A rainha do castelo de ar

A rainha do castelo de ar Stieg Larsson

Resenhas - A Rainha Do Castelo De Ar

Noronha 06/01/2014

Sem palavras
O desfecho da magnifica trilogia de Stieg Larsson é um tanto complexo, mas muito ''prendedor'' e intrigante, um grande gosto de quero mais ficou na minha mente.

Neste 3º livro a História continua intrigante e cheia de suspense, ficamos com aquela vontade de devorar as paginas pra saber logo o que vai acontecer. Neste livro Mikael Blomkvist toma uma importancia e um forte protagonismo, fazendo coisas que me deixaram de boca aberta e muito fã dele e de suas tarefas. Mikael mostra todo o potencial Jornalistico e investigativo dele, alem de mostrar muita pericia e inteligencia para resolver outros casos a parte.

A Narrativa ficou um pouco mais pesada neste livro, pricipalmente quando o autor se prende por inumeras paginas a falar da Sapö, neste ponto do livro a leitura se torna pesada e chata, Stieg expreme tudo até a ultima gota e explica tudo tim tim por tim tim, mas fica maçante por ser um monte de informações que você não tem muito o por que saber e simplesmente esquece no capitulo posterior.

Uma gama enorme de personagens é apresentado no livro e se voê não tiver boa memória ou uma cola com nomes e funções deles você se eprde e fica louco(a).

Depois da parte chata onde fala da Sapö o livro começa a ficar muito bom e a fluir melhor. Começa então um livro com mais dialogos, mais investigativo, com suspense onde a policia secreta, uma agencia de segurança privada e Mikael começam a descobrir os poderes da policia, Mikael se torna alvo e se mostra um personagem cada vez mais incrivel e com muitos dotes.

Lisbeth fica praticamente jogada apra escanteio o livro todo, mas quando ela começa a aparecer, não é fraca, são aparições magestrais, principalmente na melhor parte do livro que é o seu julgamento.

Ponto Forte: A história e o modo que ela se desenrola sem te deixar perdido em momento algum. A quantidade de personagens significantes. o modo que a trama te prende em varios momentos. O ótimo protagonismo dos personagens principais. Os ótimos Dialogos, dentre outros pontos fortes que você só vai entender lendo esta boa obra.

Ponto Fraco: A história da Sapö; As inumeras falhas e adaptações da tradução coisas como: ''Deu de ombros'', '' cerrou o cenho'', ''Frangiu a testa'' são constantemente usadas no livro, sem falar em algumas frases que você tem que tentar entender o que a tradução quis dizer. Em determinada parte do livro o autor tentou jogar um clima policial/suspense que no meu ponto de vista não deu certo, teve um desfecho ridiculo e bem previsivel.

Resumindo: A trilogia Millenium é sem duvidas uma das melhores sagas que eu ja li. em cada livro se tem um rio de emoções e é impossivel não se identificar, apaixonar, amar, oidar ou se apegar aos personagens da trama. Quando terminei fiquei com uma mescla de sentimentos que passavm do ''até que enfim acabou'' até o ''Que merda, quero mais''. É uma pena o Autor ter falecido e deixado essa obra em aberto, por que a trama é muito extensa e pode ser bem aproveitada, tem muita coisa em aberto que podem ser exploradas.

GadiegoSilvestr 04/01/2014

Despedida
Um desfecho espetacular para uma saga inesquecível. Foi bom enquanto durou e nada mais precisa ser dito sobre esses personagens. Eles viveram ao longo dessas quase duas mil páginas, respiraram, foram imprevisíveis e apaixonantes, irritantemente apaixonantes - COMO É POSSÍVEL GOSTAR DE PESSOAS TÃO PROBLEMÁTICAS E CONTRADITÓRIAS!?
Stieg Larsson escreveu seu nome na história. Ele vive nos personagens que imortalizou. Obrigado, amigo.

Flávia 02/01/2014

MARAVILHOSO!!!!!!!!!!
O que dizer da trilogia Millenium? Nada além de fantástico, maravilhoso, sensacional!!!!! Este foi o livro que mais gostei de ler depois de muitos anos em busca de algum autor que pudesse, em meu ponto de vista, substituir Agatha Christie e consegui. Lisbeth Salanders é fantástica assim como Mikael B. O autor não perde a linha descritiva e torna os personagens tão fascinantes que não queremos parar de ler. Li a trilogia duas vezes e assisti a trilogia sueca milhões de vezes e continuo achando que ninguém supera Stein Larsson até o momento. Claro que Jo Nesbo é um forte candidato mas ainda assim, não criou personagens tão fascinantes quando Lisbeth e Mikael. Ótimo livro e filme. Vamos aguardar ansiosos pelo quarto livro que fiquei sabendo que será lançado.

