A Teoria de Tudo

A Teoria de Tudo Stephen Hawking
Jane Hawking

Resenhas - A Teoria de Tudo

Nandadc 14/06/2021

Por trás de todo homem bem sucedido há uma grande mulher.
Jane Hawking me deixou comovida com a sua história, viver na sombra do seu amado marido mas também de um grande gênio não deve ser fácil. Alguns capítulos do livro são tristes e amargos, você sente as emoções da autora.
Jane doou muito de seus anos, da sua saúde e vitalidade para cuidar de Stephen e criar uma família linda.
A fama interferiu muito na vida que Jane tentou criar para si e sua família, mas apesar de tudo ela se manteve firme e conquistou sua felicidade.

Um livro de memórias bem escrito, talvez muito detalhista pro meu gosto. Interessante ver como foi a vida de quem apoiou e cuidou dessa grande mente da física. Uma pessoa muito forte e resiliente, uma história daquelas pra gente refletir e aprender com ela.

Carol 04/06/2021

A história de uma mulher forte
A gente sempre pensa em Stephen Hawking como uma mente brilhante e poderosa, mas o que seria dele sem sua surpreendentemente forte e determinada esposa?
Jane lutou durante 25 anos para manter Stephen vivo e sua família unida, privando-se de muitos de seus desejos e sonhos, e também de seu livre arbítrio. Vemos também que Stephen tem um gênio forte e é extremamente egocêntrico.
Um bom livro, forte e inspirador, mas não é brilhante.

Debora956 07/07/2022

Sombra
O livro na verdade é a biografia a autora na época em que ela foi casada com Stephen Hawking, não do ponto de vista dele. Apesar da leitura ser leve e agradável, não prende, não dá aquela ansiedade de saber o que vai acontecer nos próximos capítulos. Fiquei muitas semanas sem ler para finalizar por conta disto, com o livro em cima da cama mas sem le-lo, tornando-se a leitura arrastada e terminando na obrigação de não abandonar o livro pela metade. O livro é dividido em quatro partes com capítulos de no máximo cinco páginas, incluindo o posfácio. As três primeiras partes são arrastadas, no enquanto, a ultima parte, a leitura se torna mais rápida e fluente. Stephen Hawking e Jane se conheceram na Universidade, ele no curso de física e cosmologia e ela em literatura medieval, antes do diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), onde o portador vai perdendo os movimentos dos músculos esqueléticos, mas o restante do corpo continua saudável. E mesmo com o agravamento das condições motoras do marido, Jane ajudou Stephen em tudo e ambos tiveram uma família normal como qualquer outra. A vida dele inspira por causa disto, mesmo em condições físicas limitadas, Stephen Hawking teve uma vida como qualquer pessoa, e também ficou famoso, ganhou muito reconhecimento e medalhas ao longo de sua vida, publicou vários livros, o mais famoso "uma breve história do tempo", fez diversos documentários. O livro também foca nas dificuldades da acessibilidades para deficientes físicos desde anos 60. Apesar das dificuldades que passaram juntos, Jane ajudando seu marido de todos os jeitos, Hawking se interessou por sua enfermeira favorita e pediu divórcio no ano seguinte. A quarta parte, foca no fim do casamento, do divórcio e sobre a vida de ambos e de seus filhos. Stephen Hawking faleceu em 2018 aos 76 anos, superando todas as expectativas da doença. Senti falta de fotos no livro.

rodolfo_ml 03/04/2016

Um livro massante pra quem gosta de alguma coisa menos detalhada
O livro em si tem uma narrativa com poucos diálogos, em todo momento você percebe que a autora meio que super valoriza a dificuldades que teve no relacionamento que teve com Stephen Hawking e faz com que ela seja uma especie de vitima que teve que larga todas as suas ambições para virar dona de casa. Exagero de detalhes com que faz com a leitura seja massante em longos momentos. Não gostei do livro, mas não é de todo mal.

