Vermelho Como O Sangue

Resenhas - Vermelho Como o Sangue

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mari Siqueira 21/11/2014

Infelizmente uma decepção :/
Vermelho Como o Sangue era um dos lançamentos mais aguardados da Novo Conceito. Lamento dizer, mas foi também uma das minhas maiores decepções literárias. Vendido como um romance policial, passa longe do gênero. É uma história fraca que mal se sustenta até o final. Não há mistério, não há surpresa. Os personagens são rasos e tudo é bastante dedutível.

A narrativa gira em torno de Lumikki, uma garota de dezessete anos que vive sozinha e aparentemente é bem durona. Ela não tem amigos, vive isolada e faz o possível para chamar pouca atenção. Sem querer, Lumikki esbarra numa enorme quantia de dinheiro. O problema é que esse dinheiro é sujo. Literalmente sujo, afinal, ele está coberto em sangue. O acaso, o destino e a curiosidade de Lumikki vão envolvê-la numa conspiração bastante previsível e pouco plausível. Assassinatos, roubos, corrupção, tudo isso com leves toques de contos de fada.

A autora brinca com as histórias dos contos e as adapta para o mundo real, onde não há bondade, justiça ou honestidade. A protagonista é o tipo de mocinha badass (fodona) que escapa de toda e qualquer situação, desarmando bombas com chiclete num estilo bem MacGyver. Os acontecimentos são muito surreais e a 'máfia' parece com aqueles personagens idiotas e atrapalhados que estão sempre escorregando na casca de banana.

O dinheiro está ligado a três jovens (dois deles bem inúteis para a trama - e Elisa) que estavam bêbados quando o pacote foi jogado no quintal. Como algo típico de pessoas que estão levemente alteradas, eles se enrolaram com ele. Elisa é uma patricinha metida e é também filha de um policial da Narcóticos. A narrativa vai seguindo, os problemas vão surgindo e Lumikki vai se envolvendo com o problema que nem era seu. Elisa se apega à ela e no meio do interesse, surge uma amizade. Para mim tão forçada quanto o livro todo parece ser. Os outros dois, como eu disse inúteis, só observam e vez ou outra abrem a boca para dar algum palpite idiota.

Seja qual tenha sido a intenção de Salla Simukka, não deu certo. É o tipo de livro que te deixa com aquela cara de ué. Eu procurei, procurei, procurei um final, algo que valesse a pena na leitura, mas não encontrei. É uma trama intrincada, mas que em nenhum momento evolui ou se intensifica. Não é que a história seja ruim, apenas poderia ter sido melhor trabalhada e infelizmente introduz uma trilogia, a expectativa para os próximos livros? Que mudem minha opinião sobre a trilogia e tenham finais mais interessantes.

"Ela era a peça o quebra-cabeça que não tinha seu próprio lugar, mas poderia de repente preencher quase qualquer buraco que fosse necessário. Ela não era como os outros. Ela era exatamente como os outros." (p. 28)

site: http://loveloversblog.blogspot.com
C. Aguiar 15/01/2015minha estante
tbm fiquei muito decepcionada =/

Bel 06/10/2015minha estante
Livro muito chatinho e sem graça...

Padronizado 13/03/2015

Resenha: Vermelho Como o Sangue - Salla Simukka
Lançado pela Novo Conceito, Vermelho Como o Sangue começou com grandes expectativas. Com a linda capa e o fato interessante de ser uma adaptação do grande clássico da Branca de Neve, o livro tinha de tudo para ser um sucesso.
O fato é que: o público o recebeu de braços abertos, mas houve muita crítica. Logo antes de ler, fiquei com um pé atrás, por ter visto tantas críticas negativas. Já digo logo de cara que, se você espera um misterioso romance policial com uma atmosfera completamente tensa, desista.
Apesar de possuir uma boa escrita, sim, acredito que os fatos diante do grande misterioso sangue por trás das notas seja algo não tão misterioso assim. A trama pode muito bem ser adivinhada pelos leitores mais "ligados". Outro fato um pouco decepcionante, foi a falta de menção a Branca de Neve em si. Tirando alguma coisinha aqui e ali, o livro não se trata de quase nada que esteja ligado com a princesa.
Mas, para os leitores menos críticos (e acho que sou uma, pois acabo me divertindo com quase todo tipo de leitura), Vermelho Como o Sangue acaba sendo um bom livro, com uma história interessante. Não muito grande, o li em 5 horas, então é uma boa pedida para uma tarde tediosa de domingo (quem nunca?).
Pretendo dar continuidade à leitura da Trilogia Branca de Neve, pois fiquei realmente curiosa com o que a autora possa trazer nos próximos dois livros. Estes, Branco Como a Neve e Preto Como o Ébano, já têm capas brasileiras. Dê uma conferida, pois talvez você goste, assim como eu gostei!

