O Clã dos Quatro Guerreiros

O Clã dos Quatro Guerreiros Diego Martins Ribeiro

Resenhas - O Clã dos Quatro Guerreiros

Pri A. 10/07/2019

Adorei muito!!
Confesso que adorei o livro, mesmo. Por que eu sempre fico meio "desconfiada" quando eu vou ler os livros, é uma sensação de saber se vou gostar ou não e adoro ser pega de surpresa, e isso é muito bom por que muda a minha opinião e sentimentos para aquele livro.

E com esse livro não foi diferente. A história é muito bem amarrada, com personagens muito bem amarrados e a interação entre os mesmos, deixou a história muito mais interessante. E quanto mais você lê, mais você quer saber. Sem menosprezar as cenas das aventuras vividas pelos quatro personagens: Henrique, Débora, Beatriz e Gabriel.

Essas cenas foram construídas de uma maneira simples, mas que fazem toda a diferença. Elas são detalhadas, mas não são cansativas.

"..Tudo pareceu acontecer em câmera lenta. Henrique sentiu que o carro começava a capotar. Ouviu Débora soltar um grito, que soou mais longo e distante do que deveria. Lembrou-se de Beatriz, perguntando a si mesmo se ela estaria com o cinto dessa vez. Não entendia como tantos pensamentos poderiam se passar em sua mente em um espaço tão curto de tempo.. Havia alguma coisa muito estranha acontecendo ali...."

E o mais bacana de ler esse livro, é que não tem nenhuma parte que ficou chato, sabe?? Por que tem alguns livros que gosto, que tem sempre aquela parte chata e monótona de que nada acontece, mas essa história não. O livro me prendeu do início ao fim, sem partes chatas e sim cheias de informações, para que a história seja compreendida e eu adorei isso.

Adorei os personagens, e como eu falei, eles são bem amarrados. Está certo que no começo achei o Henrique um bocó, mas conforme o personagem foi crescendo, fui entendo mais ele e passei a gostar dele também. Já Beatriz, irmã de Henrique, é super descolada e também se mostrou muito corajosa e valente, e com ela não tem tempo ruim. Gabriel, vizinho de Henrique e Beatriz, era mais na dele no início mas depois ele se mostrou ser super inteligente e corajoso. Já Débora, amiga de Beatriz, me irritou um pouco por ser fraca e medrosa, e ela foi assim até os quatros saírem da Aldeia Ráti (se eu não me engano), e a partir daí, ela viu que tinha que ser forte e aceitar o que estava acontecendo.

E quando eles saem dessa aldeia, é que aventura realmente começa (não que não tivesse começado, mas é a parte fica bem boa...hahaha). Mas podem ficar tranquilos, não vou dar spoilers...hahahaha.

E a história é uma lição de amizades verdadeiras. Por que não importa o quanto ruim seja o momento em que se está vivendo, tanto sozinho quanto com os seus amigos, a amizade verdadeira sempre se fortalecerá e mostrará quem são as pessoas que vão estar ao seu lado.

"...Todos aqueles que conhecemos nos marcam e são marcados por nós de alguma forma... (Gabriel)"

Mas enfim, dei 5 estrelas por que a história é muitooo boaaaaa, e com certeza absoluta estou ansiosa para ler a continuação, e já sei algumas coisas que vão estar nesse segundo livro, mas é lógico que eu não vou contar né..hahahaha... se não estraga.

Recomendo o livro!!!

site: Resenha do antigo "Blog Resenhando"

Beca 08/11/2018

Gostei do livro de forma geral, a história é interessante e em todos os capítulos havia alguma aventura ou descoberta. O mundo criado pelo autor é rico e tem personagens secundárias curiosas.
Mas encontrei problemas na narrativa, que muitas vezes trazia informações desnecessárias e/ou que quebravam o ritmo de leitura. Achei as personagens um pouco rasas em alguns momentos. A personagem que mais me irritou foi a Débora, retratada como uma fraca e tanto quanto idiota; em um momento mais pro final do livro parei de ler em certo trecho, porque o autor fez ela parecer tão estúpida que quase quis bater com o livro na cara dela.
As personagens femininas de forma geral foram retratadas como mocinhas bonitas, misteriosas e cativantes ou como inimigas que se mostravam assim pra depois serem desprezíveis e assumirem seus papéis de vilãs, o que as tornou mais do mesmo e bem pobres de personalidade própria.
O livro tem coisas que me desagradaram, mas a leitura flui fácil e desde o início não há momentos de tédio longos ou romances desnecessários.

Gramatura Alta 11/02/2018

Gabriel, Henrique, Débora e Beatriz são quatro jovens que não possuem nada em comum. Gabriel é vizinho de Henrique e Beatriz, que são irmãos, e ele mal conhece Débora, amiga de Beatriz.

Certo dia, Gabriel está em seu quarto passando mais uma de suas noites desenvolvendo seu jogo, coisa que o pai não aprova e por isso o faz escondido, quando sua mãe lhe diz que Beatriz quer conversar com ele. Na verdade, quando ele vê a garota dentro de sua casa, acha isso muito estranho, pois ele nunca conversou com ela. Nos velhos tempos, Gabriel era amigo do irmão dela, mas hoje é como se nunca tivessem sido.

