Filme Noturno

Filme Noturno Marisha Pessl

Resenhas - Filme Noturno

Coral Daia 19/10/2019

Eletrizante e criativo
Essa foi uma leitura que eu demorei muito para concluir, mas curti todo e cada momento dela. Lados positivos: a autora é MUITO criativa. A descrição dos personagens é fantástica; dos lugares, totalmente imersiva. É como se você realmente estivesse defronte eles na vida real. Cada prova tem a sua versão impressa no livro (tive de ler pelo celular para poder ampliar porque no kindle ficou horrível), trazendo pedaços a mais desse grande quebra-cabeça que é a trama. Lados negativos: o final é como uma bolha de sabão: estoura e fica por isso. A quantidade de detalhes e referências à cultura pop pode deixar algumas pessoas perdida por não conseguirem acompanhar direito (inclusiva trás spoilers de alguns filmes). Ah, e a representação de pessoas gays: ou Marisha tem algum problema com elas, ou o protagonista é bem preconceituoso. O fato de dois homens poderem se gostar não entra na cabeça do jornalista. Uma pena. Meu personagem favorito foi a Ashley, que nem sequer aparece na narrativa. 4 estrelas.

Nandsland 31/08/2021

Tutobom?
Eu gostei? Gostei.
Mas não pelos motivos que esperava gostar, o livro promete demais, segue o tempo inteiro em cima do muro entre o real e o sobrenatural, algo que já presenciei lendo o exorcista. Exceto que nesse livro, essa dinâmica acaba com a expectativa do leitor.
O livro começa quase elétrico e depois é só ladeira a baixo. Acho que o garantiu a estrela extra pra mim foi a lição que família da jovem deixa pra gente, o jeito que ela viveu, que o pai dela a ensinou a viver è bem inspirador.

Tiranosauro 19/03/2021

Confesso q fiquei muito interessado no universo de Cordova e com vontade de assistir seus filmes kkk. Ele é muito intrigante!

Allan Tancredo 31/03/2020

Cordova!
É um livro super intrigante, pelas fotos, reportagens, e tudo mais, faz você mergulhar e acreditar que esse é o mundo real.
Cordova, me lembra muito o Lars Von Trier, só que bem mais recluso, perturbador e muito insano... Questiona muito a realidade! Uma coisa que eu não gostei muito foi a parte de magia/bruxaria, que não é minha praia, mas não desmerece as cinco estrelas que eu dei!

Sarah 16/05/2020

O que eu acabei de ler? Não sei, mas faria de novo.
Ainda tentando encaixar todos os pontos dessa narrativa, tentando entender como tudo isso aconteceu de maneira tão rápida e como DEVOREI o livro em tão pouco temp. Em como ele consumiu os meus pensamentos tanto quanto aos do próprio Scott McGrath, estranho imaginar como em muitos momentos eu me senti como ele, só pensava nessa história e nada mais parecia importar.

Não nutri simpatia alguma pelo Scott, para mim ele era apenas um narrador, alguém "impessoal", com quem eu não me importava, mas acho que isso é parte da narrativa. O jornalista é um homem super egoísta, que só pensa e só acredita no próprio potencial, comprovado com suas última escolhas, então entendo completamente que não gostou dele, também não gostei, mas não creio que é um defeito. Nora e Hopper são personagens cativantes, em especial a primeira, que está sempre disposta a ajudar, que é simpática 24/7 - apesar de ter achado ela muito metida no começo, admito que sempre fez observações pertinentes.

Quanto ao final que parece ser o ponto divergente entre todos... Precise pensar um tempinho sobre ele. Minha reação imediata foi "não acredito que li 600 páginas para chegar à esse final, onde estão as minhas respostas?". Porém, cheguei à conclusão que nunca me prometeram final algum. O livro inteiro foram resenhados e discutidos os filmes de Cordova e eles NUNCA terminam de modo claro; nunca entregam finais felizes, muito menos finais conclusivos. São sempre finais obscuros, que cabem ao espectador desvendar o que aconteceu. É mais sobre o que você acredita que aquele personagem merecia, do quão fundo se mergulhou na obra e do quanto ela te mudou e te influenciou. Sendo assim, cabe a cada um de nós imaginar o que ocorreu com Scott, que história ele ouviu. Ou simplesmente ignorar isso e apenas pensar sobre os acontecimentos do livro e como eles modificaram os personagens e talvez até você mesmo.

Bruno Hubner 08/02/2018

Suspense do começo ao fim
"Filme Noturno" é um livro para quem adora crimes e a investigação toda, a rota até chegar aos culpados. Há julgamento às pessoas do começo até o fim, e isso só ensina que muitos julgamentos são imprecisos, seja somente pela aparência, jeito ou preferências. Esse livro expõe os lados obscuros da vida (solidão, culpa, doença, violência) e isso faz todo sentido, se tirado da vida "criada" pela autora e introduzida em situações diárias.

