, todas as brigas, todos os jogos e todas as apostas. Um dia ele ganhou uma vaca após apostar uma corrida, a única coisa que ele perdeu para o irmão foi o coração da bela Estela. Cláudio sabia que a moça estava interessada nele e então apostou com seu irmão que se ele conseguisse ficar com ela, levaria moça e a vaca para fazer um churrasco para a turma. Alberto perdeu a aposta, o amor de Estela e a vaca, nesse dia ele passou a ser chamado de Churrasco pelos seus amigos.
Churrasco era um jovem cheio de ideais, passou sua adolescência e juventude ao lado de Zé Ribeiro, um dos maiores vereadores de Suares. Já tinha uma carreira política planejada para assumir quando Zé fosse eleito prefeito. Mas seu adversário político, Pimenta, tinha cartas sujas para tirar Zé do caminho. E foi com a ajuda de Cláudio que ele executou o candidato a prefeito na véspera de eleição. Motivado ao ódio, Churrasco fez de tudo para honrar o nome de Zé e seguir com seus ideais, mas até onde o poder pode mudar as pessoas?
Entre Quatro Poderes foi um livro totalmente diferente para mim, minha sétima leitura do ano e eu amei a forma como ele foi escrito. O livro foi escrito pelo Grupo SIC que é formado por quatro jornalistas – Anderson, Débora, Khadidja e Rodrigo – eu não sei explicar, mas a escrita de jornalistas é bem diferente da escrita de autores “comuns”. Às vezes eu acho que é algo que só eu percebo. Mas é diferente, é mais dinâmico e mais critico.
O livro começa pelo final... Sim, parece loucura, mas ele já começa com o final e no decorrer da história conhecemos um pouco mais de cada personagem, o que motivaram a chegar até onde chegaram. No começo temos uma notinha informando que qualquer semelhança é mera coincidência e eu achei isso um máximo porque eu tenho certeza que de tudo que está descrito muita coisa já aconteceu. O que me chamou bastante atenção foi o fato de serem quatro autores e a obra continuar com uma qualidade padrão. Morro de medo de livros com mais de um autor, pois muitas vezes as escritas oscilam, em Entre Quatro Poderes não acontece.
As criticas a corrupção estão presentes e uma coisa que tem no livro e eu sempre me lembro dos meus professores falando – principalmente o coordenador – é que os jornais do interior normalmente são “comprados” pelos governantes dessas cidades para manter panos quentes em seus problemas. Achei demais isso no livro.
A diagramação da obra está linda, eu me apaixonei pela capa. As folhas são amareladas, a fonte está agradável, e cada inicio de capitulo tem uma frase relacionada ao tema. Os capítulos são curtinhos, ou seja, nada cansativo.
Em suma, Entre Quatro Poderes tem uma dinâmica diferente das demais obras pela ordem cronológica dos acontecimentos, os autores souberam mexer com o imaginário do leitor. Por mais que você já saiba do final, você quer entender o que levou aquilo acontecer. Até onde as pessoas podem ir para atingir o poder? Até a que ponto nós deixamos nossos reais ideais de lado para poder ter fama ou agradar alguém? Quando percebemos que fomos longe demais?

"Se as pessoas forem dependente do governo, por que vão optar pela mudança? Por que vão reclamar disso ou daquilo? Elas sabem que, se arrumarem problemas, vão perder a boquinha. Então melhor deixar tudo como está."

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2015/01/entre-quatro-poderes-grupo-sic.html

Kris Monneska - Conversas de Alcova 30/01/2015

Uma maravilhosa reflexão sobre a política
A Nota do autor no inicio do livro diz: "Que Fique claro: essa obra é totalmente ficcional." Mas, bem que poderia dizer: Estrelando em uma prefeitura, perto de você! Porque é incrível, mas durante toda a leitura e encontrei semelhanças entre a políticas de Suares e a política da cidade onde nasci e a da cidade onde moro atualmente. O que me leva a crer que esse é o retrato da política geral no nosso país. O que me enoja ainda mais e reforça a minha concepção de não apoiar partido algum para não fazer parte dessa barbárie.

Então, agora deixando a revolta um pouco de lado, vamos falar sobre o livro em si. O que inicialmente eu poderia classificar com uma única palavra - Incrível!
Incrível, porque pelo tema do ser a política, a leitura poderia ter a tendência a ser chata, enfadonha, mas não o é. Muito pelo contrário, o livro é bem ativo e divertido, ao mesmo tempo em que é reflexivo e revoltante. Outro fato é que pela obra ter sido escrita por 4 pessoas, o enredo poderia ser confuso, desconexo, mas também não o é. A escrita do livro se encaixa perfeitamente, os autores tem o mesmo estilo e acabam por si completar, no final parece que foi a obra foi escrita por uma pessoa e não por um grupo.

