Filme Noturno

Filme Noturno Marisha Pessl

Resenhas - Filme Noturno

Marcianeysa 10/11/2022

Problemático
Terminei o livro na esperança que o final seria bom. Me enganei. A autora mistura diversos elementos como magia, suspense, terror e drama no livro e o resultado é caótico. Além de umas 200 páginas de enrolação (o personagem principal seria poupado de muito sofrimento se conversasse com uma só pessoa primeiro), o final é terrível.

Vithoria 15/10/2022

Terror não, drama sim
Muita coisa só pra encher linguiça. Porém, a escrita é muito boa. Eu amei mas porque respondeu muitas perguntas pro momento que estou passando, então eu amei o livro. O principal é um porre de chato

Lucas1028 28/09/2022

A mente humana é um lugar enegrecido que cresceu em excesso.
Um detetive quase alcoólatra divorciado investigando a misteriosa morte da filha de um cineasta excêntrico e polêmico com quem ele tem um passado. Já fazia um tempo que não lia um thriller de investigação criminal assim então resolvi dar uma chance, já que esse livro tava encalhado a tanto tempo na minha estante.
Foi uma surpresa muito boa! A progressão dos acontecimentos e a evolução das personagens são muito bem apresentadas pela autora. As viradas de mesa são outra joia nesse livro! Como a autora começa sóbria até ?abraçar? o sobrenatural pra logo depois plantar dúvidas sobre qual verdade é verdadeira. Se os direitos da obra ainda não foram comprados por algum estúdio eu acho que daria uma ótima adaptação como uma série criminal.

cams 05/07/2022

ousarei?
Acho que jamais tive a mesma experiência que tive ao ler este livro antes. No início, foi difícil acompanhar a escrita densa e rica de tantos detalhes, também levei um tempo até absorver a narrativa do mistério e do obscuro criado ao redor de Cordova. No entanto, uma vez que é passado esse momento inicial de adaptação, quando você finalmente começa a se envolver na história, aí sim a coisa muda de figura. O livro se torna tão envolvente que a leitura se torna rápida e compulsiva na busca de descobrir mais, de entender mais. A cada passo que é dado na investigação junto de Scott, Nora e Hopper, mais perguntas eu tinha e mais necessidade de respondê-las também. Pensei muito se eu poderia dizer que o livro é bom, mas acho que a experiência de passar por ele não poderia ser descrita em bom ou ruim, foi mais complicado que isso. Eu sentia uma agonia tão grande em chegar até o final e descobrir o que eu queria que, eventualmente, percebi que a obsessão de Scott por Cordova e a trama com Ashley era a mesma obsessão que eu experimentava com a própria leitura. De fato, como dito em uma das críticas ao livro, o real e o imaginário da narrativa se embolam, assim como a vida real e a ficção durante a própria leitura.
No mais, o fim responde e não responde o que é necessário e deixa em aberto o não deve ser fechado. Os plots e a construção da personagem da Ashley são realmente envolventes, ela, de fato, foi mágica.
Guardo as citações que me marcaram e até os valores que aprendi. Espero ousar a cada dia, de formas diferentes, a perturbar o universo. Buscar o canto das sereias e quebrar o mar ao encontro delas e, enfim, ser extraordinária.

Lelê 05/06/2022

Feito para uma adaptação
Marisha fez o impossível ao criar uma ambientação tão perfeita e realista a ponto de acreditarmos fielmente que todas essas celebridade, filmes e histórias de fato existiram. Com um suspense viciante e personagens misteriosos e cativante, o leitor fica o tempo inteiro formulando teorias e explicações lógicas ou não para cada novo ponto dessa investigação de um trio um tanto inusitado: um jornalista, uma jovem aspirante a atriz e um traficante, que tem suas vidas entrelaçadas pela morte de uma jovem, filha de um famoso e excêntrico diretor de cinema. Tudo que cerca essa morte e a família do diretor é extremamente obscuro e ambíguo, e tudo é narrado de forma cinematográfica.

Embora a narrativa seja muito boa e empolgante, há algumas partes um tanto enroladas e até repetitivas na história e o final não é totalmente agradável, ele leva essa dualidade entre real e sobrenatural ao extremo, e o leitor pode até escolher em qual final acreditar, porém não há uma conclusão ou uma confirmação de nenhum e ambos deixam inúmeras pontas soltas. Talvez essa fosse a intensão da autora, no entanto acredito que essa história merecia uma conclusão mais fechada, seja ela qual fosse.

Valena.Monteiro 17/05/2022

Pensei q era um suspense, mas na verdade só era drama.
Como esse livro foi chato, só enrolação. Focava mais na vida de um cara lá do que na própria morta, e ainda tem parte muito desnecessárias que fazem nenhuma diferença pra história.
Livro podre, isso sim, me arrependo de ter lido.

