A Teoria de Tudo

A Teoria de Tudo Stephen Hawking
Jane Hawking

Resenhas - A Teoria de Tudo

Rhuan Miranda 06/04/2024

O livro é sobre Ela, não sobre Ele.
O livro não é sobre a vida de Stephen Hawking, mas sim um desabafo de sua primeira esposa e autora do livro, Jane. Quem o lê esperando conhecer a vida de uma das mentes mais brilhantes da ciência encontrará, na verdade, a versão de Jane sobre os percalços e desafios que ela enfrentou ao cuidar de Stephen. Esperava muito mais de um livro que é vendido como a "história" da vida do cientista.

Kawanny Tacon 17/02/2024

Depois de três meses de leitura, eu finalmente consegui terminar este livro que, na minha opinião, merece os devidos elogios. Apesar de muitas vezes parecer uma leitura maçante por conta de muitos detalhes e descrições, é uma leitura que vale a pena.

Na verdade, comecei a ler esse livro lá em 2018, logo após a morte de Stephen Hawking, mas a Kawanny de 15 anos realmente não estava preparada pra adentrar à realidade retratada no livro: caótica, mas de muito otimismo.

É um texto que abre portas para diversas discussões e deixa uma metáfora bastante interessante no final.

Dani 29/12/2023

Breves comentários sobre
É a história da autora na época em que ela foi casada com Stephen Hawking, e meio que foi um jeito interessante de saber sobre a vida dele.

Daiana 28/12/2023

A teoria de tudo
O livro é excelente.
Mostra a história de um dos maiores, se não o maior, físico do mundo, contando de outra versão. Pela sua esposa.
Nesse livro ela não narra somente a fama, as descobertas, as teorias, os prêmios que recebeu, mas todos os perrengues pelos quais eles passaram, e do qual ela foi total suporte para ele. Onde muitas vezes ela não teve um mínimo de reconhecimento, muitas vezes nem pelo próprio Stephen.
Preciso mencionar o ódio que eu criei por ele, antes desse livro até o admirava, mas quando você passa a observar como alguém trata e lida com os seus próximos, principalmente quando esse próximo era o seu apoio total, você perde toda a admiração.

Heloise 26/12/2023

Menos romântico que Hollywood
História de vida do casal Hawking, sobre o ponto de vista de Jane. Com uma narração bem minuciosa e cheia de detalhes, me vi dentro de uma leitura vagarosa.
Stephen foi um gênio, mas também um marido pouco amável, voluntarioso e egoísta. A prioridade da vida de Jane foi sua família e e a Stephen foi a física.
O filme retrata a história de forma bem mais romantizada.

Ednea0 13/12/2023

Uma biografia de Stephen Hawking contada pela sua esposa Jane , onde nos mostra um amor mais forte que a doença que acomete seu esposo. Ambos guerreiros ate o fim, superando cada obstáculo que a doença colocava em seus caminhos.
' Não tenho da morte, mas não tenho pressa de morrer, eu quero fazer muitas coisas antes disso'. ( Stephen Hawking)

Thcylla 06/12/2023

Ninguém aqui tá chorando
O livro é bem emotivo, trazendo à tona o grande amor que existia entre Stephen e Jane, que os fez superar todos os desafios existentes em seus caminhos. Toda história é narrada do ponto de vista de Jane, e você será capaz de compreender essa história fascinante de superação e vida. O livro não enfoca na carreira de Stephen, mas sim, no modo em que Jane mudou sua vida para melhor e o fez ser a pessoa mais feliz do mundo nos momentos mais difíceis.

flavinhou 22/11/2023

Beeem extenso
Um livro extenso e cheio de detalhes, conhecer esse mundo completamente surreal q eles viveram foi muito interessante. Um círculo social só de gênios e pessoas intelectuais, dahora dms. Uma pena o romance deles não ter dado certo por motivos q todo mundo entende. N deve ser nada fácil se sentir preso a um relacionamento nas circunstâncias q a Jane se encontrava... Acho q tudo q aconteceu na vida deles era pra acontecer, ninguém se magoou e é isso q importa. Minha vontade de comprar o livro do Stephen aumentou 200%. Bão demais esse livro, recomendo ?

aMANda 02/11/2023

Chato
Primeiramente, que livro chato, cansativo, detalhista ao extremo, é uma leitura que em 99% do tempo não te prende. Levei longos 8 meses para concluir ele, e não tem nada a ver com o tamanho do livro ou das letras, mas por ele ser incrivelmente chato.
Em segundo lugar, Stephen é um completo babaca. Tudo que ele passou com a doença dele foi sinônimo da pessoa horrível que foi, sem coração nenhum.