O Enredo começa nos mostrando o atual prefeito de Suares, "Churrasco", encurralado na prefeitura pela polícia federal e prestes a copiar a atitude de Getúlio Vargas. E na sequência somos levados a um Flash-back literário que nos mostrará tudo o que houve, até que culminasse naquela situação.
Suares, um pequeno município no interior de São Paulo é dividido entre dois partidos políticos, que podemos chamar de um "Sujo" e o outro "Mal Lavado".

E Churrasco é um jovem garoto que cai nas graças do líder do partido "Mal Lavado", que como o nome deixa a perceber, não é limpo, mas é melhor que o sujo. Eles têm um esquema de tramoias, mas ainda preservam algum ideal. Churrasco tem também um irmão chamado Cláudio, o qual cresceu com ciúmes dele, por perceber que o pai direcionava a Churrasco mais afeto. E por esse motivo Cláudio decidiu casar-se com a mulher que ele sabia que Churrasco amava, Estela a filha de José Vieira, Líder do partido "Mal Lavado".
Sendo assim, Zé Vieira não se opôs ao relacionamento, mas nunca negou sua maior afeição a Churrasco, o que mais uma vez alimentou o ciúme de Cláudio. Porém nas vésperas da eleição o partido "Sujo" causa uma grande baixa no partido "Mal Lavado" o que causa revolta e indignação entre o povo, alimenta o senso de justiça e os ideais.

Porém alguns ideais são frágeis e se deixam subornar. Manipulado pelo irmão oportunista, Churrasco se deixa corromper, porém há uma pessoa não se corrompeu e nem esqueceu e ela cobrará a justiça. Mas, há também um antigo ditado sempre diz: "Que a corda arrebenta do lado mais fraco". Só que o lado mais fraco pode não ser o que você está pensando...
Vai ter de ler, pra descobrir!

A leitura foi espetacular, interessante, divertida. Fluiu rapidamente e me fez absorver uma grande lição. Recomendo!

site: http://www.conversasdealcova.com/2015/01/resenha-entre-quatro-poderes-grupo-sic.html#ixzz3QKzLgsWj

Três Leitoras 08/02/2015

Resenha: Entre quatro poderes
Oi minha gente,

A cada dia que passa, eu me surpreendo com as leituras de temas diferentes. Quando eu digo isso, é para aquelas pessoas que pensam, “Esse livro não me interessou” ou “esse livro não é do meu estilo”. Eu as vezes pensava assim, me pegava lendo apenas romances de príncipes, CEO, ou algo um drama (romântico, claro). Mas de um tempo pra que eu tenho me policiado a parar de escolher leitura a dedo. E a mais nova leitura de gênero diferente é o Entre quatro poderes. Confira a resenha.

O livro apresenta uma história política da cidade de Suares, localizada no interior de São Paulo, sim a cidade é fictícia, e no quesito nome, tem um que eu reli pra ver se tava certo (rs)

Os irmãos Cláudio e Alberto Barão, vivem em um pé de guerra, entre competições entre eles, desde muito jovens. Porém Alberto, o irmão mais velho, se destacava por em sua maioria ganhar de seu irmão, seja nas apostas, nas corridas, nas brigas, nas lutas de um simples jogo de vídeo game.

Mas Claudio era esperto, e não desistia fácil, e foi em uma dessas que por fim ele ganhou o que o irmão mais almejava: A garota que o irmão era afim. - Estela, filha do então vereador Pimenta - , e logico Claudio tinha que ostentar sua conquista, deixando o irmão humilhando perante a turma do colégio.

E claro, ele perdeu essa aposta, e de quebra ganhou o belo apelido de churrasco!

Era óbvio que para Claudio essa "simples" aposta tinha um objetivo mais futuro. Se viu em vantagem por se tornar genro do prefeito, e se dar bem ao lado do sogro.

E a cada novo capítulo, a história vai contando o cotidiano da cidade, dos inúmeros personagens e dos irmãos citados.

Continue lendo no link

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2015/01/resenha-entre-quatro-poderes.html

Carol 17/02/2015

Retrato da nossa realidade
Ser blogueiro literário é complicado nesse país. Corremos um bocado em busca daquilo que possa dar um retorno ao blog, e ainda temos um dever com a cultura nacional. Ou seja, somos promotores culturais em tudo o que postamos e fazemos nesse espaço da internet. Então quando um autor nos procura oferecendo uma obra, a sensação é a de que estamos fazendo um bom trabalho, já que alguém nos achou e se interessou pelo o que falamos. Ótimo saber que não escrevemos para nós mesmos!