Mariam.Sati 06/04/2022

(quase) muito bom mas nem tanto
Começo dizendo que estava muito empolgada com o livro quando comecei a ler, as páginas com fotos, arquivos policiais e sites despertavam um interesse em descobrir o que seria tudo aquilo e entender qual seria a história do tal do Cordova. A ambientação é muito boa e em alguns momentos realmente senti medo e fiquei horrorizada (um terror super psicológico com a parte do labirinto que o Scott se enfia em The Peak). No final eu estava muito envolvida e engolindo as páginas querendo chegar ao desfecho de toda a loucura e o livro estava caminhando para ser melhor do que realmente foi rsrs, apenas achei o fim muito vago e não me permitiu uma conclusão clara do porquê tudo aquilo aconteceu. O propósito foi apenas o protagonista passar pela famosa mudança de vida que os atores do Cordova passam? Como se ele tivesse o poder de virar a vida de todos de cabeça pra baixo e dar um novo propósito a ela através do terror? Queria entender mais esse personagem tão falado e teorizado, no fim acho que a autora pecou em mostrar realmente qual é a ?magia? desse diretor lendário.
Outra coisa que me incomodou muito foram várias falas machistas e constatações sexistas do protagonista/narrador colocadas pela autorA, Cynthia, por exemplo, só existe para personificar uma ex mulher odiosa e insuportável que achou um novo marido mais rico e só vive para fazer a vida do anterior um inferno, alienando a própria filha do pai. Basicamente achei um livro (quase) muito bom mas nem tanto ?

Isabelle 12/03/2022

Excelente suspense. A autora nos prende na história até estarmos investigando junto, procurando uma forma de juntar as pistas da história com os personagens.

Bea de Brida 02/02/2022

"soberano. mortal. perfeito."
senti como se estivesse lendo algo que não deveria ler, procurando uma verdade oculta que não deveria vir a superfície.. como se estivesse com a mão coberta de mel pousada perto de um formigueiro, e não conseguisse tirar.

tem esse tom de teoria da conspiração de deepweb, lenda urbana, creepypasta. e ao mesmo tempo um senso de realidade mt forte estabelecido pelos prints de sites, matérias de jornal, etc.

não sei, deixa um gosto estranho na boca que não se dissipa fácil kkkk tudo mt bizarro. enfim, fiquei BIRUTA depois de terminar ?

RobertaToussaint 27/01/2022

Terminei o livro pertubada, mas foi incrível, queria mais.
Juro pra você, ler este livro é como sentar em uma sala de cinema em total escuridão, sentindo um calafrio profundo que é parte do ar-condicionado, parte antecipação.
Uma qualidade adorável e granular em preto e branco assombra o romance. A autora criou o corpo de trabalho de Cordova até os títulos, enredos e pequenos detalhes, como se, em alguma parte profunda de si mesma, ela realmente acreditasse que esses filmes, com nomes como Anjinhos e À beira e de volta, existissem. Mas é isso que os romancistas fazem: eles acreditam em seus próprios trabalhos, e este livro é obsessivo e preciso nas coisas que descreve e cataloga.

Percebi, quando terminei o livro, que mesmo que ele mergulhe no desagradável e assustador, e mesmo que enquanto você o leia você pense, "ooh, isso é estranho e pesado", há uma qualidade surpreendentemente bem-humorada de cenas.
Quanto aos filmes aterrorizantes de Cordova, acho que terei que aceitar a palavra de Pessl. Nunca senti nenhum medo quando imaginei-os. Não posso dizer que me importei, na verdade; Eu sou alguém que morria de medo da versão original de It - A coisa, principalmente na primeira morte... Só de pensar nisso me assusta. Mas pensar em Filme Noturno não me assusta, isso me dá uma espécie de sensação prazerosa quando me lembro de seu mundo altamente imaginado.

Há um final muito bacana ? mas então há outro final, e outro. Era quase como se a autora não quisesse me deixar ir, e eu não a culpo. Deve ter sido um livro divertido e exaustivo de escrever, uma experiência de imersão total. Ler não é nada cansativo; é fácil e agradável.

Este livro extenso usa documentos inventados de todos os tipos: recortes de jornais, fotografias, relatórios policiais, artigos de revistas supostamente retirados de publicações como Time e Rolling Stone , e transcrições de conversas. É perfeição que chama.

Caroline 29/08/2022minha estante
essa resenha ficou babadoo ? me interessei

RobertaToussaint 29/08/2022minha estante
Leiaaa, esse livro é perfeito, meu sonho é ter ele físico.

Natalia.Franca 22/01/2022

As sombras andam junto com você...
Devo dizer que o que mais gostei do livro foi a ambientação, as descrições cinematográficas, o suspense envolvendo a família Cordova, os filmes, a vida de Ashley.. foi o que mais me cativou.
A história em si começou lenta, mas muito interessante, o desenrolar foi ganhando grandes proporções... A dualidade entre o rumo dos acontecimentos serem sobrenaturais/ reais eu já esperava, mas nos 40% finais do livro senti essa dualidade meio confusa, a autora se esforçou tanto pra provar ser real, depois se esforçou ainda mais pra fazer tudo parecer sobrenatural, e depois real de novo e depois sobrenatural. Ufa ...!
Acho que isso ficou meio chato, os plots não me pegaram, só pensava "de novo?"...
A autora escreve muito bem, a narrativa da história é ótima, só ficam as ressalvas sobre o real e o sobrenatural que tbm deixaram o livro grande demais ..
Quem gosta de horror e suspense vai gostar e as descrições cinematográficas como disse são tão boas que eu fiquei realmente com vontade de de assistir aos filmes tão proibidos de Cordova!

Carol 20/01/2022

Livro na vibe de "Cigarette Burns" do Carpenter.
CACETA COMO EU AMEEEI ESSE LIVRO!

Esse livro me lembra muito o episódio da série de TV "Masters of Horror", especificamente um episódio dirigido por John Carpenter que se chama "Cigarette Burns".

Ousarei perturbar o universo?