Myy 17/03/2022

Esse ser humano? ??
A leitura é extremamente cansativa mas foi muito bom relembrar esse clássico e entender um pouco mais da história de um dos grandes gênios que já pisaram nessa terra.

geslaine.nascimento.9 26/12/2019

uma breve opnião - A teoria de tudo
O livro é inteiro narrado por Jane 1º esposa de estephan hawking, ela conta como foi a vida ao lado do brilhante fisico e é ai que esta o problema.Não consegui terminar este livro, levei uns dois meses para ler 200 paginas e eu ainda achei muito, toda a escrita e narração dela é maçante, tediante e redundante, a jane é descritiva demais para situações que são insignificantes ela é prolixa, faz rodeios demais para contar um acontecimento como por exemplo pintar uma casa, sim isso mesmo muitas das situações descritos no livro são corriqueiras do dia a dia mas ela torna isso um evento com minimas descriçoes, sitaçoes e lembranças tenta fazer tudo se tornar poetico e se torna chato e irritante estou oficialmente abandonando esta leitura.

Priscila 03/07/2020

Incrível a história por trás da fama. Uma mulher firme, determinada e que não se deu por vencida mesmo quando era deixada à margem.

Iasmim.Almeida 12/10/2020

Um exemplo de superação.
O livro a teoria de tudo descreve uma espécie de biografia de Stephen Hawking, narrada por Jane Hawking. Apesar do título centrar-se na teoria de tudo que revolucionou o mundo, o conteúdo é ainda mais precioso: a superação e a esperança de viver. A física é o universo de Stephen, e através dela, ele sentia-se vivo, como se tudo fosse possível, dada a sua limitação motora. Stephen, foi acometido pela ELA, uma doença degenerativa que aos poucos limita toda área motora, restringindo o portador, à uma série de limitações. Embora a ELA fosse uma realidade, ele não permitiu que sua doença o definisse, embora, tenha passado por momentos sombrios em sua vida. Jane, foi essencial em cada área de sua vida. Foi seu apoio, sua força, sua âncora, e mesmo em meio aos seus projetos e sonhos, dedicou grande parte de sua vida para que Stephen Hawking atingisse o ápice de sua carreira e transformasse as leis do universo. Gostei bastante do livro, embora, esperasse um pouco mais da visão de Stephen, e honestamente, mesmo Jane tendo sido muito importante para sua carreira, detestei o comportamento dela quando as coisas ficaram ainda mais difíceis, quando a ELA começou a apresentar seus sintomas tenebrosos em Stephan e este precisou ainda mais de seus cuidados. Honestamente, em algumas passagens sentir que a mesma o considerava um fardo, mesmo tendo todo suporte e uma pessoa responsável por ele. É inevitável não pensar em todas as família lutam com toda força contra a Ela, e outras doenças tão grave quanto, sem assistência e sem suporte algum em nosso país, e ainda assim, se mantém firme. Honestamente, não conseguir compreender a mudança dela na metade do livro, fiquei abismada com alguns acontecimentos e revoltada com outros.

Lendocomkarollen 24/01/2022

...
Adorei o filme, já o livro não é muito do meu gosto... Li somente pq me recomendaram e me emprestaram, a leitura é um pouco cansativa pois não há diálogos, mas em si até que é bom.

Kami 15/08/2020

O livro em geral é bom mas a leitura é muito lenta na minha opinião, não seu se foi por que eu esperava mais do livro, achei só "ok"

smile 15/09/2021

Eu tenho esse calamaço a muitos anos e só este ano que eu consegui terminar ele é muito grande e cansativo e possui muitas informações para se absorver

Dyme 05/04/2020

Interessante ver como o sucesso de um indivíduo depende de muitas pessoas; e que ninguém consegue chegar ao topo sozinho, sem ajuda.
   Tocante perceber que, por trás da aparência de que tudo funciona como um relógio, nos bastidores da vida real há uma luta diária, intermitente e incansável da família para que as coisas acontecam satisfatoriamente. - muitas vezes sem que recebam o devido reconhecimento.
   A admiração que sempre tive por Stephen, agora se estende à Jane Hawking.

aMANda 02/11/2023

Chato
Primeiramente, que livro chato, cansativo, detalhista ao extremo, é uma leitura que em 99% do tempo não te prende. Levei longos 8 meses para concluir ele, e não tem nada a ver com o tamanho do livro ou das letras, mas por ele ser incrivelmente chato.
Em segundo lugar, Stephen é um completo babaca. Tudo que ele passou com a doença dele foi sinônimo da pessoa horrível que foi, sem coração nenhum.

Leticia.Menezes 18/11/2020

o meu livro de biografia preferido, simplesmente incrível a forma como a Jane nos faz nos sentirmos mais próximos e por dentro da realidade dessa pessoa incrível e geniosa que foi Stephen Hawking..