A Teoria de Tudo

A Teoria de Tudo Stephen Hawking
Jane Hawking

Resenhas - A Teoria de Tudo

Emy 30/01/2022

História interessante, mas escrita extremamente cansativa
Eu queria muito ler esse livro, faz bastante tempo, em partes motivada pelo filme e por algumas partes de entrevistas que eu assisti. A história é muito boa, tem tantos lados que não conhecíamos, sentimentos inimagináveis e dores mascaradas, mas a escrita é extremamente cansativa, descrições de uma viagem de avião que toma quase uma página, informações incompletas demais, que acabaram fazendo eu ler a mesma página várias vezes pra tentar entender onde aquelas pessoas se encaixavam ou em qual parte da história estava. Enfim, Eu demorei um ano para acabar esse livro, fui lendo aos poucos, pegando sempre e lendo algumas páginas. Não foi uma leitura ruim, mas poderia ter sido bem melhor

Gabriel A. 27/01/2022

Um registro de memórias incríveis dos mais de 25 anos vividos por Jane e Stephen Hawking
Essa leitura foi um tanto surpreendente. Pois, pelo menos para mim, a figura do grande cientista e gênio da física, se sobressaía mais que a imagem do frágil Stephen Hawking acometido pela ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). E talvez por isso, nunca imaginei as dificuldades que ele e aqueles em seu entorno enfrentavam por conta das condições impostas pela doença.

Os acontecimenetos na vida de ambos são narrados de forma bem detalhada. Jane Hawking conta sua história desde que viu Stephen pela primeira vez no Colégio St. Albans, lá na década de 50 até pouco depois da separação dos dois.

Na vida como casal, Jane conta como foi recebida com certa hostilidade pela família Hawking e como a situação ficou um pouco pior após o diagnóstico da ELA, recebido por Stephen. Muito se passou desde então, e acompanhamos cada passo de Stephen em sua brilhante jornada sempre com o apoio incondicional da esposa.

Poderia ser um pouco mais detalhado nessa resenha, mas vou ser breve e dizer apenas que a jornada dos dois é muito interessante e rica. Porém, também é repleta de problemas vividos pelo casal por conta das dificuldades. E dentre essas dificuldades faço um destaque para as necessidades de cuidados para com Stephen, o preconceito enfrentado em alguns momentos, as desconfianças em torno da relação deles devido o avanço da doença e também da insegurança vivida por Robert, filho mais velho de Jane e Stephen, que sentia o peso da genialidade do pai.

Destaco também a perseverança e a disposição de Jane, que abriu mão da própria carreira acadêmica para se dedicar em tempo integral à família, sendo ela o pilar fundamental e essencial para o sucesso de Stephen Hawking. Eis aí um exemplo perfeito do ditado "Por trás de um grande homem, sempre há uma grande mulher". Tem muitos outros acontecimentos na vida pouco convencional dessa família, como a entrada de Jonathan no convívio familiar, mas não vou me extender mais que isso.

Só posso dizer que foi uma excelente leitura, e que foi muito legal conhecer o lado humano e pessoal de Stephen Hawking e ver que assim como todos nós, meros mortais, ele também tinha seus defeitos e falhas. Também aprendi a admirar a Jane Hawking, que para ser sincero só conheci mesmo através dessa leitura, mas que é uma mulher incrível e de força ímpar, digna de todo reconhecimento e respeito pela história de vida construída em meio a tanta luta, esforço e dedicação.

Thamiris.Treigher 28/01/2022minha estante
Uau!!! Que massa tua resenha!

Suéllen 28/01/2022minha estante
Excelente ????

Gabriel A. 30/01/2022minha estante
Pô, obrigadão moças!!! ?

Gabriel A. 30/01/2022minha estante
Ahhh obrigadão, moças!!! ?

Daniel Rocha 24/05/2022minha estante
Muito boa a tua resenha. Deu mais vontade de ler este livro.

Lendocomkarollen 24/01/2022

...
Adorei o filme, já o livro não é muito do meu gosto... Li somente pq me recomendaram e me emprestaram, a leitura é um pouco cansativa pois não há diálogos, mas em si até que é bom.

Caio_Rafael 16/01/2022

Uma história espetacular
Escrito por Jane Hawking, o livro mostra a vida de Jane ao lado de Stephen Hawking, mostrando diversos momentos interessantes da vida dos dois e é claro, muitas dificuldades que ambos passaram durante a vida juntos.

Com esse grande livro, obviamente recomendado para quem quer uma história bem completa, com diversos capítulos mais teóricos sobre assuntos estudados pelos protagonistas, podendo parecer um pouco cansativo, porém vale muito a pena para manter uma conexão maior, principalmente com Jane e Stephen.
O livro mostra como eles se conheceram, duas ideias para o futuro, seus sonhos, suas famílias e muitas dificuldades. Sendo um livro escrito por Jane Hawking, a história é 100% de Jane, com ela narrando sua vida e com toda certeza, mostrando como ela encarou os grandes desafios da vida, para manter uma vida boa para sua família e principalmente cuidando de Stephen o melhor que conseguiu.

