A Teoria de Tudo

A Teoria de Tudo Stephen Hawking
Jane Hawking

Resenhas - A Teoria de Tudo

Nicolas 23/11/2022

Acho que esse livro é muitas vezes encarado de uma maneira errada, pois ele não é uma biografia do Stephen, como ouvi falar antes de começar a ler, mas sim da Jane e da vida que os dois levaram. Entretanto, isso não deixa de forma alguma o livro ser ruim, muito pelo contrário. A forma como ela descreve a vida dos dois desde o início do relacionamento, como eles foram construindo a vida juntos e como cada vez mais o Stephen foi ganhando cada vez mais destaques pela suas teorias, mas que mesmo assim, passavam por diversas dificuldades que iam muito além da doença, traz um novo olhar para sobre ele. Além disso, mostra como Jane foi também muito importante, que ela se dedicou durante anos ao marido e aos filhos e que mesmo assim teve forças para continuar com seus próprios estudos e interesses?

Vitor322 22/12/2021

Uma história de amor, paciência e dedicação de uma grande mulher que lutou para manter o equilíbrio de sua vida familiar e os cuidados com Stephen.

Vanessa Laurind 10/07/2015

História extraordinária mesmo!
“Ganhei” (escolhi) este livro de aniversário, estava empolgadíssima com a leitura, o passei na frente de tantos outros que havia planejado ler primeiro... E além do mais ia ter filme! Ôh... Maravilha! \o/
Sinto que estou em falta com Jane, por isso resolvi fazer a minha primeira resenha. Subestimei seu livro no decorrer da leitura, não me sentindo envolvida, talvez pelo seu excesso de prosa que tornava a leitura cansativa. Pensei comigo arrependida: “O que estou fazendo? Este livro é uma autobiografia... Será que este é preço por querer saber sobre a vida dos outros?” Rsrsrs... Pensei imediatamente em disponibiliza-lo para troca, aqui no Skoob. Só que isso não se faz com presentes!
Ledo engano, Jane é uma mulher de fibra, que lutou por sua família até o “fim” e por seus direitos em uma época em que os valores femininos não ganhavam muito espaço na sociedade. Exemplo de garra e perseverança e conseguiu alcançar seus objetivos. Tocou a minha alma com sua atitude altruísta para com Stephen e seus filhos. O próprio título do livro A TEORIA DE TUDO, logicamente, nos faz pensar que vamos descobrir qual é a teoria de tudo, mas o que pude perceber é que vi muita prática, iniciativa, “mão na massa”, na terra, plantando flores em seu jardim, lutando pela preservação das árvores, reformando sua própria casa... Isso com a ajuda de bons amigos leais que fez ao longo dos anos. Outro exemplo de garra foi Stephen, com seu cérebro brilhante, com a sua personalidade fria e com seu jeito arrogante de ser, conseguiu por longos anos (até hoje) lutar e vencer a ELA. Este livro está entre os meus preferidos e tem um lugar de honra na minha estante.

Paula Juliana 16/08/2015

Resenha: A Teoria de Tudo - A extraordinária história de Jane e Stephen Hawking - Jane Hawking

Uma leitura difícil!
Minha história com livro A Teoria de Tudo é de amor e ódio! Foi uma leitura complicada, sou o tipo de leitora que pega uma obra e simplesmente viaja junto com ela, e quando vejo terminei em dois, três dias, demorei um mês para terminar essa, quando comecei a ler A Teoria de tudo, já tinha tido contado com o filme, coisa que geralmente não faço, sempre procuro ler antes os livros para assim assistir os filmes logo em seguida, mas quando surgiu a oportunidade de ler, eu já tinha visto o filme duas vezes, e AMEI o filme, fiquei muito, muito animada para ler, pois o filme tinha me deixado com o gostinho de quero mais, aquela sensação de quero conhecer essa história bem a fundo, quero desvendar tudo, saber todos os detalhes, pois é claro, que muita coisa foi cortada no cinema! Somos leitores viciados, sabemos como funciona, os livros são e sempre vão ser as melhores fontes para sanar a nossa sede!

