A Guardiã do Fogo

Edna 12/10/2016

Calafrios
#emchoque

Resenha

Terminei a leitura e estou em choque, sabe aquela sensação de êxtase, de me deparar com vários sentimentos ao longo da história e entender que mesmo seja em um plano, seja na ficção, em uma fantasia, uma aventura que vai viver sempre existirá uma luta constante.

Sofia é uma garota linda, rica, com uma família de um status regular e teria tudo para ser uma garota normal. Mas está além do seu próprio desejo, ela é uma pessoa diferente, ela ama uma aventura e se vê em muitas enrascadas durante a fantástica ficção, um triller psicológico criada pela autora com uma intensidade, que nos envolve na história tão intensamente que conseguimos sentir desde o envolvimento de um amor por uma pessoa de outro plano que não poderia ser e que é mais forte do que ela até a sensação de uma espada cravando-he o corpo. Em muitos momentos eu me vi sufocada mas com uma força que emanava de dentro da personagem e lutava junto com ela.
Ela é forte, é determinada além de poderes que vai aprendendo a desenvolver conforme as guerras e o tipo de inimigo que vão surgindo, mas ela vai até as últimas consequência em busca de seu objetivo, e não pensa duas vezes quando é para salvar os amigos.

umbookaholic 08/10/2016

Parte da resenha do blog UmBookaholic.com
Um livro ótimo pra quem busca livros com protagonista feminina forte, romance e ação, tudo isso com uma boa dose de fantasia. Uma história composta por personagens cativantes e reviravoltas sensacionais.

// Resenha na íntegra em umbookaholic.com

site: http://www.umbookaholic.com/2016/10/a-guardia-do-fogo.html

Morgana Brunner 19/09/2016

Resenha l A Guardiã do Fogo - Lívia Fiedler
Oiii gente, tudo bem?
Aqui as coisas estão tranquilas. O inverno finalmente veio para ficar e fazer os gaúchos felizes, então prevejo muitas postagens pela minha animação.

Com isso, resolvi trazer a resenha do livro que recebi em parceria com a fofa da Lívia Fiedler. Realmente me surpreendi muito com a obra e fiquei enrolando para ler, porque me apeguei muito aos personagens.

Sofia sempre foi uma menina de coração puro, tinha os melhores amigos no qual podia sempre contar suas aventuras e desesperos quando aconteciam. Acreditava que sua vida seria sempre dessa maneira, com seus pais e amigos. Uma vida normal.

“Forcei a porta. Nada. Dei alguns passos para trás, tomei certa distância, corri e me joguei contra a porta. Isso produziu um estampido. Girei a maçaneta de novo e entrei. Estava um pouco escuro. Mas na minha frente, virado para a janela, havia um ser.” Pág. 20

Até que algo inesperado aconteceu em sua vida, sua avó faleceu e lhe deixou um medalhão.

Sempre estava usando e escondendo um grande segredo que não revelava a ninguém, nem explicava o porquê não poderia tirá-lo de seu pescoço.

“Meu medalhão flutuou no ar, junto com o colar que Aila me dera. O medalhão, que era dourado, emitiu um forte brilho e derreteu, mas continuou flutuando. Dei um berro. ” Pág. 74

Resolveu dá-lo para a pequena Sofia, a menina nunca o abandonou e sabia de que alguma maneira ou de outra forma iria precisar sempre estar com ele, não poderia tirá-lo de seu pescoço, era como uma proteção.

“Meu corpo começou a esquentar. Eu não sabia o que estava acontecendo, parecia que meu corpo estava pegando fogo, mas não era uma sensação ruim. Era como se algo quisesse sair de mim. Era tão intenso! Eu estava furiosa. ” Pág. 137

Em um dia Sofia recebeu a visita de uma anja negra chamada Laurien, começou a perturbá-la de maneiras horríveis com torturas. Com isso, toda a sua vida começou a tomar um caminho novo e diferente de uma vida que sempre quisera ter.

“Um clarão atingiu a câmara. Fechei os olhos, tapei os com minhas mãos. A luz era tão forte, que meus olhos ardiam mesmo fechados. E então, se extinguiu. ” Pág. 194

Sofia foi mandada para outro mundo diferente do qual em que vive, seu amigo Hector acabou sendo enviado junto e então começou uma nova aventura. Onde teriam que sobreviver diante de tantas circunstâncias que estavam para acontecer.

“Ela estava imóvel, seus olhos assustados e aguados, que borravam a maquiagem. ” Pág. 245

Com isso, o envolvimento e novas descobertas são feitas. É levada para uma vila onde as pessoas vivem de outra maneira, outro estilo e modo de se vestir, de uma maneira completamente diferente e ao mesmo tempo podendo sendo encantador.