O que Beatriz quer é um favor, ela quer que Gabriel leve Henrique até um lugar próximo, para que ele comece a dar aulas de francês. A garota sabe que seria muito ruim ver o irmão faltar no primeiro dia de trabalho, então decide tomar providências e pedir para que Gabriel o leve até lá. O rapaz aceita a proposta, mesmo achando estranho estar com uma pessoa com a qual ele não fala há anos. Então quando Gabriel chega até a casa de Henrique com o carro para buscá-lo e vê que Beatriz resolveu ir também e levar sua amiga Débora junto, ele se sente encurralado e sem saber o que fazer com aquelas pessoas que não deveriam ser tão estranhas para ele. Decide puxar conversas durante o trajeto, o que não funciona muito bem. É nesse momento que Gabriel percebe que talvez nunca recupere a amizade de Henrique.

No entanto, algo acontece durante o percurso. Eles são surpreendidos por uma estranha esfera de luz no meio da estrada. Gabriel tenta desviar, mas eles acabam sofrendo um desastroso acidente. Quando os jovens acordam, percebem que estão em um lugar completamente desconhecido. Mal sabem que nesse novo universo, eles podem ser e realizar tudo o que quiserem. A paisagem do lugar é muito diferente da qual eles estavam habituados, não é o mesmo país, não é o mesmo planeta. Só que a chegada dos jovens até Enoua, o planeta novo, parece ser rodeada de coincidências, como se tudo tivesse sido arquitetado por alguém muito poderoso. Os personagens principais dessa história podem descobrir que nem sempre armas e amuletos são o suficiente para garantir sua sobrevivência, e que a volta para a Terra pode ser mais difícil do que parece.

O CLÃ DOS QUATRO GUERREIROS é uma fantasia envolvente e repleta de surpresas. Além disso, é um livro nacional. Ele tem personagens que enfrentam obstáculos, tanto internos, quanto externos, mas que se redescobrem no decorrer da história.

Algumas cenas contêm batalhas maravilhosas e bem descritas, que nos fazem acompanhar a trajetória e amadurecimento dos personagens. Cada jovem deixou alguma coisa para trás a partir do momento que acordou em Enoua, então é de quebrar o coração vê-los sentindo falta dos pais e parentes, além da vida tranquila que levavam. Mesmo querendo voltar para a Terra, eles acabam conhecendo pessoas com as quais se apegam em Enoua, então isso também gera certa confusão na cabeça de Gabriel, Henrique, Débora e Beatriz: ficar ou não ficar?

O livro possui temas da fantasia, envolvendo magia, armas e amuletos, alquimia e por aí vai. Temas que deixam a história mais cativante e bem construída. O CLÃ DOS QUATRO GUERREIROS é um livro repleto de aventura e lugares misteriosos, como a Floresta Púrpura, pela qual os jovens terão de passar para encontrar explicações, e ela tem a fama de ser muito perigosa, então é a partir daí que as coisas vão se desenvolvendo mais.

O prólogo é lindo e um tanto intrigante, faz o leitor se perguntar qual a relação dele com o resto dos capítulos. Além disso, posteriormente, o livro possui um pequeno texto chamado Breve Visão do Futuro, que contém uma cena que se desenvolve depois, como se fosse um spoiler, mas não é, porque fica a questão de se aquilo vai acontecer mesmo ou não e se aquilo seria como a história iria acabar, se aquele seria o fim dos personagens. Essa “carta na manga” me deixou ainda mais impulsionada a continuar a leitura. Os capítulos são curtos, a narrativa em terceira pessoa deixa a leitura mais fluída e os diálogos bem fáceis, o que a torna uma fantasia leve, rápida de ser lida.

site: http://www.gettub.com.br/2018/02/o-cla-dos-quatro-guerreiros.html

Patrick Rosário 13/06/2016

(Corujando nos Livros) Resenha: O CLÃ DOS QUATRO GUERREIROS - Diego M. Ribeiro
O clã dos quatro guerreiros, primeiro livro da série Enoua, nos apresenta uma aventura eletrizante e misteriosa, dentro dos subgêneros: fantasia e ficção científica.

Iniciamos essa leitura conhecendo Gabriel, Débora e os irmãos Beatriz e Henrique, quatro jovens que se conheciam desde o colégio, porém conforme o decorrer da vida, perderam os vínculos. Esses quatro personagens passavam por algumas dificuldades dentro de seus lares, uns com os pais e outros consigo mesmo, dando espaço para a atuação do descontentamento, de alguma forma.
Por uma necessidade, Gabriel acaba por dar uma carona para seu vizinho e antigo amigo, Henrique, onde Beatriz com Débora, também, resolvem fazer companhia aos garotos. Os quatro seguem estrada, quando, repentinamente, uma intensa e misteriosa luz lilás vai ao encontro deles, causando um grave acidente.

Após esse acontecimento, os jovem acabam acordando num mundo completamente diferente, este denominado Enoua. Gabriel, Débora, Beatriz e Henrique se sentem confusos e assombrados, pois minutos antes eles estavam capotando na estrada da cidade pacata e pouco desenvolvida onde viviam. Diferente de Nárnia, onde os quatro jovens sabiam que eles conseguiram chegar àquele mundo paralelo através do armário.
"Estavam cansados, com seus corpos doloridos e suas mentes confusas, mas precisavam seguir em frente, mesmo sem fazer ideia de onde chegariam." (Página 74)
Em Enoua tudo é surpreendente, incomum e mágico. E acima de tudo, várias situações inusitadas vão os cercando, como se tudo estivesse cooperando para instruí-los ou beneficiá-los.
"É como se estivéssemos seguindo um roteiro traçado, entende? Como se estivesse escrito que essas coisas tinham que acontecer com a gente Os quatro espíritos no Palácio, as quatro marcas das mãos nas portas do Castelo D'Alleine... São coincidências demais!" (Página 196)

