A rainha do castelo de ar

A rainha do castelo de ar Stieg Larsson

Resenhas - A Rainha Do Castelo De Ar

Larissa804 15/03/2024

Stieg Larsson vem mais uma vez nos surpreender com sua escrita.
Lisbeth ficou entre a vida e morte, agora além de enfrentar as consequências de suas ações, ela quer vingança.

Neste terceiro volume, não teremos revelações bombásticas, plot twist a cada capítulo, mas encontraremos uma narrativa contínua em que os acontecimentos serão revelados de pouco a pouco,é sim uma maneira interessante de conduzir os fatos, mas para alguns pode ficar cansativa e dar a impressão de que a leitura não desenrola. O início do livro é do jeito que muitos já conhecem, tem uma apresentação geral dos fatos e só após a primeira ou segunda parte que a história começa verdadeiramente a fluir.

A história em si é cativante, veremos a evolução dos nossos mais queridos personagens. Mikael entra de cara para defender Salander, contando com o auxílio de sua irmã. Lisbeth encontrará apoios em muitos, Erika terá seus próprios desafios e teremos contato geral com os novos personagens dessa trama e conheceremos mais de perto aqueles que nunca prestamos muita atenção.

O enredo é rico no início ao fim de críticas sociais e políticas, nos fazendo sempre recordar de como as mulheres são tratadas na sociedade, como o governo é corrupto e como as pessoas têm mau caráter.

Haver 10/03/2024

Fim.
Esse livro, de toda a trilogia, é o que parece sofrer mais com a falta de uma boa edição. Dava pra ter encurtado em umas 300 páginas facilmente.
Não vou entrar em muitos detalhes, mas esse livro foi o que eu menos gostei da trilogia. Tudo o que tinha de ruim nos livros anteriores (encheção de linguiça, sub-trama que não interessam e diversas páginas descrevendo coisas que não importam para o progresso da trama) nesse livro foi dobrado.
No fim só se salvaram as últimas 200 páginas, que é quando o livro realmente foca no ponto forte de toda a trilogia: Lisbeth Salander.

ariel.frazao 15/02/2024

O desfecho
Eu não consigo entender como é possível criar uma história tão grande e complexa com todas as pontas se amarrando. Sensacional!

Paula 16/01/2024

Que triste,acabou a trilogia. Amei igualmente os três livros. Um calhamaço gostoso e fácil de ler. Ressaca literária #

Diego.Barom 30/12/2023

Brilhante
O ultimo livro da trilogia de Stieg Larsson não poderia ser menos do que brilhante. Continuando logo após o final do segundo livro, nos vemos diante de uma intrincada conspiração e uma trama deveras emocionante, livro repleto de criticas politico-sociais, tendo como principal a deliciosa personagem Lisbeth Salander, abordando ainda mais sua historia. Apesar de ser o maior livro da trilogia, a leitura é fluida e dinâmica, com vários personagens legais sendo apresentados ou utilizados, desde os ?vilões? ate os mocinhos, tudo é muito bem amarrado, as reviravoltas são sempre muito empolgantes. Apesar de ter vários personagens, eles são devidamente apresentados e descritos, não deixando o leitor perdido entre seus dilemas.
A dupla Blomkvist e Salander é muito top. Impossível não amar Lisbeth, ainda mais nesse livro onde acompanhamos de perto suas angustias e entendemos melhor sua personalidade e seus traumas psicológicos.
Stieg Larsson escreve de forma fantástica, tecendo várias criticas ao sistema e à sociedade. Sao livros extraordinários e que merecem toda a atenção. Amei. Recomendo a todos!!

Kamilla 24/11/2023

Pontas Soltas
Resenha de releitura - 24/11/2023

O último livro da trilogia consegue lidar bem com todas as pontas soltas deixadas nos livros anteriores, finalmente entendemos a extensão dos crimes que foram cometidos contra Lisbeth Salander e acompanhamos Mikael Blomkvist reunir diversos aliados para conseguir evitar que Salander seja vitimada por uma nova conspiração.

A primeira parte do livro foi bastante tensa, com Salander incapacitada e exposta as maquinações de seu pai, mas essa foi uma história com uma resolução que eu de fato não esperava.

A questão da espionagem e contraespionagem das partes adversárias trouxe bastante adrenalina para a história, mas eu esperava mais dos 'vilões' da Sapo, começaram promissores mas perderão um pouco de credibilidade comigo ao longo dos livros.