“Quanto passamos pelo homem, olhos nos meus olhos. Senti um arrepio percorrendo minha espinha. Algo estava errado. ” Pág. 264

Sofia Terá que descobrir como controlar o fogo e como tê-lo ao seu lado, diante da grandiosidade do seu poder, saber manipular é um grande obstáculo para Sofia. Não só para ela, mas quem está ao seu lado diante do que possa acontecer, podendo ferir seus amigos.

Quando anjos e demônios se conhecem e revelam seu verdadeiro significado para Sofia, quando todos menos esperaram cada um possui uma força impossível de ser imaginada e uma grande esperança percorre a obra. A vontade de viver e se importar com quem está ao seu lado é marcada de uma maneira incrível.

Além disso, são muitos personagens que fazem o verdadeiro sentido na história, como Patrick, Mathiéllo, Aila e muitos outros que vocês irão conhecer durante a leitura.
Onde terão que conhecer o verdadeiro sentido da amizade e da coragem. Onde também os inimigos podem se tornar amigos, quando o amor pode ou não prevalecer mais alto.

Outro mundo foi descoberto e uma guardiã foi revelada ao longo da história, qual seria a reação diante disso e saberia como controlar tal poder?

Tive uma grande felicidade em receber esse livro em parceria com a autora, estava ansiosa para ler, e demorei por causa da faculdade. Com o tempo, consegui conciliar e uma dor enorme surgiu no meu coração por saber que teria me despedir da Sofia.
A Lívia escreve de uma maneira encantadora de se ler, é rápida e compreensível. O que me agradou, foi a qualidade e a forma das expressões dos personagens, conseguiu fazer com que eu me apegasse profundamente com cada um, mesmo sendo diferentes.

Foi uma obra incrível e maravilhosa que me levou a conhecer outro mundo, pude viajar a cada momento. Apenas a leitura de uma palavra me fez viajar para outro mundo, outra vida. Raramente isso acontece em alguns livros, e este me causou isso me surpreendendo.
Recomendadíssima essa obra.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2016/06/resenha-guardia-do-fogo-livia-fiedler.html

Khrys Anjos 08/12/2015

As vezes brincar com fogo traz mais do que queimaduras. Traz evolução
Sofia recebe uma visita estranha ao estar no cemitério da cidade: uma Anjo negra que quer por um fim na sua curta vida.

A partir deste encontro ela descobre que não é uma menina comum. Que pode ver e falar com anjos e demônios. E acaba por se apaixonar por um ser muito especial: o Charles.

Sua vida sofre uma mudança drástica. Para fugir do perigo vai parar num outro plano levando junto seu amigo de infância Hector. Lá eles passam por testes brutais para permanecerem vivos.

Alguns amigos surgem para ajudar nossa Guardiã a entender o que ela é e como lidar com seu poder.

Além de ajudá-la a se proteger contra as investidas dos seres enviados para lhe matar. Ela trava algumas lutas ferozes com alguns chegando a ficar com cicatrizes para provar o quanto é capaz de se regenerar.

Com cada um "amigo" que aparece ela vai aprendendo lições valiosas para dominar seu poder mas também aprende a crescer como pessoa. Ela tem 15 anos porém precisa passar pelo ciclo da evolução muito rápido.

E a mais importante lição é que nem todos são o que aparentam ser. No momento crucial receba a ajuda de quem menos esperava o que lhe dá a chance de terminar a sua missão.
Porém mais surpreendente que descobrir ser descendente de uma linhagem de Guardiães a maior revelação fica por desvendar outro segredo: a identidade do seu pai.

A autora Lívia escreve de maneira super dinâmica. A história é cheia de ação. Do início ao fim. Ela conseguiu criar uma nova versão para um clássico: a menina que descobre ser diferente e se apaixona por alguém impossível. E fez isso de uma forma envolvente. O final da trama é inesperado porém necessário. É preciso ter muita confiança para escrever um final assim.

Não foi apenas a Sofia que precisou mudar. Conforme a energia dela mudava as pessoas que estavam convivendo com ela iam mudando também. O lado bom delas foi sendo puxado para fora até chegar a superfície.

Nenhuma mudança começa pelo lado de fora. A verdadeira precisa vir de dentro. Quando isso acontece a Luz se expande e nos faz brilhar.

Outra lição aprendida pela Sofia é que quando lutamos junto com outras pessoas com o mesmo objetivo nossa chance de vitória aumenta. Uma guerra só é vencida com a união. E os amigos que ela foi conquistando no decorrer da história serviram como protetores e mestres.

