O Homem Bíblico

O Homem Bíblico Stuart Scott

Resenhas - O Homem Bíblico

Rafael1548 21/02/2024

Obra importante
Ao macho foi ORDENADO por DEUS que governe, exerça autoridade e o não cumprimento disso acarretará em omissão e rebeldia. Contudo, o que vê-se nesse mundo caído é uma distorção dessas premissas: ou temos homens frouxos, fracos e inúteis ou vemos tiranos, "redpillados" (que nada mais é do que "feminismo do homem amargurado" pela vida"). A Noiva de Cristo não precisa de nem um desses modelos.

Esse livro debruça-se sobre aquilo que a Bíblia ordena e direciona a macho em 3 áreas de extrema importância na masculinidade bíblica: masculinidade, liderança e decisões. Tendo Cristo como modelo imutável, ovelha marcada para o matadouro, servo humilde que se gastou e deixou gastar, vemos que ser tal homem bíblico exige uma vivência tal que mero ato de pagar contas não é passa do mínimo tolerável.

O macho foi feito para se desgastar, se sacrificar para que a sociedade, a Igreja e sua família venham colher os frutos do penosos trabalho. Essa verdade estrondosa vai na contramão de tudo que a modernidade diz por afirmar que o macho deve ter prazer, descanso e vontades excessivamente concedidas.

Em analogia ao livro de Josué, no capítulo 1 Deus diz ao líder de Israel ser forte e corajoso para conquistar Canaã (v.6). Mas, ao se referir ao cumprimento da lei, Josué deveria ser forte e MUI corajoso (v.7). O advérbio de intensidade não está aí por acidente.

O ser humano tem uma presunção grande para conquistar algo. Mas tem que ter muito peito para querer viver os mandamentos bíblicos como ter quantos filhos Deus enviar num momento da História que os crentes usam e defendem métodos contraceptivos com argumentos de abortistas.

Dois pontos preciso salientar na obea: nos capítulos 5 e 6 houve repetição gritante de temas e de bibliografia (literalmente "copia e cola"). Os apêndices poderiam ser três pois creio que o primeiro deveria ser um capítulo da obra).

Paulo.Campos 15/05/2020

Masculinidade Bíblica
Em tempos de crise sobre o conceito de masculinidade, Stuart Scott, autor do livro, faz uma ótima exposição sobre o que a Bíblia aponta como definição de masculinidade.

Esse livro nos ajuda a nos desvencilharmos de todo estereótipo caricato e aponta um homem bíblico que lidera, se sacrifica, serve o próximo, sustenta a família e ama a Deus. Tema urgente para os homens cristãos.

Sidney.Muniz 27/03/2021

Ótimo livro para aprender sobre masculinidade bíblica, liderança e tomada de decisão.

@lberto 21/01/2022

Mãos a obra
um homem pra ser como designado por Deus, primeiro ele tem que reconhecer que Deus é soberano sempre, buscando sempre fazer o que agrada ao Senhor... Masculinidade liderança e decisões o Senhor vos acrescentará, quando se mostrarem fiéis a ele.

Ricardo José 18/11/2020

O homem bíblico
O livro retrata a masculinidade à luz das escrituras. Recomendo a leitura

Elias Oliveira 09/02/2017

O Homem Bíblico
Um livro que revisita conceitos valiosos e eternos dos propósitos de Deus para o homem criado à sua imagem e semelhança.
Ao passo que discute o quanto a pecaminosidade e a falta de absolutos afetam negativamente o conceito pessoal de masculinidade, o autor desvela a intenção original de Deus em criar o homem, provocando reflexões e sugerindo uma série de exercícios a fim de que o leitor ponha em prática o conhecimento que adquirir no decorrer da leitura.
Aprende-se com a leitura que a masculinidade foi/está corrompida, nos tempos atuais. Contudo, na pessoa de Cristo - o homem perfeito, essa masculinidade pode ser restaurada. Isso se dá quando o homem regenerado se torna em um "homem bíblico". Um homem que ama a Deus e Sua Palavra, que se alegra por ser homem e por ter qualidades de homem. Que vive sua masculinidade, desenvolve sua liderança e toma suas decisões, tendo por propósito glorificar a Deus.
Em um dos trechos do livro, o autor diz:
"Não existe uma compreensão clara a respeito da masculinidade, pois nossa sociedade abandonou a única fonte absolutamente confiável que existe: a Palavra de Deus. O homem precisa saber o que Deus diz acerca do homem e da masculinidade. A verdade de Deus é atemporal e supracultural. (...) É preciso, em submissão e obediência, alinhar nosso pensamento e nossas ações com as Escrituras para que compreendamos e vivamos a masculinidade pelo motivo correto: a glória de Deus." - Stuart Scott, "O Homem Bíblico", pág. 24

