Filme Noturno

Filme Noturno Marisha Pessl

Resenhas - Filme Noturno

Cássia | @procureiemsonhos 08/01/2015

Um verdadeiro Filme Noturno.
Filme Noturno é um maravilhoso thriller, que prende a atenção do leitor do início ao fim. A escrita de Marisha Pessl é viciante, fazendo com que sua narrativa instigue a curiosidade de quem está lendo. O mundo que ela criou é incrível, ela foi capaz de pensar nos mínimos detalhes, e quando eu pensava que não poderia me surpreender, ela vinha e mudava o rumo das coisas, como se fosse a coisa mais óbvia do mundo.

O livro é narrado por Scott McGrath, um jornalista investigativo que está no fundo do poço, tanto na vida profissional, quanto na pessoal. O culpado por nosso personagem estar nessa situação é ninguém mais, ninguém menos que Stanislas Cordova, um renomeado diretor de cinema, famoso por suas produções que mexem com o psicológico dos expectadores e por ser tão recluso e misterioso. Apesar de carregar consigo inúmeras marcas desde que fizera graves acusações (em rede nacional) ao diretor, Scott tenta levar uma vida normal e esquecer-se de alguma forma as informações que tinham lhe passado sobre Cordova.

Porém, após ser anunciado que Ashley Cordova (filha do diretor) havia falecido, Scott se vê novamente preso ao universo Cordova e quando percebe já está investigando (sem o consentimento das autoridades) o caso. As únicas informações concretas que Scott possui são: que Ashley fora encontrada em um barracão, sendo que a principal suspeita da causa da morte fora suicídio; e que ela possuía um casaco vermelho. Conforme se aprofunda nos detalhes da investigação, Scott acaba conhecendo dois personagens que estão dispostos a ajudá-lo, além de terem tido algum tipo de relação com Ashley enquanto estava viva. Nora e Hopper, apesar de serem um pouco misteriosos, acabam tornando-se indispensáveis para as investigações, e o jeito de cada um acaba instigando a imaginação de quem está lendo.

Durante as investigações, Hopper, Nora e Scott refazem os passos de Ashley em seus últimos dias de vida, interrogam conhecidos da família, atores que trabalharam com Cordova e qualquer pessoa que tivesse informações sobre o caso. Nesse momento, fantasia e realidade se unem e quem está lendo sofre de um terror psicológico de arrepiar. A tensão começa a ficar mais presente na obra, e a cada nova pista, coisas sobrenaturais acontecem. Temos, então, um misto de bruxaria, seres sobrenaturais e crenças que se misturam e confundem os personagens e quem está lendo.

O desenrolar da trama é esplendido e superou todas as minhas expectativas sobre a história. A maneira que a autora guia os personagens é incrível, e apesar do leque imenso de personagens, títulos de filmes, objetos chaves, tudo, absolutamente tudo foi finalizado de alguma forma dentro do enredo; Não existem pontas soltas, não existe nada 'sobrando'. O livro em si é um verdadeiro Filme Noturno.

A edição publicada pela Editora Intrínseca está impecável! Temos vários recortes de jornais, revistas, conteúdo restrito entre outras coisas que agregam todo valor à obra. Como disse anteriormente, tudo foi pensado nos mínimos detalhes, e de tão real que as informações pareciam, eu fiquei me perguntando se Cordova realmente existia. Confesso que o livro me rendeu umas duas noites de pesadelos, daqueles que você fica imaginando o que é real e o que é fantasia - e apesar de ser medrosa, adoro quando isso acontece.

Filme Noturno é o tipo de livro que todo fã de um bom mistério precisa ler. Me senti parte da história, fazia anotações nas páginas, pensava sobre cada pista encontrada, sobre cada detalhe que poderiam deixar passar nos interrogatórios, enfim, em tudo. E apesar de o final não ter sido de fato, o que eu esperava, achei que foi o ideal para a história. O livro está mais do que recomendado.

site: http://www.procurei-em-sonhos.com/2015/01/resenha-premiada-filme-noturno.html
Jéssica 13/01/2015minha estante
Muito boa a resenha! Confesso que também sonhei com o enredo do livro e fiquei algumas noites perturbada, mas foi uma leitura excepcional, Marisha Pessl realmente me levou para dentro de sua obra e saí com desejo de mais. Me deu vontade de rever Scott McGrath, Nora e Hopper em novas aventuras.