Então super animada comecei a ler essa história que conta a vida de Stephen Hawking pelos olhos de sua companheira de vinte cinco anos Jane Hawking, só que o livro não funcionou comigo como tinha imaginado, logo no inicio comecei a ver descrições demais, fatos que não me interessavam e a história que imaginei que iria fluir como um rio, não andava, era como se eu lesse e não saísse do lugar! O que me incomodou foi a narrativa, a escrita de Jane, a história é boa, só que não aconteceu aquela magia, aquele amor e principalmente aquela emoção.
Foi como se o filme tivesse contado uma versão da história e o livro outro! No cinema a coisa toda foi muito romantizada, sim, as vezes que assisti terminei INSPIRADA, achando Stephen o máximo, amando seu carisma, seu humor, sua postura perante não só a doença, como a carreira e a sua família. O livro foi um tremendo choque de realidade, vi o que não queria ver, Jane mesmo em meio de descrições fala do amor, família e dos fatos que aconteceram em sua vida de uma forma direta no que se refere aos seus sentimentos durante as situações.

Meu maior problema foi observar como Jane se deixou ser podada, desistiu de muitas coisas, se calou, a história envolve a ciência, sim Hawking é um brilhante cientista, e a religião, Jane tem uma fé muito grande, e algumas vezes até isso colocou de lado por seu marido. Houve amor? Sim, claro que sim, mas não o amor que leio dos romances, o amor que a biografia apresenta é uma amor nada romantizado, onde Jane vê de uma forma clara sua vida, o que fez, o que deixou de fazer, ela analisa diversos pontos, a leitura começou a ser menos massante depois da metade da obra, mas minha visão sobre Hawking permaneceu a mesma, sinceramente não achei ele tão bonzinho durante a leitura, o achei um homem orgulhoso, teimoso e até autoritário, porém um gênio, muito inteligente, e corajoso!
Jane tinha o entendimento que foi por ser esposa de Hawking que conseguiu conquistar várias coisas, o livro e o filme (exemplo) junto com toda a repercussão, não teriam existido se ele não fosse quem é!
Hawking não ficou famoso por sua doença, ficou famoso por suas teorias, seu trabalho, sua mente, que é uma parte que achei bem interessante na obra!

A Teoria de tudo não foi a leitura que acreditei que fosse, confesso que geralmente não me dou bem com biografias mesmo, foi uma leitura densa, e se arrastou bastante, mas por não ter funcionado comigo não quer dizer que seja um livro ruim, é uma boa história, tenho certeza que tem a capacidade de cativar vários leitores, meu conselho é que leiam e tirem suas próprias conclusões, particularmente e exclusivamente nesse caso prefiro ficar com o romance das telonas!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/
Michelly 16/10/2015minha estante
Também tive muita dificuldade com a leitura, vi o filme primeiro, e não imaginava que o livro fosse ser tão tão descritivo...

Paloma.Ferreira 05/01/2022

A Teoria de Tudo apresenta um escrita bem fluída, apresentando os principais acontecimentos, do ponto de vista de Jane, a respeito da família Hawking, seus amigos e auxiliares.
Meu caminho foi inverso, primeiro me apaixonei pelo filme e, então, decidi embarcar na leitura. Gostaria de saber alguns pontos que o filme mostra, mas não afirma ou nega...
De maneira geral, Jane foi uma jovem muito corajosa, deixou o amor falar muito mais alto que qualquer dificuldade. Eu tento imaginar o grau de suas angústias, mas é difícil alcançar.
Eu queria achar um "inocente" e um "culpado" para a separação do casal, mas nunca houve esses cargos.

lfbohn 19/06/2021

O livro apresenta a história de vida do físico Stephen Hawking pela ótica de sua ex esposa, Jane Hawking.

A leitura é lenta e não flui, a obra é cheia de detalhes, muitos dos quais são desnecessários, além de ser um livro pesado no sentido emocional e sentimental, em muitos momentos eu quase abandonei.

Não concordo com a forma em que Stephen Hawking tratava sua família, principalmente Jane, que abdicou 25 anos de sua vida para cuidar dele e da família, isso nunca foi valorizado por Stephen. O que me deixava mais incomodada era o fato de Jane aceitar tudo calada. Para mim isso é inadmissível.

Porém, temos que relevar e lembrar que é outra época, era muito mais difícil para uma mulher se separar e deixar um marido que a fazia tão mal.