Rafa P. 02/01/2014

Fabuloso !! Fecha com chave de outro a triologia.
E finalmente cheguei ao fim da trilogia Millenium...
O último livro desta trilogia ,A Rainha do castelo de ar, fecha com chave de ouro a história, com muita ação, momentos tensos e tudo mais que prende um leitor a uma história. Confesso que fiquei muito satisfeita com o desfecho final, ele alcançou a todas as minhas expectativas.
Neste livro , a história tem seqüência a partir dos eventos finais do segundo livro, e apresenta uma estrutura interessante, pois foca a narrativa na investigação da corrupção da polícia sueca, que é o causador dos problemas relacionados a personagem principal, Lisbeth.
Lisbeth continua mais interessante do que nunca, e ainda sustenta, pelo menos para mim, o título de uma das melhores personagens do mundo literário. Sua autosufiência, independência, força e inteligente, constroem no decorrer da narrativa, uma personagem incrível, destemida e fiel as suas convicções, mostrando uma personalidade forte, pois ela nunca se importando com o que os outros pensam ao seu respeito.EM certo ponto da história, fiquei um pouco chateada com a personagem, pois ela é bem mal agradecida com várias pessoas que a ajudaram pela história, mas depois compreendi que essa é personagem, uma pessoa anti-social ao extremo , que sofreu muitas injustiças pela vida, e essa foi a maneira que ela aprendeu a lidar com tudo e todos a sua volta. Se fosse de uma outra forma, possivelmente a personagem seria descaracterizada.
O livro esta longe de ser perfeito, mas funciona muito bem. O autor conseguiu construir uma história muito interessante , que aborda problemas de cunho social e político, indo além de simplesmente contar uma história, mas propõe uma reflexão para o leitor a cerca da realidade violenta na qual estamos inseridos.
Na minha opinião o livro peca ao introduzir muitos personagem e deixar a narrativa confusa e cansativa em certos pontos. Penso que poderiam ter apresentado alguns fatos de forma mais objetivo e clara, deixando a narrativa mais dinâmica.

Dicas para quem vai ler...
- Não assistam o primeiro filme (Os homens que não amavam as mulheres - Versão americana) antes de ler os livros, pois tem um MEGA spoiler no fim. Não consegui entender o porque daquilo.. mas enfim.
- Tenha um caderninho em mãos para tomar notas dos personagens, porque fatalmente foi irá se perder diante de tantos personagens com nomes suecos dificílimos de pronunciar e memorizar.

Fora isso, a leitura flui muito bem. Livros mais do que recomendados.
Geissy 09/01/2014minha estante
Concordo com vc, tbm morri de raiva dela, eu pensei: mal agradecida !!!
Mas depois a gente entende que é a forma como ela se defende, nao abrinda suas defesas :)
Amo esse triologia, uma pena Stieg Larsson não ter sobrevivido para ver o mundo reconhecer sua obra prima !!!

Rafa P. 13/01/2014minha estante
Com certeza Geissy, ela foi bem malcriada com praticamente todo mundo. Mas é neste ponto que a gente vê a qualidade da narrativa, pq depois de tudo que acompanhamos sobre a história da Lisbeth, se ela tivesse outro comportamento, o autor estaria desconstruindo a personagem, pois ele sustentou até o fim a personalidade rebelde dela.
Eu fiquei chocada ao saber que ele morreu antes de ter o reconhecimento merecido. Muito triste mesmo.

Glenda 15/02/2014minha estante
Fabuloso mesmo. Adoro essa trilogia! Fiquei com vontade de ler tudo de novo.

Geissy 30/12/2013

Salander :)
Sabe aquele vazio que vc sente quando corta relações com uma amiga de longa data ?! Esta é a sensação que me invadiu... Perdi uma velha amiga, o meu único consolo é que ela sempre estará aqui para meu retorno !
Rafa P. 02/01/2014minha estante
HHHAAHH.. Geissy eu também senti isso..
Adoraria ser amiga da Lisbeth !!

Tha Ferreira 20/12/2013

Um final digno do Oscar!
Sabe quando uma trilogia te emociona? Aquela que você não consegue esquecer por nada? Não é porque ela é sobre coisas sobrenaturais e nem porque o personagem principal vai para lua, é simplesmente porque ele é chocante demais para ser verdade e estratégico demais para que um simples autor pudesse criar um história assim.

Bem, há um erros no que eu falei. O Stieg Larsson não é um simples autor. Não mesmo e tenho certeza que se ele ainda estivesse vivo faria muito sucesso com os próximos livros que poderiam vir. Mas não, ele morreu. E definitivamente ele faz muita falta só pelo motivo de não receber os elogios por essa perfeita Trilogia que se chama Millennium.