Erika teve uma trama interessante, se bem que rápida e um pouco mal explorada, gostaria que ela tivesse conseguido ser bem sucedida em sua história paralela, mas o nível de complicação da situação talvez exigisse um livro solo para a personagem para ter uma resolução mais abrangente.

Mikael Blomkvist continua o rei da estratégia e do sex appeal, acho que no final da trilogia até eu leitora já estou curiosa em ir para cama com Blomkvist, é inexplicável o grau de atração que ele consegue exercer em basicamente toda a mulher com quem ele interage, é um pouco cômico, mas Larsson escreveu ele assim, temos que saber lidar rs

Gostei bastante de reler a trilogia, mas fico por aqui com as histórias da Millenium, foi bom me divertir novamente com Blomkvist e Salander mas não planejo ler os demais livros lançados na série.

Jonathas 05/11/2023

A conclusão original de Lisbeth Salander é arrebatadora
Começando imediatamente após o fim do segundo volume da série Millennium, A Rainha do Castelo de Ar acompanha a luta judicial, midiática e psicóloga de Lisbeth Salander contra uma organização secreta que busca enterrar de vez os segredos que ela desvendou e Mikael Blomkvist está prestes a relevar ao mundo. Além, claro de sermos apresentados aos pontos de vista dos conspiradores e das pessoas próximas aos nossos queridos protagonistas. Cheio de momentos de investigação pesada e reviravoltas surpreendentes, esse último volume escrito por Stieg Larsson entrega uma dinâmica que dosa muito bem a forma como os personagens chegam às conclusões dos fatos com a realidade de uma investigação policial. É perfeitamente crível a maioria dos acontecimentos e estes são singularmente narrados. Primoroso trabalho literário. A única parte que exige um pouco do leitor pouco acostumado a línguas estrangeiras são os nomes em sueco, aí fico complicado, mas dá pra se virar. No mais, excelente leitura, recomendo bastante.

Lucax:D 26/08/2023

Acho que nesse livro da série as coisas acabam ficando técnicas e confusas demais, o que dificulta o entendimento do que tá acontecendo, mas vai receber 5 estrelas por tudo o que Milennium foi até aqui.

Paula Paulada Power ;-p 10/08/2023

Que livro PER-FEI-TO foi esse, minha gente?
A parte investigativa foi simplesmente primorosa e esse final foi de arrancar a tampa da cabeça!!!

Sensacional do começo ao fim, se pudesse daria 10 estrelas!!!!!!
Thayná Krueger 10/08/2023minha estante
Aí Meu Deus, vou ter que adiantar a leitura do primeiro livro para esse mês ?

Paula Paulada Power ;-p 11/08/2023minha estante
Pensa num livro bom, menina....

Mike27 11/08/2023minha estante
Pq vc faz isso Paula?! Agora vou ter que atropelar minha TBR toda pra ler ele! Kkkkkk

Paula Paulada Power ;-p 12/08/2023minha estante
Só posso dizer q vc não vai se arrepender, Mike hahahhaha

Gustavo.Fortes 24/08/2023minha estante
Os livros do Stieg Larsson são verdadeiras obras-primas. Uma pena ele ter morrido tão jovem.

Paula Paulada Power ;-p 24/08/2023minha estante
Pura verdade Gustavo!

pri_resenhas 09/08/2023

Millennium
Este livro finaliza o ciclo escrito por Stieg,
Ele conta a história do pai de Lisbeth, conhecemos melhor a mãe dela Tb.
Lisbeth vai parar em um hospital depois de quase perder a vida. E lá ela com a ajuda de Mikael e Annika consegue descobrir mais sobre seu passado sombrio.
Emocionante este livro, vale muitooooo essa leitura eu amei.

Ana Claudia Domingues 02/08/2023

Lisbeth Salander não tinha medo nem de seres humanos, nem de coisa nenhuma
Esse livro encerra o arco (sim, fingirei eternamente que os outros não existem) Salander e injustiças.
O livro começa imediatamente onde o anterior termina. Mais do que força e inteligência, Lisbeth percebe que tema força da amizade ao seu lado. Ok, poético demais, mas amo ler que ela não está sozinha, que há pessoas que não se acomodam diante de injustiças e que estão dispostos a segurar em sua mão mesmo que ela não ofereça nem mesmo seus dedos.
"Lisbeth não é inocente desde os 10 anos de idade", mas teve um desfecho digno, lindo e justo! EU A AMO!