O livro é muito bem produzido, com design sensacional, reunindo notas de jornal, e-mails, simulações de acessos à DeepWeb, além disso realiza muitas referências ao cinema hollywoodiano, expondo atores e diretores reais, como se realmente Cordova fosse um ator presente no cenário thriller dos anos 80. A história contada poderia muito bem ser real e em minha opinião, a autora brilhou em sua escrita. Ela te mostra o cético, depois passa ao irreal, tudo isso para mostrar que o cético é errado, o irreal pode ser real, mas que na verdade, há fatores diferentes por trás da história.

Recomendo a leitura e a grande viagem pelos filmes de Cordova.

@gugugb 07/01/2018

Wow!!
Nada menos que brilhante!!!

Julia 24/06/2020

Um livro muito bom, mas eu esperava mais! Teria sido muito melhor se eu não tivesse criado tanta expectativa. O final é sucinto, condiz com a realidade, mas não explodiu minha mente.

Gramatura Alta 19/10/2016

Surpreendente
FILME NOTURNO é o segundo romance de MARISHA PESSL, um thriller impressionante e envolvente, que faz o leitor ficar intrigado a cada novo capítulo. A escrita da autora é fácil e completamente viciante, deixando qualquer leitor vidrado e hipnotizado no livro. O suspense e os mistérios estão presentes do primeiro capítulo ao último, e PESSL faz isso de modo que não deixa a leitura cansativa e nem torna o livro parado.

A história acompanha a vida de Scott McGrath, um repórter que teve a vida arruinada ao investigar e tentar expor o misterioso diretor de filmes de terror, Stanislas Cordova. Anos depois, Ashley, filha do diretor, aparece morta, e tudo leva a crer que foi suicídio, mas ao saber disso, McGrath se vê mais uma vez envolvido nos mistérios de Cordova e sua família.

McGrath começa outra investigação, dessa vez para descobrir se, de fato, Ashley cometeu suicídio e o que a levou a fazer isso. Ele começa a refazer todos os últimos passos da jovem, e é nesse momento que conhece Nora e Hopper, duas das últimas pessoas que Ashley teve contato antes de morrer. Os dois jovens resolvem se juntar a McGrath e investigar sobre os Cordova. Juntos, os três saem em busca de pistas que possam revelar os segredos obscuros da vida de Ashley e do seu excêntrico pai.

McGrath é um personagem que busca a verdade acima de tudo, mas nem sempre a verdade é fácil de aceitar. Sendo um jornalista investigativo, ele se prende a fatos que possam ser explicadas de forma racional, mas acaba cada vez mais em um beco sem saída, pois nada que envolva os Cordova parece poder ser explicado pela lógica, sendo a única forma de dar continuidade as investigações, acreditar que existem coisas que não podem ser explicadas.

E por mais cético que ele seja, chega um momento em que precisa escolher entre fatos concretos e que podem ser explicados racionalmente, ou se jogar de cabeça no mundo das coisas que ele considera impossíveis e mágicas, pois só assim ele poderá entender tudo que envolve a estranha e isolada família Cordova.

Mesmo depois de ter perdido sua esposa e a reputação, indo atrás de uma pista falsa dada por um telefonema anônimo anos atrás, quando investigava Cordova, ele tem esperanças de que dessa vez possa ter mais sorte e ser mais esperto, podendo, enfim, provar a todos que estava certo ao desconfiar do diretor, e provando que o diretor esconde muito mais do que a maioria das pessoas suspeita. McGrath acredita que a morte de Ashley é seu bilhete da sorte para se redimir e expor de uma vez por todos o monstro por trás do mito que o diretor criou ao longo dos anos.

Em contraste a McGrath, Stanislas Cordova chega a ser um personagem místico, como um deus do submundo, envolto em mistérios e boatos, sendo visto pela última vez em uma entrevista dada a uma revista em 1977. Em The Peak, onde mora e grava seus filmes, vários acontecimentos levam a crer que coisas estranhas acontecem lá. Nenhum dos atores que participaram de seus filmes falam sobre o que acontecia durante as gravações, mas fica claro que o diretor levava todos ao limite da sanidade, muitos deles nunca mais voltando a atuar.

Os filmes de Cordova são tão perturbadores que acabam gerando protestos, o que leva a ter um deles impedido de ser rodado nos cinemas. Com isso, o filme é lançado de forma clandestina e exibido de forma secreta em túneis e catacumbas, e assim vai sendo com todos os próximos filmes dele, tornando seus fãs mais fieis e fanático, que se denominam: Cordovitas.

MARISHA PESSL conseguiu fazer de Cordova um personagem tão intrigante e real que faz o leitor ter vontade de ver seus filmes, por mais macabros que aparentem ser, só para ter uma dose do horror que eles proporcionam, um horror com que todos se identificam, que despe a alma de todo ser humano e mostra o seu lado mais sombrio e até onde ele vai.

Ashley, assim como o pai, mostra-se um mistério, mas, ao contrário dele, ficamos sabendo de várias coisas sobre ela, que aparecem ao longo do livro. Além de ser encantadora, talentosa e inteligente, a jovem mostra que herdou do pai o lado sombrio e profundo da vida, e, graças a isso, chegou ao fim mais cedo que o normal. É uma personagem intensa e cheia de personalidade. Até as fotos que aparecem no livro provam isso.