Foi assim que recebi Entre Quatro Poderes. Uma obra com um cunho totalmente político que me deixou enojada e um pouco desgostosa de ser brasileira porque apesar de ser uma obra de ficção, ela é bastante real. Todos os quatro autores - sim, o livro foi escrito por oito mãos - tinham autonomia para falar do assunto. Não tem nada de novo, só que eles colocam numa visão interna da coisa, e dai fica mais nojento do que já sabemos que é.

O protagonista principal desse livro é Churrasco, mas ele não é o único ponto por onde acompanhamos a história. Começamos por ele na época em que era criança, e como ele chegou até o meio político de uma cidadezinha chamada Suares, no interior de Sampa. Além dele temos vários outros momentos com outros personagens, o que nos faz pensar que talvez o protagonista não seja de fato Churrasco, mas a cidade de Suares e a política dela, o que na verdade é só um pedaço para a política suja de todo país.

Os autores usam Churrasco para contar essa história suja, mas no meu ver ele foi uma vítima da condição social na qual vivia, e se entregou a ideia de facilitar sua vida através da política. De início tinha pensamentos sérios e uma vontade tremenda de mudar as coisas em sua cidade. Projetos bacanas e até disposição de sujar as mãos para fazer os projetos funcionarem. Mas como o coitado descobriu lá de dentro, é mais fácil seguir o curso da merda do que remar sozinho contra a maré. E não estou tirando a culpa que ele acaba tendo lá na frente - tive momentos de querer matar Churrasco pela inocência ridícula - mas meio que entendo como ele chegou nessa situação. Errou? Pra caramba! Contudo muito foi estupidez em confiar nas pessoas erradas.

De todos os personagens dessa história, Churrasco era para mim o menos odioso, e olhe que tive meus maus momentos com ele. Todos os outros eram tão podres que dava agonia. Sério, tinha muito tempo que não ficava nervosa com um grupo de personagens como fiquei com os desse livro. A todo momento pensava... Pior que as coisas por aqui são assim mesmo. E isso me deixou mal.

Com Entre Quatro Poderes eu pude entender um pouco como funciona certas atitudes corretas na política, e como é fácil conseguir fazer as erradas. Foi uma aula para mim que sou leiga no assunto, e só me fez entender porque não gosto de ver jornal na TV: A mesma podridão que eu li aqui eu vejo lá, e o negócio é real do lado de fora, o que causa uma revolta desconcertante.

Apesar da realidade com a qual eles mostram a história, eu senti um certo distanciamento emocional com os personagens e talvez isso tenha sido negativo para mim. Já esperava algo assim por ser escrito por quatro pessoas, contudo me incomodei mais do que achei que iria. São jornalistas escrevendo, e não romancistas. Então eles estão mais preocupados com os fatos do que com o desenvolvimento emocional de um personagem. Contudo é esse desenvolvimento que os torna humanos, e isso é muito importante na literatura.

Esse distanciamento não me chateou até perto do fim, quando vamos para o ponto de vista de uma detetive, e daí existe algumas coisas na vida pessoal dela que poderiam ter sido melhor abordadas. Eles até começaram bem com a humanidade dela, mas dai desandaram em algum ponto, deixando-a com algumas atitudes meio infantis. Não em relação ao caso em que estava trabalhando, mas a própria vida particular. Isso me irritou um pouco. Faltou aprofundamento em narrar a humanidade que existe até em quem se envolve nessas merdas todas. Entendi a proposta deles, mas como uma leitora assídua senti falta dessa aproximação emocional.

O final também me deixou meio chateada. É daquele tipo que você não sabe se é o final, ou se terá uma continuação. Sinceramente eu senti falta de mais um pouco. Só um fechamento de uma folha servia. Até gostei do que eles fizeram, começando o livro pelo fim e contando como tudo aconteceu até chegar nele, mas de fato eles poderiam ter estendido a resolução. Afinal de contas, todos estávamos esperando por ela.

Enfim, é uma aula de política para quem não entende, e para quem entende é um relato interessante do que acontece em uma cidade pequena do Brasil, que poderia ser a sua própria cidade. Se você for como eu, ficará revoltado com as coisas que tem escrito em Entre Quatro Poderes. É um retrato aparentemente fiel do que se passa nos bastidores do nosso país, e com o nosso dinheiro. É asqueroso e revoltante, mas real.

site: http://www.irreparavel.com.br/2015/02/resenha-de-entre-quatro-poderes-grupo.html

Naty__ 23/02/2015

História fictícia, mas totalmente ligada à nossa dura realidade
Entre Quatro Poderes, coincidência ou não, foi escrito por quatro escritores jornalistas: Anderson, Débora, Khadidja e Rodrigo. Através da trajetória jornalística, foi criada uma vivência entre eles e, com isso, surgiu a ideia da escrita de um livro coletivo. Vale salientar que a obra é fictícia, no entanto, não estranharia se me deparasse com um acontecimento semelhante por este país repleto de corrupção.

