A Sala do Tempo

A Sala do Tempo Renan Bernardo

Resenhas - A Sala do Tempo

01/10/2023

A Sala do Tempo é um lugar que num primeiro momento não assusta ninguém, mas os efeitos que ela causa, são pra lá de devastadores. Começa com um homem se confessando a um padre, simplesmente pelo prazer de deixar claro que gosta dos pecados que comete. Depois pula para um casal em crise e o término desse relacionamento faz com que o rapaz descubra essa sala.
A partir daí, uma série de eventos se desencadeiam, vidas se entrelaçam e o caos está instalado. Mas, espera aí! Será que foi a partir daí mesmo que tudo começou? E será que tudo acaba no final o livro? Só lendo pra saber.

iammoremylrds 29/06/2023

Uma história um tanto quanto diferente se apresentando vários contos q se conectam, de uma forma bem original e com certeza acaba se destacando, no mais, é uma obra repleta de reviravoltas, possuindo uma leitura bem fluída e dinâmica.

Devoradora de livros 25/05/2023

Parecia que ia ser uma história meio clichê, com lugares comuns, mas adorei a forma como a história se desenrolou, a leitura fluiu super bem e, por um bom tempo, não vou aceitar sorvetes de nenhum estranho hahahaha

Wendy Coutinho 02/10/2021

Tempo
Achei ele bem confuso, mta informações, não sei se essa era a proposta, eu li, porém tive dificuldade

Missdream 02/04/2021

Conheci essa história ainda no wattpad mas nunca tinha lido ela completa. A história trás uma trama inusitada: uma série de contos interligados sobre uma sala misteriosa que para o tempo e o fim trágico dos que se envolvem com ela.

O enredo passa por diferentes gêneros, começa com o que parece um sci-fi, depois pro mistério e suspense. Com o passar dos contos você percebe que os personagens são meros peões em uma trama muito maior. Então a história se revela como uma história de terror.

Os primeiros capítulos são bem perturbadores e o autor consegue retratar de forma bem vívida a angústia, o peso e a melancolia dos personagens e seus cenários. A história tem muitas reviravoltas que a levam para rumos totalmente imprevisíveis e que atravessam décadas, mas no fim, o resultado foi bom (e talvez no caminho te traumatize um pouco kkk). Ótima história.

Thai 04/01/2021

Meu Deus!
Muito bom!
Estou até sem palavras... Assustada, com um pouco de medo mas ainda assim estou incrivelmente fascinada com essa história.
Tudo nela flui perfeitamente e quando você percebe não consegue parar de ler porque sua curiosidade atinge um nível muito alto kkkkkkk.

AmadosLivros 16/08/2017

"Este lugar é amaldiçoado, lembram como está o pobre Tom?"

Já imaginou poder parar o tempo? Quando bem entendesse, num piscar de olhos, fazer tudo ao seu redor parar enquanto só você continua ativo. E ai quando quisesse, era só fazer o tempo andar de novo, de onde havia parado. Parece maravilhoso, né? Mas o escritor Renan Bernardo nos mostra em A Sala do Tempo que talvez mexer com o tempo não seja uma boa ideia.

Em A Sala do Tempo, conhecemos vários personagens diferentes em épocas diferentes. A primeira história é sobre o casal Jonas e Helena. A moça havia terminado o namoro, o que deixou o apaixonado Jonas desesperado. Quando criança, Jonas costumava passar horas numa livraria da cidade, lendo os livros e observando os desenhos do papel de parede. Agora, a livraria estava abandonada, mas Jonas achou que era um ótimo lugar para pensar sobre o que havia acabado de acontecer.