Ruan Mattia 07/10/2023

Chocante
Particularmente, amei conhecer mais sobre Jane e Stephen e seu relacionamento.

Fugaz, real, enfim, o retrato de um casamento conturbado e repleto de sacrifícios reais. Jane me cativou. Enfim, é um livro de memórias, não me vejo apto para classificá-lo. A leitura foi maçante, descritiva e me levou boas duas semanas para finalizar; foi um desafio pessoal terminar de lê-lo, mas valeu a pena.

Super indico a quem realmente GOSTE de ler.

Gabriela 23/09/2023

Demorei alguns meses para terminar de ler, uma vez que a leitura é rica em detalhes e por vezes cansativa. Mas esse aspecto não diminui a grandiosidade do livro. A história traz importantes reflexões sobre o papel e o peso emocional e físico do cuidador. Além de abordar a função do amor e da dedicação daqueles próximos de nós no caminho para o sucesso, afinal ninguém consegue sozinho. Finalizo com o coração emocionado após conhecer a trajetória do grande fisico que era Hawking, bem como sobre a sua fantástica companheira Jane Hawking, cuja história é marcada por muitas injustiças.

Renata_ Pandora 15/09/2023

A teoria de tudo é uma biografia romantizada sobre a vida de Stephen Hawking e Jane, que conta as dificuldades encontradas com a doença degenerativa que afetou Stephen ainda jovem e como o amor entre os dois foi capaz de romper barreiras.

_MM_ 10/09/2023

A teoria de tudo
Muito bom. O livro mostra o relacionamento de Jane e Stephen, os milhares de problemas que eles enfrentaram juntos antes e depois do casamento acaba. Em meio a uma sociedade tóxica que acaba desmerecendo o seu trabalho em quanto ainda é casada com ele.

O único problema desse livro é que ele é muito longo, o que poderia ser resumindo em 200 páginas acabou que virou mais 400 páginas.

É pô esse motivo que dou 4 estrelas.

Marcela262 29/08/2023

Gostei muito da leitura e de saber mais da historia por tras de uma figura tão iconica. Mas a esposa dele deveria receber mais credito publicamente, certamente ela foi o meio pra q ele prosperase.

skuser02844 25/08/2023

Favorito da Vida ?
?Livro: A teoria de tudo.
?Autora: Jane Hawking.

?????+?

? Sabe aquela frase ("por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher"), bom eu tenho certeza que essa frase foi feita para a Jane, já admirava ela desde que li o livro de Stephen e também assisti ao filme mas nem um dos dois mostra o quão intenso e difícil foi a história dela, principalmente depois do casamento dela com ele que como cientista era brilhante mais como pessoa deixava a desejar, a Jane é uma mulher incrível e tão corajosa, as lutas e os desafios que ela enfrenta ao lado dele principalmente depois do diagnóstico da ELA ( esclerose lateral amiotrófica), e mesmo depois da descoberta e da baixa probabilidade de vida dele a Jane se casa com ele disposta a lutar, apaixonada e com a intenção de ser feliz e fazê-lo feliz também.

? infelizmente não foi isso que aconteceu e aos poucos esse amor se esfria e o que fica são apenas as lembranças e os três lindos filhos (Lucy, Robert e Tim), mais até o fim desse relacionamento muita coisa acontece incluindo acidentes e momentos traumáticos onde a cada página eu admirava ainda mais essa protagonista e escritora.

? O meu momento favorito sem dúvidas foi a chegada de Jonathan na vida da Jane, ele foi um amigo incrível e a medida que essa amizade vai se transformando é de verdade lindo, a forma como ele ajuda ela a enfrentar os obstáculos a apoiando em seus sonhos, cuidando de Stephen e das crianças ( mesmo não tendo nem um tipo de obrigação com eles), mostra o homem incrível que ele era.

? O livro pra mim foi uma mistura de emoções, ficava com pena das coisas que a Jane tinha que passar, com raiva de Stephen e da família dele em alguns momentos, triste com uns acontecimentos... A escrita da Jane é leve e bem humorada, apesar de ser uma biografia em nenhum momento achei que estava chato ou meio arrastada a leitura, ela sabe descrever as cenas na medida certa e gente o final desse livro é PERFEITO, eu me emocionei, foi lindo, simplesmente leiam porque ele se tornou um favorito da vida.