Política nem sempre é um assunto desejado por muitos, como já mencionei em Um país semexcelências e mordomias. No entanto, ele predomina em todos os lugares que passamos, desde o nascimento de um indivíduo até a sua morte. Não existe um ser humano que não sofra consequências de um mau governo. Esse extremismo até assusta, mas é a pura realidade. Dessa maneira, não poderia ser diferente no livro Entre Quatro Poderes. Afinal, quem está no poder faz de tudo para não sair; quem não está e deseja entrar se envolve de modo mais desafiador e não mede esforços para atingir o objetivo de estar no comando.

“– Ok. Vamos Começar a virar esse jogo agora então. Hoje à noite, depois da carreata, você chama os seguranças e peça pra eles darem uns cinco tiros no meu carro – propôs Pimenta” (p.26).

Tudo começa com “Churrasco”, o atual prefeito de Suares, uma pequena cidade de São Paulo. Ele está passando por um momento crítico com a Polícia Federal querendo prendê-lo. A obra começa pelo final e, no primeiro instante, já sabemos o que acontecerá com o atual prefeito. Porém, mais personagens são acrescidos no decorrer da obra, o que nos anima para prosseguir com a leitura, já que o clímax da história de “Churrasco” parece ser apagado por conta de sabermos o seu desfecho. Há quem discorde disso, no entanto, não senti a mínima curiosidade de saber sobre ele, afinal, eu já sabia o principal e isso não me despertou interesse pelos detalhes.

Diferente do desfecho de “Churrasco”, os demais personagens atraem o leitor para saber o que acontecerá com cada um. Temos a presença da delegada que é astuta e sagaz, que deseja a todo custo fazer justiça pela morte do pai. Somos apresentados, também, ao irmão de “Churrasco”, Cláudio; é até difícil de definir qual dos dois consegue ser mais corrupto que o outro. Cada personagem tem uma história diferenciada e os autores conseguiram com êxito criar uma personalidade marcante, embora os diálogos tenham ficado parecidos em alguns momentos. Em determinadas partes, parecia que um estava tentando imitar o outro pela forma de falar e agir, o que poderia ser considerado como um diálogo superficial por alguns leitores.

“Os dois caminhavam em passos curtos. Antes de dobrarem o contorno da praça, um disparo foi ouvido. Naquele momento, Zé Ribeiro tomava um tiro fatal pelas costas. Quando não mais se imaginava outro escândalo, Suares tinha na véspera da eleição o futuro prefeito assassinado” (p.30).

Além de o livro abordar sobre política, não poderia deixar de fora o que acontece por baixo dos panos. Licitação é um meio rápido e corriqueiro de desviar verbas e, claro, adquiri-las para si. Essa ficção não é uma mera coincidência com a nossa realidade. Inúmeros políticos agem desse modo e com naturalidade, conseguem encostar a cabeça em seus travesseiros e dormir com facilidade.

A obra é uma espécie de tapa na cara da sociedade. É uma maneira de nos fazer enxergar o que já sabemos que acontece, mas muitos preferem vendar os olhos e fingir que nada disso existe. Pessoas são manipuladas e se deixam corromper para estar no poder. Isso acontece com “Churrasco”, um garoto que era humilde e cresceu ambicionando ter riquezas. Ele acaba se tornando o líder de um partido “mal lavado” e as coisas tendem a ficar péssimas para ele. Ambição e egocentrismo são palavras frequentes na vida atual do personagem. Contudo, o mundo dá voltas e aquela pessoa que aparentemente era ingênua e fraca, poderá ser a que cobrará a justiça.

“– O Cláudio nunca fez nada gigantesco por você. E outra: qualidades todo mundo tem. Até o Hitler tinha as dele. Você só precisa perceber se os objetivos de vida deles são os mesmos que os seus” (p.157).

A diagramação é bem diferente e a numeração das páginas fica no meio da folha, na vertical, essa ideia ficou bem criativa. Em cada capítulo, temos uma passagem da Bíblia ou uma frase que nos faz refletir sobre o tema. A capa é bastante chamativa. Porém, com meu transtorno compulsivo por limpeza e organização estilo Adrian Monk, fiquei agoniada para tirar esse mofo e desejava que o tomate estivesse limpo. A capa está linda, mas a verdade é que esse tomate estragado me incomodou porque ele não deveria ficar. Contudo, infelizmente, a corrupção é o que predomina e a podridão é praticamente impossível de evitar. Logo, esse trabalho estético fez jus à obra e não poderia ser diferente.