Lá ele se depara com uma porta de ferro que dava para uma sala vazia e escura. Encontra um interruptor e acende a única lâmpada do local. Resolve entrar e acaba dormindo algumas horas. Ao sair da sala, percebe que o papel que ele havia jogado fora antes de entrar nela estava caindo como se ele tivesse acabado de jogá-lo. Estranho, mas Jonas ignora e sai da livraria sem perceber que o relógio que ficava em cima do Banco mostrava a mesma hora que ele havia entrado na sala. Mas ele nota um detalhe: como ele pôde dormir horas naquela sala e o céu ainda estar claro?

Voltando mais uma vez à sala misteriosa em outro momento, Jonas finalmente se dá conta do que aquela sala vazia era capaz de fazer com o mundo do lado de fora. E acha isso maravilhoso! Ele começa então a frequentar mais e mais a sala, onde o tempo só passa em seu interior, a fim de preparar uma surpresa para Helena, achando que com isso poderia conquista-la novamente. O que Jonas não se dá conta é que quanto mais tempo ele passa na sala, mais o tempo avança para si, e menos avança para o lado de fora.

Sua permanência na Sala do Tempo desencadeia uma a série de histórias aterrorizantes e desesperadoras, que leva a outras pessoas, em outras épocas, e mexe com as vidas de padres, crianças e todos os moradores da cidade, cidade esta assombrada por uma sala vazia que guarda muitos segredos malignos. E ainda tem o sorveteiro, bem humorado e com seu dente de ouro, que está sempre percorrendo as ruas da cidade com seu caminhão branco, vendendo seus sorvetes vermelhos. O que será que um simples sorveteiro e aquela sala misteriosa da antiga livraria têm em comum?

Comprei esse e-book no Pacotão Literário de agosto e resolvi ler só agora em outubro. Tem alguns que ainda não li, mas tenha muita calma nessa hora que em breve eu lerei e vou resenhá-los aqui. Achei A Sala do Tempo muito bem construído, e a escrita de Renan muito boa e fluída. O livro parece uma coleção de contos com um personagem em comum: a tal sala misteriosa. Mas é escrito como um enredo só. Conforme o livro vai evoluindo, vai ficando ainda mais tenebroso e vamos descobrindo mais sobre a Sala do Tempo e do que ela é capaz. E vamos cada vez mais perdendo o gosto por sorvetes! É bem curtinho, dá pra ler em um dia ou dois. Uma ótima pedida para hoje, já que é Halloween. Se você estiver com o dia livre, garanto que não vai querer largá-lo! Boa leitura!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/10/livro-sala-do-tempo.html

Alexia Bittencourt 20/11/2016

RESENHA + SORTEIO
O livro é composto por 8 contos interligados. Começa com a história de Jonas, um rapaz obcecado por sua namorada. Quando ela termina o relacionamento, ele fica desesperado e procura refúgio em uma livraria abandonada, mais especificamente, em uma sala vazia nos fundos. Mas aquela não é uma sala normal: quando alguém se tranca dentro dela o tempo para de passar do lado de fora. Ao descobrir como a sala funciona, Jonas decide usar o tempo para reconquistar seu grande amor. O que ele não sabe é que suas ações despertarão um mal adormecido que trará muita aflição e desespero para toda a cidade e além dela.

O livro é bem curto, tem apenas 160 páginas, além disso, possui uma narração bem leve, dinâmica e o autor não se prende muito aos detalhes. Achei a premissa do livro muito boa. A Sala do Tempo me encantou, quem não gostaria de ter um pouco mais de tempo em algumas ocasiões? Me fez pensar: se eu soubesse da existência de uma sala do tempo, será que eu resistiria a usá-la, mesmo sabendo das consequências? Não tenho tanta certeza.

Os personagens foram bem desenvolvidos, principalmente se os considerarmos personagens de contos, pois cada conto envolve personagens diferentes, os poucos que aparecem mais de uma vez são mencionados de forma breve.