Beth 20/02/2015minha estante
Não dei avaliação. A autora é extremamente competente, mas é uma genialidade que levou a uma obra (para mim) insatisfatória. Lembrei de "A Bruxa de Blair", porque tive a mesma sensação de ser levada por um clima de crescente terror a uma conclusão vazia. Não houve catarse. É justamente o que a autora questiona: a natureza da realidade. É justamente assim que a autora queria seus leitores, e por esse motivo mereceria 5 estrelas. Mas acabei me considerando vítima, e não leitora. Pode um livro ser tão poderoso?

Raquel.Leites 28/04/2020minha estante
Esse livro foi o primeiro depois de uma ressaca literária daquelas e achei perfeito. Aterrorizante na medida, entra no nosso imaginário, nos vira a cabeça, nos faz ficarmos desconfiados. Achei demais!!

Cássia | @procureiemsonhos 09/05/2020minha estante
Raquel! Eu tbm achei demais!!

Bruna Araujo 31/12/2020minha estante
Onde encontraram o livro? É raríssimo de achar! E as poucas edições são usadas e caríssimas!

Cássia | @procureiemsonhos 04/05/2021minha estante
Bruna, na época eu recebi como cortesia da editora... infelizmente não sei onde você consegue achar por um preço acessível:(

Lucas1028 28/09/2022

A mente humana é um lugar enegrecido que cresceu em excesso.
Um detetive quase alcoólatra divorciado investigando a misteriosa morte da filha de um cineasta excêntrico e polêmico com quem ele tem um passado. Já fazia um tempo que não lia um thriller de investigação criminal assim então resolvi dar uma chance, já que esse livro tava encalhado a tanto tempo na minha estante.
Foi uma surpresa muito boa! A progressão dos acontecimentos e a evolução das personagens são muito bem apresentadas pela autora. As viradas de mesa são outra joia nesse livro! Como a autora começa sóbria até ?abraçar? o sobrenatural pra logo depois plantar dúvidas sobre qual verdade é verdadeira. Se os direitos da obra ainda não foram comprados por algum estúdio eu acho que daria uma ótima adaptação como uma série criminal.

Marcianeysa 10/11/2022

Problemático
Terminei o livro na esperança que o final seria bom. Me enganei. A autora mistura diversos elementos como magia, suspense, terror e drama no livro e o resultado é caótico. Além de umas 200 páginas de enrolação (o personagem principal seria poupado de muito sofrimento se conversasse com uma só pessoa primeiro), o final é terrível.

Geórgea 20/07/2020

Filme Noturno
Em Manhattan, num armazém abandonado, o corpo de uma jovem é encontrado. Todas as evidências apontam para suicídio, mas o que deixa as pessoas realmente surpresas, é a identidade dela. A mulher é Ashley Cordova, a garota prodígio, filha do famoso diretor de filmes de terror, Stanislas Cordova. A vida da família sempre foi muito especulada, por isso, há 30 anos o homem se esconde de qualquer entrevista e pessoa. Eles levam uma vida misteriosa e cheia de segredos.

“Ele é uma fenda, um buraco negro, um perigo indefinido, um surto incansável do desconhecido em nosso mundo demasiadamente exposto.”

Quem parece não acreditar nisso é o jornalista Scott McGrath. Um homem que já teve tudo, mas que acabou com seu casamento e carreira destruídos por Cordova. Na primeira vez que ele tentou investigar e descobrir mais sobre o misterioso diretor, sua vida acabou virando de cabeça para baixo. No entanto, parece que ele não está preocupado em se envolver com esse jogo perigoso novamente.