Seu relacionamento com a mãe era difícil pois as duas eram muito parecidas, apesar de fazerem tudo para parecerem diferentes. E ver a evolução desta relação foi comovente.

Estamos tão acostumados a afastar as pessoas com medo da rejeição que acabamos por rejeitar o amor que elas nos oferecem.

O maior poder da Sofia não era manipular o Fogo mas a cura das almas das pessoas que passaram por sua vida.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2015/08/resenha-guardia-do-fogo-livia-fiedler.html

Babi @leiturasdababi 08/07/2015

Resenha do blog "Myself here".
Nesse livro conhecemos em primeira pessoa a história de Sofia, uma jovem de 15 anos, que por alguns motivos acaba sendo diferente de todos os outros jovens dessa idade. A Sofia, mora perto de um cemitério, e sempre se depara com aquela vista fúnebre de sua janela.
Antes de sua vó morrer, ela dá para Sofia de aniversário um medalhão, e isso faz com que tudo mude nessa história. Inclusive ela descobre que é uma guardiã, mas apenas depois de uma longa ''viagem'' que faz e acaba descobrindo novos mundos.

Ainda em sua cidade Tenebra, sim esse é o nome da cidade, Sofia percebe que algo de estranho e diferente está acontecendo no topo daquele lugar tenebroso, e como é uma menina corajosa e que eu pude perceber também, é curiosa e persistente, acaba indo naquele lugar pela segunda vez (no qual foi umas três ou quatro vezes), lá encontra um senhor machucado no chão, o mesmo que ela encontrou quando foi pela primeira vez apenas por curiosidade, o senhor por sua vez não a deixa ficar por muito tempo lá e acaba dispensando a menina o mais rápido possível.
Nessa idas e vindas do cemitério Sofia, acaba indo no lugar onde estão enterrados os seus entes queridos que já se foram, inclusive a sua vó. Lá, Sofia encontra a Anja Negra, Laurien.
Laurien acaba infernizando sua vida de uma tal forma que Sofia fica quase sem saída, eis que aparece o seu anjo da guarda.
Como toda história, é claro que tem que ter aquele romance que mesmo você sabendo que parece ser impossível você fica torcendo para que dê certo no final.

Sofia, tem que tentar dominar o seu elemento, que é o fogo, e tentar desvendar um mistério para Aila, uma menina que vocês vão descobrir quem é quando lerem o livro haha.

Apesar de ser uma história tanto quanto clichê, a autora se sobressai e faz com que isso tudo mude, tornando uma história cativante, com personagens únicos, desvendando mistérios, e tendo muitas surpresas, nada boas, só para esclarecer rsrs.
A história flui naturalmente, e muito rápido por sinal, no qual me surpreendi nesse ponto por ser um gênero que não costumo ler.
A capa é linda, e na minha opinião a autora foi bem cuidadosa em todos os pontos. Esse livro e a autora merecem nota máxima, e uma estrelinha para favoritar no coração rsrs.

site: http://myself-here1.blogspot.com/2015/07/resenha-guardia-do-fogo-livia-fiedler.html

Marcio Silva 05/07/2015

Aquela mais pura de coração! Será a mais amaldiçoada.
Tudo ia tão bem na vida de Sofia, que ela nem se preocupava com nada... Se apoiava em sua janela e ficava admirando aquela paisagem fúnebre que havia ali "sim, ela morava ao lado de um cemitério", até que em um dia algo de estranho acontece naquele lugar e ela resolvi ir conferir o que estava acontecendo. Ao chegar no local, vê um senhor caído no chão, cuja, esse pede para que ela vá embora, mas ela recusa a sair dali sem antes ajuda-lo.

Após ajuda-lo ela vai para casa e no dia seguinte resolve voltar lá e verificar como o senhor estava, mas não o encontra e ao começar a retornar para o portão, ela acabo entrando em um mausoléu e nele vê uma coisa que não sabe identificar ao certo o que é, cuja, isso queria possuir a alma dela, mas ela fecha seus olhos e aperta o seu medalhão bem forte. Ao abrir os olhos percebe que aquilo que havia visto não estava mais ali.e nesse momento ela desmaia, quando acorda ela percebe que está trancada e acaba passando a noite ali mesmo.

Ao amanhecer ela consegue ir para casa e ao chegar ela vê sua mãe caída no chão, sendo atacada por aquilo que a atacou também! Mas um homem acaba aparecendo e mandando isso que as atacou em bora, ele explica que o que havia atacado era uma anja negra e explicou um pouquinho mais sobre ela e falou que Sofia era uma guardiã. Minutos depois enquanto estava em seu quarto, o telefone toca e era Hector um ex amigo que ligava para pedir ajuda, pois algo estava acontecendo.

