Uma Breve História das Guerras

Uma Breve História das Guerras Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História das Guerras

Alfredo 28/09/2020

Guerra e paz
Entender as causas dos conflitos armados é um grande desafio. Por meio de exemplos históricos, o autor elenca uma série de fatores que podem contribuir tanto para o conflitos como para a harmonia entre as nações. Leitura recomendada para quem se interessa no tema em debate.

Volnei 18/12/2015

Uma Breve história das guerras
Como em muitas de suas obras, aqui o autor faz uma explanação excelente sobre as muitas guerras que aconteceram nos últimos séculos . Um resumo claro e objetivo das guerras a partir de 1700 até os últimos conflitos do fim do século XX

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Luciano Luíz 12/03/2017

UMA BREVE HISTÓRIA DAS GUERRAS de GEOFFREY BLAINEY é um apanhado de 1700 até os dias atuais. Ou mais precisamente, a década de 1970, porém, como o livro recebeu diversas edições ao longo dos anos, também possui uma grande quantidade de informações de conflitos recentes.
Gosto do tema, apesar dos horrores da guerra e dos traumas que estas deixam nas pessoas, principalmente nos civis que em boa parte dos casos sequer sabem porque suas nações atacam ou são atacadas.
Este livro procura explorar os motivos das guerras, de como as mesmas são finalmente terminadas, também discute suas durações, o porquê de envolver mais de dois países em eventos que vão muito além de suas fronteiras, o uso de armamentos cada vez mais sofisticados que ao invés de trazer a paz acabam prolongando as batalhas.
Enfim, tem muita coisa aí, só que não gostei do livro. Achei a narrativa chata demais e a quantidade de repetições me fez ter a noção de que pouco, muito pouco aparecia em uma ou outra página que não era mais do mesmo das anteriores.
Pra quem gosta do tema, acho que é um ótimo livro, ainda mais se nunca teve contato com uma obra assim.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/?fref=ts

jonasbrother16 17/12/2019

Essa edição é totalmente enganosa. O livro não é "uma breve história das guerras", mas é uma tese de Blainey sobre a causa das guerras no mundo a partir do século 18 (se não me engano).

Fora esse problema que vai causar frustração em qualquer um que se aproxime do livro, a tese é interessante, mas um tanto genérica. Como a preocupação de Blainey é dar uma causa que explique todas as guerras que aconteceram naquela janela que ele considera, então é de se esperar que o resultado seja de uma generalidade um pouco decepcionante.

Mas eu não culpo o Blainey, que não posso dizer que faz um mau trabalho. Quem quiser saber mais sobre a causa de determinada guerra, deve estudar essa determinada guerra mais profundamente e tomá-la por si mesma. Aqui, neste livro, o escopo é maior, portanto o resultado se torna mais vago.

Lucas Macedo 06/03/2024

Não faz justiça ao título
Esse livro é muito interessante e é bom, mas não se engane com o título, não é sobre guerras, mas sim sobre os motivos da paz e da guerra, ele apenas usa as histórias das guerras como base e sem cronologia. No entanto, o livro é uma análise complexa que não visa trazer respostas definitivas, mas sim, abrir o debate.