Com uma atmosfera tenebrosa, parecendo saída de um filme noir, veremos McGrath buscar respostas para o que aconteceu com a jovem. Ele descobrirá o estranho mundo dos fãs do diretor, com suas fitas proibidas, sites escondidos e todo um esquema perigoso que gira em torno dele. O que será que ele encontrará no passado deste homem? E o mais importante: por que ele faz tanta questão de se esconder?

Minha Opinião

Aqui temos um livro que me deixou num misto de emoções. Após terminar essa leitura, levei um tempo para entender os meus sentimentos por ele. A trama é interessante, nos carrega para uma atmosfera tensa, onde ninguém parece confiável e cada virada de página guarda uma reviravolta. Porém, em certo momento, tantas investigações e reviravoltas ficam cansativas e essas quase 700 páginas do livro, podem ser facilmente diminuídas pela metade e sem perder o sentido. E o final? Este me pareceu o grande problema da maioria dos leitores. Ele deixa em aberto algumas questões e não temos um desfecho de fato. Entretanto, gostei dessa “possibilidade” deixada pela escritora, por isso, o final não foi algo que me incomodou.

O que mais gostei no livro são os elementos utilizados para incrementar a história. Sejam recortes de jornais, bilhetes, sites ou até relatórios que trazem uma veracidade para a trama. Parece que tudo isso realmente aconteceu. Também temos fotos de pessoas que seriam nossos personagens. Isso facilitou muito a minha “imaginação” e contribuiu para deixar a narrativa ainda mais interessante. Além disso, cada personagem foi criado e pensado com qualidades e defeitos que nos fazem visualizá-los na nossa frente. A autora foi certeira nessas características e na ambientação da história.

“Ele via o sofrimento mental das pessoas e esperava que seus filmes pudessem ser um refúgio. Seus personagens são destruídos, arrasados. Caminham por infernos e emergem purificados.”

Ashley Cordova é uma incógnita para o leitor desde o começo. O que aconteceu com ela? Por qual motivo uma jovem talentosa, rica, com a vida inteira pela frente, tiraria a vida? Quando começamos a investigar o passado dela e as pessoas que a conheceram, sua figura toma outras proporções e se transforma em algo novo e alienígena. É criada quase uma aura sobrenatural nela. Seu passado, sua história e seus segredos são instigantes e suas revelações me pegaram de surpresa, me deixando em dúvida em diversos momentos.

Nossa protagonista, Scott McGrath, foi um problema para mim. Um dos meus primeiros pensamentos quando o conheci foi: para um jornalista tão inteligente e conceituado, ele é bem burro, hein? Toda essa fixação pelo diretor é explicada e dissecada conforme adentramos a narrativa. Ao mesmo tempo que ficava com pena dele e do que sua vida se tornou após seu destino cruzar com o de Cordova, também me irritava com suas atitudes e esse eterno “papel de vítima”. Acredito que muitos dos problemas que ele se metia poderiam ser evitados se ele tomasse decisões mais inteligentes e acertadas. No entanto, vale ressaltar, que ele não está sozinho nessa jornada. Não quero estregar a surpresa, mas seus companheiros são mais interessantes que ele próprio. Um protagonista duvidoso é sempre mais difícil de engolir.

“Assim que você sacrifica o cordeiro é capaz de tudo e de qualquer coisa, e o mundo é seu, proclamava o site.”

E vamos ao mais importante, o misterioso Stanislas Cordova. Um gênio do terror, um mestre dos filmes que deixam as pessoas emocionalmente abaladas. Ele é uma figura que está toda a hora por trás de cada jogada e virada. Ele me levou a questionar todos aqueles famosos que idolatramos, mas que ignoramos a vida particular. Foi muito interessante ver os seus fãs mais fervorosos, algumas descrições dos seus filmes mais peculiares e as especulações que giram em torno da sua figura. Posso afirmar, com toda a certeza, que ele é um dos personagens mais ricos e bem construídos que já conheci na minha jornada de leitora. Ele é visto como um deus, uma figura sombria, um gênio da escuridão. Mas quem ele é de verdade? A nossa curiosidade apenas aumenta conforme conhecemos mais sobre os parcos relatos das pessoas que conviveram com ele.