A aventura que o autor criou é demasiadamente convidativa e gostosa de se acompanhar, esta que gira em torno de buscas de respostas de como foram parar ali e de acharem um meio de retornarem pra casa. Vamos percebendo, com nitidez, a evolução dos personagens. Outrora eram jovens que queriam provar suas capacidades, jovens que viviam suas crises existenciais, sem expectativas e tudo mais, agora eram possuidores de grandes virtudes e poderes surpreendentes, na verdade, se tornaram, subitamente, um clã de guerreiros.
A história é narrada em terceira pessoa e adentramos na área emocional dos quatro personagens, tendo um raciocínio mais amplo dos acontecimentos inesperados e exóticos. Incrível.
Enoua é exótica e muito bem construída. Os vilões tiveram pouca atuação, mas suas aparições foram significativas para o enredo. Acredito que este primeiro livro foi para apresentar esse mundo, entender como as coisas funcionam e para amadurecer os nossos protagonistas, pois no desfecho desse livro, percebemos que a maldade arquiteta algo.

Esse livro me fez reforçar algumas lições: Reaprendi que nunca é tarde para reconhecermos os nossos erros e vivermos em unidade. Dar valor naquilo que temos, independentemente de seus valores e circunstâncias. Reaprendi que precisamos nos desarmar do nosso egocentrismo, prepotência e repugnante arrogância para cedermos ao bem estar de fazer as pessoas felizes, consequentemente nos tornando boas pessoas. Além desse conselho de Beatriz:
"Viva mais e analise menos. De que adianta viver tanto tempo e descobrir tantas coisas, se não consegue entender a importância das coisas simples?" (Página 383)

Fechando a minha análise, a história é fascinante, afirmo que é de extrema criatividade! Essa edição física do livro é extraordinária: a capa deslumbrante, a diagramação demasiadamente confortável... Trabalho de alta qualidade. Vale muito a pena lê-lo e tê-lo na estante.

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-cla-dos-quatro-guerreiros.html

Thiago Fernandes 03/01/2016

Surpreendentemente adorável
Olá meus queridos amigos, olhem para essa capa incrível, é a capa de “O Clã dos Quatro Guerreiros”, confesso que esse julguei pela capa e comprei por ter achado-a muito interessante e muito bonita e quando recebi a encomenda em casa e folheei as primeiras páginas, sentenciei:
Que escolha acertada que fiz!
Diego Martins Ribeiro nos apresenta aos personagens Gabriel, Henrique, Débora e Beatriz que não tinham muito contato entre si, quando após uma série de contratempos, estão juntos dentro do carro vermelho-sangue do pai de Gabriel e é quando toda a fantasia se inicia.
Durante a viagem nossos quatro heróis encontram uma misteriosa esfera iluminada e sofrem um acidente pra lá de estranho, quando acordam, se deparam com um lugar completamente diferente do que já viram até então, esse lugar é Enoua que apesar de conter características semelhantes ao nosso mundo, possui lugares incríveis, animais fantásticos e proporcionou aos quatro jovens uma aventura fantástica e os fez perceber que a presença deles ali tinha um propósito muito maior.
Torço para que o talentoso autor, que faz jus ao nome do selo que o lançou, afinal é um talento da literatura brasileira realmente, emplaque logo logo a sequência da série Enoua. Diego tem uma narrativa detalhista, simples, organizada e cativante que faz você emergir nesse mundo cheio de aventuras, mistérios e diversão.

Agora uma dica pra quem quiser adquirir a obra: O site da saraiva sempre faz promoção desse livro e é muito fácil de adquiri-lo, quem quiser comprar o seu é só clicar aqui.

É isso meus queridos, espero que tenham gostado e se interessado pelo mundo de Enoua!

Veja essa e outras resenhas no blog: caixadeletras.com

site: http://caixadeletras.com/2015/09/24/resenha-o-cla-dos-quatro-guerreiros-serie-enoua-i/

Laise Caroline 28/11/2015

Resenha Mundo Sublinhado
Gabriel tem 18 anos, tem um relacionamento complicado com o pai e por mais que tenha um emprego na área de desenvolvimento de programas de computador, nunca deixou de lado a paixão por jogos, por isso, nos tempos livres ele trabalha em um ?game projeto?.
Henrique tem 17 anos, não é muito sociável, é sempre muito racional e assim como Gabriel tem problemas com os pais. Mesmo tão jovem ele já leciona francês e é este pequeno fato que leva Beatriz, sua irmã, a ir pedir uma carona para Gabriel ? vizinho e ex melhor amigo de infância de Henrique ? pois, o irmão dela tinha perdido o ônibus que o levaria a cidade vizinha, onde ficava a escola Joan Languages onde ele está trabalhando a pouco tempo.
Quando chega a hora de pegarem a estrada, Beatriz resolve ir junto e ainda leva a sua melhor amiga Débora. A trajetória foi marcada por conversas sem sentido e silêncios constrangedores, até que os quatro jovens são surpreendidos por uma esfera luminosa e eles acabam se chocando nela. ? EEEITA ?
Quando eles acordam percebem que estão em um enorme castelo preto e branco, seres que parecem fantasmas tocam neles, assustados eles tentam fugir, mas se deparam com rochas que flutuam, assim como o castelo. Para fugir dali eles passam pela primeira de várias situações super perigosas e cheias de adrenalina.
Eles descobrem estranhas ligações com alguns seres daquele planeta e descobrem que aquele planeta até poderia ser chamado de lar. Tudo naquele lugar é estranho, mas também familiar, e isso deixa os quatro jovens confusos... Eles acabam descobrindo que estão em um outro mundo, um mundo chamado Enoua. Com a ajuda de alguns nativos eles percebem o quanto as pessoas lá são receptivas, descobre mais sobre algumas lendas e tentam descobrir como elas estão diretamente ligadas a eles, como foram parar em Enoua e principalmente, tentam descobrir como voltar para casa.
Ao longo da jornada ?Os quatro guerreiros? ? não, eu não vou contar como isso aconteceu para não tirar o fator surpresa de quando vocês leiturem ? passam por muitas dificuldades, conhecem pessoas boas e outras ruins, desenvolvem habilidades e qualidades, enfrentam outros guerreiros e com muita coragem descobrem mais sobre Enoa e sobre essa amizade que agora tem um laço de outra dimensão.
?Há algumas semanas, eles eram tudo, menos um grupo. Henrique e Beatriz mal falavam com seu vizinho Gabriel. Henrique não suportava ficar perto de Débora por mais de cinco minutos. E Débora só observava Gabriel a distância. Agora eram mais que um clã; eram amigos.? ? pag 334

