Filme Noturno

Filme Noturno Marisha Pessl

Resenhas - Filme Noturno

Chris Liz 24/05/2020

Uma história que me prendeu em alguns momentos, mas infelizmente o final não foi o esperado!

Sarah 16/05/2020

O que eu acabei de ler? Não sei, mas faria de novo.
Ainda tentando encaixar todos os pontos dessa narrativa, tentando entender como tudo isso aconteceu de maneira tão rápida e como DEVOREI o livro em tão pouco temp. Em como ele consumiu os meus pensamentos tanto quanto aos do próprio Scott McGrath, estranho imaginar como em muitos momentos eu me senti como ele, só pensava nessa história e nada mais parecia importar.

Não nutri simpatia alguma pelo Scott, para mim ele era apenas um narrador, alguém "impessoal", com quem eu não me importava, mas acho que isso é parte da narrativa. O jornalista é um homem super egoísta, que só pensa e só acredita no próprio potencial, comprovado com suas última escolhas, então entendo completamente que não gostou dele, também não gostei, mas não creio que é um defeito. Nora e Hopper são personagens cativantes, em especial a primeira, que está sempre disposta a ajudar, que é simpática 24/7 - apesar de ter achado ela muito metida no começo, admito que sempre fez observações pertinentes.

Quanto ao final que parece ser o ponto divergente entre todos... Precise pensar um tempinho sobre ele. Minha reação imediata foi "não acredito que li 600 páginas para chegar à esse final, onde estão as minhas respostas?". Porém, cheguei à conclusão que nunca me prometeram final algum. O livro inteiro foram resenhados e discutidos os filmes de Cordova e eles NUNCA terminam de modo claro; nunca entregam finais felizes, muito menos finais conclusivos. São sempre finais obscuros, que cabem ao espectador desvendar o que aconteceu. É mais sobre o que você acredita que aquele personagem merecia, do quão fundo se mergulhou na obra e do quanto ela te mudou e te influenciou. Sendo assim, cabe a cada um de nós imaginar o que ocorreu com Scott, que história ele ouviu. Ou simplesmente ignorar isso e apenas pensar sobre os acontecimentos do livro e como eles modificaram os personagens e talvez até você mesmo.

Raquel.Leites 09/05/2020

O imaginário pode te confundir
Scott é um jornalista que vive confortavelmente em Manhattan, separado e pai de uma filha ele vive no anonimato após ter sido processado por um certo figurão do cinema, que acabou manchando sua carreira. Após uma noite perturbadora ele encontra uma garota misteriosa no meio do parque enquanto corre, isso causa um desconforto desconhecido. No meio de um jantar na casa de amigos ele é avisado que a filha do enigmático cineasta Stanilas Cordova, Ashley, é encontrada morta num prédio abandonado. Tudo leva a crer que ela se matara, porém o passado entre Scott e Cordova faz com que ele desconfie que há algo além disso. O cineasta é um dos maiores produtores de filmes de terror e mistério da indústria cinematográfica, e o mesmo não é visto há mais de vinte anos. Tudo em volta dele é uma incógnita desde seus fãs escondidos no submundo, sua residência, suas esposas e a própria morte da filha. Scott vai até o fim para saber tudo e se livrar dessa sombra em seu passado, junto com dois ajudantes inesperados ele embarca numa eletrizante busca.

Rayssa 11/04/2020

Muito bom!!!!!
Filme Noturno é um livro de suspense e mistério que conta a história de Ashley Cordova. Filha de um famoso e misterioso diretor de cinema Stanislas Cordova, a menina é encontrada morta, em um aparente suicídio em Chinatown, Nova York. Tal incidente faz despertar novamente uma antiga curiosidade de um jornalista investigativo, Scott McGrath, sobre a vida de Stanilas Cordova e de sua família. O jornalista passa, então, a nos contar sobre a trajetória de sua vida trabalhando para desvendar os mistérios da vida de Cordova. A partir disso, o personagem nos coloca em uma busca pela verdade sobre a morte de Ashley. Nesse caminho, Scott encontra duas companhias nessa jornada para desvendar o mistério.

A meu ver, o livro é na realidade uma grande homenagem aos filmes de terror, sobretudo aos clássicos. A autora faz menção no decorrer da história a Os Pássaros, de Hitchcock, Um Psicopata Americano, e muitos outros clássicos e filmes essenciais que moldaram a historia do terror no Cinema mundial. A temática de Hollywood antiga também aparece, embora de forma mais discreta.