Sofia vai até a casa dele e faz de tudo para entrar, quando conseguiu, ela o acha em um canto e ao perceber, vê que a mesma anja que a atacou, também estava atacando ele. Sem saber o que fazer ela apertou forte o seu medalhão e pediu para que ele os leva-se para um lugar, que a anja não poderia localiza-los, enquanto estavam sendo transportados, eles escutaram a anja gritando.

Transportados para um local desconhecido, lá ela descobre mais sobre os seus poderes e aprende a usa-los, passando por várias situações é quase morta e consegue por cumprir ao seu objetivo! Descobrindo tudo sobre sua família, ela consegue voltar para o seu mundo e lá passa por mais coisas... Descobriu que aquele que ela considerava como pai, era o seu padrasto "sim! Não era pai dela", mas as coisas iam tão bem, que o pior veio por acontecer.

A anja atacou de novo e envenenou um de seus amigos, cuja, para poder curar ele, ela tinha que adquirir o polem de uma planta, que não havia no seu mundo e sim no INFERNO. Com a ajudinha de suas amigas ela vai até lá e consegue o que quer, mas ao tentar retornar para seu mundo é capturada e levada para a pessoa que ela menos esperava, minutos se passaram e coisas aconteceram, ela foi solta e mandada para o seu mundo! Tudo novamente ia tão bem, que no dia do seu aniversário coisas aconteceram e decidiu o rumo de sua vida.

Continue lendo>>

site: http://umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br/2015/06/resenha-8-guardia-do-fogo-de-livia.html

ricardo_22 17/01/2015

Resenha para o blog Over Shock
A Guardiã do Fogo, Lívia Fiedler, 1ª edição: Daya Editorial, 2014, 320 páginas.

Antes de sua avó falecer, Sofia recebe um medalhão de dragão de aniversário e, poucos anos depois, acaba sendo atacada por uma anja negra. Após o ataque, a garota surge em um plano diferente e descobre que possui um grande poder.

O medalhão que recebeu de sua avó é capaz de lhe ajudar a dominar o fogo, mas estando longe de casa, Sofia precisa encontrar uma maneira de voltar para seu plano ainda viva. Para isso, será necessário enfrentar seres malignos, contando apenas com sua coragem e a companhia de alguns amigos. Ao passar por essa aventura, no entanto, ela se deparará ainda com um amor impossível.

“Eu simplesmente fiquei olhando o fogo consumi-lo; meus olhos brilhavam com aquele espetáculo. As mesmas chamas que o matavam, refletiam nos meus olhos. Após alguns minutos, ele finalmente parou de berrar e caiu duro no chão, produzindo um baque. Estava morto” (pág. 62).

As primeiras vezes da autora Lívia Fiedler na literatura aconteceram através de antologias de contos e, apesar dos textos curtos, ela já conseguia demonstrar o seu talento como autora. Ao publicar o seu primeiro livro solo, Lívia também estava mostrando aos leitores o seu trabalho de uma forma mais complexa e, de um modo geral, confirmando que pode sempre contar ótimas histórias, ou seja, que o tamanho não é um obstáculo.

A fórmula utilizada em A Guardiã do Fogo é uma velha conhecida na literatura juvenil, sobretudo por ser natural encontrar obras em que os protagonistas descobrem que nunca foram como uma pessoa qualquer. No caso de Sofia, ela descobre sua habilidade em dominar o fogo e, mais do que isso, que pode estar correndo sério risco de vida.

O problema de se utilizar essa fórmula é que o cuidado do autor deve ser muito grande. Se funcionar, o sucesso pode ser questão de tempo; caso contrário, o fracasso é quase inevitável, em especial porque o mercado vive de momentos. Nessa hora que o talento de Lívia Fiedler se sobressai, visto que apesar de todos os clichês, a história não se torna cansativa e ainda revela algumas surpresas. Inclusive surpresas nada convencionais.

Enquanto a maior surpresa não é revelada, o livro acaba pecando em pequenos detalhes em que outros livros adolescentes também pecam, como a relação entre as personagens e os amores repentinos. São situações bobas, mas aceitáveis se levada em consideração a idade das personagens. Outro detalhe crucial é que o grande número de personagens pode causar uma leve confusão, principalmente aquelas que não são fundamentais.

A relação do leitor com Sofia, no entanto, é puramente de amor e ódio. Ao mesmo tempo em que tem atitudes bem questionáveis, ela não deixa de ser corajosa e enfrenta seus problemas — ou parte deles — da melhor forma imaginável. Sem contar tudo o que a envolve, isso sim o que de melhor existe em A Guardiã do Fogo.