Cretina 01/03/2016

Interessante
O livro me deixou bastante surpresa com seu conteúdo. A principal surpresa foi saber que ele é um resumo da historia original (mas contem mais paginas), acredito que esse é um dos motivos do livro não ter dialogo (essa foi a surpresa numero dois). Foi ótimo lê-lo e abrir uma nova experiência de leitura, já tinha lido livros sem dialogo mas nunca um romance, você acaba se acostumando ao decorrer da historia. As continuas surpresas que ocorreram foram sobre a historia de Stephen, quando se é fã de alguém você não imagina que ele possa ter um lado ruim, e eu vi muitos lados de Stephen que não se pode ver nos seus livros (mas continuo sendo fã dele). Foi uma ótima leitura e hoje em dia também sou fã de Jane, uma incrível mulher que demonstrou não desistir ao ver grandes obstáculos.

Márcio 02/03/2016

A teoria de Tudo
O livro é rico em fatos interessantes porém, a escritora perde muito tempo em detalhes desnecessários tornando o livro cansativo.

Manoela 25/02/2019

Cansativo
Para início de conversa, iniciei a leitura do livro em 2016, depois de assistir ao filme. Pensei que o livro seria melhor, mais completo e comecei a lê-lo com bastante empolgação. Bem, realmente é mais completo, porém com muitas páginas, parágrafos e capítulos com informação não relevante para a história. Detalhes extensos sobre tese em literatura, reformas de casas, localização de algum ponto turístico, pessoas que mal aparecerão depois e suas opiniões/características aparecem excessivamente.
Depois do início da leitura, praticamente abandonei o livro, lendo desde então até o início desse ano (2019) umas 60 páginas. Por teimosia, continuei a leitura do ponto em que estava nesse ano e realmente a partir de mais ou menos a metade do livro, ele melhora. A impressão que me deu foi que no início a autora adicionou detalhes demais em ritmo lento por (não tantos) anos em que se passaram na história, e depois escreveu em um ritmo normal o resto dos anos da história.
Mais para o fim começamos a realmente ver o ponto da história, o drama realmente dos dias em que Stephen ia ao hospital, a chegada de Jonathan, o terceiro filho e a aflição da autora nesses pontos.
Foi bom acompanhar um pouco da reação das crianças ao crescer com um pai gênio e conhecido, as suas opiniões (assim como da esposa de Stephen) sobre seu trabalho, personalidade e como lidaram com a doença, fisicamente (só depois de muito tempo contaram com o auxílio de enfermeiros em período integral) e mentalmente (exaustivo para a família toda, sentimento de que ele era melhor do que todos os filhos e esposa por causa de sua genialidade, como foi mencionado várias vezes).
No geral, o livro é extremamente cansativo, na minha opinião. No início demora a pegar o jeito da escrita em primeira pessoa, quase sem diálogos e parágrafos longos - porém capítulos de cerca de 3 a 5 páginas em sua maioria. Não espere um romance como o filme retratou ou como qualquer outro, se trata mais para um livro biográfico da família Hawking. Se vai começar a ler, sugiro que tenha paciência no início e aproveite depois com a melhora.
Esse infelizmente virou um dos casos (para mim) em que o filme é melhor do que o livro.
Stefanie 28/07/2019minha estante
Estava me sentindo culpada achando que era coisa da minha cabeça essa dificuldade em terminar esse livro. ?

Manoela 29/07/2019minha estante
Quando estava lendo, também me sentia! Ficava pensando que o livro TINHA que melhorar, não podia ser tão cansativo. Mas realmente é um desses casos em que é muito cansativa e demorada a leitura. Você chegou a terminar? O que achou?

Stefanie 29/07/2019minha estante
Não consegui terminar não. Dei uma pausa na metade e fui ler outro que está fluindo. Estou lendo sem parar. Realmente a forma que a pessoa escreve influência muito, mesmo que a história seja maravilhosa. Vamos ver se em outro momento eu volto e consigo retomar a leitura.