Marcio Silva 31/03/2015

A história da Politíca
A história começa com o final do livro e para podermos entender o que está se passando é contado desde o inicio de tudo e só no final mesmo a história se encaixa com o inicio. Narrada em primeira pessoa, o livro conta a história de Alberto Barrão, mais conhecido como Churrasco.

Nascido de família pobre churrasco é conhecido assim, pois havia feito uma aposta com o amigo, acabando por perde-la e desde então conhecido desse modo. O tempo se passou e Churrasco e seu irmão Carlos, acabam se envolvendo com a família do atual prefeito da época Armando Pimenta.

Churrasco se casa com a filha de Pimenta e já Carlos acaba se tornando o braço direito do prefeito, mais esse mandato não traria boas consequências para a prefeitura de Suares. Pois a mandato da Policia Federal é feita uma investigação que levaria uns 3 anos para ser concluída, onde está envolvido o já falecido Zé Ribeiro "ex prefeito da cidade".

Continue lendo>>

site: http://umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br/2015/03/resenha-5-entre-quatro-poderes.html

Mari 05/04/2015

Sempre gosto de sair da minha zona de conforto durante as leituras. Aqui foi exatamente o que fiz. Depois de ler algumas resenhas da obra nacional, decidi que precisava ler e tirar minhas próprias conclusões. Resultado: livro lido em algumas horas de um final de semana.

A história começa com o desfecho, de trás pra frente, onde o Prefeito de uma cidadezinha no interior de São Paulo acaba em uma situação complicada. Depois de anos na política, muitas coisas que a equipe dele fez é desvendada.

Depois desse início pra lá de angustiante, a história volta alguns anos, para atualizar o leitor dos fatos. Conhecemos então a história de Pimenta, o prefeito antigo da cidade e que, de certa forma, ainda comandava as decisões atuais. Ele é um político que nos transmite certo repúdio. Diversas vezes, durante a leitura, ficava pensando como existem muitos desses na vida real.

Prestes a ter uma eleição repleta de acusações e percebendo que ele poderá perder a Prefeitura da cidade, tem início as armações envolvendo seu principal concorrente, Zé Ribeiro, é ele que tem a maior parte dos votos da população, principalmente dos menos favorecidos. Como ele é o risco maior para Pimenta, um plano acaba sendo articulado, onde de imediato a culpa cairia nele, mas talvez seria óbvio demais e, dessa forma, as investigações vão para outro caminho.

Acompanho bem pouco a parte política do nosso país, mas sempre que posso, pesquiso mais a fundo algumas declarações que vejo em revistas e jornais. Aqui tive aquela sensação de realidade em certos momentos, mas que não seria interessante colocá-las aqui.

O livro foi escrito por quatro jovens jornalistas que, por sinal, conseguiram mostrar uma história fictícia, mas com elementos um tanto próximos à realidade, não deixando ser uma leitura arrastada ou cansativa, como poderíamos imaginar à primeira vista.
Um livro que nos ensina muito sobre política, sobre ter uma visão mais profunda do assunto, um ângulo novo. Enfim, mais uma vez fui surpreendida pelo talento nacional e espero ler outros livros desses jovens, pois foi uma ótima experiência.

O trabalho da editora é impecável, a capa de acordo com o tema central da história, diagramação simples e boa para leitura, onde cada início de capítulo conta com frases marcantes.

Indico o livro para leitores que realmente querem sair da zona de conforto, e buscam encontrar algo novo.