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/01/resenha-304-guardia-do-fogo.html

Kraken 19/10/2014

A Guardiã do Fogo
-E hoje você vai falar o que de piratas, Capi?
Na verdade... hoje eu vou falar de outra coisa.
-Ué?! Mas já acabou sobre os piratas?
Ainda não...
-Então não entendi.
Era pra essa postagem sair na segunda-feira, na verdade... Mas como a Capitã Lívia Kraken já puxou o assunto, eu resolvi não adiar tanto.
-Uau... como se de quinta pra segunda fosse uma baaaita espera...
Marujo, se não quiser ouvir é só--
-Ai, Capi! Deixa de ser assim! Eu tô brincando! Benzadeus...
Então vamos aproveitar todo esse calor agraciante do Di e vamos falar sobre o livro mais esperado pelo OPL desse ano!!!
-Di? Quem é Di?!
Dimônio.
...................................por que eu ainda continuo aqui...?
Ah, vá vá, vai.
Vamos falar, então dA Guardiã do Fogo!
-Aaaaaaaah sim! Foi o livro que a Capitã Lívia falou que escreveu, né?
Isso. Esse mesmo.
-Ah, Capi. Mas então o seu julgamento não conta, poxa!
Uai... por que não?!
-Porque todo o oceano sabe que vocês dois tem um caso anacrônico indissolúvel em meio gasoso...
Nada a ver o chão com a rapadura.
-Como não, Capi?
Porque eu nunca gostei do gênero da história!
.................................Ai, Capi! Como assim?
Uai... cada um gosta de um gênero e não gosta de outro. Eu nunca gostei de drama adolescente... ainda mais de drama adolescente de mulher...
GRRRR!!!
-Ai, Capi! Mas romance é TUDO DE BOM!!! Tem homem bonito, Capi?
Tem..............todos.
-Tem mulher bonita, Capi?
Tem.........................................algumas.
-Tem duas pessoas perdidamente apaixonadas, Capi?
Se não tivesse, não seria romance, né?
-Ai, Capi! Seu grosso!
-Esse livro é lindo, se tem tudo isso, Capi!!!
É.......
-Ah, é. Você não gostou do livro.
Muito pelo contrário.
-.................................oi?
Oi, tudo bem?
-Como assim? Você gostou do livro, Capi?!
Meu orgulho masculino me obriga a não dar uma resposta tão direta... mas digamos que eu aprendi a ser mais paciente com esse tipo de história... e a ver o drama feminino com outros olhos...
-OOOOOOWWWWWNNNN, Capi! Que fofo que você é!
Olha só que engraçado... eu tava vendo as postagens antigas aqui do OPL e vi que faz um tempão que não mando ninguém pro Kraken......
-Ai, Capi! Já calei, vixe!
-Mas vai, fala desse livro milagroso, aí!
Bom... vamos do começo.
-Ok.
A história começa com uma menina, que mora numa cidade chamada Tenebra, que se mudou pra uma casa que fica a um quilômetro do cemitério da cidade...
-Ai, credo! Bate na madeira! *TOC TOC TOC TOC*
...e a janela do quarto dela dá de frente pra ele.
-Ai que horror! Tadinha dela! E quantos anos ela tinha, Capi?!
No começo da história, 15.
-Tadinha! Nessa idade e já tendo que viver com essa visão...
Êêêê... mas já vai começar a choradeira? Nem comecei ainda!
-Desculpa, Capi. *Snif!*
Bom... daí, numa bela manhã de sol, ela acordou sem nada pra fazer e, como toda pessoa normal, pensou Ah. Bora dar um passeio pelo cemitério... a noite...com a lua cheia...os ventos cortando a cara...os zumbis correndo soltos pela cidade...os lobisomens--
-Ah, Capi! Para, vai. Não tem nada disso, lá.
Desculpa... foi mais forte que eu XD
-Humpft!
