A rainha do castelo de ar

A rainha do castelo de ar Stieg Larsson

Resenhas - A Rainha Do Castelo De Ar

ariel.frazao 15/02/2024

O desfecho
Eu não consigo entender como é possível criar uma história tão grande e complexa com todas as pontas se amarrando. Sensacional!

Maeve 09/11/2009

Eu quero mais
SE NÃO QUISER SPOILER NÃO LEIA

Não fiquei satisfeita, é um ótimo livro, o julgamento é sensacional, mas não gostei de algumas coisas...
Começando por toda aquela parte da Erika Bergar na SMP, realmente não vi relevância na história, serviu pra conectar ainda mais o núcleo da Milton Security com o da Millenium e fazer a Lisbeth falar com a Érika...acho que aqui o Stieg queria passar um pouco da sua vivência como jornalista, não pesquisei muito sobre o trabalho dele, mas aposto que teve problemas com os grandes meios de comunicação suecos...Mal comparando é como se eles trabalhassem na Carta Capital e a Érika tivesse ido pra Globo, uma crítica que diz respeito ao meio jornalístico.

Foi realmente bem legal todas as manobras da Seção, mas não engoli que eles tenham conseguido passar a perna em veteranos da guerra-fria...a morte do Zala foi surpreendente e perfeitamente adequada.

Esperei tanto uma conversa franca entre o Mikael e a Lisbeth! Stieg não fez isso e ainda deixou aquele gostinho de quero mais na última página...penso se ele não estaria engatilhando um 4º livro. Já no fim do segundo deduzi que eles não ficariam juntos, que não haveria um romance ali, mas mesmo sendo a Lisbeth senti falta de algum calor. Pelo menos no que dizia respeito a reportagem, é bem nítido que depois de descobrir tudo sobre a Seção o Mikael esqueceu que tinha entrado nisso por ela, passou a ser uma questão de expor o Estado, de fazer História. Ele foi completamente egocêntrico e inescrupuloso, mesmo tendo as melhores intenções no final das contas a Lisbeth era só mais um elemento do Grande Caso...o que faz o personagem ainda mais delicioso e mostra a enorme capacidade de criação do Stieg, mas fiquei com raiva.
Uma das coisas que mais me fez gostar desse livro foi a incrível atualidade do texto, imaginei que por se tratar de um autor cinquentão fosse ter algumas caretices, mas o núcleo dos Hackers mostra bem que não! E como poderia ser mais explorado!! Os personagens são ótimos, dá vontade de ler mais uma história com eles....Se bem que eles são bonzinhos demais pra serem reais, ele construiu a verossimilhança afirmando umas 5 vezes que o interesse da República era apenas obter informação, mas um grupo com a capacidade pra destruir um pequeno país como a Suécia não ficaria apenas clonando HDs....

O final com o Niederman me deixou um pouco surpresa e muito feliz. Surpresa por ter se desenrolado tão rápido, quando ficou claro que eles se enfrentariam eu pensei "que merda Lisbeth vai sar de lá aos pedaços", mas não, mais uma vez ela se saiu melhor que todas as expectativas mesmo tendo tudo contra si, é a vitória da inteligência contra a força e ao contrário de Davi ela não matou Golias, o usou para acabar de uma vez com um mal maior que o autor passou o livro inteiro denunciando, o tráfico de mulheres.

Esse é um daqueles livros que nos ensinam, que nos fazem maior depois que terminamos, nem sei quantas lições tirei dali sem perceber.....uma pena que o Stieg esteja morto.
Lili Machado 19/10/2011minha estante
Fiquei sabendo que, na realidade, o planejado por Larsson, para a série era de 10 volumes. O quarto volume chegou a ser parcialmente escrito e há esboços do 5, 6 e 7 e o pai do escritor publicou os 3 primeiros volumes logo após a sua morte, na gana de ganhar os maiores lucros possíveis com o infortúnio.
Entretanto, mesmo com este sabor de inacabada, a trilogia não decepciona e você vai se apaixonar e ficar, como eu, contando nos dedos os dias que faltam para o lançamento no cinema da versão hollywoodiana, com Daniel Craig no papel principal.

leiturasdaursula 09/10/2021

Um desfecho memorável
Acho que esse livro foi um desfecho impecável para a trilogia. Não pretendo ler os próximos livros, visto que nem foram escritos pelo mesmo autor, já que este faleceu sem aproveitar o sucesso da série Millenium. A Lisbeth e o Mikael são incríveis!

Lari - @LitteraLari 23/05/2021

O livro que completa a trilogia original de Millennium foi, infelizmente, o livro mais lento, talvez por ter sido a segunda vez que o leio, ou porque tudo parece acontecer três ou quatro vezes, pois mostra vários personagens chegando às mesmas conclusões. Mesmo assim, o livro é maravilhoso e já estou devorando a continuação de David Lagercrantz.