Toda a história parece um roteiro de filme antigo. Resgatando aquele clima de mistério dos suspense dos anos 80 e 90. Uma tensão latente e crescente. O clima de investigação me lembrou muito Coração Satânico, de William Hjortsberg. Não que a história seja parecida, mas o clima, a ambientação e a busca frenética dos personagens por respostas nos transportam para esse mesmo lugar. E, claro, os personagens chamam a atenção por fugirem do genérico e serem ricos em detalhes.

“E mesmo agora aquela história aterrorizante em minha memória era pouco mais do que uma coletânea de imagens arrepiantes […]”

Quase no final do livro, temos uma constatação feita pelo nosso protagonista que nos deixa atônitos. Quando tudo parecia tão estranho, ele larga essa frase e tudo parece ter sentido. Na hora pensei: uau, que reviravolta! Mas, como nem tudo são flores, a história dá outra guinada e temos um final completamente diferente (e não muito criativo, eu diria), pois se a autora seguisse pela primeira revelação, seria muito mais interessante e original. Não que o final oficial seja ruim, mas poderia ser muito melhor. No geral, o livro é muito interessante, no começo eu estava super empolgada e pensando em algo um pouco diferente. Não fiquei completamente satisfeita com tudo, mas é uma indicação super válida para os fãs do gênero, que adoram um plot e um ar mais sobrenatural. Aqui teremos os dois lados de uma mesma história: em qual você vai acreditar?

site: https://resenhandosonhos.com/filme-noturno-marisha-pessl/

livrosdagabs 06/08/2020

É preciso andar algum tempo na sombra para conhecer o sol
Preciso começar dizendo que não houve praticamente nada que não tenha me encantado. Fiquei envolvida do início ao fim, devorando as mais de 600 páginas de uma forma que me lembrou muito da adolescente introspectiva que usava os livros como escudo que eu fui um dia, algo que pouquíssimos livros me despertaram desde que amadureci.

Dito isso, vamos aos finalmentes. Filme Noturno inicia nos introduzindo numa atmosfera sombria e misteriosa, que nos envolve com maestria a medida que fica cada vez mais tensa e angustiante, e o leitor sente todos esses sentimentos junto com os personagens, que por sinal são muitíssimo bem construídos. Scott, mesmo sendo pragmático e irritante em muitas passagens; Nora, uma personagem e aliada improvável em meio à toda a história; Hopper, obstinado com seus motivos obscuros. Conhecemos Ashley tão bem e de maneira tão profunda, mesmo que ela não apareça em uma cena sequer, assim como Cordova.

A ambientação e atmosfera com certeza é o que dispara como ponto positivo nessa obra, o que mais me agradou em conjunto com os personagens fortes e bem construídos, sendo odiáveis ou não. Mesmo os que fizeram rápidas aparições eram palpáveis e convincentes. Como ponto negativo devo citar a história em si, que não é nada muito surpreendente ou inovador, mas que certamente me pegou ao brincar com as minhas próprias convicções - enquanto brinca também com a cabeça dos personagens - sobre o que era verdade ou não, o que era real ou não, o que era sobrenatural ou o que era apenas um equívoco de percepção. Essa jogada de fazer com que até mesmo o leitor se questione sobre o que é e o que não é também é um dos pontos altos da obra.

O desfecho foi o melhor que poderia ter sido, amarrando tudo com laços de ouro, e não consigo imaginar uma forma de ter acabado melhor. Colocando na balança, é um excelente livro. Com certeza se tornou um dos meus favoritos.

Jules 28/11/2020

Recomendo
No começo eu estava bastante intrigada, a leitura fluiu muito bem nas primeiras 400 páginas. Infelizmente as 200 últimas páginas não conseguiram me manter envolvida na trama. O final não me agradou, os plot twists me deixaram bastante irritada, mas ainda assim eu consigo apreciar a obra.

Clau Melo 20/05/2023

Tenso e intrigante...
Literatura americana, 2013/2014. Suspense. Releitura.
Tenso e intrigante. Merece ser adaptado.