Mas é verdade, ela decidiu passear pelo cemitério enquanto o Seu Lobo não vem e, de repente, encontra uma criatura linda e poderosa chamada Laurien, uma Anja Negra. Ela tenta matar a garota, mas não consegue por um milagre divino...e a menina consegue voltar pra casa.
-Essa menina não tem nome, Capi?
Uai... Sofia. Eu não disse?
-............não....
Hehe, eu sabia que não. Essa foi uma tática usada pela Lívia, muito boa, aliás, que é a de dar o nome da garota só mais tarde. E você não sente falta desse nome até no momento que alguém pergunta o nome dela.
-Oloco, Capi! Mas você não reparou que ela não tinha nome até lá?
Não... do mesmo jeito que você não reparou que eu não tinha dado nome pra ela até eu começar a repetir garota.
-Hum.... faz sentido... ok, continua.
Bom... depois disso, ela começa a ser perseguida loucamente por essa Anja, que quer sugar a alma da Sofia, até que a menina descobre que consegue fazer uns poderes quando usa um medalhão de dragão que ganhou da avó.
-Tem Magia no livro também, Capi?!
Ô!!! Tem mais magia que grama!
-A-D-O-R-O magia!
Enfim... nisso, ela acaba fazendo uma magia que leva ela e um amigo, Hector, pra Adamantim, uma vila que fica em outro plano, onde todos podem usar magia.
Lá, Sofia aprende a fazer uma besteira atrás da outra e colocar todo mundo que tá com ela em risco de morte.
UHULLL!!!
-Aff, Capi. Deixa de ser assim, vai.
Mas é verdade. Quer idade mais perfeita pra se fazer estupideza e agir sem pensar?
-Ela levou isso bem a sério, pelo jeito.
Demais!
Mas é por causa disso que a história tira tanto fôlego.
-Uai... Por quê?!
Porque você sabe que ela vai fazer alguma burrada... e toda vez que ela faz isso alguém morre, ou quase morre...
Daí fica aquela coisa do quem vai ser agora?... hehe... da hora...
-Mas Capi, calma... você não disse que esse livro era de romance???
Sim...
-Então cadê o drama?!
O drama começa quando ela conhece Charles, um anjo... e se apaixona por ele.
Só que ele não pode ficar com ela, porque ele é um anjo e ela, uma humana.
-E daí eles vão lutar contra todos os anjos pra ficarem juntos, né Capi?
Éééé......................não...
-Ué!
Tem demônio na história, também...
Mas em Adamantim, ela conhece mais garotos....todos bonitos, como eu já disse... e tem uma queda por alguns deles... mas nunca se esquece do Charles.
E ela quer desesperadamente sair de Adamantim pra poder voltar pros braços do Charles... e ver ele sorrindo mais uma vez pra ela se derreter toda e blablabla...
-Own, Capi... Tá com ciuminho, é?
............Hã?!
-Tá com ciúme! Tá com ciúme! Tá com ciúme!
Deixa de besteira, Marujo. Ela é nem é real!
-Então por que você tá vermelho assim?
É........o........calor.
Vamos lembrar as categorias!
[caveira] vale pra ideia. Quanto mais caveiras, mais original, bem bolada, inovadora e/ou transgressora foi a ideia;
[X] é pra expansão. Quanto maior, mais chance ele tem de puxar nego de todas as idades pra ler o livro.
O que não quer dizer que quanto mais X, mais bem escrito o livro está, mas sim que o livro teria mais facilidade de se espalhar tanto entre jovens, quanto adultos, independente de rico, pobre, se estuda no centro, na periferia, ou no quinto dos infernos.
[timão] simboliza os personagens. Quanto mais timões, melhor foi a construção dos personagens.
-E o último é...?
[bússola] que representa o final. Quanto mais bússolas, melhor e inesperado foi o final.
Certo?
-Certo!
Ah! E lembrando que cada categoria vai de 0 a 5, ok?
-Beleza.