Os personagens são criados de uma forma tão realista, que várias vezes ao longo do livro tive vontade de pesquisar sobre eles pra ver se de fato não existiam, tamanha nitidez que a autora transpassa com a construção de suas personalidades. Além da vividez dos personagens, a obra é repleta de recortes de jornais e revistas, páginas da internet, relatórios e anotações que ajudam nessa construção realista da narrativa. Todo esse conjunto nos coloca imersos na história, de modo que foi muito difícil largar o livro antes de terminar!

O enredo entrega para o leitor um mundo enigmático, sombrio, abordando temas como o sobrenatural, o noir, o misticismo, bruxaria, feitiçaria, isso tudo sem deixar de lado um aspecto sentimental essencial para a trama. A amizade entre Scott e seus ajudantes é muito bem construída, de forma que entre eles vai nascendo um sentimento muito bonito de companheirismo e confiança, o que dá uma leveza na leitura depois de muitas cenas e descrições intensas de horror. A medida que ia avançando na leitura, várias teorias se formavam na minha cabeça sobre o que aconteceu com Ashley. O final, porém, é bem surpreendente, diferente de tudo que pensei. Na verdade, o final fica um pouco aberto. Cabe ao leitor formar sua opinião depois de todos os fatos apresentados.

A única coisa que me incomodou no livro foi a escrita das cenas de ação. Muito confusas! Sempre que havia uma sequência de acontecimentos na rua, ou quando eram dadas direções nas ruas, tinha que reler várias vezes a mesma parte pra conseguir entender, e ainda muitas vezes simplesmente desistia e pulava para o próximo parágrafo sem entender. Tive a impressão de que a autora escreveu para quem já conhecia muito bem os locais descritos, porque para quem nunca foi nesses lugares fica bem difícil se localizar.

Além disso, algumas partes se estendem demais. Determinados pensamentos de Scott se repetem em demasia, e até são aprofundados mais do que o necessário para a trama, deixando algumas passagens muito longas e cansativas.

Em geral, achei o livro ótimo, divertido sobretudo para quem é fã de filmes de terror. A escrita é envolvente, te prende até o fim, e a autora sabe construir personagens muito bem. O final te deixa intrigada, com uma sensação de querer saber o que acontece depois daquela última cena.

Quer ver mais conteúdo sobre livros? Acesse o meu blog! www.abibliotecaemcasa.blogspot.com

site: https://abibliotecaemcasa.blogspot.com/

Lys Silva 05/04/2020

Chocada
Impressionada demais com essa história.

Achei o ritmo inicial frenético, depois achei que o ritmo tinha caído (ledo engano, ledo, ledo, ledo) e o final foi um dos melhores que já li ultimamente, além de me deixar com diversas pulgas atrás da orelha

Façam essa leitura, vale muito a pena

Duda Fernandes 05/04/2020

Um dos melhores thrillers que já li
Um livro fantástico que vicia desde a primeira página. Apesar de longo, a história prende e se mantém intrigante durante todo o percurso. Gostei por não ser óbvio e por diversas vezes mudar o destino de tudo. Você nunca sabe o que está realmente acontecendo. Um livro que recomendo a todos que gostam do estilo.

Allan Tancredo 31/03/2020

Cordova!
É um livro super intrigante, pelas fotos, reportagens, e tudo mais, faz você mergulhar e acreditar que esse é o mundo real.
Cordova, me lembra muito o Lars Von Trier, só que bem mais recluso, perturbador e muito insano... Questiona muito a realidade! Uma coisa que eu não gostei muito foi a parte de magia/bruxaria, que não é minha praia, mas não desmerece as cinco estrelas que eu dei!

Jess 25/03/2020

Filme Noturno é um dos melhores livros que já li na vida, falo isso não só pela trama super envolvente ou pelos personagens cheio de nuances que nos conquistam aos poucos, ou pelo recurso visual que a autora usou, falo por tudo, por toda o conjunto que quando se unem nos entrega uma obra que com certeza você nunca viu igual e vá demorar a ver de novo.

