Vermelho Como O Sangue

Resenhas - Vermelho Como o Sangue

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ge... 08/09/2023

Legal(?)
É um livro bom com leitura fluida que eu realmente achei que seria pior.
Poderia ter sido muito melhor mudando vários quesitos e sendo um pouquinho mais realista, pela proposta da autora ela queria passar uma coisa mais real tanto que ela fala muito sobre sentimentos, sobre problemas e traumas mas, os acontecimentos do livro não tem nada haver com vida real, chegando até a ser bem fantasioso.
A trama de suspense do livro é bem desenvolvida e instigante mas tem muitas falhas, por exemplo, como uma adolescente vestida de branca de neve vai entrar na festa do maior mafioso do país sem nenhum problema e sem ninguém desconfiar que ela não foi convidada?????
Resumindo: o livro não é ruim, mas também não é bom.

luvs 07/08/2023

Cara, meio bagunçado, deixa muitas coisas de lado, achei meio vazio também, mas na época que li até que curti

clara1554 29/06/2023

Vermelho como sangue
O livro conseguiu me prender bem no meio, não vou negar que o começo é um pouco cansativo, e enrola muito até chegar ao ponto principal. Mas cada descoberta, cada mistério me fez entrar de cabeça nessa história.
o plot do final me deixou chocada de um jeito incrível.
eu tenho muito carinho por esse livro, não me canso dele.

Gramatura Alta 21/01/2023

Lumikki tem dezessete anos. Como quase todo adolescente nessa idade, o que motiva a vida, são as emoções mais fortes ou a química que as produzem, como adrenalina e hormônios. Por isso, jovens adoram parques de diversões, esportes radicais, festas agitadas, contrariar ordens dos pais, fazer coisas escondidas, enfim, qualquer coisa que seja proibido ou que provoque um aumento das batidas do coração. Quem nunca, ao ver um acidente de carro, ou uma tentativa de assalto, ao invés de se afastar e se manter seguro, não tenta espreitar, se aproximar, para ver melhor, para descobrir o que aconteceu, quem se machucou ou o que foi roubado? É exatamente isso que Lumikki faz.

Ela viveu a infância sob algum tipo de ameaça, por isso ela possui algumas habilidades fortuitas e capacidade de se defender fisicamente de oponentes mais fortes. Alguém educado nessas situações, está acostumado com emoções fortes. Somado à sua idade, quando ela descobre que os três colegas, Elisa, Kasper e Tuuka, estão envolvidos com uma sacola cheia de dinheiro, manchada de sangue, e que o pai de Elisa parece estar ligado a atividades ilícitas, ela sente necessidade de se envolver. Nem tanto para ajudar os pretensos amigos, mas para ela se sentir útil, viva.

No início do livro, acompanhamos alguns momentos de sua rotina diária, sem qualquer atrativo, que a deixa aborrecida e sem perspectiva. Isso vai mudando conforme ela se envolve nessa confusão. Em todos os momentos em que Lumikki avança para desvendar de onde vem o dinheiro, quem é seu dono, entre outros segredos que vão sendo jogados ao leitor, ela passa a ser uma personagem mais vibrante, mais feliz, até.

Quanto à história em si, muita coisa é explicada de forma superficial, principalmente o passado de Lumikki. Acredito que seja proposital, uma vez que se trata de uma trilogia. Se a autora jogar tudo no primeiro livro, complica para os seguintes. Então isso não me causou incômodo.

Alguns autores possuem características bem definidas quanto à forma de escrita. O estilo de Salla Simukka se assemelha muito ao estilo de Jo Nesbo, onde ambos utilizam quebras abruptas de narrativa para construir sequências de ação. Não é um defeito, mas um feitio. Cabe ao gosto de cada um, apreciar ou não.

Embora o resultado da trama não tenha sido presencial, ou seja, o leitor apenas fica sabendo através da descrição feita por Lumikki após os eventos, isso é suficiente, a meu ver. E mais importante que isso, é a revelação de quem é o vilão principal da obra.

VERMELHO COMO O SANGUE é um thriller de suspense bem ágil e que satisfaz diante do proposto. Lumikki me conquistou com seu jeito atrevido, confiante e, por que não, prepotente de ser. Ela não hesita nas coisas que faz, controla seu medo, raciocina sobre pressão e, embora ajude as outras pessoas, mantém para si a principal preocupação. Ou seja, é uma personagem que tem firmeza, que sabe o que deseja e mantém essas características por toda a história. Isso, para mim, é suficiente para tornar a obra de grande qualidade.