Ao final do livro, alguns detalhes, que acabam passando com pouca importância, podem ser o caminho para novas perguntas sem respostas. Não é um final satisfatório pra quem gosta de ter todas as suas perguntas respondidas. Ao terminar a leitura, a sensação que dá, é de ter visto um filme do próprio Cordova, onde o final fica em aberto e cabe ao leitor tirar suas conclusões.

A autora apresenta mais de uma possibilidade, e cabe a você decidir no que vai acreditar, e qual a sua verdade. Seja qual for, FILME NOTURNO, provavelmente, vai ser uma das melhores e mais inesquecíveis leituras que você vai ter na vida.

RESENHA ESCRITA PELA GABRIELLA, DO GETTUB

site: http://www.gettub.com.br/2016/09/filme-noturno.html
Kau 20/04/2017minha estante
Amo esse livro, adorei a resenha

yezi 10/08/2021

decepção
início bom, premissa envolvente, personagens interessantes e um mistério cabuloso TUDO ISSO JOGADO NO LIXO ODIEI ESSE FINAL SERIO QUE BOSTAAAAAAAAAAAA PQ ISSO MEUDEUS

Lucio 06/10/2020

Ok
O livro é bom. Mas não consegui me conectar com a história.
otxjunior 25/10/2020minha estante
é isto!

Ana Clara 26/01/2021

uma experiência!
Ler esse livro foi realmente uma experiência! O primeiro livro na vida que li com tanta riqueza de informações e uma escrita maravilhosa que te faz sentir como se estivesse participando das investigações junto com o Scott e Nora. Sem falar nas ilustrações, que parecem ter sido criadas especialmente para te mergulhar ainda mais na leitura, dando forma ao que geralmente só fica na nossa imaginação.

E no final, quando você é obrigado a retornar à realidade, é quase decepcionante perceber que nada do que lemos de fato existe e todos aqueles personagens, que passamos a conhecer (tão) bem, não passam de ficção - coisa que só uma escritora brilhante seria capaz de fazer. Recomendo!!! Já temo que seja a minha melhor leitura do ano.
guima 06/10/2021minha estante
Tomei spoiler de graça. Obrigado skoob
#clubedolivronaoentreaqui

Ana Clara 06/10/2021minha estante
mas não tem nada aqui de spoilerrrr sos

guima 06/10/2021minha estante
a nota Aninha

Mariam.Sati 06/04/2022

(quase) muito bom mas nem tanto
Começo dizendo que estava muito empolgada com o livro quando comecei a ler, as páginas com fotos, arquivos policiais e sites despertavam um interesse em descobrir o que seria tudo aquilo e entender qual seria a história do tal do Cordova. A ambientação é muito boa e em alguns momentos realmente senti medo e fiquei horrorizada (um terror super psicológico com a parte do labirinto que o Scott se enfia em The Peak). No final eu estava muito envolvida e engolindo as páginas querendo chegar ao desfecho de toda a loucura e o livro estava caminhando para ser melhor do que realmente foi rsrs, apenas achei o fim muito vago e não me permitiu uma conclusão clara do porquê tudo aquilo aconteceu. O propósito foi apenas o protagonista passar pela famosa mudança de vida que os atores do Cordova passam? Como se ele tivesse o poder de virar a vida de todos de cabeça pra baixo e dar um novo propósito a ela através do terror? Queria entender mais esse personagem tão falado e teorizado, no fim acho que a autora pecou em mostrar realmente qual é a ?magia? desse diretor lendário.
Outra coisa que me incomodou muito foram várias falas machistas e constatações sexistas do protagonista/narrador colocadas pela autorA, Cynthia, por exemplo, só existe para personificar uma ex mulher odiosa e insuportável que achou um novo marido mais rico e só vive para fazer a vida do anterior um inferno, alienando a própria filha do pai. Basicamente achei um livro (quase) muito bom mas nem tanto ?

Raquel.Leites 09/05/2020

O imaginário pode te confundir
Scott é um jornalista que vive confortavelmente em Manhattan, separado e pai de uma filha ele vive no anonimato após ter sido processado por um certo figurão do cinema, que acabou manchando sua carreira. Após uma noite perturbadora ele encontra uma garota misteriosa no meio do parque enquanto corre, isso causa um desconforto desconhecido. No meio de um jantar na casa de amigos ele é avisado que a filha do enigmático cineasta Stanilas Cordova, Ashley, é encontrada morta num prédio abandonado. Tudo leva a crer que ela se matara, porém o passado entre Scott e Cordova faz com que ele desconfie que há algo além disso. O cineasta é um dos maiores produtores de filmes de terror e mistério da indústria cinematográfica, e o mesmo não é visto há mais de vinte anos. Tudo em volta dele é uma incógnita desde seus fãs escondidos no submundo, sua residência, suas esposas e a própria morte da filha. Scott vai até o fim para saber tudo e se livrar dessa sombra em seu passado, junto com dois ajudantes inesperados ele embarca numa eletrizante busca.