Esse livro foi totalmente o que eu não esperava. Superou e muito tudo que eu esperava e supunha que ia acontecer. Eu ri, chorei, tive raiva, me encantei, me estressei, me fez pensar e com certeza mudou minha vida.

Como? Simples. Um pequeno detalhe é esse: Nunca tinha pensando em conhecer a Suécia ou Alemanha. Isso agora é impossível de não pensar. Como assim não conhecer a cidade em que tudo ocorreu nesses livros? Como não pensar que o Mikael e a Lisbeth já esteve por ali, pelo menos nos livros? É muito impossível mesmo.

Todos esses livros, quer dizer 3 livros, foram totalmente incríveis. Érica, Mikael, Lisbeth, Zalachenko e muitos outros que marcaram esses livros e trouxe a certeza que eu nunca vou esquece-los. Não importa quantos livros eu leia depois dele, não importa quantos personagens passem depois dele. OK eu posso até esquecer os nomes dos personagens, mas nunca a história. Pelo menos eu espero não esquecer, claro.

Vou falar um pouco desse livro específico. E tentar não soltar nenhum spoiler. Minha querida Lisbeth sempre se mete em encrenca, mas dessa vez ela vai ter que arcar com as consequências. Só que estamos falando da Lisbeth e nunca vi e nunca imaginei ela pagando por alguma coisa que ela fez. Mas dessa vez ela vai ter que pagar, já que ela dessa vez tem tantas coisas para pagar que é até difícil lembrar de tudo. Mas, espere um instante! Ela tem a poderosa irmã do meu Querido Mikael, Annika como advogada. Não é uma advogada perfeita para seu caso, mas ela é a irmã do Mikael. Se vem da família dele, é totalmente seguro.

Por falar no Mikael, ele arrasa muito nesse livro. Claro, todos arrasam nesse livro e nos outros também. Não importa se é contra ou a favor da Lisbeth Salander, todo mundo simplesmente faz tudo que ninguém poderia imaginar. Ele é cheio de pensamentos, vidas e problemas que fazem você pensar que tudo na sua vida se morasse ou trabalhasse na Millennium seria totalmente incrível.

Os livros são totalmente demais. Todos fazem você pensar e faz aprender a agir quando tem um grupo da Sapö, chamado de Seção que anda atrás de você querendo te matar a qualquer jeito. E talvez isso nunca aconteça, mas eu pelo menos já vive isso e milhares de ´´realidades`` nesses livros.

É isso e muito mais que faz essa trilogia ser tão incrível e que marcou muito a minha vida. E seria impossível pensar como eu seria se eu nunca tivesse lido eles.

E se o Stieg Larsson tivesse vivo, ele receberia de algum o meus parabéns pela ótima trilogia!

P.S.: De todos os finais possíveis e impossíveis que eu imaginei e não imaginei, esse foi totalmente fantástico. Todos os personagens tiveram o fim que sempre mereceram. E isso foi algo que sempre vou lembrar!

P.S²: Mikael Blomkist e Lisbeth Salander são as pessoas mais incríveis e fantásticas que eu amaria conhecer!

Juliana 20/12/2013

Não é tão bom quanto os dois primeiros livros
Comprei este livro a 4 anos atrás, já havia lido os dois primeiros e estava super empolgada, comecei a ler A Rainha do Castelo de Ar e parei, pois achei muito massante, hoje, quase quatro anos depois resolvi finalizar este livro para completar a trilogia, li até a metade do livro e me deu conta de que estava um saco, a Lisbeth quase não aparece na estoria, e o livro fica se aprofundando em tantos assuntos massantes que, na minha opinião, são dispensáveis, resumindo, eu acabei pulando para os dois últimos capítulos porque estava muito entediante.
Sem duvida o Stieg Larsson foi um escritor sem igual, porém acho que o ultimo livro poderia dar menos voltas para chegar ao final.

Nati 17/12/2013

MARAVILHOSO
O melhor livro da trilogia!
Mais que recomendado!!!

Emerson 13/09/2013

Encerrando com chave de ouro!
Após ler a trilogia millenium fiquei com uma sensação ambígua de satisfação e tristeza ao mesma tempo.
Tristeza pelo fim da história de personagens tão carismáticos como o Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander, que ao longo dos três livros vão evoluindo muito bem como personagens, completando-se e tornando o enredo da história cada vez mais envolvente.
E satisfação por ver o livro encerra bem a história, com muito mistério, suspense,ação e culminando com desfecho e solução dos problemas muito bons. Outro ponto favorável foi a descrição das cenas de ação, que eram tão bem narradas que você parecia esta vendo um filme com o que estava acontecendo(apesar de algumas situações terem sido bem forçadas, rsr).
Alguns pontos negativos que achei do 2° e 3° livro(que para mim, é um livro só) foram a apresentação de alguns personagens e explicação de algumas situações que achei desnecessárias, como a citação da irmã da Lisbeth e descrição detalhada da vida de vários personagens com participação pequena, assim como a explicação de como a Lisbeth iria administra sua fortuna, mas talvez o autor tenha deixado apenas ganchos para futuras histórias( que infelizmente se tornou impossível). Porém, isso foi quase insignificante em contraponto as qualidades do livro.
Desse modo recomendo a trilogia, trata-se de uma história extremamente viciante e bem feita.
Saudades eternas sally!!