Em uma noite fria de outono, Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan. Embora a polícia suspeite de suicídio, o jornalista Scott McGrath acredita que exista algo mais por trás dessa história. Seu interesse pelo caso não é gratuito: Ashley é filha do famoso e recluso diretor de filmes de terror Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de trinta anos e que, no passado, teve um papel trágico na vida de McGrath.
Impulsionado por vingança, curiosidade e necessidade de descobrir a verdade, o jornalista é atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Stanislas. Da última vez que chegou perto do cineasta, McGrath perdeu o casamento e a carreira. Dessa vez, pode acabar perdendo muito mais.

Fer 26/06/2020

Bom, mas...
Até 90% eu tava detestando o caminho que o livro tava tomando. Mas ok. De 90 a 95%, era o final perfeito na minha cabeça. Mas, daí pra frente... Terminei o livro com a sensação de que eu sabia menos do que sabia no começo.

otxjunior 25/10/2020

Filme Noturno, Marisha Pessl
Sabe quando, num filme de David Lynch por exemplo, nos sentimos quase que frustrados porque sabemos que eventualmente aquela premissa envolvente vai para o espaço e o diretor vai pirar modificando a lógica da narrativa para a mais onírica possível? Filme Noturno, de Marisha Pessl, em sua tentativa de confundir a fronteira entre sonho e realidade não tem momentos surreais suficientes e a trama linear nem é tão envolvente assim.
É um conto de obsessão do protagonista pelo diretor recluso, Stanislas Cordova, cuja horda de fãs literalmente tocam o terror. O irônico Scott McGrath, depois de perder sua credibilidade como jornalista investigativo, recomeça a caçada depois do suicídio da filha de seu nêmesis. Em sua busca ele reúne personagens no mínimo peculiares. Como é o caso da cartunesca Nora Halliday: a última vez que li sobre uma aspirante a atriz, fofa mas de uma maneira irritante, com um pet carismático, que se voluntaria rimando a uma aventura aleatória de interesse exclusivo de um completo estranho foi no lúdico Te Apresento Meu Amigo, de Will Monteath, lembrança que eu realmente não esperava ter aqui.
As piadinhas constantes e referências à cultura geral (o que diabos significa "parecer a irmã punk de Confúcio"?) devem ter sido o inferno para o tradutor. O romance também traz como façanha multimídica a inserção de páginas de portais web, transcrições de telefonemas, matérias de revistas, etc. O que, tendo lido no Kindle, foi ao mesmo tempo difícil pelo tamanho da fonte e me fez pular de susto ao, sem prévio aviso, ter uma representação não verbal do personagem que acabei de ler sobre num virar de "páginas".
Aliás, detalhes da história da rivalidade presente no enredo entre atrizes me remeteram à contenda real entre as irmãs Joan Fontaine e Olivia de Havilland. Seria Cordova Hitchcock? Não sei, mas se já houve um livro que grita por uma adaptação cinematográfica é este! Talvez sob a direção de Peter Jackson, apenas porque tem mais finais que o último episódio da trilogia dO Senhor dos Anéis! E se tivesse mais, é provável que minha cotação chegasse à máxima, pois o último é sempre melhor que o anterior.
Reparou que só não é mais difícil resenhar Filme Noturno do que avaliá-lo? Passada a comoção, acho que quanto mais penso sobre, menos gosto. Dito isso, a conexão com a história e personagens se dá, talvez tardiamente ou por um preço alto, que seja, e certamente nos termos da autora, mas acontece; e quando o faz vem ligada a passagens de vívida emoção e pungentes em seus comentários sobre arte, vida, relacionamentos, memórias, crença e verdade. Ainda com uma visão romantizada do sofrimento como estímulo ao processo criativo e as prerrogativas do artista de ir a lugares de "escuridão imaginável e rios de sangue" só para sentir algo e voltar "impune" das consequências colaterais para mero mortais, que você seguramente não irá encontrar no próximo thriller.
O fato é que por quase toda a leitura, que não é curta diga-se, não saberia dizer se estava gostando realmente, exceto pelo primeiro terço que só achei chato mesmo. Tendo como ponto de virada a histérica cena numa loja de artigos religiosos para feitiçaria, cuja proprietária sozinha justifica um spin-off. Este filme eu pagaria pra ver!

