Apenas Um Dia

Apenas Um Dia Gayle Forman

Resenhas - Apenas Um Dia

Ane Carol 14/11/2014

Apenas um Dia
Este é um livro intenso, apaixonante e cheia de reviravoltas, ou seja uma história digna dos dramas de Shakespeare, onde nem tudo é o que parece, onde cada pessoa é plural e infinita, e há sempre há algo a ser descoberto.

Um dia parece muito pouco, mas se paramos um pouco para pensar, é o suficiente para se mudar uma vida. Em Apenas um Dia conhecemos Allyson Healey, uma garota de 18 anos que está viajando com a melhor amiga pela Europa antes de começar a faculdade. Allyson sempre viveu de acordo com aquilo que os outros desejavam para ela e sempre fez tudo para agradar, ser uma boa filha, aluna, amiga, de um modo geral ser uma boa menina. Mas tudo muda quando ela se permite quebrar as regras por 24 horas ao conhecer Willem e vivenciar aos acasos que a vida pode proporcionar. Este livro é um convite para conhecer a Europa e se apaixonar em Paris!

Me perdoem o trocadilho, mas este é um livro que a gente lê em apenas um dia, a história é tão envolvente que não conseguimos desgrudar até que chegarmos ao fim. E por falar em fim, ele é daqueles que a gente anseia pela continuação pois precisa saber como as coisas terminam e ao mesmo tempo desejam que elas não cheguem ao fim. A escrita da Gayle é incrível e tudo aquilo que eu senti falta Se eu ficar eu encontrei em Apenas um Dia.

site: http://www.profanofeminino.com/2014/11/apenas-um-dia.html
Alexia | @livrosdalex 14/11/2014minha estante
Adorei tua resenha e já comentei ela no seu blog ? Me despertou uma vontade enorme de ler o livro :D

Dressa Oficial 27/11/2014minha estante
Falou tudo.... acabei de ler o livro e realmente concordo com você em relação ao que faltou em Se eu Ficar eu encontrei em Apenas um dia "

Beijos

Luana 16/03/2021minha estante
Eu ia fazer um comentário, mas o que falar depois de tudo isso que você já escreveu? Foi um livro muito tocante pra mim, talvez por causa do momento que eu estava vivendo na minha vida. Me deixou em uma ressaca tão profunda que a única coisa que eu conseguia pensar era onde encontrar a continuação.

Emilly.Kosouski 30/03/2021minha estante
Como que lê essa desgraça?

Zuleide 12/04/2024minha estante
???

anabia 30/10/2022

Apenas um dia.
Gostei do livro, demorei um pouco, enrolei pra ler, mas acabei conseguindo terminar.

É uma leitura boa, quero muito saber o que aconteceu. Agora vou começar Apenas um ano.

Lia 27/09/2021

Ódio!!
Nunca passei tanta raiva lendo um livro como eu passei lendo esse, juro, odiei todos os personagens, não gostei da escrita da autora, sinto que é arrastado e não parece estar te levando a lugar nenhum.
Primeiro eu achei que ele tentava ser um clichê romântico e tals, mas de repente virou uma coisa mais reflexiva sobre como o amor pode machucar e etc, ou seja, uma vibe mais Colleen Hover, mas no final não foi nenhum dos dois, ficou perdido no limbo, sabe?. Enfim, odiei.
Malu 28/09/2021minha estante
cria todo um suspense pq o garoto sumiu e no fim n diz pq nem esclarece nada

Ana 17/04/2021

Curiosa para o próximo
Um livro muito gostoso de ler: a escrita é maravilhosa, a história, apesar de ser meio maluca, é incrível e traz várias reflexões. Ansiosa para ler a continuação.

LivSV 02/03/2023

Romances da Gayle Forman
Os leitores da Gayle já sabem que os romances dela são mais focados na autodescoberta da protagonista do que no romance em si, então se esperam hot ou muita interação do casal, não recomendo.

A Ally é uma garota que é certinha de mais, tenta sempre orgulhar seus pais e em uma viagem pela europa conhece Williem, um garoto misterioso que interpreta peças em pontes. Eles tem 1 dia e esse 1 dia foi cheio de descobertas e romances, Ally pode viver sem seguir o que seus pais querem, mas quando esse dia acaba, ela tem uma quebra brutal e volta para os seus dias normais, onde vai cursar medicina na mesma faculdade que seu pai curso, vai entrar em um quarto cheio de relógios que sua mãe comprou porque diz que ally coleciona, mas essa vida não é mais o que ela quer, ela percebe que isso não é ela.