O autor fez uma mudança na forma de nos contar a história: ele já começa o livro nos contando sobre a sala do tempo e sobre o vilão do livro. Eu, particularmente, não gostei dessa mudança. Eu gosto de todo o suspense, de montar o quebra-cabeça aos poucos, de não saber o que ou quem é o vilão/monstro, acho que o maior responsável pelo nosso medo é o desconhecido e que ao descobrirmos o que é, como funciona ou porque faz o que faz, nosso medo diminui.

“- Quem come sorvete não faz mal a ninguém - disse Leo. - Uma coisa que aprendi é que super vilões jamais comem sorvetes ou doces... Nossa... Mas tem bastante mesmo... - Leo pisoteou algumas só pelo prazer de escutar o "craaaaaque" delas quebrando sob seus pés.”

ATENÇÃO, SPOILERS!
________________________________________________________________________
Como diz Bane no filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge": sem esperança não há medo. E essa é a mais pura verdade, nos primeiros contos, eu ficava aflita pelos personagens, quando eu perdi a esperança de que eles fossem sobreviver, toda a aflição e o medo desapareceram.
________________________________________________________________________

Então, embora seja uma leitura gostosa, eu não senti medo, não fiquei apreensiva, pois já sabia o que iria acontecer. Acho que essa é uma leitura indicada principalmente para quem quer começar a ler o gênero e não quer pegar uma obra muito pesada logo de cara ou para quem já lê terror e está em busca de uma leitura rápida e leve.

Sobre o livro: a capa tem tudo a ver com a história, é incrível como depois de ler você descobre como uma capa tão simples pode esconder tantos segredos. As páginas são amareladas, a fonte é grande e confortável. O livro possui índice (sério, eu amo isso) e uma citação no início de cada capítulo.

Para participar do sorteio acesse a resenha em nosso blog até 01/12/2016.

site: http://melivrandoblog.blogspot.com.br/2016/11/a-sala-do-tempo-renan-bernardo.html

Rita Luiza 15/08/2016

A sala do tempo e do medo
Ainda sofrendo pela morte de seu irmão mais novo, Jonas encontra conforto em uma velha livraria abandonada em sua cidade. Porém, somente anos mais tarde quando Helena, sua namorada, resolve terminar o namoro, é que Jonas retorna à livraria e encontra uma sala que não havia reparado antes.

Apesar das tonturas e do sangramento no nariz, o rapaz deduz ser apenas uma coincidência e resolve entrar mesmo assim. Ele não percebe logo de cara, mas a sala não é comum como parece. Com uma porta de ferro, paredes verdes, sem nenhuma janela e uma escuridão envolvente, a sala do tempo é finalmente descoberta pelo garoto. Enquanto dentro dela Jonas passava horas, no lado de fora o tempo parecia ter parado. Então, ele resolve usar esse artifício ao seu favor.

Obcecado por Helena, ele só pensa em reconquistar a garota e aproveita o benefício proporcionado pela sala para construir uma grande águia, algo que a amada sempre desejara. E consegue, o único problema é o próprio tempo. Jonas não esperava pelo “efeito colateral” da sala e nem eu. A narrativa se passa em uma cidade de interior que conta com a presença de um incessante Sr. Sorvetão e seu caminhão de sorvete.

Renan não enrola com a história, tudo acontece de forma bem objetiva e com todas as passagens de tempo tivemos a oportunidade de conhecer outros envolvidos com a temida sala: Ramon, Bianca (eu estava apostando nela), Janete, Leo Lombriga, Renato e outras diversas vítimas. Novas gerações foram surgindo e Renan conseguiu entrelaçar todos os acontecimentos de uma forma que tudo fizesse sentido. Sem dúvida a história foi muito bem costurada.

Por fim, eu estava super curiosa para saber o que ia acontecer, mas ao mesmo tempo estava com muito medo. Quando eu achava que alguém ia dar um jeito e escapar da sala, eu quebrava a cara. E a vontade de entrar na história e mandar aquele aviso tão usado em filmes de terror: “Não entra aí!!!”. Pois é, tive que conviver com a angústia, mas valeu muito a pena. Várias dúvidas apareceram ao longo da leitura, afinal, como aquela sala surgiu? E logo em uma cidade como aquela?! As primeiras de muitas que o autor soube responder de uma forma bem única e criativa.