Se você espera uma história simples tenho que lhe dizer que Filme Noturno não é essa história. A autora pensou em cada detalhe onde cada ponto se liga e quando vemos estamos envolvidos na teia tal qual os personagens. O suspense dá calafrios na espinha em certos pontos, nos fazendo duvidar do que é real e do que não é.

O fim nos deixa com vontade de mais, de bem mais, só por esse motivo não dei 5 estrelas, mas mesmo assim não deixo de exaltar a obra da Marisha, não só pela trama maravilhosa quanto pela escrita envolvente que nos arrebata e nos leva diretamente pro cenário do livro e mesmo depois do livro terminado nos vemos querendo voltar e procurar por mais, como leitores sedentos por mais mistério, por mais do mundo de Cordova.

Jhones 25/02/2020

O que é real? O que é ficção?
Quando a jovem Ashley Cordova, a filha de um recluso e misterioso diretor de filmes de terror chamado Stanislas Cordova aparece morta, o repórter Scott McGrath resolve investigar o que ou quem a levou a se matar. É uma chance também de ele finalmente descobrir quem realmente é o sombrio diretor dos então chamados "filmes noturnos" e o que ele esconde. Para isso, vai contar com a ajuda da jovem Nora, a última pessoa que viu Ashley viva e Hopper, um rapaz que teve um relacionamento com ela durante a adolescência. Juntos, eles refazem os últimos passos da jovem. À medida que a investigação avança, Scott, um homem cético passa a questionar se o que ele acredita é real ou não.
Esse é um livro de suspense com uma certa aura sobrenatural. O interessante é que a autora utiliza vários recursos para deixar a história realista, como relatórios, páginas de internet, bilhetes, fotos, etc. Apesar de ser um livro longo (mais de 600 páginas) a história é muito instigante e faz a gente querer correr as páginas para descobrir a verdade. Achei a história muito inteligente e o final condiz muito com a aura do livro, que afinal não deixa de ser também um... Filme noturno.

Jessica 10/02/2020

Incrível
Que livro incrível! Me prendeu do começo ao fim! De fato, a questão do mistério é revelada aos poucos durante a história, então não se têm grandes revelações, mas os personagens principais cativam muito, e a curiosidade em saber o que está por vir é enorme!
Tem uma pitada de coisas sobrenaturais, então fica um alerta para quem não curte muito!
No final tive uma sensação de leve decepção (pois não era o final que eu esperava) e ao mesmo tempo surpresa (pelo menos motivo), por ter sido diferente do que eu esperava, nem melhor nem pior.

Coral Daia 19/10/2019

Eletrizante e criativo
Essa foi uma leitura que eu demorei muito para concluir, mas curti todo e cada momento dela. Lados positivos: a autora é MUITO criativa. A descrição dos personagens é fantástica; dos lugares, totalmente imersiva. É como se você realmente estivesse defronte eles na vida real. Cada prova tem a sua versão impressa no livro (tive de ler pelo celular para poder ampliar porque no kindle ficou horrível), trazendo pedaços a mais desse grande quebra-cabeça que é a trama. Lados negativos: o final é como uma bolha de sabão: estoura e fica por isso. A quantidade de detalhes e referências à cultura pop pode deixar algumas pessoas perdida por não conseguirem acompanhar direito (inclusiva trás spoilers de alguns filmes). Ah, e a representação de pessoas gays: ou Marisha tem algum problema com elas, ou o protagonista é bem preconceituoso. O fato de dois homens poderem se gostar não entra na cabeça do jornalista. Uma pena. Meu personagem favorito foi a Ashley, que nem sequer aparece na narrativa. 4 estrelas.

Vinicius.Veloso 15/08/2019

O livro é mto engenhoso, uma espécie de quebra-cabeça gigante. A interação proporcionada pela autora, através de recortes de jornais e de entrevistas, é um ponto alto. Também é uma das poucas leituras que me causou uma leve sensação de medo. Recomendadíssimo.

