A rainha do castelo de ar

A rainha do castelo de ar Stieg Larsson

Resenhas - A Rainha Do Castelo De Ar

Marcelo.Castro 26/12/2021

Continuação obrigatória
Depois da forma como o segundo livro se encerra (ou melhor, não se encerra), é quase que obrigatória emendar a leitura no terceiro livro da série. A história pode se arrastar um pouco no início, a parte política é um pouco maçante, mas necessária para construção de toda rede de intrigas e espionagem que culminam no excelente encerramento dessa história.

thaísa 15/12/2021

Mulheres fortes prezam por justiça.
O terceiro livro de Stieg Larsson mostra para o que veio através de uma narrativa fluida e surpreendente. Por isso, aos que gostam, é o tipo de livro pra virar a madrugada, passando de página em página com sangue nos olhos e com a curiosidade no nível máximo.

Nessa parte da história Millenium, tudo aquilo que foi revelado no segundo livro é desenvolvido e explicado de uma maneira que faz com que o leitor sinta ódio da justiça e do governo sueco. Isso ocorre pois fica evidente todos os trâmites articulados contra Lisbeth Salander, a qual foi perseguida, da infância à fase adulta, por um grupo ilegal presente dentro da Säpo, comandado por homens sem escrúpulos, integridade, sensatez, ou qualquer outra característica que remeta a um indivíduo ético e humano. Não só Lisbeth, como também outras mulheres foram alvos e vítimas das atrocidades cometidas por essa milícia, a qual arrecadava rios de dinheiro com o tráfico e, consequentemente, tortura de inúmeras meninas e jovens adultas. E, justamente por ficar a par de toda essa situação, Lisbeth volta a ser perseguida pelos canalhas da Säpo, que agora querem deixá-la sob o controle deles novamente.

A história, quase que por completo, se passa com a protagonista no hospital, enquanto o resto da Suécia e do mundo a veem como uma assassina descontrolada com enormes problemas psíquicos (devido às armações do clube Zalachenko), que até aqui já podem ser totalmente refutadas pelos leitores da trilogia. No entanto, Mikael Blomkvist, mesmo sem provas, sabe a verdade e, mais que ninguém, conhece a Salander. Diante disso, ele se entrega totalmente à busca de provas e descobre mais e mais podres sobre a Seção. A partir daí, ele passa a recorrer à pessoas que estão dispostas a ajudar Lisbeth, contando com os poucos amigos dela e a irmã dele, advogada que atua no que diz respeito aos direitos da mulher. Com tal ajuda, Lisbeth consegue atuar nos planos que Anika Gianini tem para sua defesa.

E depois de inúmeros acontecimentos, finalmente chega o julgamento da acusada. Nessa parte do livro, qualquer um que tenha se envolvido minimamente com a história vibra com a maneira que a justiça é feita e com o jeito que os fatos são apresentados. Particularmente, é a minha parte preferida de todo o livro, e só lendo para entender.

Além disso, por se tratar de uma história detalhada e relativamente grande, o autor sai da trama principal de uma forma que não torna o livro desconexo. Isso faz com que a obra não seja cansativa e desperte o interesse tanto para o desenrolar do caso de Lisbeth, quanto para todo o resto que está acontecendo. Nesse sentido, são introduzidas à história mulheres com garra e coragem, o que torna o livro fascinante, visto que as características são bem apresentadas e reais.

A Rainha Do Castelo De Ar não é apenas mais um livro muito bom. Trata-se de uma denúncia ao machismo estruturado e também à violência desumana vivenciada por milhares de mulheres, não só na Suécia, como também em todo o mundo, atualmente. Aliás, toda a trilogia Millenium pode ser classificada dessa maneira.

ps: sério, as mulheres desse livro são surreais!!! leiam.

Aliel 14/12/2021

O último livro da trilogia foi o mais parado, Lisbeth ficou de molho praticamente o tempo todo, isso deixou a leitura mais arrastada pois o ponto de vista dela sempre foi o melhor, mas ainda foi bem conduzido.
De longe foi uma das melhores trilogias que li, a forma como foi construída e a evolução, foram incríveis. Os personagens muito bem estruturados e profundos, Rosa Figueirola me surpreendeu tanto quanto a Lisbeth Salander, mas foi mal aproveitada, ela tinha potencial pra muito mais.

Paulinha 09/12/2021

Perfeito
Serio, essa trilogia é muito perfeita, quando não estou lendo o livro estou pensando nele amo demais a lisbeth ????

Paty 08/12/2021

Um pouco difícil no começo, impossível de largar no final
A bem da verdade, o segundo livro da série Millenium tinham me deixado bastante frustrada por ter deixado várias pontas soltas e ter sido super lento e cansativo, aí acabei postergando a leitura deste terceiro livro por anos por pura preguiça de ter que ler mais 600 páginas daquela enrolação. Mas já recomendo desde já: NÃO FAÇA ISSO! É melhor ler "A rainha do castelo de ar" logo em seguida, e te garanto que vai valer a pena!

Como fazia muito tempo desde que eu havia lido o segundo livro, eu já não lembrava tão bem de algumas situações e nem de alguns personagens (quem eles eram, o que eles faziam e sua importância na trama toda)... isso fez com que o começo deste terceiro livro fosse um pouco confuso e me deixou bastante perdida. Era tanta gente pra lembrar e tanta gente nova entrando na trama que eu, sinceramente, cogitei me dar por vencida e desistir da série toda. Mas super compensou ter insistido um pouco mais!