Essa viagem para outra dimensão não é uma simples viagem e tudo é explanado e explicado no fim do livro.

Minhas considerações

Que livro!!
Esse livro fez muito sucesso no Mundo Sublinhado, todos os colunistas leram ? Divando, Juliana, Gaby, Cintya e até o Gabriel... Claro que eu fui a última ? e todos se apaixonaram por essa história. Os motivos são simples: ?O clã dos quatro guerreiros? é a combinação de uma narrativa excelente, personagens que tem uma personalidade própria e que não se confundem ao longo da história, fantasia na medida certa ? O que é na medida certa para mim¿ É quando o autor consegue descrever e o leitor consegue imaginar o que está se passando na cena. Parece simples, mas a maioria dos autores não conseguem facilitar a vida de nós, pobres leitores, que acabamos por não conseguir entender o que o autor quis dizer - O livro é cheios de detalhes, mas estão na medida certa, pois, não deixam a leitura cansativa.
Os elogios são os mais sinceros, pois nós realmente gostamos muito deste livro que é lindo desde a capa até a última página. Foi um dos melhores livros de fantasia que eu já li, eu ainda não havia lido nada nacional do tipo e posso dizer que vocês com toda certeza não irão se arrepender. Não tem como não se surpreender com este que é o primeiro livro da Série Enoua.
P.S.: No final existe uma explicação plausível para os fatos, explicação está que nos deixou bem satisfeitos e que nos rendeu horas de discursão sobre universos paralelos, vida inteligente fora da terra e etc.
A história é muito bem construída, e o final e extremamente surpreendente. Estamos esperando ansiosamente a continuação, o autor Diego Martins fez uma trabalho excepcional, posso falar que ele tem um futuro brilhante e que esperamos que nos próximos anos possamos encontrar vários outros títulos dele espalhados pelas livrarias do Brasil.

Um Simples Leitor 26/11/2015

O Cl? dos Quatro Guerreiros
O Cl? dos Quatro Guerreiros ? o primeiro livro da s?rie Enoua. Esse livro ? cheio de fantasia e tem uma linguagem f?cil de ser interpretada.

Gabriel ? um jovem super comum, estudante de uma faculdade p?blica e est? mais uma vez naquele dia cansativo e n?o via a hora de ir embora pra casa. A vontade de seu pai ? fazer com que ele siga carreira com neg?cios de fam?lia mas Gabriel n?o tem nenhum interesse. No fundo almeja criar seu pr?prio jogo e seu pai odeia sua ideia. Chegando em casa falou com sua m?e e foi direto para o quarto continuar seus desenhos (escondido) para a cria??o do jogo. Ap?s algum tempo, sua m?e entra no quarto e o avisa que tem visitas. Gabriel fica curioso, n?o estava esperando ningu?m. Ao chegar a sala ele pode ver Beatriz.

Beatriz ? irm? de Henrique e ? vizinha de Gabriel h? anos. Sempre pedia favores pra ele, mas n?o tinha um elo de amizade. Como j? esperado, Beatriz o pede mais um favor. Desda vez ela pediu para que Gabriel levasse seu irm?o para lecionar aula de l?ngua estrangeira em uma escola (Henrique e Beatriz n?o tem uma rela??o agrad?vel com os pais). Gabriel ent?o decide levar seu vizinho mesmo depois de discutir com o pai e os irm?os por fazer mais um favor aos vizinhos que nem se importa com ele.

Naquela noite, j? estava na porta da casa dos vizinhos para que pudesse colocar o p? na estrada. Al?m de Henrique, Beatriz tamb?m decidiu ir para fazer companhia aos meninos, mas com ela tamb?m iria sua amiga D?bora. Depois de algum tempo na estrada a caminho de seu destino uma esfera roxa aparece na frente do carro e os deixam curiosos e de uma vez essa esfera vai se aproximando com muita velocidade e bate no carro. Eles ficam praticamente em uns devaneios e uns flash-backs de suas vidas.

Acordando em outro lugar super esquisito, os quatro podem ver que n?o est?o mais no carro e que est?o com vestes brancas e n?o entendem nada do que est? acontecendo. Procurando por respostas eles passam por momentos "aterrorizantes" nesse lugar, tem experi?ncias inacredit?veis e com certas coincid?ncias eles podem ver que a partir dali suas vidas mudariam para sempre.