Lina DC 15/04/2015

"Entre quatro poderes" é narrado em terceira pessoa e acompanha a vida do prefeito de Suares e sua trajetória pessoal e política.
Iniciamos a leitura no ano de 2013, quando Alberto Barão, o prefeito, mais conhecido como Churrasco, está sendo investigado por desfalques cometidos na Prefeitura.
Nesse momento da leitura, bem no comecinho mesmo, observamos de que se trata de um grande esquema, portanto, inúmeras pessoas estão envolvidas, até mesmo o irmão de churrasco, o Cláudio Barão.
O livro alterna capítulos entre o presente e passado. Dessa forma o leitor irá entender como Churrasco chegou ao ponto em que se encontra: perdido, desnorteado e com seus valores e crenças vendidas.
Um menino que cresceu sem muitas posses, mas com um carisma incrível, capaz de conquistar a todos com suas palavras e ações. Vemos um jovem no ano de 1989 apaixonado pelos discursos de Getúlio Vargas e que acredita na justiça e na política. Esse jovem se torna um homem que mesmo com seus recursos ainda limitados, defende e acredita no que é correto, tem honra e um grande potencial... Como é possível se transformar tanto assim?
Alberto Barão é um motivo de reflexão para os leitores. Ele cresce com uma pureza em seu coração, acredita no bem e luta por isso, mas a vida coloca grandes obstáculos em seu caminho e em um determinado momento, ele escorrega, por se cansar de nadar contra a corrente. Alberto acaba cedendo, seus ideais são deixados de lado e uma nova vida começa. Mas a que custo? Será que o ambiente em que nos encontramos exerce uma força maior do que a crença que defendemos durante toda a nossa vida?
Seu irmão Cláudio é desde cedo, sua antítese: invejoso, ambicioso e sem limites, ele não se importa com o que é preciso fazer para alcançar seus objetivos. Moral, generosidade e amor não existem em seu vocabulário. O que importa é se dar bem. Mas a sua fome por poder e dinheiro não tem fim. Será que um dia ele chegará a se satisfazer com as suas "conquistas"?
Estela passou por poucas e boas. Foi alvo da inveja e cobiça, encontrou-se confinada em uma gaiola pelo marido indiferente, mas não desistiu. Lutou, estudou e cresceu por conta própria, demonstrando que é possível mudar o próprio futuro através de muito esforço.
O livro demonstra em uma pequena cidade o comportamento do ser humano no âmbito social, pessoal e político. Observamos que muitas das pessoas envolvidas nos esquemas preocupam-se apenas com os seus interesses, outras são levadas a abandonar o que acreditam e tem aquelas que mantêm a chama da justiça inflamada em seu peito.
A trama é muito bem desenvolvida e aborda diversos temas, incluindo a política, mas fala também da condição humana como um todo. O leitor reflete sobre o que é necessário para construir e destruir o caráter de alguém, sobre a impunidade, sobre as deficiências sociais e faltas que sofremos como uma sociedade.
A escrita é fluida e mesmo com os capítulos indo e voltando no tempo, não há confusão. Pelo contrário, vamos aprendendo em que ponto o percurso de Churrasco vai se alterando.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um bom trabalho. Foram encontrados alguns errinhos de digitação (como por exemplo, nas páginas 28, 49 e 138), mas nada que interferisse na compreensão do texto ou ritmo da leitura. A capa chama a atenção, principalmente pela inteligência dos elementos apresentados.

Thays 28/04/2015

Entre Quatro Poderes narra a carreira de Alberto Barão, um garoto que apesar do sobrenome nobre nasceu em família humilde, ele cresceu acreditando no bem, era visionário e cheio de ideais, lutava pela justiça e pelo crescimento da região onde nascera. Com sua simpatia Alberto Barão, vulgarmente conhecido por Churrasco, conquistou espaço na política: primeiro foi vereador, lutou pelo seu povo, até que um grande acontecimento o tirou dos eixos: o político aclamado se tornou omisso, despreocupado com o que importava para aqueles que o elegeram, e, com isso, acompanhamos o caminho que sua vida e sua carreira tomam.
Pessoa muito envolvida com Alberto Barão é Cláudio Barão, seu irmão, que sempre teve inveja do irmão, mas com o tempo aprendeu a manipular os que estão a sua volta para que ele saia sempre na vantagem. Cláudio não poderia ser mais diferente do irmão: é um oportunista sem limites, não tem princípios, nem caráter, muito menos moral, não se importa em prejudicar os outros desde que o seu objetivo seja alcançado.
Para fechar o foco, temos Armando Pimenta, um político de longa carreira e cheio de esquemas, é o reflexo perfeito da imagem que o povo tem dos políticos: espera sempre sair na vantagem, tem um esquema de propinas e privilégios sem tamanho, para sempre garantir todos os buracos e a sua impunidade.
O que os três tem a ver com a história? Tudo.
O livro Entre Quatro Poderes narra a história de Alberto Barão, seu início na política e a forte amizade que nutria com Zé Ribeiro, um político de carreira muito querido pelo povo e que, ao entrar na briga pela prefeitura de Suares, acabou levando a pior. Em seu lugar assumiu Armando Pimenta, com todo o esquema montado, com secretários e apoiadores que contribuíam para a corrupção, para o desvio de verbas de forma a enriquecer em prejuízo da Sociedade.
Por anos o esquema foi bem formado, até uma delegada da Polícia Federal mexer nos arquivos...