(Ah eh... fica um adendo pra dizer que eu, pessoalmente, gosto muito da escrita do Stieg Larsson, mas tenho um sério problema com os nomes e a quantidade de personagens que ele coloca nas histórias. Além de ter nomes que são bastante parecidos tipo Niedermann e Nieminen ou Ekström e Nyström, ele dá nome, sobrenome e descrição até pro personagem que só vai aparecer pra oferecer um café ? então, as vezes vale a pena ter um caderninho pra ir anotando quem é quem na história e não se perder tanto)

Enfim, passado uns 30% do livro, ele começa a ter um ritmo um pouco mais interessante, mais dinâmico e quando vai chegando no final acaba sendo quase frenético! Não conseguia largar de jeito nenhum! Todas as pontas soltas que ficaram no segundo livro e até algumas situações do primeiro, puderam ter um bom desfecho nesse final e fez tudo valer a pena!
Amei!

Egberto Vital 29/11/2021

"A Rainha do Castelo de Ar" encerra muito bem a trilogia de Stieg Larsson, com uma trama muito bem amarrada, desfechos imprevisíveis e argumentos convincentes.
Confesso que achei o segundo livro o melhor dos três, talvez porque o primeiro funcione muito bem como um prólogo, que apresenta as personagens, e este terceiro funciona como um epílogo, que arremata toda a história, o miolo de tudo está em "A Menina que Brincava com Fogo", logo, um é necessário para o outro.
Gostei tanto dessa trilogia que acabei cedendo à curiosidade de ler a segunda parte da saga de Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist, que teve continuidade com três títulos assinados por David Lagercrantz, todo mundo comenta que são bem fraquinhos, mas não estou pronto para me despedir de Lisbeth (vou correr o risco da decepção).

Nycole 22/11/2021

Esse terceiro livro da série Millenium é uma continuação direta de 'A Menina que Brincava com Fogo'. Nele, acompanhamos toda a estadia da Lisbeth no hospital, o caso Zalachencko e a história com a SAPO.

Acompanhamos aqui o quanto o poder judiciário foi capaz de arruinar parte da vida de Lisbeth e toda a saga de Mikael com a polícia na intenção de descobrir mais sobre este verdadeiro escândalo que ocorreu no meio de toda a burocracia do judiciário de Estocolmo.

De todos os três livros, esse infelizmente foi o mais arrastado de todos. Notei também que o autor contou novamente a história de vários personagens que já haviam sido contadas nos livros anteriores, e acredito que isso contribuiu demais para que a leitura fosse um pouco cansativa. No mais, o desfecho, as cenas de ação e o julgamento de Lisbeth foram sensacionais ?
André "Pexapéu" Moreno 24/11/2021minha estante
O que mais me cansou nos 3 livros foi o complexo de José Mayer pegador de todo mundo que o autor deu pro Mikael, sendo que quase nenhuma pegação fez qualquer diferença na história.

Nycole 24/11/2021minha estante
Essa comparação com José Mayer foi certeira kkkkkk só encheção de linguiça, concordo com você

Lau 29/10/2021

stieg é stieg
terminei mais um do stieg larsson e da série Millenium, e só posso dizer que amo esse autor! eu adoro a escrita, os personagens e as reviravoltas, tudo me surpreende.
esse livro foi o que eu menos gostei da série até agora, mas ainda assim é muito bom! é que fiquei um pouco entendiada e confusa com todo o surgimento e os funcionários da Sapo, mas no final tudo fez sentido.
muito muito muito bom!
ainda não sei se teremos mais Millenium esse ano, mas em breve eu leio o quarto livro

LuisIV 20/10/2021

Stieg, muito obrigado.
Encerrou com chave de ouro, diamante, rubi ou seja lá a pedra preciosa que você imaginar.

Como eu já comentei anteriormente, a profundidade dessa história é algo inacreditável. Esse com certeza é um dos universos - sim, universos - que sentirei muita saudade. Não sei muito bem como expressar essa experiência.

Apenas leiam!!
Laura.Novelli 22/10/2021minha estante
Estou com os três aqui na estante me esperando, amei a sua perceção! Já me empolguei para começar em breve!

LuisIV 22/10/2021minha estante
A profundidade da história é incrível... Pena que ele faleceu, não teremos mais livros dele.

Laura.Novelli 22/10/2021minha estante
Uma pena mesmo! Sei que fizeram continuações, mas vejo que a maioria só quer ler esses três dele mesmo!

maria rita 19/10/2021

? | Bom, mas podia ser melhor.
Confesso que é o livro que li mais rápido (mesmo sendo o que tem mais páginas) porém é o livro que eu menos me apeguei. A história é intrigante, o Stieg Larsson conseguiu "fechar" o livro se ele quisesse aqui (infelizmente pela sua morte, não pudemos ver como ficaria o restante da saga pela sua visão, mas o David conseguiu MELHORAR a saga). A Rainha do Castelo de Ar é sem dúvidas o mais esquematizado, com muitos cálculos, mas você sabe que a Lisbeth quando quer, ela consegue, bem 7 Rings.

martinth 12/10/2021

Whyyyyy
So o que tenho pra escrever é:queria mais. Queria q o steig estivesse vivo e tivesse dado continuação, pq a escrita do david nao vai ser a msm coisa e nem sei se lerei.
Que livro perfeito, a investigação o plot tudo. Na parte do julgamento SIMPLESMENTE NAO CONSEGUIA PARAR DE LER. Vou sentir falta da lisbeth.
É isso.

leiturasdaursula 09/10/2021

Um desfecho memorável
Acho que esse livro foi um desfecho impecável para a trilogia. Não pretendo ler os próximos livros, visto que nem foram escritos pelo mesmo autor, já que este faleceu sem aproveitar o sucesso da série Millenium. A Lisbeth e o Mikael são incríveis!