Frannie Black 13/09/2010

Surpreendente!
Sabe aqueles livros que te deixam na expectativa e te prendem de maneira intensiva? Então, assim é a Trilogia Millennium .
Os três volumes são perfeitos! Muito bem elaborados da primeira a última página. O autor é detalhista e a narrativa é eletrizante... de tirar o fôlego.
Mas "Os homens q não amavam as mulheres", parece perder seu brilho, comparado com "A menina que brincava com fogo" e "A rainha do castelo de ar", que são incríveis. Não consigo decidir qual é o melhor dentre os dois.

A Lisbeth é a Lisbeth. Uma heroína diferente, encantadora ao seu modo. Simplesmente Única!

S. Larsson foi um escritor maravilhoso! É uma pena que não viveu para ver o sucesso de sua obra.

♥Trilogia recomendadíssima!♥
Evy 20/09/2010minha estante
Sem maiores comentários! :P

Mandy 25/02/2012minha estante
Espero q realmente essa série seja boa, pois a comprei para me dar aniversário, estou na expectativa, vamos ver...rs

Rodrigo 21/04/2021

Espetacular
Essa série é fabulosa. Não há nada a dizer que não seja: espetacular. Se você ainda não leu, leia! Vai valer a pena!

ana_rossetto 02/04/2021

Lisbeth Salander
Gostei do desenrolar da história, tudo se encaixa no final e a Lisbeth como sempre incrível, todos os personagens são bem estruturados e vc fica a trama inteira roendo a unha! Perfeito!

Elaine 30/12/2021

De todos os livros da série esse com certeza foi o que mais me surpreendeu. Provavelmente pq nele se fecha todo o ciclo da história como várias partes tão inesperadas que me fizeram perder o fôlego.
Durante toda a trama senti compaixão pela Salander várias vezes, porém, nesse livro foram muito mais vezes, além de desejar o tempo todo que ela se desse bem.
O autor dessa série tem uma escrita sensacional e desenrola a história de uma forma que nos prende.
Super recomendo essa série para pessoas que gostam de livros policiais, violência contra a mulher, corrupção...

Marina.Siqueira 18/04/2021

Fecha todos os pontos soltos porém tem muita enrolação desnecessária. Seguiu um ritmo mais lento que os anteriores.
Manuh 18/04/2021minha estante
Vc me deixou com medo agora kkk?
Tava pretendendo comprar o box pq ta em promoção mais nunca vi ninguém falando dele

Marina.Siqueira 18/04/2021minha estante
Se gosta do estilo e gênero, vale a pena. Eu que tô sendo bem exigente mesmo kkkkk

William 09/06/2022

A RAINHA DO CASTELO DE AR
Seguindo os personagens nessa incrível história investigativa onde você se vê preso a cada um e tenta desvencilhar cada minucioso momento vividos por eles! Recomendo!

Janaina.Vidal 18/05/2023

Que livro!!!
Como eu gostaria de ter o poder de fazer todos lerem essa perfeição. Fazia muito tempo que não ficava com as emoções a flor da pele. Um livro bem construído, personagens únicos e trama sensacional. Isso aqui é elite.
Wagner47 18/05/2023minha estante
Melhor livro dentre os seis. Foi uma das leituras que mais fiquei vidrado e o julgamento foi o ápice dos ápices.
Recomendo fortemente que não leia os três seguintes ?. Personagens totalmente mudados, além de um quarto livro com final aberto só pra continuar no sexto, sem ter muita ligação com o quinto.

Janaina.Vidal 23/05/2023minha estante
Obrigada pela dica... Estava em dúvida se eu compraria os próximos... Sobre este, sem dúvida é o melhor da trilogia original...

Cristiane 21/07/2020

Mais uma vez o autor nos leva a uma trama cheia de reviravoltas. Continuando com a história de A Menina que brincava com fogo, finalmente sabemos o que acontece com os personagens do livro

Vinicius 28/05/2020

Ótima trilogia
Dizer que se trata de um desfecho esperado para a trilogia não tira o brilho dessa história com personagens cativantes, investigações, teorias da conspiração e o tema que serviu de inspiração para o autor, após o trauma de uma experiência pessoal: a misoginia.
Tiago 28/10/2020minha estante
Lisbeth amor eterno. Tentei até ler o quarto livro para ver se amenizava a saudades dela, mas só passei raiva. Que livro péssimo.

Paulo 05/02/2022

Nana 20/09/2009

Infelizmente a trilogia acabou!!!
Este 3º e último volume da trilogia Millennium é excelente!
Uma história inteligente, com uma trama muito bem construída e personagens inesquecíveis.
Com certeza Lisbeth e Mikael vão deixar saudades. A trilogia toda é maravilhosa e este livro fechou com chave de ouro.
Vale muito a pena a leitura!