Manoela 30/07/2019minha estante
Achei que a partir da metade começou a fluir melhor, mas realmente cansa muito você ler um livro que não está gostando da escrita. A autora explica detalhadamente muitas coisas/pessoas que nem aparecem depois, que são sem sentido para a história muitas vezes. Eu terminei de ler por teimosia hahaha mas admito que cheguei perto de abandonar o livro algumas vezes e seguir com outros que sei que iria gostar mais.

Stefanie 01/08/2019minha estante
Eu não gosto de abandonar livro, vou pegar depois novamente e tentar terminar. Vou tirar um tempo somente para ele. Espero conseguir. Parabéns por ter conseguido. rsrs

Thais645 05/04/2019

"A mente dele mudou o nosso mundo. O amor dela mudou o mundo dele."
O livro é contado pelo ponto de vista de Jane Hawking, a primeira esposa do cientista Stephen Hawking, com quem ele foi casado por 25 anos e tiveram 3 filhos. Jane relata o relacionamento e as dificuldades que ambos passaram devido a doença de Stephen.
É um livro profundo, com uma história verdadeiramente tocante.
Fui conquistada pela história de Stephen tanto que, assisti a adaptação e quero ler os livros escritos por ele futuramente.

"Eu o amava por sua coragem, sua inteligência, seu senso de ridículo e absurdo, e aquele seu terrível carisma que lhe permitia - e ainda permite - enrolar a maioria das pessoas, inclusive a mim, em volta de seu dedo mindinho. "
- Jane Hawking.

site: https://www.instagram.com/hey_sonhadora/?hl=pt-br
Junior.Dutra 30/12/2019minha estante
É incrível analisar a estima que Jane tem do mundo.... uma mulher a frente do seu tempo que reconhece as habilidades da época ao mesmo tempo que constrói uma vida consolidada pelo amor.

Biblioteca Álvaro Guerra 03/11/2021

A teoria de Tudo
O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos – entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen.

Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único.

Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788567028514

lolo 06/08/2019

A Teoria de Tudo (Jane Hawking, 2007)
Quando me interessei por esse livro, criei expectativa de que Jane contaria uma bela história de amor, o que não deixa de acontecer mas em uma quantidade mínima. O livro na verdade se trata de um desabafo de Jane, que encontrou sua maneira de contar a história real do casal, o que não foi nem de longe desinteressante.
A narrativa de Jane me agradou muito, em exceto alguns capítulos que achei irrelevante para a história.
Na minha opinião a leitura vale a pena se você procura por uma história bem escrita, de amor real, sem fantasias, e ainda sim com um final feliz.

Paulinha 06/12/2019

Que história de vida!
Esse livro é incrível. Além de, obviamente, trazer um retrato sobre a vida pessoal de Stephen Hawking, também nos mostra a vida durante a Guerra Fria e como as pessoas viviam com medo de uma guerra nuclear acontecer a qualquer momento e dizimar a raça humana.
Jane Hawking conta sem receio sobre sua vida pessoal, conturbada e pouco ortodoxa. Confesso que fiquei extremamente perplexa ao ler sobre seu relacionamento extra conjugal, algo que não sabia e nem esperava ter acontecido. Embora o Stephen soubesse de tudo foi algo me chocou profundamente.
Passei toda a leitura pensando sobre como ele não devia se sentir de verdade, já que o grande gênio não costumava a falar de seus sentimentos achando que isso era desnecessário.
Essa obra vai de encontro com a imagem que temos dele de super homem, de que conseguia tudo sozinho, de que era infalível, e conquistou tudo o que conquistou sem ajuda de ninguém. Ledo engano! Se não fosse por Jane Hawking, quem sabe o que teria acontecido a esse gênio, será que realmente teria tido a carreira brilhante que teve? Será que teria dito condições de desenvolver suas teorias e ir a tantos congressos?
Claro, ele teve muita garra, mas sempre com a ajuda de sua família e amigos queridos.
É interessante também descobrir que a Universidade Cambrigde o usava como garoto propagando de seu corpo acadêmico, mas pouco fez para ajudar seu gênio.
Há muitas coisas a dizer sobre esse livro, mas as palavras que escolherei serão: Um retrato da vida como ela realmente é!

Hugo.Lousada 04/06/2020

Gostei um tanto. Mas temos que lembrar que esse livro não é exatamente uma biografia do Hawking (como alguns dizem), e sim a história de amor entre ele e sua esposa.