Medrosa do jeito que sou, logo depois de terminar o livro foi difícil pegar no sono. Enfim, para vocês eu só tenho um recado: não percam tempo (sim, foi um trocadilho), corram para ler A Sala do Tempo, e claro, cuidado quando forem tomar sorvete.

*Resenha publicada no blog DNA Literário

site: http://dna-literario.blogspot.com.br/2016/08/resenha-sala-do-tempo-do-renan-bernardo.html

Gean 04/07/2016

Se alguém te oferecer sorvete, corra!
O livro é maravilhoso! Renan conseguiu me prender do início ao fim com sua escrita precisa. Um dos melhores que li em 2016! E o final então... Meu deus, tive um infarto kk

Neto 19/05/2016

Ótimo autor nacional
Bem, teve alguns momentos do livro que não compreendi e não gostei de algumas escolhas. Porém, é um mundo criado que se assemelha àqueles episódios dos Contos da Cripta. No formato de pequenos contos é um livro, bem escrito, não bem impactante mas instigante e não é certamente um terror, é vi mais como uma ficção.

umbookaholic 15/05/2016

Uma doce e agradável surpresa.
Pra início de conversa, preciso deixar bem claro que esse livro, diferentemente do que eu imaginava, é completamente fora da minha zona de conforto, ou seja: não leio muitos livros do gênero, consequentemente não tenho nada pra comparar. Isso, ao contrário do que muitos podem pensar, foi muito bom! Tirei máximo proveito da história e a cada página eu me surpreendia! Seja com uma reviravolta ou um simples diálogo, Renan te transporta pra dentro história, fazendo com que você tema o futuro dos personagens.

Quando o autor solicitou a parceria, logo pela capa identifiquei um livro de terror. Uma capa escura, só com uma porta aberta e um sorvete vermelho caído no chão. Fiquei muito curioso: ‘o que um sorvete estaria fazendo no chão, em frente a uma porta aberta e no escuro?!’ ou ‘cara, vou matar o inútil que deixou esse sorvete cair. eu queria um!’. O problema agora é que não quero mais sorvetes, principalmente vermelhos! Fiquei com trauma de sorvetes!

A maneira que o Renan decidiu usar pra contar essa história, pra mim, foi muito inovadora. Não temos um personagem principal definido, já que o tempo é o personagem principal. Durante o desenvolvimento da história, conhecemos uma série de personagens, em épocas diferentes, mas que, no final, se interligam de maneira surpreendente! Toda a coisa do tempo ser o personagem principal é muito bacana, sério! Com o desenrolar dos acontecimentos, várias mortes e outras coisas bizarras vão acontecendo, o que faz com que (a) fiquemos curiosos pra saber, não só o desfecho, mas também o que está por trás disso tudo e (b) passemos as páginas sem nem perceber. A narrativa do Renan é veloz, sem se ater muito aos fatos. Ele vai direto ao ponto, sem deixar nenhuma ponta solta.

Pra quem é fã do Stephen King, esse livro é um prato cheio! Não sou leitor do autor, – Stephen King – mas adorei as menções e as referências que são tão subjetivamente colocadas. Como o livro é escrito por um autor que, assim como nós, faz parte do mundo geek, a coisa fica ainda mais fascinante! *-*

O livro tem um pano de fundo bem real, lúdico, mas de certa forma o Renan conseguiu muito bem criar um pontos “extras” pra história. Toda a coisa da “sala do tempo” e o que ela faz com as pessoas é bem legal! Foi muito inovador e divertido ver isso! Outro ponto interessante: o vilão (que você muito provavelmente já conhece). Eu não esperava que fosse. (tô me contendo pra não dar spoiler. keep walking, Alex.). Renan foi um gênio ao criar toda essa coisa. E, sorvetes! (nunca mais comerei sorvetes. certeza.)