site: http://blogpadronizado.blogspot.com.br/2015/03/resenha-vermelho-como-o-sangue-salla.html

Gramatura Alta 21/01/2023

Lumikki tem dezessete anos. Como quase todo adolescente nessa idade, o que motiva a vida, são as emoções mais fortes ou a química que as produzem, como adrenalina e hormônios. Por isso, jovens adoram parques de diversões, esportes radicais, festas agitadas, contrariar ordens dos pais, fazer coisas escondidas, enfim, qualquer coisa que seja proibido ou que provoque um aumento das batidas do coração. Quem nunca, ao ver um acidente de carro, ou uma tentativa de assalto, ao invés de se afastar e se manter seguro, não tenta espreitar, se aproximar, para ver melhor, para descobrir o que aconteceu, quem se machucou ou o que foi roubado? É exatamente isso que Lumikki faz.

Ela viveu a infância sob algum tipo de ameaça, por isso ela possui algumas habilidades fortuitas e capacidade de se defender fisicamente de oponentes mais fortes. Alguém educado nessas situações, está acostumado com emoções fortes. Somado à sua idade, quando ela descobre que os três colegas, Elisa, Kasper e Tuuka, estão envolvidos com uma sacola cheia de dinheiro, manchada de sangue, e que o pai de Elisa parece estar ligado a atividades ilícitas, ela sente necessidade de se envolver. Nem tanto para ajudar os pretensos amigos, mas para ela se sentir útil, viva.

No início do livro, acompanhamos alguns momentos de sua rotina diária, sem qualquer atrativo, que a deixa aborrecida e sem perspectiva. Isso vai mudando conforme ela se envolve nessa confusão. Em todos os momentos em que Lumikki avança para desvendar de onde vem o dinheiro, quem é seu dono, entre outros segredos que vão sendo jogados ao leitor, ela passa a ser uma personagem mais vibrante, mais feliz, até.

Quanto à história em si, muita coisa é explicada de forma superficial, principalmente o passado de Lumikki. Acredito que seja proposital, uma vez que se trata de uma trilogia. Se a autora jogar tudo no primeiro livro, complica para os seguintes. Então isso não me causou incômodo.

Alguns autores possuem características bem definidas quanto à forma de escrita. O estilo de Salla Simukka se assemelha muito ao estilo de Jo Nesbo, onde ambos utilizam quebras abruptas de narrativa para construir sequências de ação. Não é um defeito, mas um feitio. Cabe ao gosto de cada um, apreciar ou não.

Embora o resultado da trama não tenha sido presencial, ou seja, o leitor apenas fica sabendo através da descrição feita por Lumikki após os eventos, isso é suficiente, a meu ver. E mais importante que isso, é a revelação de quem é o vilão principal da obra.

VERMELHO COMO O SANGUE é um thriller de suspense bem ágil e que satisfaz diante do proposto. Lumikki me conquistou com seu jeito atrevido, confiante e, por que não, prepotente de ser. Ela não hesita nas coisas que faz, controla seu medo, raciocina sobre pressão e, embora ajude as outras pessoas, mantém para si a principal preocupação. Ou seja, é uma personagem que tem firmeza, que sabe o que deseja e mantém essas características por toda a história. Isso, para mim, é suficiente para tornar a obra de grande qualidade.