akasaori 26/06/2020

"Filme Noturno" é um thriller muito interessante, embora não tenha funcionado para mim. Demorei a me interessar de fato pela história e, a partir de dado momento, sinto que o pouco que me interessou na história se perdeu. A partir de 80% do livro a história desanda e o leitor não consegue mais entender no que vai dar, tendo uma conclusão muito vazia apesar do final em aberto.
Acho que o que não funcionou para mim foi a mistura dos problemas sobrenaturais com os problemas reais. Recomendo para quem não se importe com essa mistura, mas não funcionou pra mim e achei o livro grande demais, com descrições exageradamente longas para o que penso ser necessário para a história.

Kau 18/11/2016

Impressionada ainda com a historia, o grau de comprometimento que tiveram com o livro é algo de outro mundo, sites, textos, fotos, jornais, entrevistas, tudo, tudo muito bem feito, muito bem apresentado, levou a experiência do leitor a outro patamar, é um dos poucos livros que posso dizer que quebrou a quarta parede com a realidade, to sem palavras ainda, é um livro que deve ser lido por todos os amantes de leitura, mesmo que não gostem do estilo, merece ser lido, espetacular.
Anny Campos 18/11/2016minha estante
AInda irei ler esse

Bea 28/10/2020

O livro me deixou com medo e apavorada em vários momentos, por isso gostei bastante. No entanto, o final "aberto" não me agrada. Pra quem gosta desse estilo de thriller que deixa o leitor sem ar e com a chance de decidir no que acredita, é perfeito. Só por esse final mesmo que eu não dei 5 estrelas.

Mands 30/06/2021

Paranoia ou realidade?
"Filme noturno" é um livro que vai deixar saudades!

A história é sensacional: cinema + investigação + sobrenatural (ou apenas uma realidade mascarada?). Se você curte esses temas, então esse livro deveria ganhar um lugar na sua listinha. As 600 páginas vão parecer 200 e você não vai querer que acabe.

"Filme noturno" é um dos thrillers mais bem construídos que eu já li, com um bilhão de "E se?" que vão fazer sua cabeça questionar o que é realmente real. Talvez você entre em parafuso, talvez você queira dormir de luz ligada e talvez você questione os limites da mente humana. O livro levanta a questão: até onde o ser humano é capaz de chegar para satisfazer seus desejos e curiosidades? Mas para te contar a verdade, mesmo após as 622 páginas, eu não consegui chegar a uma conclusão.

A descrição da ambientação deixou a desejar e fez com que eu ficasse confusa em alguns momentos. Mas a Marisha me ganhou 100% na construção dos personagens, eu simplesmente me apaixonei pelo trio de desajustados e leria mais 600 páginas só para continuar vendo o desenvolvimento deles. Eles criaram um laço muito bonito, enfrentaram tantas coisas juntos e ainda me fizeram rir (e chorar um pouquinho, mas isso a gente pode manter em off)! Nem sei mais o que falar sobre os três, então vou apenas dizer que eles agora são um dos meus trios literários favoritos!

O livro te leva em uma viagem muito doida: seita? Mansão bizarra? Praia? Hospital psiquiátrico? Nova York? Lojinhas estranhas e lanchonetes? Temos tudo isso e muito mais!
Apesar de não ter me deixado com aquele quentinho no coração, "Filme noturno" já é um dos favoritos do ano! Obrigada por isso, Marisha Pessl!

O que é real? O que é ficção? O que é imaginação? Mergulhe nessa história e tire suas próprias conclusões!
Pedro Moreira 01/07/2021minha estante
Muito boa a resenha!

Mands 01/07/2021minha estante
Valeuu, Pedro!

Chris Liz 24/05/2020

Uma história que me prendeu em alguns momentos, mas infelizmente o final não foi o esperado!