Gabriel 08/08/2019

Sombrio e macabro
Vocês não tem noção do quanto eu ouvi falar desse livro. Eram indicações de outros amigos leitores, vi vários vídeos de booktubers e textos de páginas litérarias: Todos os lugares o indicam como um dos melhores (se não o melhor) livro do gênero. Era oficial: Eu precisava ler de qualquer maneira. Como comentei no início do texto, não consegui comprar a versão física e eu já estava no meu limite: Precisava lê-lo de qualquer maneira. Optei por fazer a leitura em sua versão digital, mas assim que encontrar, terei o exemplar em minha estante. Em Filme Noturno, iremos conhecer a história do jornalista Scott McGrath que resolve investigar a morte de Ahsley Cordova. Mesmo que todas as evidências indicassem que a jovem houvesse cometido suicídio, o jornalista acredita que ainda existam pontos na história que não foram totalmente esclarecidos a respeito da morte da jovem. Scott não resolve se meter no caso apenas procurando por um furo jornalístico; alguns anos atrás o mesmo se envolveu em um escândalo envolvendo o cineasta que afundou sua carreira. O ocorrido com Ashley desperta o desejo de vingança de Scott e o mesmo acredita que a jovem não cometeu suicídio e o cineasta está envolvido na morte da filha. Logo de cara, eu notei a semelhança de Scott com um outro jornalista que possui uma história semelhante de perda e vingança: Mikael Blomkvist, o protagonista da (MARAVILHOSA) série Millennium. Os dois possuem motivações idênticas, além de terem sido prejudicados profissionalmente por algum escândalo judicial envolvendo uma pessoa poderosa. Felizmente, as comparações com a obra sueca terminam aí e Marisha escreve uma história totalmente nova e supreendente. Aproveitando que estamos falando dos personagens, gostaria de comentar que o trio formado por Scott, Nora e Hopper é espetacular. A jovem é uma aspirante a atriz que trabalha à noite como recepcionista no restaurante em que Ashley foi vista na noite de seu desaparecimento; Hopper é um traficante problemático que possui um passado com Ashley. Juntos os três mergulham nos mistérios envolvendo a família Cordova. Falando do Stanislas em si, o mesmo foi construído de forma quase que mitológica. O diretor é recluso e nunca foi visto em público, além de possuir pouquíssimas fotos e muitos desconfiam de que de fato o rosto nem pertencem à ele. O diretor é responsável por filmes de terror classe B e são tão pesados que se tornaram proibidos por retratarem cenas quase reais contendo as mais diversas mortes e torturas. Suas obras foram banidas e somente os fãs mais árduos de Cordova - chamados de Cordovitas - os possuem. Seus filmes são exibidos em locais escondidos e em rituais quase sagrados pelos Cordovitas que esperam pelo retorno do diretor às telonas. De longe, é a parte mais interessante do livro. Marisha escreve tão bem que mesmo que Cordova não apareça na narrativa, você sente sua força, poder, quase uma criatura onipresente. O diretor comprou uma mansão em um dos locais mais remotos e lá montou os sets de gravação dos seus longas. Todos esses elementos são muito bem explorados durante a narrativa enquanto o trio precisa se aprofundar em toda a obra do diretor, convicto que existem provas da verdade sobre o que aconteceu com Ashley.
O livro é um primor em sua edição. A versão, ainda que não seja ilustrada, conta com inúmeros recortes de jornais, entrevistas, sites, cenas de filmes e muitas outras informações que ajudam a complementar a história. Eu não me lembro de ter lido alguma obra que fizesse a utilização de tal recurso, mas acho que serviu para contribuir ainda mais com a imersão na história criada. Eu juro, em certos momentos achei que estava lendo uma história real justamente pelo uso desses elementos que passam muita verdade e credibilidade. Outra coisa muito positiva é que Marisha consegue desenvolver cada ponto da história de maneira encadeada: O livro, apesar de possuir mais de 600 passa muito rápido, pois a autora não perde tempo com informações desnecessárias. Tudo que está no livro vai servir para algo no futuro, então é preciso estar ligado a qualquer informação e você acaba ficando até meio paranóico tentando decifrar a história.
Filme Noturno traz muitos debates e discute os conceitos sobre "verdades absolutas" e também sobre o conflito entre fé e razão. Nesse ponto, o livro aborda algumas questões envolvendo um lado meio sobrenatural, algo que foi totalmente inesperado para mim, mas que eu gostei. Quanto mais o trio afunda na história, mais eles descobrem a respeito de seitas sagradas, bruxaria, magia negra e outras questões envolvendo a misteriosa mansão dos Córdova. Eu fiquei completamente alucinando e devorando as páginas querendo saber mais e cada vez mais confuso e curioso. Simplesmente fantástico.Como citei mais no início, o livro é altamente visual; alinhado com o uso das imagens, a escrita da autora é altamente detalhada e você praticamente vê a cena se materializando em sua frente. Em um dado ponto da narrativa, Scott visita os sets construídos na propriedade do cineasta e essa cena do livro é um primor de tão bem escrita. Eu achei simplesmente incrível visitar os cenários dos filmes e é realmente impressionante a riqueza de detalhes com que a autora escreve. A sensação que tive é que realmente os filmes existiam e estava me tornando um Cordovita.
O livro é altamente complexo e elaborado; existem diversas tramas e histórias secundárias que vão se entrelaçando que culminam com a resolução final da trama. É aqui que deixo a minha única crítica com relação a Filme Noturno: O final, ainda que seja bom e totalmente coerente com a obra, é demasiado simples e de pouco impacto, quando você compara a obra como um todo. Talvez minhas expectativas estavam muito altas por conta de toda a propaganda que fizeram do livro e eu o li esperando algo ao estilo Por Trás de Seus Olhos e Ninfeias Negras, dois dos meus livros favoritos do gênero e que realmente contam com plot twists de fazer você cair da onde você está sentado e ficar pensando naquilo por dias e dias.
Em uma experiência geral, fiquei muito feliz em finalmente fazer a leitura dessa obra. É uma experiência sensorial e visual que leva o leitor por caminhos obscuros e assustadores, mas que cumpre o que promete. Certamente a autora entrou para o meu hall das favoritas e irei pesquisar outros livros pra ler. No mais, ainda que o final seja simples e pouco surpreendente, ele encerra de maneira coesa uma grande obra do gênero.