A Guardião do fogo leva:

3 caveiras
A ideia de usar anjos e demônios já tá bem batidona, ainda mais com todo o boom que teve há uns anos, com a saga Hush Hush, A Batalha do Apocalipse, O Torneiro dos Céus e O Senhor da Chuva... mas juntar Feiticeiros, Anjos Caídos, Ninfas e interdimensões foi um extra bacana na história.
Além disso, foram criadas mais duas espécies: os Ureons, que são homens que se transformam em um urso gigante (Beor mandou lembranças) para proteger a Deusa Andrômeda; e as Anjas Negras, que são uma raça de Anjos Caídos feita só de mulheres.
-Taí a prova que mulher é um bicho ruim...
Procê ver! Pra uma mulher admitir isso...
Tem também um personagem chamado James, que anda numa pantera... me lembrou muito o nosso Curupira... mas é só impressão, mesmo... lá não tem nada que comprove minha intuição...
Mas até aí, eram 4 caveiras... Caiu pra três pelo seguinte motivo:
Em partes importantes na história, em que teremos traições e algo do tipo, sempre tem uma personagem onisciente... que avisa da traição. Isso tira totalmente o efeito surpresa da coisa... e a cena não dá impacto nenhum...

5 X
Pra essa nota, tomo como base livros como A Culpa é das Estrelas, Jogos Vorazes, Divergente, Diários do Vampiro etc...
Ou melhor, vejo tanto potencial quanto.
A começar pela personagem principal, que encarna praticamente toda garota adolescente do mundo. Adolescentes desde os 11 até os 35 anos
-Oloco, Capi. 35?!
Vai falar que não tem gente por aí com essa idade e se achando A debutante vítima de tudo!
-Ah... é... tem gente até mais velha assim...
Então.
Depois, tem o amor da vida toda... aquele príncipe encantado lindo, cheiroso e maravilhoso, simbolizando o sonho de boa parte da mulherada...
-Que tá sempre lá pra te salvar...
Erradíssimo!
-......???
Charles não tá lá quase nunca! É tudo a menina que tem que se virar sozinha. Charles não é esse tipo de príncipe, não.
-Pra alegria das feministas.
..............é você quem tá dizendo...
-Tá, mas isso não dá 5 estrelas pro livro. Isso engloba só meninas. E os meninos?
Pros meninos, tem porradaria do começo ao fim do livro. Garganta sendo cortada, demônio sendo explodido, carinha morrendo queimado de dentro pra fora por um dragão de fogo...
É paulada pra tudo que é lado.
Nem na escola, que é o lugar pra se ter calma, a garota tem sossego!
É uma troca o tempo todo de drama e porrada, drama e morte, drama e burrada que leva a mais porrada... Então na hora que um para pra respirar, o outro perde o fôlego... e assim vai...
-Ai, Capi! Mas e eu que gosto dos dois?!
Compra uma bombinha de ar, Marujo, porque a coisa vai ficar feia pro seu lado...
Mas só isso teria dado pra ela uns 4 x, porque sempre tem aqueles que não gostam de literatura de massa.
-Nossa, Capi! E o que ele tem que pode atrair esse povo?
Ele tem um monte de transgressões simples, mas que fazem a narrativa ficar um tanto quanto interessante.
-Tipo...?
Tipo deixar pra dizer o nome da protagonista só quando for realmente necessário; falar com o leitor só até ele entrar na personagem, pra se sentir ele mesmo falando ali; tirar umas preposições e pronomes da frase pra dar uma confundida em quem tá lendo; e o mais brilhante de todas: sabe quando alguém fala alguma coisa, e você ouve, mas não ouve?
-Como assim?
Tipo... você tá lá, assistindo TV e alguém fala pra você lavar a louça e vc fala ok... daí a pessoa volta e fala você não lavou a louça??? E vc diz era pra lavar? Você não pediu...
-Ah tá. Sei. Que que tem?
Então, pela primeira vez num livro assim eu vi isso acontecendo com a protagonista. As pessoas falam com ela enquanto ela tá distraída e daí ela responde, mas não ouve, hehe...
-Poxa... Bacana, mesmo...
Enfim, daí tem mais outras transgressõezinhas aí, não vou falar todas, claro.