Mikael está absolutamente IMPECÁVEL nesse terceiro livro. Que dupla maravilhosa esses dois formam.

Tenho apenas uma ressalva aqui e outra ali sobre histórias paralelas e sobre o homem sedutor que Mikael é, mas a história é fantástica, agoniante como deve ser, angustiante como deve ser e com um fim memorável, como deve ser.

Sou muito feliz por não ter lembrado nada da primeira leitura e poder viver toda a ansiedade novamente. QUE OBRA DE ARTE!

Colombo 26/07/2023

Uma trilogia perfeita
O sonho do Matheus jornalista se juntam com as linhas da Saga Millennium. Por muito tempo deixei a leitura do último livro para depois, não queria chegar ao fim da história de Lisbeth e Mikael.

Ter a experiência de duas leituras anteriores já deixam claros que nada vai ser fácil. Essa leitura é envolve e sufocante. Uma escrita primordial, memorável e que me deixa feliz em ver as possibilidades do jornalismo mesmo que na ficção.

Esse livro me faz ter muito orgulho da minha profissão, já estou com saudade de mergulhar nessa história.

Brunna90 20/07/2023

A rainha do castelo de ar
Caraca! Stieg Larsson fechou essa trilogia com chave de ouro! O início é complicado por apresentar muitos personagens novos, mas a forma como a trama vai se desenrolando é genial. Lisbeth Salander é a melhor protagonista feminina de um livro de não -fantasia que já li! Simplesmente incrível, de uma força espantosa, um espírito livre e inteligente pra carambaaaaaa! Amei que todo mundo se mobilizou pra ajudar ela e ela retribuiu da melhor forma possível. A defesa de Annika Gianinni foi surreal de boa, eu dava gritinhos de felicidade a cada argumentação dela! Adorei que Lisbeth ponderou as consequências com Ronald Niederman e resolveu a situação magistralmente! Essa garota é show demais! Só não gostei do romance do Mikael e da Rosa porque fiquei com ciúmes pela Lisbeth kkkk enfim, trilogia fantástica! Todos deveriam ler! Aborda temas que necessitam ser explanados e lembrados sempre! Apesar de achar que o tema do tráfico de mulheres não foi muito abordado, percebi que a intenção do autor, principalmente no final desse último livro, foi indicar o quanto é difícil extinguir essa prática abominável, o que é muito triste mas muito perspicaz na escrita. Obrigada por esse presente, Stieg Larsson!

Livinha 14/07/2023

Último livro da trilogia ?Millenium? (sim, sei que tem 6 livros, mas apenas os 3 primeiros foram escritos pelo Stieg Larsson, antes dele falecer de infarto).

Um livro de fenômeno consequência - eu explico: o primeiro livro tem uma estória que se inicia e se finaliza no próprio livro. Já o segundo livro não. Ele iniciou, mas deixou a finalização para o terceiro. Então, de fato, a terceira obra se da através de conclusões MUITO bem feitas. É incrível a genialidade de Larsson em conseguir descrever tantos personagens, tantas estórias, tantas pontes as conectando e não ficar bem um fio sequer solto. Tudo muito bem enrolado e muito bem desenvolvido. Temos a parte do julgamento de Lisbeth Salander sobre os assassinatos e sobre sua história de vida.

Em contrapartida, Stieg Larsson traz reflexões acerca das mulheres guerreiras - Amazonas - e do quão desconhecidas e anônimas ainda são para a grande maioria das pessoas. Fazendo, assim, uma intercessão entre o sofrimento que as mulheres, geralmente, passam anonimamente. É genial.

Ainda assim, o melhor livro fora o segundo: ?A Menina que Brincava com Fogo?. Mas ler este terceiro não deixou de ter sido uma experiência inexorável. Muito bem feito e muito bem concluído. Agora vou ler os outros 3 (do outro autor), para ver se ele segue esta genialidade.

thai 05/07/2023

O fim de uma era?
Bom, o fim da triologia não podia ser diferente. Digo e afirmo que o gênero de suspense/ thriller mudou pra mim por conta desse livro (ou desses livros), o autor foi simplesmente fantástico escrevendo isso aqui, os 3 livros foram maravilhosos e favoritados, uma pena o autor ter morrido e não ter mais livros dele! Recomendo demais!