Ap?s andarem por um lugar cheio de maravilhas e passarem por obst?culos, eles encontra uma pessoa e fazem perguntas que ele n?o consegue entender. Sem saber muita coisa ele leva os quatro a uma aldeia e ? a partir dali que sua vidas mudam com respostas incr?veis.

site: umsimplesleittor.blogspot.com

Barão 17/11/2015

Mais uma resenha de parceria valiosíssima!

Definitivamente eu tenho que falar a vocês que eu AMEI esse livro do nosso parceiro Diego Martins Ribeiro, favoritei e dei cinco estrelas, querendo poder dar mais! Então, começando aqui a falar sobre O Clã dos Quatro Guerreiros, primeiro livro da série Enoua, esse livro super mágico e rico em detalhes nos conta a história de quatro jovens que aparentemente possuem poucas características em comum, mas, que graças a um golpe do destino vão aprender juntos os valores da vida e da amizade.

Henrique iria começar a trabalhar naquele dia, só que ele perde o ônibus e não tem outra opção de como chegar ao trabalho, é ai que sua irmã Beatriz pede um favor ao seu vizinho Gabriel, um jovem sonhador: que levasse Henrique, seu irmão, ao trabalho. Entretanto, por armações do destino, uma amiga de Beatriz, Débora, e Gabriel acabam indo nessa viagem, porém, no meio do percurso eles encontram uma pequena esfera de luz e acabam sofrendo um acidente, e é ai que toda a magia desse livro começa. Pergunto a vocês, de onde veio essa misteriosa esfera de luz?

Os quatro jovens acordam e se encontram em um lugar muito misterioso, pensando que ainda estão no seu mundo, eles acabam descobrindo que estão em um lugar totalmente desconhecido, Enoua, onde tudo parece ser possível: guerreiros, seres mágicos, humanoides, fantasmas, dragões, armas mágicas, alta-tecnologia...

Então, começa a busca por pistas para descobrirem como poderão voltar para casa, contando com a ajuda de vários personagens que aparecem no decorrer da aventura para ajudar os quatro jovens a encontrar o caminho de casa. Porém, não irá ser tão fácil, eles terão que enfrentar vários desafios, armações e inimigos poderosíssimos e para conseguirem essa façanha, terão que contar só com suas armas mágicas, amuletos e cada um com a ajuda de seus amigos!

Bom, acho que se contar mais para vocês irei dar spoiler (coisa que não gosto!), só posso falar aqui que após ler Harry Potter e Nárnia, eu nunca mais tinha lido um livro tão cheio de magia, aventuras e ação, como li em O Clã dos Quatro Guerreiros! Aqui, o nosso querido parceiro, o Diego Martins, criou um mundo totalmente espetacular, fiquei encantado com a narração desse livro, a escrita fluída, o desenrolar da história, enfim, eu amei essa leitura sem mais!

E sobre o desfecho desse livro, cara, merece um paragrafo só para eu falar o quanto o Diego me surpreendeu, eu fiquei tipo: sério, é por isso que acontece isso e aquilo lá?... UAAAU! Muito original, o autor consegue amarrar todas as pontas que deixa soltas no decorrer do livro, dando uma reposta muito original para TUDO, é surpreendente, parabéns mais uma vez, preciso do volume dois urgentemente!

Ah, tenho que falar um ponto negativo que eu achei nesse livro, a falta de um mapa sobre os lugares que os quatro jovens percorrem por Enoua, eu acho que a presença de um mapa tornaria a narrativa e a capacidade de imaginar os locais citados no livro mais fáceis, porém, a falta dele não atrapalha em nenhum momento a leitura.

Então gente é isso, eu amei a leitura desse mega livro, recomendo para qualquer pessoa que goste de fantasia, ação, aventuras mágicas e para aquelas pessoas que querem experimentar livros nacionais com um gênero que ainda é considerado novo, por nós brasileiros, mas, que aos poucos nossos queridos parceiros nacionais veem mostrando que têm a capacidade de criar histórias maravilhosas também! Leia O Clã dos Quatro Guerreiros, da Série Enoua, é um livro extremamente valioso!