No segundo livro, BRANCO COMO A NEVE, recuperando-se do terror que vivenciou nas mãos da máfia, Lumikki tem a chance de deixar a Finlândia, se livrando das roupas pesadas, das lembranças sombrias… e do perigo. Ela só quer ser uma garota normal, misturar-se à multidão de turistas e aproveitar as férias. Quando Lumikki conhece Zelenka, uma jovem misteriosa que alega ter o mesmo sangue que ela, as coincidências são inquietantes. Rapidamente ela se vê envolvida no mundo triste daquela mulher, descobrindo peças de um mistério que irá conduzi-la a uma seita secreta e aos mais altos escalões do poder corporativo. Para escapar dessa trama asfixiante, Lumikki não poderá fazer tudo sozinha.

Zelenka é a irmã que Lumikki não conhecia, uma vez que seu pai parece ter tido um relacionamento extraconjugal sem ninguém saber, e que está envolvida com um seita de fanáticos religiosos, cujo líder planeja fazer algo terrível. Para tentar livrar a irmã dessa seita, ela precisa descobrir quais as verdadeiras intenções deles, fugir de um assassino contratado e descobrir quem mais está envolvido.

A narrativa segue a mesma linha do primeiro livro, bem direta, pouco descritiva, com trechos de suspense e tensão. Descobrimos um pouco mais sobre o passado de Lumikki, bem como o relacionamento que ela teve. Inclusive, até nesse relacionamento vemos que a garota é bem diferente da maioria, porque ela não se apaixona por um homem, digamos, normal.

Entretanto, apesar da trama prender a atenção do leitor, senti falta de uma continuidade com relação à revelação que é feita ao final do primeiro livro, sobre as gêmeas mafiosas. Sinceramente, achei que o segundo livro desenvolveria a relação das duas com Lumikki, mas elas sequer são mencionadas. Talvez tenham ficado para o último volume da trilogia. Pelo menos, espero que sim.

Uma coisa que dá para reparar em BRANCO COMO A NEVE, é uma melhora nos trechos de ação. As partes onde Lumikki precisa se esconder e fugir do assassino, são bem elaboradas, e uma delas, inclusive, consegue ser visualmente sensual. Ficaria curioso como seria adaptado para um filme.
As habilidades de Lumikki para escapar das situações perigosas em que se mete, continuam surpreendentes. E acho que é isso que me encanta na personagem. Ela consegue encontrar soluções que são críveis de serem usadas por qualquer pessoa que consiga se manter calma para raciocinar. Ela é daquelas pessoas que não precisa procurar por um problema, o problema que procura por ela.

BRANCO COMO A NEVE está no mesmo nível do primeiro livro, o que me deixou bastante satisfeito, porque tinha medo de que isso não acontecesse.

VERMELHO COMO SANGUE e BRANCO COMO A NEVE são os dois primeiros livros de uma trilogia. Infelizmente, a editora não concluiu a publicação com o terceiro livro. Esse é um dos piores problemas de se seguir uma história dividida em vários livros, o leitor não tem garantias de que poderá ler todos. Não sei dizer se os direitos ainda estão com a Novo Conceito. Na verdade nem sei dizer se a Novo Conceito ainda publica algo. Então fica a indicação dos dois livros, valem a leitura, e a sugestão de procurar o terceiro em outro idioma.

site: http://gramaturaalta.com.br/2023/01/21/vermelho-como-sangue-e-branco-como-a-neve-um-thriller-contagiante/

HelenaRiva 06/03/2022

Raso
Tem livros que quando acabam, provocam uma saudade dos personagens. Este não é um deles. Não por ser ruim em si, mas um pouco superficial e juvenil.
A leitura é fácil, prática até, mas é difícil se apegar a algum personagem ou ao enredo.
Tanto a mocinha (badass) quanto os vilões (atrapalhados) caem num clichê e lá ficam.

Ge... 08/09/2023

Legal(?)
É um livro bom com leitura fluida que eu realmente achei que seria pior.
Poderia ter sido muito melhor mudando vários quesitos e sendo um pouquinho mais realista, pela proposta da autora ela queria passar uma coisa mais real tanto que ela fala muito sobre sentimentos, sobre problemas e traumas mas, os acontecimentos do livro não tem nada haver com vida real, chegando até a ser bem fantasioso.
A trama de suspense do livro é bem desenvolvida e instigante mas tem muitas falhas, por exemplo, como uma adolescente vestida de branca de neve vai entrar na festa do maior mafioso do país sem nenhum problema e sem ninguém desconfiar que ela não foi convidada?????
Resumindo: o livro não é ruim, mas também não é bom.