No segundo livro, BRANCO COMO A NEVE, recuperando-se do terror que vivenciou nas mãos da máfia, Lumikki tem a chance de deixar a Finlândia, se livrando das roupas pesadas, das lembranças sombrias… e do perigo. Ela só quer ser uma garota normal, misturar-se à multidão de turistas e aproveitar as férias. Quando Lumikki conhece Zelenka, uma jovem misteriosa que alega ter o mesmo sangue que ela, as coincidências são inquietantes. Rapidamente ela se vê envolvida no mundo triste daquela mulher, descobrindo peças de um mistério que irá conduzi-la a uma seita secreta e aos mais altos escalões do poder corporativo. Para escapar dessa trama asfixiante, Lumikki não poderá fazer tudo sozinha.

Zelenka é a irmã que Lumikki não conhecia, uma vez que seu pai parece ter tido um relacionamento extraconjugal sem ninguém saber, e que está envolvida com um seita de fanáticos religiosos, cujo líder planeja fazer algo terrível. Para tentar livrar a irmã dessa seita, ela precisa descobrir quais as verdadeiras intenções deles, fugir de um assassino contratado e descobrir quem mais está envolvido.

A narrativa segue a mesma linha do primeiro livro, bem direta, pouco descritiva, com trechos de suspense e tensão. Descobrimos um pouco mais sobre o passado de Lumikki, bem como o relacionamento que ela teve. Inclusive, até nesse relacionamento vemos que a garota é bem diferente da maioria, porque ela não se apaixona por um homem, digamos, normal.

Entretanto, apesar da trama prender a atenção do leitor, senti falta de uma continuidade com relação à revelação que é feita ao final do primeiro livro, sobre as gêmeas mafiosas. Sinceramente, achei que o segundo livro desenvolveria a relação das duas com Lumikki, mas elas sequer são mencionadas. Talvez tenham ficado para o último volume da trilogia. Pelo menos, espero que sim.

Uma coisa que dá para reparar em BRANCO COMO A NEVE, é uma melhora nos trechos de ação. As partes onde Lumikki precisa se esconder e fugir do assassino, são bem elaboradas, e uma delas, inclusive, consegue ser visualmente sensual. Ficaria curioso como seria adaptado para um filme.
As habilidades de Lumikki para escapar das situações perigosas em que se mete, continuam surpreendentes. E acho que é isso que me encanta na personagem. Ela consegue encontrar soluções que são críveis de serem usadas por qualquer pessoa que consiga se manter calma para raciocinar. Ela é daquelas pessoas que não precisa procurar por um problema, o problema que procura por ela.

BRANCO COMO A NEVE está no mesmo nível do primeiro livro, o que me deixou bastante satisfeito, porque tinha medo de que isso não acontecesse.

VERMELHO COMO SANGUE e BRANCO COMO A NEVE são os dois primeiros livros de uma trilogia. Infelizmente, a editora não concluiu a publicação com o terceiro livro. Esse é um dos piores problemas de se seguir uma história dividida em vários livros, o leitor não tem garantias de que poderá ler todos. Não sei dizer se os direitos ainda estão com a Novo Conceito. Na verdade nem sei dizer se a Novo Conceito ainda publica algo. Então fica a indicação dos dois livros, valem a leitura, e a sugestão de procurar o terceiro em outro idioma.

site: http://gramaturaalta.com.br/2023/01/21/vermelho-como-sangue-e-branco-como-a-neve-um-thriller-contagiante/

Mari @leituraefoto 15/09/2022

Confesso que esperava mais
É o primeiro livro da "trilogia da Branca de Neve".

Lumikki é uma menina de 17 anos bastante solitária, ainda estudante, que vive em uma cidade longe dos pais.
A personagem acaba se envolvendo, sem querer, em um caso de polícia. Encontra várias notas de dinheiro sujas de sangue penduradas na sala de fotografia.

Quando se vê, já está mais que envolvida no caso e seus dias se tornam uma sequência de momentos perigosos e cheios de tensão.

Conforme a trama vai sendo resolvida, vamos conhecendo aos poucos o passado de Lumikki, que parece ser cheio de traumas por bullying e por um relacionamento mal resolvido. E estas lembranças que tanto marcam e que ainda a assombram entrelaçam com o que está acontecendo no presente.

A proposta do livro diz ser um "thriller arrebatador" e que a Lumikki se torna o alvo principal dos criminosos. Eu confesso que esperava mais. Apesar de ter achado o desenrolar da história um pouco fraco, ainda mantive o ritmo durante toda a leitura pois o livro conseguiu me manter interessada para "solucionar" o caso.