site: meninoliterario40.blogspot.com.br

LetíciaBaldez 14/08/2015

[RESENHA] #O CLÃ DOS QUATRO GUERREIROS
Tudo começa com a partida de cinco esferas percorrendo o universo em busca de algo que chama sua atenção e ela sejam direcionadas a esses planetas inexplorados. Após uma introdução sobre o livro, conhecemos Gabriel um rapaz que está fazendo faculdade e faz estágio em uma empresa para aprimorar suas habilidades.
Gabriel fica preso no trabalho em uma sexta-feira em que não teria faculdade pela falta de seu professor. O chefe faz uma reunião de última hora deixando-o muito chateado. Ao chegar a sua casa é recebido por sua mãe Luzia que lhe prepara um lanche. Logo conhecemos Roberto, seu pai, que não gosta do rumo profissional que o filho está seguindo. Ele preferia que o filho trabalhasse em sua empresa igual aos seus outros dois irmãos, tornando a relação com Gabriel um pouco ríspida.
"Henrique passou as horas seguintes sem dizer nada, chateado consigo mesmo. Fora tão prepotente até então. Em toda sua vida, depois de se afastar das pessoas, sempre tentara fazer tudo por conta própria. Havia chegado a pensar que não precisava de ninguém. Porém, naquela tarde, percebeu o quanto aquelas três pessoas que o acompanhavam eram importantes pra ele. Resolveu aceitar que precisava de cada um deles, e muito. Foi preciso quase ter sido comigo por uma planta carnívora gigante para entender isso."
Gabriel é surpreendido pela presença de Beatriz, sua vizinha, pedindo que ele dê uma carona para seu irmão Henrique que é professor de francês e ninguém da família pode levá-lo ao trabalho e ele já está atrasado. Gabriel concorda e depois de insistir com o pai, ele acaba emprestando seu carro vermelho velho.
Gabriel espera por Henrique e Beatriz aparece com sua melhor amiga Débora pedindo que elas possam ir com eles. Ele concorda e Henrique se mostra bem chato e arrogante às vezes. Gabriel está no volante, Henrique ao seu lado e as duas meninas ficam no banco de trás. Durante o caminho as meninas cochicham e conversam, mas Henrique fica calado, deixando claro que não está a fim de conversar com Gabriel.
"Todos aqueles que conhecemos nos marcam e são marcados por nós de alguma forma, pensou Gabriel."
No caminho algo surpreendente acontece, uma esfera de luz branca está parada no meio da pista e Gabriel tenta frear a tempo. Algo inesperado ocorre, eles acordam em um castelo em um mundo diferente do que eles já viram. Vários obstáculos surgem e a todo o momento eles devem enfrentar os obstáculos para conseguirem sair do castelo e obter as respostas para suas questões, e o principal: poder retornar para casa.
Depois de enfrentarem várias provas eles ganham armas especiais criadas por alquimistas e passam a ser guerreiros de acordo com Johnny um menino que os ajuda a descobrir que eles estão em Enoua um mundo diferente da Terra. Em Enoua eles conhecem pessoas maravilhosas que os ajudam a descobrir que eles são muitos fortes e que a coragem sempre esteve com eles.

Bibouss, o livro é bem diferente do que eu pensava. Tudo conspirava a favor dos guerreiros e mesmo com todas as provas eles foram capazes de vencer as barreiras e sempre evoluindo junto com suas habilidades que foram evidenciadas pelo fato de terem sido tocados pelos pais da sabedoria.
Outro ponto a destacar é uma nuance de romance entre Débora e Gabriel, mas só por parte da menina. Ele nem percebe. O livro é narrado em terceira pessoa, as páginas são amareladas, a capa é linda. A escrita é simples e de fácil compreensão. Não vi erro significativo na narrativa. A diagramação é sofisticada possuindo um arabesque em cada passagem de capítulo.
O livro me surpreendeu e muito no final, fiquei impressionada com a criatividade do autor que criou um contexto totalmente inovador no seu livro. Fiquei muito grata por ter recebido este livro e espero ler a continuação, e o que vai acontecer com o desfecho aberto a outro livro que o autor deixou.
Bom bibouss, essa foi a resenha espero que tenham curtido, fiquem de olho nas redes sociais e deixem nos comentários o que acharam do livro e dos mistérios de Enoua.

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-cla-dos-quatro-guerreiros.html

Khrys Anjos 12/08/2015

Formando o quinto guerreiro
O que você faria se estivesse viajando numa estrada e de repente uma esfera aparecesse na frente do seu carro e se chocasse contra ele?

Gabriel, Débora e os irmãos Henrique e Beatriz tiverem esta estranha experiência. E ao acordarem descobrem que não estão mais na Terra.

Assim começa uma alucinante aventura em busca de uma maneira para retornarem para casa.

Para começar ficam sabendo que estão em Enoua. Um mundo diferente, porém, com algumas características de seu planeta natal.

Eles formam o Clã dos Quatro Guerreiros e têm que aprender a usar as armas raras que cada um recebe após ser tocado por um Pai da Inteligência.

Gabriel tem um relacionamento difícil com o pai por isso acaba se sentindo mais confortável com esta nova realidade. Ele é agraciado com um tridente (elemento Água).

Henrique é calado. O relacionamento com o pai é ainda mais difícil. No começo fica cético mas acaba por se deixar tocar por este novo mundo. Sua arma é um bastão de duas pontas (elemento Terra).

Beatriz é elétrica e espirituosa. Sua curiosidade e impetuosidade a colocam em situações de muita adrenalina. Ganhou como presente uma espada flamejante (elemento Fogo).

Débora é a mais tímida. É a última a aceitar esta nova vida. Sua sensibilidade a torna mais próxima dos animais (ela é vegetariana. Não preciso dizer o quanto fiquei feliz com esta personagem né?). Sua arma é um cajado (elemento Ar).

Beatriz e Débora são melhores amigas então esta experiência apenas reforça este laço. Já o Gabriel e o Henrique precisam reatar uma amizade perdida na infância.

No decorrer dos dias que passam em Enoua vão conhecendo pessoas que os ajudam a encontrar o caminho de volta e também seres horrendos que querem impedir este regresso.

Neste mundo onde a tecnologia se une a alquimia vivem humanos, humanoides, dragões e outros seres.

A característica que me fez querer encontrar esta esfera o mais rapidamente possível é que lá toda a população é vegetariana (meu sonho realizado). E ainda convivem com os dragões (adorei o Nathan por cuidar de um e ser seu protetor).

O convívio “forçado” serviu para forjar uma amizade sólida e profunda entre os quatro. Cada um teve que aprender a lidar com o que estava causando um bloqueio no seu mundo real.

A cada luta travada com os seres malignos a união se fortalecia aprimorando ainda mais suas habilidades e suas amizades.

E esta foi apenas a primeira aventura. Fico imaginando que outras lições estes jovens terão que aprender até se tornarem Os Quatro Guerreiros em toda sua plenitude.