Tati- Leitora 18/05/2020

Divertido
O livro é muito divertido, leve e rápido de ler. A Lumikki é uma menina esperta e cativante que permite ao leitor querer saber cada vez mais dela e apesar de eu ter achado o mistério bem fácil de ser resolvido o livro não perder graça e ainda me fez querer chegar ao final da história.

Dime 14/07/2020

Esperava Mais
É aquele livro ruim que é bom. A leitura é gostosa, é rápida, mas o enredo não é lá essas coisas. Poderia ser melhor.

Mai 17/10/2020

Confuso...
Um livro que começa confuso, e termina na mesma confusão, tem coisas que não dá para entender.
Em algumas partes ele se torna interessante pela construção dos capítulos, mas mesmo assim, acredito que poderia ter sido melhor.

Mariana113 28/12/2021

Esperava um pouco mais. Achei que ia ter mais mistério a respeito do crime. O final pareceu um pouco apressado.

Mari 07/12/2020

Finalmente terminei esse livro, gostei da escrita e da forma que é mostrado os personagens e como são bem construídos, acredito que nos próximos livros mostre mais deles porém não senti vontade de terminar a trilogia, para mim o final do 1º livro já basta

Debs 15/10/2020

Perdido
O livro começa com uma ideia de ser uma história cativante e única mas ao que percebi ao longo da leitura é que não passa de um livro juvenil, banal e mal escrito. Se eu tivesse lido ele com 12 anos, certeza que ia adorar.

Madu 16/03/2021

Vermelho como o sangue
O livro não me surpreendeu e nem me desapontou, é bom e rápido de se ler, o enredo da história acaba sendo bem fraquinho e não te prende tanto. A personagem principal tem uma ótima personalidade e é relaxante ver o quão observadora ela é.

Liah Lopes 12/11/2020

Pretendo reler em breve.
Não vou resenhar pois não me recordo muito bem da história, e sendo um livro que é curtinho, prefiro reler pra relembrar.

Na época comprei num desses bota fora de "qualquer livro por 10 reais", e achei legal (faz uns 4 ou 5 anos).

RUDY 22/03/2015

Análise crítica e do autor:
Começo dizendo que esperava um pouco mais do livro, embora seja de leitura fácil e até interessante em vários aspectos, principalmente porque a personagem principal, apesar de morar só, mostra uma experiência além da sua área de atuação no livro.
É um mistério até bem desenvolvido no sentido da trama e dos fatos inesperados que acontecem.Acaba tornando a protagonista essencial para se desvendar os segredos e mistérios envolvidos, entretanto, sem muita empolgação diante das situações que surgem.

O que mais me incomodou foi ler uma protagonista que tinha tudo para se desenvolver emocionalmente durante o desenrolar do enredo, se manter de certa forma, bem linear, com uma frieza distante e sem muito envolvimento no sentido de relacionamento com as outras personagens.

É um livro bonzinho por causa do mistério, de alguns poucos suspenses e com um final até aceitável, já que se trata de uma série.

É uma leitura agradável no sentido de entretenimento, sem grandes rompantes e sem pontos excepcionais, porém que valem a leitura.

Acrescento ainda que, se for ler, não espere nada relacionado a Branca de Neve, porque nada tem haver. A relação se restringe à tradução do nome da protagonista: Lumikki traduzido é branca de neve... e ponto. Não criem expectativas e curtam a leitura.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/03/resenha-19-vermelho-como-o-sangue-salla.html
Michelle 01/07/2022minha estante
não é meu estilo

Angela Cunha 12/08/2023minha estante
Mesmo sendo um estilo que goste muito, pareceu um enredo meio incompleto.
Mas mesmo assim se algum dia tiver chance, lerei!
Beijo

1 | 2 | 3 | 4 | 5