Ally vai se descobrir.

Joyce Adrielle 17/05/2021

Auto-descoberta
Esse livro foi uma indicação que peguei nas lives da editora Arqueiro. Lembro vagamente dos apresentadores contarem sobre a viagem emocionante que Lulu e Willien tiveram em Paris e todo o desenrolar - sem spoilers.

E fiquei completamente apaixonada só pela leitura de um trecho do livro realizada por um dos apresentadores e já sabia o que faria quando terminasse a live: compraria os livros.

Não me arrependo! Nossa, cada vez que terminava um capítulo e começava outro só pensava "preciso saber se eles ficam juntos" e "vou ler só mais um capítulo". A história me encantou de uma forma que li o livro em 24h.

Gostei. Principalmente porque você percebe que o livro é uma auto-descoberta da Allyson, principalmente em sair da sua zona de conforto (eu quero sair da casa dos meus pais e não estou com coragem) e me vi nos pensamentos da Allyson.

E quer saber mais? Recomendo a história.

Kaue Garcia 03/10/2022

Incrível
Eu amei!!! Que delícia de leitura, não dá vontade de largar o livro, fã demais de Gayle Forman, Shakespeare e os cenários do livro (Paris, Amsterdã) foi demais ? não ia ler a sequência do livro agora mas não vai ter jeito, preciso desse livro já

Mari 25/06/2020

Eu quero viajarrrrrrr
Esse livro me fez ter vontade de fazer as malas e cair na aventura em um mochilão na Europa. Uma história de amor, com aventuras.
Leitura e . 25/06/2020minha estante
Obrigado.
@leituraeponto

Tamirez | @resenhandosonhos 31/08/2018

Apenas Um Dia
Esse é o terceiro livro da autora que li e de longe o mais truncado. A protagonista é insegura e isso se mostra em todos os seus comportamentos, fazendo com que eu não me relacionasse muito com ela. Na segunda parte do livro, acho que a história se arrasta demais e poderia ter pulado grande parte dos problemas que ela passa na faculdade e separação dos pais, indo direto para o que interessa e poupando o leitor de umas 30 páginas que não acrescentam em nada a história.

Com esse livro e após ele o Apenas Um Ano, que dá sequência a história e que é narrado do ponto de vista do personagem masculino, pude me dar por conta de que não gosto da forma como a autora constrói suas personagens femininas, deixando o brilho todo depositado nas personalidades masculinas. As meninas são chatas, inseguras e precisam sempre ser reafirmadas para confiarem em si e essa reafirmação sempre fica a critério de algum garoto que é mais sensível do que parece e só tem sua verdadeira natureza revelada no livro sob o seu ponto de vista. Isso me incomoda um pouco, pois parece que a mulher só se sente mais “confiante” depois de encontrar um homem que a assegure disso. Pode ser meu lado feminista falando, mas é a minha impressão.

“Percebo, então, que não é suficiente saber como uma pessoa se chama. É preciso saber quem ela é.”

O acontecimento do meio do livro não me convenceu e eu nunca acreditei realmente na opção que a Allyson chegou ou que todos ao seu redor forçaram ela a acreditar, o que fez com que o livro fosse um pouco abaixo do esperado pra mim, pois fiquei sempre buscando o momento onde a verdade fosse revelada e ela não chega realmente a acontecer de forma concreta.

Ao mesmo tempo em que o livro se arrasta o fim é acelerado e ao ver que as páginas não darão conta de solucionar o mistério, deixa o leitor em pedaços e louco para pular para o segundo livro. O que mostra mais um traço da autora, que usa o mesmo artifício em Se Eu Ficar, para instigar o leitor a seguir acompanhando a história.

Esse pra mim foi um livro de altos e baixos e recebeu nota 3 (de 0 a 5) na minha humilde opinião. Já adianto que o segundo livro já foi lido e sua resenha sai na sequência e que diferente desse, Apenas um Ano, é um livro super fluído e de ótima história.

site: http://resenhandosonhos.com/apenas-um-dia-gayle-forman/

Aione 05/12/2014

Depois do sucesso "Se Eu Ficar", a editora Novo Conceito trouxe mais uma série da autora, formada pelos romances "Apenas Um Dia" e "Apenas Um Ano", que será publicado em fevereiro de 2015, além de "Just One Night", um spin-off em formato de eBook (ainda sem anúncio de tradução para o português).