Thiago Martins 02/11/2013minha estante
concordo; Como por exemplo a Harriet Venger que acabou meio que sumindo da história,acredito que o Larsson colocaria ela em uma provável continuação.

Erika 31/08/2013

Último livro da trilogia, simplesmente fantástico! Desfecho do caso Zalachenko-Salander-Sapo-Teleborian, que me ocupou boas horas das minhas madrugadas, pois de forma alguma eu conseguia largar o livro. E, como sempre acontece comigo ao finalizar um ótimo livro, estou me perguntando: e agora? Rs... recomendadissimo!!!

Yuri Hollanda 25/08/2013

A Rainha do Castelo de Ar
O terceiro livro da série Millennium não é o que todos esperam quando acabam de ler o segundo volume eletrizante da série, A Menina que Brincava com Fogo.
Em A Rainha do Castelo de Ar, Stieg Larsson me surpreendeu de modo negativo quando tratou a sua narrativa agitada, que sempre fora a minha grande admiração pela série, de modo cansativo e maçante.
Entendo que os personagens se encontravam em uma situação que precisava dessa narrativa cansativa, ou remota, mas nos outros dois volumes sempre que estava cansativo ele vinha com uma bomba. E infelizmente, nesse volume não acontece isso. O que é uma pena, porque a série teria, inicialmente, dez livros, porém Stieg faleceu e a mulher dele (que o ajudava a escrever) não conseguiu pegar os direitos dos livros e a série acabou, até hoje, por aí.

Um dos grandes problemas do terceiro volume de Millennium é a quantidade e a rapidez que Stieg lança nomes e personagens na sua cabeça. Ele segue a mesma fórmula de sempre, de introduzir um personagem do nada, contar sua história brevemente, e depois usá-lo com algo importante da história, e você fica totalmente perdido.
Os personagens continuam a nos deixar apegados a eles, mas o maior atrativo da série não faz muita coisa: Lisbeth Salander fica a maior parte do livro inválida à narrativa, e ela é quase que totalmente tomada pelos atos de Mikael Blonkvist. Isso prejudica e muito o livro.

Ao assistir a um vlog literário que eu gosto muito no youtube, fiquei sabendo que Mario Vargas Llosa fez um comentário sobre Millennium que expressa totalmente minha opinião sobre a série:
“É possível um romance ser falho e excepcional ao mesmo tempo? A resposta é: sim, na verdade é possível. Os romances de Stieg Larsson não são notavelmente bem escritos, e sua estrutura está longe de ser perfeita. Mas tais observações são irrelevantes porque há algo mais em ação. Uma espécie de força narrativa primitiva atraindo o leitor para todas essas histórias intangentes, inesperadas e sedutoras. A pessoa lê, por ler, porque quer mesmo é que o livro nunca chegue ao fim”.

Nunca vi um comentário tão sucinto quanto esse para essa série. É exatamente assim. Não achei o primeiro nem o segundo livro tão mal escritos quanto dizem, mas o terceiro sim. Talvez pela tradução que muitos reclamam, que parece ter sido feita de última hora. Pra mim foi extremamente entediante ler esse último volume dessa série que até então era tão boa, mas é como disseram: não conseguia largar. Não dá pra largar Millennium. É uma série fantástica, apesar dos pesares.

Fiquei satisfeito com o final interrompido, e não posso dizer que poderia ter sido melhor, afinal o autor não previra a sua morte. Mas para uma interrupção de uma série que duraria outros sete livros, é satisfatório.

Para mais resenhas, visite:

site: www.estantenerd.wordpress.com
fabriciobravim 02/07/2014minha estante
Acabei de ler o livro e passei o olho pelas últimas resenhas. A sua foi a primeira que concordei. Esse terceiro livro é o mais fraco e cansativo da série e perdeu muito da ação da série com a Lisbeth no hospital o tempo todo e os mil e um personagens que aparecem durante a história.
Mas mesmo assim você fica querendo chegar ao final.

Bruna Mannaro 01/08/2013

Sem dúvida um dos melhores livros que já li, muito bem escrito e os personagens acabam entrando em sua vida você querendo ou não. Da muitas voltas para chegar ao fim mas com toda a certeza valeu a pena cada pagina.O único problema é o autor ter falecido, adoraria ler mais livros escritos por ele.