Introdução à programação neurolinguistica

Introdução à programação neurolinguistica Joseph O'Connor...

Resenhas - Introdução à programação neurolinguística

Rebecca.Algauer 29/08/2023

Bem técnico
Apesar de ser um livro de Introdução à programação neurolinguística, é um livro bem técnico para leigos.

@mairacoelhof 24/02/2020

📚 introdução a programação neurolinguística | 🖊️ Joseph O'Connor e Jonh Seymour | Sumus Editorial
Para quem sempre pergunta sobre PNL recomendo a leitura do livro "introdução à programação neurolinguística" iniciei a leitura semana passada e estou adorando! E indico também o curso, o livro é ótimo para revisar conteúdos, mas um curso é fundamental para quem quer realmente conhecer a PNL.

Bruno 01/06/2016

Entediante e chato.
sou apaixonado por esse tema, pena que não imaginava que outros livros que não fosse do Anthony Robbins fossem tão ruim como esse, o livro parece que foi escrito por um robô, muito mais muito teórico, explica uma coisa da arvore ate a raiz, a quem goste, mas só terminei mesmo de ler o livro ate o final por meu defeito de perfeccionista, de querer sempre quando começar uma coisa termina ate o fim.

Então meu conselho, Leia com a certeza que quer se aprofundar mesmo no assunto, se não se quer apenas ter um passe livre pra conhecer mais dessa tecnologia, comecem ler os livros do Tony são muito mais fácil de ser compreendido i ele fala apenas o que e de mais importante na PNL de forma simples e poderosa.

Tarcísio 08/03/2013

Confesso que atribuir uma nota e elaborar uma resenha sobre este livro não foi uma das tarefas mais fáceis. Minhas considerações sobre ele são contraditórias e muitas vezes confusas.

Minha opinião geral ao terminar de ler o livro é a de que, sinceramente, não gostei. Texto chato, cansativo, muitas vezes "viajante" demais, fora da aplicabilidade prática dos conceitos que objetiva explicar. Por outro lado, tenho consciência de que o tema é realmente complexo e que para um melhor entendimento do assunto seria necessário eu me aprofundar mais, ter contato com outras pessoas que têm opinião positiva e que com experiência prática em neurolinguística.

Mesmo considerando minha ignorância no assunto, alguns trechos me agradaram, com por exemplo a parte que sugere que prestemos mais atenção ao estilo das pessoas com as quais temos contato e que tentemos replicar (a medida do possível) o seu comportamento para que essa relação tenha mais chances de sucesso. Por exemplo, ao lidar com um cliente que fala baixo e devagar, evite falar com um tom de voz muito alto e e de forma rápido. Agir e falar com estilo parecido ao do interlocutor tende a facilitar as coisas.

Por outro lado, várias teorias e aplicações práticas que o livro propõe para mim parecerem "viagem" total. Sugerir que possamos identificar o estilo de uma pessoa observando se ela olha para os lados, para cima ou para baixo enquanto fala contigo realmente não me parece uma coisa fácil e natural. Várias dessas teorias sugerem que determinados comportamentos indicam estilos de pessoas diferentes mas, em grande parte deles, os autores destacam que podem haver exceções. Ou seja, se nos basearmos nessas regras para tentar melhor uma relação podemos, com grande chance, piorá-la. Não vejo vantagem prática em utilizar tais técnicas.

O que, de certa forma, me intrigou ao terminar a leitura do livro é que fiquei instigado em procurar mais informações sobre programação neurolinguística. Ficou a sensação de que não gostei porque não entendi. Não sei se isso indica que sou muito humilde ou se pelo menos este mérito os autores tiveram ao escrevê-lo.
Rick 02/01/2015minha estante
Essa questão de olhar para os lados assim como outras formas de expressão corporal é fundamentada, há diversos estudos em laboratório, pelo que sei. Há um livro, eu nunca li, mas você provavelmente já ouviu falar, "Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal", acho que dá para ter mais noções à respeito. Mas enfim...