Esse livro é interessante do início ao fim! Com uma narrativa bem delineada trás "os podres" que envenenam e destroem cidades no país, no mundo inteiro. O foco principal é a política, com uma narração fidedigna de esquemas que todos os dias são divulgados em manchetes de jornais em todo o país, e os autores dão um foco ao poder que a mídia tem em relação a esses esquemas, pois a mesma mídia que desvenda tudo, é a mídia que desvia o foco dos leitores/espectadores para notícias corriqueiras.
O interessante é mostrar o que envolve a política, não só os debates e discursos em público, mas a vida por trás das câmeras. Por ser de autores nacionais, a história fica ainda mais próxima do leitor, em um retrato verídico da nossa realidade...
A princípio pensei que ficou sem final, mas poucos minutos refletindo sobre a história em um todo e a realidade brasileira deixou claro que o final é reflexo da nossa realidade, não poderia ter sido diferente!
Um livro cuja leitura envolve e mexe com o leitor, que desperta indignação por saber que ainda que o cenário e os personagens sejam fictícios, no meio da crise que o país todo se encontra, em diversas cidades certamente existe um bom político como o Alberto Barão, e meia dúzia de ruins que o corrompem, como o Armando Pimenta e o Cláudio Barão. Mas, justamente por isso, é um livro que todos devem ler!

site: http://www.bookaholicgirls.com/2015/04/entre-quatro-poderes-grupo-sic.html

Fernanda 15/04/2015

Resenha: Entre quatro poderes
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/04/resenha-entre-quatro-poderes.html

Mila F. @delivroemlivro_ 20/04/2015

Um livro que me surpreendeu
O que posso falar do livro é que esperava algo relacionado com política e imaginava que um assunto como esse faria com que o livro não fosse muito para entreter, mas nos fazer refletir nossas posições políticas, criticar a corrupção, lavagem de dinheiro público e essas coisas que infelizmente envolvem a política. Para mim assuntos extremamente sérios, mas um tanto quanto chatos.
Ao começar a leitura me deparei com uma história muitíssimo bem contata (graças a Deus, afinal foram quatro cabeças pensando na mesma história, era quase obrigado ser um livro bem escrito, rsrsrsrs) e que tinha um encanto embora denunciasse, criticasse e mostrasse a ‘podridão’ que há debaixo dos panos da política.
Em momento algum da leitura nos deparamos com termos de difícil compreensão, digo até que a facilidade com que os autores escreveram deixou o livro muito acessível, mas as falas dos personagens pecaram um pouco pela coloquialidade, não obstante, isso não atrapalha a leitura, pelo contrário, a torna ainda mais interessante e fácil.
Mas o que trata o livro? Começamos com o desfecho do livro e depois é que os autores expõem a história: todos os fatores que levaram aquele desfecho. Ficamos por dentro da situação política da cidade de Suares onde os líderes políticos fazem tudo o que é possível e impossível para conseguirem o que querem, desde vereadores, prefeitos, jornalista e tudo, não há nada que o dinheiro não possa comprar.
Morte, assassinato, acidentes, suspense, fraude, corrupção – na verdade, este livro tem de tudo um pouco, até romance! Entre Quatro Poderes está entre o livro que mais me surpreendeu este ano [até agora], porque fico encantada com livros bem escritos, mas não para por aí: a história é muito, muito boa e não tinha vontade de parar de ler: capítulos instigantes, curtos, envolventes que prenderam totalmente minha atenção.
Um livro revelação, para mim. Não vou sair fazendo indicação porque sei que esse assunto abordado no livro não agrada a todos, mas vale a pena ler, até porque a forma como foi abordado é muito boa e superou minhas expectativas [atrevo-me a dizer que gostei mais de Entre Quatro Poderes do que Morte Subida (J.K. Rowling) que traz muito tema político também].
Fica aqui, então, a dica para quem quer sair da zona de conforto literária, eis uma ótima opção.

site: www.delivroemlivro.com.br/

Thiago Felício 27/04/2015

Um livro que mais parece realidade do que ficção
Imagine um município qualquer do nosso país. Imagine um político que tem grande apelo popular e que é mais conhecido por um apelido esdrúxulo do que pelo próprio nome. Acrescente à isso a corrupção no meio político correndo "a volonté". Fácil, não? Isso porque Entre Quatro Poderes acerta em cheio em assuntos tão batidos e debatidos em nosso país: corrupção e impunidade. Aliás, qualquer semelhança entre essa obra de ficção com a realidade não é mera coincidência.
O livro surge das diversas conversas entre quatro amigos jornalistas que através de suas vivências decidiram expor nesse romance um pouco do cenário político brasileiro. Aliás, tiro todos os meus chapéis para esse colegas que juntos conseguiram concluir esse projeto. Escrever em dupla por si só já é um desafio, imagine entre quatro cabeças pensantes!