"Apenas Um Dia" é formado por duas partes, algo que eu não esperava quando iniciei a leitura: a primeira corresponde ao dia em que Allyson, a protagonista, tem seu momento de rebeldia e vai para Paris com Willem, jovem ator que ela acaba de conhecer. Já na segunda, temos o ano subsequente a esse encontro, o que acabou por me envolver muito mais na leitura.

Como pensei que a história fosse ser desenvolvida em apenas um dia, demorei um pouco para realmente me conectar com a personagem e suas emoções. De certa forma, julguei a história antes de conhecê-la e criei um enredo em minha mente que não correspondeu à realidade - algo que só descobri conforme avancei pelas páginas. O que imaginei que seria previsível e clichê, mostrou-se muito mais profundo do que eu supunha.

"Neste momento, tenho a impressão de que o trem não está me levando a Paris, mas a algum lugar completamente novo.”
página 46

Aos poucos, fui me encantando com Allyson “Lulu” e Willem, com a Paris visitada por eles e, principalmente, pela intensidade da relação de ambos. Os sentimentos, majoritariamente, estão presentes nas entrelinhas e nas sutilezas, e quando expressos em palavras, conseguiram me encantar ainda mais. Porém, foi na segunda metade da história que Gayle Forman me conquistou de vez, trazendo, além do romance, a verdadeira alma de sua obra.

"Se o tempo pode ser fluido, então talvez algo que seja apenas um dia possa continuar para sempre.”
página 107

Dialogando com Shakespeare, a essência da história não está na questão do tempo em si, embora seja uma temática também importante. "Apenas Um Dia" fala, acima de tudo, sobre identidades: a nossa própria, a que projetamos sobre os outros, a que nem imaginamos que ao outro possa pertencer. Allyson, ao mesmo tempo em que busca descobrir quem realmente é, acaba percebendo os outros ao seu redor e identificando o quanto nossas crenças precipitadas se tornam escolhas e julgamentos precipitados exatamente por darmos, a cada pessoa, identidades que, muitas vezes, não passam de máscaras ou impressões pré-concebidas.

Enquanto li a primeira parte aos poucos, algumas páginas por dia, mergulhei de cabeça na segunda, lendo-a praticamente de uma só vez. Não apenas curiosa pelo desenvolvimento da trama, fiquei completamente imersa nos sentimentos e reflexões de Allyson, tornando quase impossível me desconectar da leitura. E Gayle Forman, ainda, conseguiu um final arrasador: fechar a última página sem estar desesperado pela continuação é praticamente um desafio.

"Apenas Um Dia" não apenas foi uma deliciosa leitura como também contribuiu para configurar Gayle Forman como uma autora de destaque para mim, algo iniciado com a duologia "Se Eu Ficar". Definitivamente, impossível não me render a sua escrita sensível e intensa, capaz de criar histórias inesquecíveis.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2014/12/05/resenha-apenas-um-dia-gayle-forman/
Mariana - @escreve.mariana 06/12/2014minha estante
ótima resenha! :D

Lore 26/03/2021

Meio louco
Esse livro é um bom clichê, não é o melhor. Mas é mais um com finais inconclusivos, é confuso as vezes principalmente o final, mas gostei da história.

luanabalix 14/12/2020

Apaixonante
Na primeira parte do livro eu estava achando bem chato e monótono, bem clichê, mas depois a leitura fluiu de uma forma extraordinária e eu senti como se pudesse ser eu com os meus próprios impasses sendo descrita. Eu amei! Vou com certeza ler a continuação.

Domi Castro 11/02/2020

Sobre perder-se e encontrar-se
Um livro sobre perder-se para encontrar-se. Sobre identidade, destino ou acasos, sobre amor e amar-se, sobre mágoa e perdão, sobre relacionamentos de amizade e laços familiares. Tudo isso ao embalo do ritmo de viagens encantadoramente narradas pela Europa, e sob a maestria de Gayle Forman em escrevê-la convengindo e dançando ao ritmo de obras Shakespeare.

Priscila 15/03/2021

Apenas um dia!
Um romance para aquecer o coração e nos fazer entrar de cabeça na história de Allyson e Willen.
Toda história lida traz uma carga de aprendizado.
Nesta história o desgarrar de uma adolescente que tem uma mãe controladora e o encontro com o amor que a faz perceber que até então vivia enclausurada no mundo que foi criado para ela, nos mostra como por vezes não percebemos o vazia que temos até ter algo que nos preencha de vida verdadeiramente. Super recomendo este livro.