"Então seus filmes noturnos eram documentários, horrores vivos, não ficção. Ele era ainda mais depravado do que imaginara. Um louco. O próprio diabo."

site: https://www.startes.com.br/2019/08/filme-noturno-resenha.html
Luci Eclipsada 31/10/2020minha estante
Esperei mais de um ano para ler sua resenha porque não queria pegar nenhuma informação sobre o livro para não ter a experiência de leitura comprometida. Escrevo meu comentário no mesmo dia em que acabei da leitura do livro portanto!
Foi uma história bem estranha de se ler e, confesso, me senti incomodada não sei nem bem por qual motivo. Acho que a intenção da autora era trazer algum tipo de incômodo e o terror mesmo, em minha humilde opinião, é algo muito mais subjetivo. Vai ver o terror é você descobri que tudo não passou de criação de sua mente. Será?!...
Enfim, amei seu texto e concordo sobre o final não ter sido totalmente jus ao que esperávamos; no entanto, acho que também é algo intencional, esse lance de deixar a figura mística do Córdova somente na superfície.

23/05/2019

O livro em que o drogado era a pessoa mais sensata.
Preciso começar essa resenha dizendo que quase sempre tenho problemas com livros de suspense policial e com esse não foi diferente. O livro começa de uma forma muito intrigante em uma velocidade ótima e aí de repente, para tudo. A partir da página 150/200 o livro fica extremamente cansativo e a história não flui, no meu ponto de vista a autora tentou colocar tantas coisas que nos instigasse durante a leitura que depois se perdeu na história que ela mesma criou.

Antes de começar essa resenha eu li várias outras pois assumo que estava com dúvida sobre que nota dar ao livro, afinal esse é um livro extremamente hypado - estou tentando entender o hype até agora - e para mim é um livro que poderia ter ficado na minha estante por uma década que eu não me importaria.

Ashley é uma personagem extremamente cativante e misteriosa. Scott é chato e irritante. Nora parece ser uma princesa dos contos de fadas e Hopper - mesmo sendo um garoto drogado e cheio de problemas - é a pessoa mais sensata desse livro.

É um livro que debate muito a questão da fé e da ciência e no final não sabemos mais o que é certo e o que é errado. Para quem gosta de livros que terminam com as pontas soltas esse é o livro ideal. Para mim, não foi um livro bom exatamente por ter 624 páginas e no final ficarem praticamente todas as pontas soltas.

A escrita é fluida mas com a quantidade de enrolação o livro fica cansativo, as imagens ajudam muito na hora de ler e imaginar mas mesmo assim não é um livro que eu recomendaria. Totalmente decepcionada. Só leia se gostar de livros que terminam cheios de pontas soltas, para mim realmente não deu.