Antes de adentrar na obra ressalto a capa: gostei da estampa do livro! (Estampa foi ótimo) A ilustração da capa é bem sugestiva, um tomate estragado, com fungos (bem sugestivo, não?), com uma coroa de material nada nobre. Gostei também do livro ter orelhas. Ajuda bastante na falta do marcador.

Mas vamos a história em si:
"O prefeito de Suares, uma pequena cidade do estado de São Paulo, passa por momento crítico. Com a Polícia Federal em sua cola e sua vida pessoal desmoronando, o império construído com sangue e mentiras está prestes a ruir. Churrasco, envolto pelas sombras da vida pública, descobriu da pior forma possível que a caminhada de um político pode ser solitária e que cada decisão tem um preço. Só resta saber o quanto ele está disposto a pagar. No final das contas, todos conhecem a vida do homem público, mas sempre existe a história por trás da história."

Então, a história tem como personagem principal o político Churrasco. São exploradas aqui sua trajetória de vida, como ele se envolve com a política e onde isso vai parar. Churrasco começa como um homem simples, trabalhador, engajado, comprometido com o povo. É o tão sonhado político honesto. Mas aos poucos a roda da vida vai girando e ele se vê absorvido por esse mundo obscuro da política no Brasil. E no decorrer disso somos apresentados às demais personagens, suas vivências e filosofias de vida.

O mais bacana de Entre Quatro Poderes é a linguagem. No início, confesso que achei estranho. Há um bom tempo não lia algo de escrita tão acessível. Até achei ruim. Mas se considerarmos a temática, a escrita simples e ágil é coisa das mais vantajosas. Acho que é bem a cara de livro didático. Imaginei a obra sendo adotada nas escolas. Os autores acertaram em cheio e tornaram o livro atraente para o público mais jovem.

Fica o convite para as escolas e para as universidades também: adotem um clássico e Entre Quatro Poderes para introduzir o tema política em sala de aula. Já pensou, usar o Churrasco como exemplo na hora de discutir Maquiavel? Ia ser bem interessante!

site: http://paposliterarios.blogspot.com.br/

Bruno.Fonseca 30/05/2015

Entre Quatro Poderes | Uma obra de ficção que beira a realidade
Estamos “Entre Quatro Poderes” – Legislativo, Executivo, Judiciário… E qual seria o quarto? Foi o que pensei quando vi sua capa pela primeira vez. Do que se trata esse livro? Qual é a sua trama, enredo, como é a narrativa?

Entre Quatro Poderes é um romance policial lançado pela editora Novo Século e escrito por Anderson Fernandes, Rodrigo Dias, Débora Kaoru e Khadidja Campos, quatro jornalistas que fazem parte do Grupo (Sic).

A trama se passa numa cidade fictícia situada no interior de São Paulo chamada Suares, e acompanha a história de Alberto Barão – mais conhecido como “Churrasco” – um homem que vai do inferno ao céu em uma vida que nem ele mesmo achava que teria um dia. Apadrinhado por Zé Ribeiro – um dos grandes coronéis do município – desde jovem Churrasco traça a sua trajetória na política, até criar um império. Nessa estrada é possível presenciar muitos fatos semelhantes à realidade da política nacional, não só de bastidores, mas no que diz respeito a intrigas, corrupção, esquemas, fraudes, assassinatos, lavagem de dinheiro, influência e etc. Veja a resenha completa através do link a seguir.

site: http://www.proibidoler.com/resenhas/entre-quatro-poderes-uma-obra-de-ficcao-que-beira-a-realidade/

Leandro Carneiro 15/09/2015

Esperava mais
No início desse ano, quando um dos quatro autores veio me indicar o livro por meio desta rede social, tive uma grata surpresa ao ler o primeiro capítulo: iria conhecer novos Talentos da Literatura Brasileira, que, aliás, é o título do selo da Editora Novo Século onde o livro fora publicado.
Utilizo quase sempre essa tática, de ler o primeiro capítulo antes de, efetivamente, colocar o livro na minha lista de próximas leituras. E o primeiro capítulo de Entre Quatro Poderes me fez colocá-lo imediatamente nessa lista. Demorei um pouco para enfim lê-lo, mas o grande e esperado dia chegou.
Apesar de ser um livro muito bom, o desdobramento dos fatos que levam ao suicídio de Alberto Barão, relatado no primeiro capítulo, deixou um pouco a desejar, na minha opinião.
Isso não me impede de ler outras publicações do Grupo (Sic), de Anderson Fernandes - que me indicou o livro - ou de qualquer um dos outros três autores, que para um primeiro livro, apesar dos erros de edição, estão de parabéns!