Lucas Soares 01/03/2021

Sobre o tema, tem livros bem melhores
O autor se propõe a defender o papel de liderança do homem, mostrar a melhor forma de viver isso, sempre à luz da obra do exemplo de Cristo, e apresentar uma base bíblica para a tomada de decisões na hora de conduzir a esposa e família.

Do ponto de vista editorial, nenhuma reclamação. Folha amarela e boa diagramação.

O conteúdo é biblicamente bom, mas alguns pontos carecem de melhor argumentação e elucidação. Especialmente em alguns aspectos mais controversos, ainda que o livro não se proponha a tratar profundamente desses assuntos periféricos.

A escrita do autor não é empolgante. A impressão era de que eu estava lendo um resumão, algo muito objetivo, direto, sem que seja devidamente desenvolvido. Além disso, o autor faz uso das mesmas citações 2 ou 3 vezes, repetindo até um trecho relativamente grande em dois capítulos. Isso faz a leitura parecer repetitiva e cíclica.

O livro é péssimo? Não. Mas não é um livro que eu indicaria pra alguém que quisesse uma dica. Existem opções muito melhores, como Homens de Verdade (Ed. Fiel), Pastores da Família (Monergismo) e os livros do Douglas Wilson.

Um ponto positivo talvez seja o uso de diagramas e tabelas em alguns capítulos.

Bem regular, mediano.

Mauricio.Andrade 23/05/2021

Aborda temas importantes para nós homens cristãos, gostei especialmente da parte que fala sobre a cobiça.

Maciel 23/04/2024

O que cremos a respeito do nosso sexo, de quem somos e do que deveríamos ser impacta grandemente nossa própria avaliação de gênero, assim como afeta a formação dos meninos, a educação dos rapazes, o sucesso do casamento, a eficiência da Igreja no mundo, e até mesmo a estabilidade da sociedade. Além disso, nosso conceito de ?homem? impacta nossas atitudes, nosso caráter e nossa interação uns com os outros?.

É dessa forma que o autor Stuart Scott começa a descrever o perfil da masculinidade Cristã. Alicerçado na Palavra de Deus, o autor apresenta o conceito bíblico de masculinidade, identificando o perfil do homem conforme designado por Deus.

O livro foca em três áreas da vida do homem: sua masculinidade, sua liderança e sua tomada de decisões. Apesar de não ser um tratado exaustivo sobre cada um desses temas, o autor apresenta ferramentas úteis para todo homem que deseja estar alinhado com os propósitos divinos, expressando a masculinidade bíblica, exercitando os traços de um líder bíblico, bem como aperfeiçoando sua habilidade para tomar decisões.

Utilizamos esse livro como base em uma conferência que realizamos para os homens da igreja onde congrego e foi abençoador. Não deixe de indicar este livro aos seus pastores para que ele seja lido e estudado por todos os homens de sua igreja.

Uemerson 03/03/2017

Bom, mas repetitivo.
Acho que criei uma expectativa muito grande devido algumas indicações e o autor não correspondeu. Talvez a comparação com outros autores (como John Piper e Joshua Harris) que tratam este tema deixem Stuart um pouco abaixo.
O autor expõe bons princípios mas escreve de forma muito repetitiva, tornando a leitura cansativa sem necessidade.
Apesar das críticas, o livro é bom e serve como leitura alternativa.
Mayron 03/08/2017minha estante
Também tive a mesma impressão.

Cássia Agapito 01/06/2018minha estante
Tem um trecho que se repete três vezes.

Cássia Agapito 01/08/2018

Gostei!
Um pouco repetitivo, mas muito bem organizado e com uma base bibliográfica excelente. Dividido em três partes e uns anexos excelentes!

Charles Raphael 26/03/2023

Um tapa na cara
O autor da literalmente um tapa na cara do homem moderno, que perdeu sua identidade em Cristo Jesus e se deixou corromper pelos ideais modernos do mundo contemporâneo.
Leia se você não for um homem fraco que não gosta de ser confrontado.