Paris é Uma Festa

Paris é Uma Festa Ernest Hemingway

Resenhas - Paris é uma Festa

douglas 12/03/2022

Paris é uma festa
Livro muito bom. Interessante perceber as nuances na vida de um grande escritor. Além de podermos observar a relação deste com a cidade de Paris. Contudo, apesar de ser um livro excelente, em algumas circunstâncias senti falta de alguma emoção na narrativa.

Geovanna.Carla 08/11/2020

?Paris nunca mais voltou a ser a mesma cidade, embora continuasse a ser Paris. Nós mudáramos, tal como a cidade.?

Comecei sentindo dificuldade com a escrita, que é bem incomum, mas como vi alguém dizer, é o que torna única. Mas quando me acostumei, a leitura fluiu bem, é encantador ver a sociedade parisiense dos ?olhos? de quem viveu, por vezes me senti lá também.

Mary360 27/06/2023

É um bom livro. Não ficcional, conta a história do autor nos seus primeiros anos como escritor em Paris, anos em que ele é sua primeira esposa eram muito pobres e muito felizes.
Tem algumas partes legais como quando conta sobre suas amizades com outros autores como Scoot Fitzgerald, James Joyce, pintores como Picasso.
Achei que seria sobre outras coisas, mas é mais sobre algumas lembranças e momentos dessa época. Gostei da leitura mas não achei mágico porque a vida real nunca o é!

marfigueira 12/06/2018

Segunda vez que leio Paris é uma Festa.
De longe um dos melhores livros que já li! Se você quer ter o gostinho do que era viver na Paris dos anos 20 - na Paris da era do Jazz -, o que era encontrar celebridades em cada esquina e café, o que é ver o nascimento de um grande escritor no seu âmago, a poesia do dia e da noite perfumando as ruelas e jardins, se você quer embarcar em grandes momentos inesquecíveis, lembrados até hoje. Paris é uma Festa é o seu livro. Acredito que nunca houve na história da humanidade, uma quantidade tão expressiva de gênios num mesmo lugar como a Paris dos anos 20. Duvido que quem ler este livro, será o mesmo ao acabar a leitura; depois de lê-lo eu ainda recomendaria ver o filme ?Meia Noite em Paris? do Woody Allen. Sem dúvida vou ler este livro ainda mais vezes no decorrer da minha vida, pois tudo o que uma boa literatura deve ser ele é, e a viagem no tempo para a década de vinte em Paris é garantida.

manu 16/12/2022

bom
primeiro livro do Hemingway que eu leio e gostei bastante dele. peguei pra ler esse livro mas não fazia ideia do que era e gostei.
é uma leitura fluida, fácil e não é cansativa, tanto que terminei em dois dias. achei legal que ele escreve como se fosse um diário da vida e experiências dele, mas não acho que seria um livro que eu leria mais de uma vez, não é muito o tipo de livro que eu gosto.
independe disso é um livro bom e recomendo pra todo mundo :)
Lydia10 16/12/2022minha estante
Ele levando o Fitzgerald pro Louvre pra ver os nus ???

Raabe 22/03/2020

Este livro é uma bela descrição de Paris, com várias cenas que me deixaram querendo estar no mesmo local que o autor. A descrição das comidas também foi uma das minhas partes favoritas.

Revista LAF 28/05/2020

Paris é uma festa – Ernest Hemingway
"Paris não tem fim, e as recordações das pessoas que lá tenham vivido são próprias, distintas umas das outras."

Livro de leitura fluida, faz um retrato de Paris nos anos 20, período em que o escritor Ernest Hemingway viveu lá. Nesta narrativa em primeira pessoa nos são descritas as dificuldades e prazeres que esta vida o proporcionava, tendo como plano de fundo e em alguns momentos personagem a cidade de Paris. Outros nomes contemporâneos a Hemingway aparecem no decorrer da história, sendo Scott Fitzgerald o qual mais se destaca, o autor nos conta sobre seu temperamento e a amizade que tiveram.
Deixa assim um recorte muito interessante e em alguns momentos engraçado de como foi o início da carreira do ganhador do prêmio Nobel de literatura, na charmosa capital da França, de seus obstáculos e sua persistência.

Instagram: @revistaLAF

site: https://www.instagram.com/revistalaf/

Carol 10/08/2021

Bora pra Paris?
Demorei para pegar essa leitura, mas sabia que no instante em que me envolvesse seria difícil parar, e assim aconteceu.

Hemingway relata com esplendor a vivência dele, junto com demais artistas, na Paris dos anos 1920. Achei incrível observar essa cidade através de seus olhos, assim como descobrir segredos e detalhes da vida pessoal de grandes nomes como Gertrude Stein, Ezra Pound e F. Scott Fitzgerald.

Recomendo muitíssimo e mal posso esperar para conhecer a cidade luz!

Ian.Luc 25/06/2020

Resenha | @deprebooks
"[...] O livro celebra uma época simples, de prazeres cotidianos e de encantamento com a vida. Trata a vida como essa trajetoria que ela é: de erros, acertos. Ganhos e perdas, sem dramas bem excessos.