É um livro que mostra uma mulher forte e determinada a ajudar sua família, deixando inclusive alguns de seus sonhos de lado. A Teoria de Tudo é um livro para conhecer um pouco mais sobre Jane Hawking e se aprofundar mais em uma história cheia de desafios e medos, mas também esperança. Recomendo!

Paloma.Ferreira 05/01/2022

A Teoria de Tudo apresenta um escrita bem fluída, apresentando os principais acontecimentos, do ponto de vista de Jane, a respeito da família Hawking, seus amigos e auxiliares.
Meu caminho foi inverso, primeiro me apaixonei pelo filme e, então, decidi embarcar na leitura. Gostaria de saber alguns pontos que o filme mostra, mas não afirma ou nega...
De maneira geral, Jane foi uma jovem muito corajosa, deixou o amor falar muito mais alto que qualquer dificuldade. Eu tento imaginar o grau de suas angústias, mas é difícil alcançar.
Eu queria achar um "inocente" e um "culpado" para a separação do casal, mas nunca houve esses cargos.

Sulamita.Ramos 31/12/2021

Perfeito
De fato a mente de Stephen mudou nossa forma de enxergar o mundo, mas o amor,a compaixão,companheirismo, dentre outras coisas que Jane teve para com Stephen mudou completamente a vida ambos,com este livro podemos ver a trajetória da vida deles, as dificuldades que foram enfrentadas durante o seu casamento.O amor dela deu vida ao mundo dele.

Jude 27/12/2021

Obrigada, Jane!
Se não fosse o compartilhamento de Jane Hawking, nunca saberíamos o papel crucial dessa mulher na vida do maior físico do nosso século. Nosso acesso à genialidade dele só foi possível pela existência dela, pela dedicação comprometida de quem abriu mão da carreira e de si, inúmeras vezes, para manter as estruturas da relação, do lar e da família de pé. Enquanto mulher, estou aqui desejando que Jane tenha podido colher tudo o que a vida lhe privou por tanto tempo. Obrigada por prover a estrutura necessária para que Stephen nos presenteasse com sua genialidade. E obrigada por compartilhar a sua importância na vida e trabalho dele, a mídia não nos mostrou isso...

Pablo Santos 24/12/2021

The Theory of Everything
É uma linda é emocionante história que me prendeu desde o início, devorei o livro praticamente rsrs, é um livro que conta as lutas, dificuldades, derrotas é as diversas conquistas de Jane e Stephen Hawking depois do diagnóstico de "ELA" de Stephen, que lutou, quebrou barreiras é conseguiu superar a doença com a ajuda de sua amada!
?????

Vitor322 22/12/2021

Uma história de amor, paciência e dedicação de uma grande mulher que lutou para manter o equilíbrio de sua vida familiar e os cuidados com Stephen.

annacsfraccaro 15/12/2021

O filme é melhor que o livro...
Não gosto de dar nota para uma bibliografia, porque acho meio ridículo julgar a vida alheia, então para a história de vida da Jane e do Stephen Hawking eu dou 5 estrelas, porque realmente não foi nada fácil, mas o jeito de contar a história vai ser 3,5 estrelas mesmo.
Eu fui ler esse livro porque gostei do filme, mas o livro não foi tudo isso como foi o filme, tinha momentos que eu estava lendo e ficava ?nossa, mas por que ela ta contando isso?? E quando isso acontecia o livro ficava cada vez mais maçante.
Então, pra quem quer conhecer a história da vida da Jane e do Stephen Hawking, fica no filme mesmo, o filme é encantador, mas se você quiser se aprofundar na história, se aprofundar mesmo, o livro é pra você!

Graxaim 17/11/2021

Sempre admirei Stephen, mas ver o lado familiar, os aspectos da ELA e toda a batalha de sua esposa é muito interessante.

Athenna 15/11/2021

uma história emocionante e extraordinária que me prendeu do início ao fim e me fez refletir bastante

(lido no início do ano)

Ticoguedes 08/11/2021

Não tem como ficar na estante
A leitura realmente é boa e te preende a cada página, mas não houve para mim em particular algo que me despertasse emoção ou entusiasmo a ponto de ficar na minha estante, é um bom livro mas para mim não foi a experiência que eu queria.

Biblioteca Álvaro Guerra 03/11/2021

A teoria de Tudo
O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos – entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.

Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único.

Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788567028514

daynnem 18/10/2021

Sem Jane não existiria Stephen...
Stephen Hawking não seria o fenômeno que foi sem Jane Hawking, enquanto a ELA devastava Stephen, Jane lutava pela sobrevivência dele.
Ela foi crucial em 1001 coisas.
Adorei ler da perspectiva de quem estava ali, todo dia, ajudando a lidar com a doença.