Imagino que nos volumes seguintes a história ainda não tenha sido totalmente resolvida, que tenha ficado alguma brecha para a trilogia toda. Porém não estou muito curiosa de continuar os próximos livros por ora. Mais pra frente, talvez?

HelenaRiva 06/03/2022

Raso
Tem livros que quando acabam, provocam uma saudade dos personagens. Este não é um deles. Não por ser ruim em si, mas um pouco superficial e juvenil.
A leitura é fácil, prática até, mas é difícil se apegar a algum personagem ou ao enredo.
Tanto a mocinha (badass) quanto os vilões (atrapalhados) caem num clichê e lá ficam.

Mariana113 28/12/2021

Esperava um pouco mais. Achei que ia ter mais mistério a respeito do crime. O final pareceu um pouco apressado.

Williane 24/12/2021

Vermelho como Sangue
Gostei do livro, do mistério, do crime! Foi massa o desenvolvimento da Elisa e da Lumikki, gostei do final dos ladrões kk e estou ansiosa pelo próximo livro.

Davy 13/10/2021

Apesar da narrativa se passar em primeira pessoa não é algo claro e cativante, os personagens secundários parecem figurantes, não possuem um desenrolar, e as vezes nem fazem sentido com o contexto, poderiam ter sido mais abordados, traria mais sentido à história, que é sim interessante.
Eu esperava mais, pelo seu prefácio, o livro deixa algumas lacunas e pontos de interrogação.

Fabianna Bastos 09/09/2021

Lumikki é uma adolescente que recebeu o nome de uma personagem de contos de fadas amada por muitos, nossa Branca de Neve. Fato esse que ela detesta.
Mesmo sem querer e perceber, Lumikki é arrastada, por meio de vários eventos, para dentro de um caso de corrupção policial que colocam a vida dela e de outros 3 adolescentes em risco.

Ela perde o controle do seu mundo rigorosamente criado e descobre que nem tudo é como parece ser.

Malu.Malacarne 18/05/2021

Vermelho como Sangue
"Era uma vez uma menina que aprendeu a ter medo. Contos de fada não começam assim. Outras histórias, mais sombrias, sim."

Esse livro é um daqueles que fica anos na estante esperando pra ser lido, mas que no fim acaba não sendo tão ruim, no entanto poderia ter sido melhor.

Ele trouxe muitas perguntas e poucas respostas, os personagens foram mal desenvolvidos e muitas lacunas ainda precisam ser preenchidas. Esse poderia ser um livro único, com umas 100 páginas a mais e ter terminado de um jeito ótimo, mas a autora decidiu deixar lacunas vagas pra continuar a saga, mas nada muito curioso então a leitura pode ser finalizada no primeiro livro por quem preferir, mesmo com umas peças do quebra cabeça faltando.

Ele é um livro rápido de ler, mas que no meio já se consegue deduzir mais o menos o mistério. Se não fosse por pequenos detalhes do passado dos personagens deixados em branco ele poderia ter sido um livro muito bom, mas enfim, ainda não sei se pretendo continuar lendo a saga. Por mais facil que tenha sido a leitura, ele ter sido escrito em terceira pessoa descontou alguns pontos pra mim, acho que quando ele é escrito em primeira pessoa fica mais fácil compreender os sentimentos, as angústias e o passado dos personagens.

Essa foi uma releitura mediana de branca de neve, com um pouco de mistério e muitas perguntas, esperava mais.

Madu 16/03/2021

Vermelho como o sangue
O livro não me surpreendeu e nem me desapontou, é bom e rápido de se ler, o enredo da história acaba sendo bem fraquinho e não te prende tanto. A personagem principal tem uma ótima personalidade e é relaxante ver o quão observadora ela é.

Jen 14/01/2021

Mediano
Escrita um pouco "infantil" mas nada que tenha me incomodado muito, personagem principal com um complexo de deus que só é explicado no final do livro e que a propósito, foi a melhor parte.

Mari 07/12/2020

Finalmente terminei esse livro, gostei da escrita e da forma que é mostrado os personagens e como são bem construídos, acredito que nos próximos livros mostre mais deles porém não senti vontade de terminar a trilogia, para mim o final do 1º livro já basta

Liah Lopes 12/11/2020

Pretendo reler em breve.
Não vou resenhar pois não me recordo muito bem da história, e sendo um livro que é curtinho, prefiro reler pra relembrar.

Na época comprei num desses bota fora de "qualquer livro por 10 reais", e achei legal (faz uns 4 ou 5 anos).

1 | 2 | 3 | 4 | 5