5 timões
-Ah, Capi. Mas aí já é sacanagem!
O quê?!
-Dar todas as notas altas só porque ela é seu amorico, Capi?
Ok... agora você me ofendeu, Marujo.
-Eita! Ofendi porquê?!
Você tá se esquecendo do que a gente passa aqui no OPL. A gente não puxa saco de ninguém. A gente fala o que a gente acha sobre a coisa e mostra o porquê de acharmos aquilo.
A Capitã Lívia Kraken sabia disso melhor que ninguém e quis ter a resenha aqui.
Agora, se você acha que eu seria capaz de enganar vocês desse jeito mesquinho e medíocre--
-Tá, tá, entendi, Capi! Nossa! Desculpa, poxa.
-É que ela só tá ganhando nota boa...
E eu não tô mostrando o porquê?
-Sim, mas...
Você acha que eu tô mentindo pra você?
-Não, Capi, é que...
Então o quê?!
-Ai, Capi... não sei... é que foi suspeito, só isso.
Hum... Posso continuar?
-Pode...
Os cinco timões são pela construção dos personagens... que são todos planos.
-O quê?! Como assim todos planos?!
-Não tem nenhum redondo???
Não. Nenhum te surpreende nas ações.... opa! Minto. Teve uma personagem redonda, sim.
-Ah bom! Pelo menos a Sofia tinha de ser redonda...
Nops. A Sofia é plana, como todo mundo.
-Então quem--
Laurien.
-A Anja Negra?!
Isso. Ela é a única que surpreende a gente... uma vez... o resto é tudo plano.
-Mas então por que ele tem 5 estrelas?!
Já tentou fazer uma história só com personagens planos...
-Já! É fácil!
...com vários personagens principais e secundários...
-Até uns 7 é tranquilo...
...que não seja de humor...
-Uhum...
...e que os tipos de planos não sejam iguais?
-Como assim?
NA Guardiã do Fogo, os personagens são todos planos, como eu disse, mas nem por isso eles são iguais. Os mocinhos são bonzinhos, e os vilões são malvados, ok...
Mas só que cada mocinho tem uma característica diferente na personalidade... que faz com que a gente conheça o personagem por essa característica.
-Exemplo...?
Por exemplo: temos dois anjos na história: Charles e Rodrigo. Charles é mais quieto e carinhoso... Rodrigo é mais esquentado e ativo.
Como humanos homens, temos Hector e Rafael. Hector é mais melancólico e vítima; Rafael gosta mais de ver o circo cair na lama.
Como mulheres, temos Sofia e Marina, mãe dela. Sofia é inconsequente e irresponsável..............mas é uma santa, se comparada à Marina.
-Hum... É hereditária a adolescísse, então?
Pelo jeito...
Mas isso daria pra história só uns 3 ou 4 timões.
A Guardiã do Fogo recebeu o timão número 5, porque uma personagem me surpreendeu demais.
-A Laurien.
Não, a Marina.
-Uai!
-Mas não era a Laurien que era a personagem redonda?
Sim. Não é desse tipo de surpresa que eu tô falando.
-Então...?
Já fazia muito tempo que eu tava xingando essa Sofia. Como pode uma menina ser tão burra?!, MANOW!!! ELA NUNCA APRENDE???, Tomara que MORRA, pra largar mão de ser besta!!!...
Mas aí chegou a Marina... e conseguiu me fazer Odiar uma personagem do fundo da minha alma!
-E isso é....................bom?
É excelente!
Odiar um personagem só acontece quando você tá dentro da história. É a mesma coisa que amar um personagem!
Você precisa estar conectado com algum personagem dentro da história pra amar ou odiar alguém.
-E você não vai falar o que ela fez pra você odiar tanto ela... né?
De jeito nenhum!
Hum... ok...
-Mas teve algum que você gostou?
Do Mathiéllo.
-Marcelo?
SSSSSSHHHHHHHHHHHHH... Se a Lívia ouvir isso, ela te arranca o olho...
-Ok... desculpa...
Gostei dele, porque ele é um cara batuta. Se tem que matar, ele mata; se tem que ajudar, ele ajuda; se tem que casar, ele casa... aliás... nem sei se ele casou mesmo ou não... não fala o que deu o rolo dele com outra guria, lá...
-Hehe... bem seu tipo, mesmo.
Tem o tipo de todo mundo, ali.
Ok, próximo!

3 bússolas
-Nossa, que queda brusca!
Mas reclama de tudo, também, hein?! Tá louco! Se tá bom, reclama. Se tá marromeno, reclama também! Ah, tá louco, sô!
-Nooooooooooooooooossaaaaaaaaaaa, que violência!!!
-Mas por que só três, se o livro foi tão bom até agora?
E olha que poderia ter sido bem pior se o final da história não tivesse sido tão bom.
-Omaiuai... mas se foi tão bom........... por que só três bússolas?!
Porque depois que a história acabou, ela colocou mais três parágrafos... que acabaram com todo e qualquer clima que a cena criou.
-Eita! E o que tinha nesses parágrafos de tão ruim?
Moral.
-Ain...
Pois é. Tava tudo lindo, maravilhoso e emocionante... quando vem uma lição de moral... disfarçada... mas lá estava ela... alta e clara... nos três parágrafos finais do livro...
E sabe o que é pior?
-O quê?
É que ela não teve a intenção de fazer isso.
-Uai, como você sabe?
Porque ela também odeia isso. E ela não ia colocar no livro dela uma coisa que ela odeia ver por aí.
-Faz sentido...
-Mas ai, Capi! Agora eu fiquei com dó dela, Capi!
Dó por que, Criatura?!
-Porque foi sem querer que ela colocou essa moral aí.
É, mas isso porque a gente conhece ela. A nota que eu dei é como um leitor que não conhece o autor.
-Eu sei, Capi, mas é que... sei lá...
Tipo... eu entendi a intenção dela... que era a de colocar uma mensagem no final pra alegrar o coração do pessoal... ou fazer eles chorarem até o fim dos tempos...
Mas infelizmente, acabou dando a outra imagem.
-De boas intenções..., né Capi?
ÔÔÔ LÍVIA! VEM CÁ OUVIR O QUE O MARUJO TEM PRA TE DIZER!!!
-É MENTIRA, CAPITÃ!!! É MENTIIIIRRAAAAAA!!!!