Podemos ver claramente o domínio do Renan sobre a história. Esse livro jamais poderia ter sido escrito sem um planejamento, já que tudo se interliga de uma maneira fantástica! Cada detalhezinho que ele conta no início da narrativa é extremamente importante pro desenrolar, ou mesmo pro final, da história. Outra coisa muito interessante foi ver do que o ser humano é capaz; até aonde o homem vai pra ter aquilo que ele quer. Foi uma sacada incrível do autor, explorar tanto a mente dos personagens. Ele o fez com uma maestria tremenda!

Como já falei anteriormente, não costumo ler livros com essa vibe, mas sinto que fui muito bem apresentado ao gênero e com certeza vou pegar outros livros pra ler (não muitos, pq continuo sendo muito medroso. :C) A “mitologia” que o Renan criou foi tão bacana, que eu gostaria de ver mais histórias com essa temática (mais uma vez: tá sendo difícil não dar spoiler, amigos).

A Sala do Tempo foi uma doce e agradável surpresa. Mal posso esperar pra ler outros textos do autor.

site: http://www.umbookaholic.com/2016/05/a-sala-do-tempo-do-renan-bernardo.html

Nathália 02/12/2015

Esse foi o segundo livro que li no wattpad simplesmente porque a capa e o nome conquistaram minha atenção.
Quando comecei a ler eu não sabia o que estava por vir, a pequena descrição não parecia ter esclarecido bem, mas acho que foi justamente por isso que me surpreendi, eu esperava algo diferente.
A leitura é simples e flui, achei bem gostoso de ler. A única coisa que me incomodou um pouco foi ter que ler constantemente as pessoas vendo as histórias se repetindo. A águia... Jonas... Helena... achei um pouco repetitivo nisso, mas o importante é que se encaixava na história.
Recomendo esse livro para as horas vagas, mesmo que ele faça com que você não tome sorvete de novo tão cedo, talvez ele te ajude numa dieta.

anarodrigues 08/10/2015

Loucura pouca é bobagem.
Acabo de terminar mais uma leitura no aplicativo Wattpad. Acabo de perceber que esse foi o livro digital mais louco que já li. E pior, não sei se supero o fim de cada capítulo. Não é que eu não tenha gostado, amei, só não vou superar porque cada epílogo foi uma brecha para a minha agonia de terminar mais uma leitura. Quis saber logo do fim na primeira parte e por isso consumi o livro em desespero.
Os primeiros capítulos envolvem histórias de pessoas que moravam em uma pacata cidadezinha. Um casal, amigos, crianças, senhores, religião e uma sala totalmente indestrutível que nem o fogo é capaz de incendiar, histórias sinistras de desaparecimento e suicídio que começam a preencher a vida dos moradores. Ao decorrer, ações catastróficas vão surgindo, a perseguição do diabo é cada vez mais marcante e a cidade vai virando um grande palco para uma apresentação de fantoches humanos com tempo ilimitado para o caos.
Cada capítulo, assim como o tempo, leva algo de alguém e o preço é frio. Se você acha que o inferno se trata de um lugar quente e seco lhe digo que o inferno são os outros, e pior, é gelado. A manipulação é peça chave no enredo, o morador e tua curiosidade para a inércia de quatro paredes brancas e uma porta intacta transmite ao final de tua vida o desalento de não ter visto o tempo passar.
Escute, não é difícil se perder nos devaneios da história, a expressão de cada fato e a maneira como o escritor traduz a acidez de um certo personagem encarado como o diabo na terra é digna de um pouquinho do teu medo. Não vá pensando que o tempo é doce como um sorvete. Por falar em sorvete, pense duas vezes antes de tomar um ou olhar nos olhos do vendedor.