O Diego criou uma trama tão cativante que é muito difícil largar a leitura. Enquanto não descobri o motivo da “abdução” não sosseguei.

A história foi desenvolvida de uma maneira que nos motiva a pensar em como seria o mundo ideal. Será que ele existe?

Nosso pensamento tem um poder incrível. A mente é capaz de nos proporcionar tanto a vitória como a derrota. Se não acreditarmos em nós mesmos fica quase impossível vencer uma batalha. Antes de vencer o outro temos que vencer a nós mesmos. Superar nossos limites. Aprender a usar nossas habilidades a nosso favor.

Ao entrarem naquele carro estes quatro jovens não imaginavam que estavam indo de encontro ao seu destino. Entraram sendo apenas vizinhos e saíram sendo amigos (e ainda pode pintar um romance).

Agora é esperar que a próxima aventura chegue voando tão rápido quanto o dragão Wil.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-cla-dos-quatro-guerreiros.html
Pedro d 22/08/2015minha estante
Tem criaturas mágicas?Quais?

Ana P. Maia 08/08/2015

Resenha por The Queen's Castle
O livro é o primeiro da série Enoua, e o esse início é cativante e intrigante. Lorde Diego consegue nos prender numa teia de acontecimentos rápidos, bem descritos e que nos dão uma visão tão vasta de outra dimensão, outro mundo. Há ali uma criatividade sem tamanho e me vi encantada pelas paisagens e magia de Enoua.

Serão esses quatro jovens capazes de honrar as armas raras do Castelo D’Alleine: o tridente, a espada, o cajado e o bastão?

Por uma coincidência, quatro jovens estão no mesmo veículo com destino certo, porém, antes de concluírem a viagem sem pretensões e algo incômoda, deparam-se com uma imensa esfera de luz lilás e colidem com ela. Gabriel, Henrique, Débora e Beatriz despertam num mundo diferente do seu, sem saber como foram parar lá e o mais importante: como sairão dali. Ao final da primeira etapa no novo mundo, os jovens estão munidos de armas e de forças jamais imaginadas. Gabriel é portador de um tridente, Henrique de um bastão, Débora de um cajado e Beatriz de uma espada. Apesar da estranheza e do medo, quem nunca pensou em viver uma aventura sem igual? Gabriel e Beatriz parecem mais animados com essa perspectiva que os demais, mas uma vez que não havia outra escolha, seguiram em frente e deram de cara com o pequeno Johnny, que apesar de não ter ideia de outro planeta chamado Terra, fala e compreende perfeitamente o idioma dos quatro, anuncia ainda que eles estão em Enoua.
Para resolver ou tentar resolver o dilema dos novos conhecidos, Johnny os leva para a vila em que mora, e os apresenta à Vovó, uma senhora respeitada por todos naquelas redondezas e parece saber mais que os jovens sobre seus novos poderes e armas. Ela lhes dá uma aula sobre os clãs de guerreiros, algumas de suas características, discorre sobre os Pais da Inteligência e a criação daquele mundo e por fim sobre os Cavaleiros Malignos que deveriam ser evitados à todo e qualquer custo. Uma resolução tomada ali é a de que os garotos precisam ser treinados antes de irem em busca de respostas, de nada adiantaria as armas se eles não as soubessem manejar. E deixo-vos curiosos em relação aos poderes incríveis das armas raras encontradas!
Segundo a anciã, um amigo poderia ajudá-los, mas residia numa cidade distante, e o caminho até lá seria perigoso. Sabes bem como é dizer à quatro jovens de coração imenso que outros se arriscariam por eles, correto? Sim, os quatro saem sozinhos para abrir seus próprios caminhos.

Todos aqueles que conhecemos nos marcam e são marcados por nós de alguma forma.

A maior indagação feita é a de que aquele mundo inteiro parecia feito à espera dos quatro. Há vários indícios, como se fosse predestinados a conhecer Enoua.
Mas ainda assim, a aventura de verdade se desenrola quando encontram Nathan. E vislumbram verdadeiramente o caminho para casa. Será que eles serão capazes de chegar até lá e enfrentarem o mal que habita o lugar? E o que será que está por trás de tudo isso?
O final é surpreendente! Nada que possas esperar, então recomendo fortemente a leitura de O Clã dos Quatro Guerreiros. Surpreenda-vos como eu e se encante: entregue-vos à Enoua!

Você é o homem ideal. O único homem digno de Enoua (...)

site: http://booksandcrowns.blogspot.com.br/2015/08/o-cla-dos-quatro-guerreiros.html

Ana Lícia 12/07/2015

Uma leitura deliciosa.
Hoje vou falar de um livro que me conquistou pela capa e me surpreendeu mais ainda pelo conteúdo. O Clã dos Quatro Guerreiros, do brasileiro Diego Martins Ribeiro. Já adianto que é uma fantasia super gostosa e viciante.

Gabriel é um jovem comum de 18 anos que mora com a família. Um dia a sua vizinha Beatriz, que não é sua amiga, e sim irmã do seu ex melhor amigo Henrique. ( hoje em dia Gabriel e Henrique mal se falam). Faz-lhe um pedido, pede para Gabriel levar seu irmão ao trabalho,pede uma carona por ter havido um probleminha em casa. Gabriel aceita e pede o carro emprestado para seu pai.