É interessante ver como Hemingway lidava com grandes nomes da literatura e das artes, como Scott Fitzgerald (autor de "O Grande Gatsby"). Mas vemos, acima disso, como ele lidava com os anônimos. Todos eram alguém para Hemingway. E ninguém estava acima de ninguém. [...]"

- resenha completa no IG @deprebooks

Profe Ariely 11/11/2022

Um mergulho na Paris dos anos 20...
Com relatos pessoais, Erneste Hemingway nos faz viajar à década de 20 e conhecer as ruas de Paris de uma forma diferente, sentindo na pele dele como era a vida difícil dos escritores que iam à cidade da Luz para buscar inspiração e esperança por dias melhores.

Reader Za 07/11/2022

Paris é, e sempre foi, uma festa
Um livro delicioso, um tanto ácido e debochado. Mas é Hemingway, então não esperava muita coisa diferente.

Li uma versão comprada em sebo da década de 90, que me deu nostalgia dos livros da biblioteca da escola onde estudei? e fez da experiência um pouco mais fácil, já que demorei para engrenar a leitura, pois estava de ressaca literária. E agora me vejo disposta a voltar aos livros ?

Uma leitura ideal para recuperar-se um período de ressaca literária ?

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 20/02/2020

Já li
Publicado em 1964, Hemingway revive a época em que viveu em Paris, nos anos 20, quando ainda era casado com sua primeira esposa, Hadley. A idéia deste livro surgiu quando ele recuperou um baú cheio de anotações. Hemingway trabalhou nestas memórias até 1961, quando faleceu. Sua então esposa, Mary, legalmente encarregada de suas obras, finalizou a compilação de suas anotações finais e, então, aprovou a publicação do livro.

O livro é composto de vinte capítulos, organizados em ordem cronológica, onde Hemingway relata seus encontros e impressões de escritores famosos: Sylvia Beach (então proprietária da icônica livraria parisiense Shakespeare & Co., que existe até hoje), Fitzgerald (autor de "O Grande Gatsby"), James Joyce, Ezra Pound e Gertrude Stein.

A primeira coisa que chamou minha atenção neste livro foi a desmistificação - ou a desglamourização - da vida artística da época. Em diversos trechos da narrativa, Hemingway fala sobre sua miséria e a enorme dificuldade de viver como escritor, além de demonstrar arrependimento por ter abandonado o jornalismo e os Estados Unidos. Assim como ele, outros escritores, hoje tão famosos e reconhecidos pelo público, relatam que chegam a passar fome. Hemingway vende contos esporádicos, especialmente para o Canadá, mas dificilmente consegue construir uma vida estável a partir disso. É claro que o pano de fundo - Paris, anos 20, embebedar-se de vinho às dez horas da manhã - são bastante atraentes, mas Hemingway parece lembrar o leitor, a todo momento, de que esta "magia" é, ao mesmo tempo, real e ilusória.

Hemingway também desmitifica o próprio talento. Ele mostra, em diversas passagens, que trabalhava muito, encarquilhado em cafés baratos e preocupado com o filho que deixara em casa, forçando as palavras a saírem para o papel porque, afinal de contas, eram aquelas palavras que lhe geravam renda. Como é narrado em primeira pessoa, sabemos que não podemos confiar 100% no narrador, mas ele aparentava ser muito disciplinado, o oposto do imaginário popular de que escritores são arrebatados por ondas de inspiração.

Além disso, gostei de ler sobre Fitzgerald e sua esposa, Zelda, de uma forma tão nua e crua. Hoje venerado por muitos por causa de "O Grande Gatsby", Hemingway não pareceu se encantar pelo escritor. Ele relata o relacionamento tóxico entre Fitzgerald e sua esposa e os descasca como a uma cebola, lembrando o Hemingway amargo e pessimista de seus outros livros.

Vou tentar explicar porque gosto tanto de ler Hemingway. Quando estou escrevendo meus livros, sempre tenho a sensação de que eu poderia ter escolhido palavras melhores ou construído frases mais interessantes. Parece que nunca consigo alcançar a essência do que pretendo dizer. Hemingway alcança, em cada frase, em cada diálogo, em todos os parágrafos. Sinto como se ele escrevesse a verdade por trás das pessoas e dos eventos, o que, na minha opinião, é a obrigação de todo escritor. E aqui neste livro, parece que ele atinge o ápice dessa habilidade.
(Para ser justa, acho que Virgínia Woolf também sabe fazer isso extraordinariamente).

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2020/02/ja-li-110-paris-e-uma-festa-de-ernest.html

Dani Felipelli 24/10/2020

Encantador
O livro prende a atenção e nos transporta para época maravilhosa em Paris, parece que estamos lá vivenciando tudo! E as citações são sensacionais! Muito incrível!

Vivi 22/01/2022

?Paris não tem fim. E as recordações das pessoas que lá tenham vivido são próprias, distintas umas das outras. Mais cedo ou mais tarde, não importa quem sejamos, não importa como o façamos, não importa que mudanças se tenham operado em nós ou na cidade, a elas acabamos regressando. Paris vale sempre a pena e retribui tudo aquilo que você lhe dê. Mas, neste livro, quis retratar a Paris dos meus primeiros tempos, quando éramos muito pobres e muito felizes.?
(P. 250)