Na hora de partir, ao invés de ir só Gabriel e Henrique. Beatriz e sua amiga Débora também pegam uma carona com eles. Quatros jovens distintos e distantes, exceto Beatriz e Henrique que são irmãos e Beatriz com Débora, que são amigas. O trajeto não estava sendo muito agradável, Henrique o tempo todo sério e Gabriel sem graça. Mas enquanto eles seguem pela estrada que estava deserta, aparece uma luz lilás, assustando-os e causando um acidente quando Gabriel tenta desvia-se.

Quando estes quatros jovens acordam, estão em um local desconhecido, com roupas diferentes. E enquanto investigam o que está acontecendo são “atacados” por espíritos. Daí em diante, eles não são mais os mesmos. Vão descobrir coisas que eles nunca imaginaram ser real. Como estar em outro mundo. Aí começa as dúvidas, questionamentos. Mas como? Estão loucos? Mortos? Eles pensam em várias possibilidades. Mas a partir do momento que eles começam a procurar por resposta, descobrem que estão em ENOUA, um lugar surpreendente cheio de mistérios, perigo e muito aprendizado, e que através da sua coragem, e força de vontade, eles podem encontrar o caminho de volta para casa.

“A impressão que Henrique tinha era a de que por onde Gabriel, Beatriz, Débora e ele passavam naquele mundo, tudo se alterava.” (pág. 143)

Eu simplesmente amei esta história, o mundo de Enoua, os personagens, tudo. Achei super criativo e interessante a ideia dos costumes, de como as pessoas, os seres de Enoua vivem, um mundo repleto de coisas mágicas, guerreiros, robôs, segredos, criaturas incríveis. Infelizmente não posso entrar em detalhe, porque perderia toda a graça, pois vocês encontrarão coisas maravilhosas e interessantíssima neste livro. E os quatros, Gabriel, Henrique, Débora e Beatriz, foram muito bem caracterizados, cada um com uma personalidade marcante e forte, que só contribui durante esta jornada de descoberta e aprendizagem.

Neste mundo, precisa de coragem para enfrentar as coisas que irão acontecer, e a que mais se retrai e tenta se afastar do seu destino é a Débora, ela demonstra muito medo no inicio, mas com o tempo ela vai testando seus limites. A Beatriz já é bem destemida e se joga de verdade, eu me diverti muito com ela. Gabriel é super esforçado e amigo, e vai aproveitar esta oportunidade para mostrar seu valor. Henrique é prudente e inteligente, mas sabe se render quando está errado.

O Clã dos Quatro Guerreiros é um livro delicioso,narrado em terceira pessoa, e que você devora rapidinho, pois a cada capítulo você quer saber o que acontece a estes jovens, que surpresa os aguardam, fora que vai aparecer outros personagens incríveis, um deles, eu me apaixonei e quero para mim. Wil

site: http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-cla-dos-quatro-guerreiros-de.html#more

criscat 09/07/2015

Série Enoua
Resenha completa no blog:

Kolombeski 08/07/2015

Resenha Crítica: O Clã dos Quatro Guerreiros
"Quatro jovens com aparentemente muito pouco em comum seguem em um antigo carro vermelho-sangue por uma estrada deserta. Nada indica que qualquer tipo de perigo possa estar em seu caminho naquela pacata noite. No entanto, após se depararem com uma esfera de luz e sofrerem um estranho acidente, Gabriel, Henrique, Débora e Beatriz acordam em um lugar desconhecido, onde tudo parece possível. Em meio a personagens e paisagens surreais, como o monte de rochas flutuantes e a perigosa fera da Gruta Sombria, eles encontram pistas de como podem voltar para casa, e se assombram com as coincidências que envolvem sua chegada a Enoua, como se essa já fosse esperada por alguém misterioso. Em uma incrível jornada que os fará conhecer mais sobre si próprios e aqueles que sempre estiveram a sua volta, eles irão descobrir que Enoua não é simplesmente um mundo distante, e que é preciso muito mais do que armas raras, amuletos cheios de segredos e armaduras indestrutíveis para se tornar um verdadeiro Guerreiro."

O Clã dos Quatro Guerreiros é o primeiro livro da Série Enoua, uma saga infestada de fantasia e aventura, que te deixará sem fôlego no ápice de história, fará você lutar bravamente ao lado das personagens, temer diante dos desafios e comemorar em cada descoberta. Cada página virada, cada capítulo finalizado, te faz querer mais e mais. Você viaja para Enoua e, diferentemente dos protagonistas, não quer mais sair de lá!

Conforme eu ia avançando na leitura da obra, as páginas restantes diminuíam e eu tinha aquela sensação de que o autor não iria conseguir fazer um desfecho da história que agradasse; em um certo momento entrei em pânico porque tudo era tão bem feito e o final me decepcionaria. BOOM! Aí o autor vai lá e te surpreende de novo, fazendo um enlace diferente de tudo o que pudesse imaginar! Cada linha de O Clã dos Quatro Guerreiros foi aproveitada ao máximo.

O livro tem uma escrita simples e aconchegante, porém sem deixar que a narração fique menos atraente; e isso é algo extremamente importante, na minha opinião. O enredo é todo trabalhado no meio fantástico, análogo à realidade, os mínimos detalhes são cuidadosamente colocados em seus devidos lugares, deixando tudo o mais “real” possível, enfim, o universo criado por Diego Martins Ribeiro é simplesmente incrível (não tenho palavra melhor que essa para descrevê-lo).

Quando uma boa escrita se alinha com uma boa história, aí, meu amigo, é que surge uma boa obra. Se há algum ponto negativo em Enoua, é a continuação da série não ter sido lançada ainda.

site: http://www.aliensdaleitura.com.br/