Apenas Um Dia

Resenhas - Apenas Um Dia

Patricia.Cerutti 11/04/2022

Apenas um dia?
Gayle Forman?
Olá pessoal! Olhem só está lembrança:?
"Apenas um dia fala de amor, mágoa, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos."?
Publiquei esse comentário em uma outra rede social, há mais de 7 anos atrás e hoje achei-o nas memórias. Já era uma época na qual eu dividia meu interesse pela leitura e pelas descobertas feitas através dela.?
Acho que a intenção de promover um mundo mais leitor já é minha companheira de longos tempos.?
E você aí? Lembra de leituras antigas e de tê-las compartilhado com amigos??
Conte para a gente.?
? ?Vamos promover um mundo mais leitor! ???
??
@afetoliterario5 @radkeroberta @patricia_cerutti ?
#gostardeler #instabooks #bookstagram #loucosporlivros #carcavelos #lisboa #portoalegre #livros #clube do livro?

Helayne.Bessa 17/01/2023

É bonzinho ele
Não tinha expectativa nenhuma, então fui surpreendida de uma forma boa.

É interessante como um dia mudou a vida da protagonista de uma forma tão drástica, a ponto de ela viver seus dias "se arrastando", até o momento que decidi dar uma guinada.

Não julgo, cada qual com seu cada qual.

Agora é começar o Apenas Um Ano, esse com um pouco mais de expectativa.

Danielle369 04/04/2022

Apenas um dia
"Como posso chegar até aqui e não dizer a ele - a quem mais compreenderia tudo isso - que, ao me entregar aquele folheto, ao me convidar a desistir de Hamlet, ele me ajudou a perceber que a questão não é ser ou não ser, mas como ser?"

Ligia 08/09/2020

Incrivel
Foi a segunda vez que li, acho perfeito como o acaso pode nos mudar e fazer ver como estamos levando uma vida mais ou menos e como podemos mudar.

maju 05/02/2023

Após 12 dias, finalmente consegui concluir a história! Entretanto, é apenas uma parte, já que só vou saber o final de fato após ler "apenas um ano". De qualquer forma, este livro trás um romance bastante clichê e viciante, já que apresenta obras de Shakespeare e um cenário incrível sobre Paris. Enfim, estou ansiosa para saber a continuação.

Nicolle.Ferreira 28/09/2020

Apenas um dia
" É engraçado como você pensa que tem medo de algumas coisas até que elas estejam na sua frente, e daí você não tem mais medo"
Allyson Hearley é uma jovem extremamente metódica e responsável. Não gosta de festas, não bebe nenhum tipo de bebida alcoólica e tem pavor a decisões impulsivas. Está sempre agindo de acordo com o plano dos pais e tem todo o seu dia planejado, minuto por minuto.
Então, em uma excursão pela Europa a garota acaba conhecendo Willem, um jovem ator holandês, apaixonado por Shakespeare cuja a personalidade é o extremo oposto da sua; aventureiro, não costuma se prender a nada e está sempre seguindo seu coração.
Willem acaba convidando Allyson para ir a Paris com ele por um dia, e contra todas as possibilidades a garota aceita, e é essa decisão inesperada e totalmente impulsiva que vai transformar a sua vida.
Apenas um dia é um livro dividido em duas partes; a Allyson antes de Paris e a Allyson depois de Paris. E durante toda a história, a gente consegue perceber o quanto a Allyson amadureceu após esse único dia.
Um diferencial do livro que eu particularmente gostei bastante, foi a quantidade de vezes que a autora citou Shakespeare e suas obras. E como isso muitas vezes complementou o pensamento dos personagens.
É um romance bem construído, com toda a intensidade que o casal merece.
Mas devo confessar que o que mais me marcou não foi o romance e sim a busca incessante da Allyson pra se encontrar, depois de Paris ela descobre o que realmente quer e começa a correr atrás disso, ela se abriu para novas possibilidades e principalmente; teve coragem para se arriscar.
"Ele me mostrou como me perder, e então eu mostrei a mim mesma como me encontrar."
P.S. Algo que me incomodou um pouco foi a "depressão" que Allyson ficou após o dia em Paris; mas isso de forma alguma deixou a história menos encantadora.

Núbia 26/06/2023

Apenas um dia
Achei o livro chato de início, ainda acho que ela devia passar com uma psicóloga, mas no final a história te deixa vidrado sem conseguir parar de ler
Shirley TEA 26/06/2023minha estante
Tem outro livro desse apenas um ano é uma duologia

Núbia 26/06/2023minha estante
Eu sei

Bruna | @bmartinssss 15/02/2018

Allyson é uma jovem sistemática e organizada. Ela não bebe, não gosta de festas, e tem pavor de decisões impulsivas. Ela está na Europa com sua melhor amiga, Melanie, no tour que ganhou de seus pais após terminar o ensino médio. A viagem está no fim e Allyson tem a sensação de que não aproveitou como deveria, mas quando conhece Willem, jovem ator apaixonado por Shakespeare, tudo muda.

As primeiras páginas do livro são maravilhosas. A descrição do tour, a viagem dela para Paris com Willem. Tudo é ricamente detalhado que eu senti como se estivesse lá. Porém, quando Allyson volta de Paris e vai para a faculdade, a história ficou irritante. Tudo bem que tudo que aconteceu era preciso para o amadurecimento da personagem. Antes da viagem, era seus pais que controlavam sua vida – principalmente sua mãe -, e depois que volta, Allyson toma controle de sua vida e faz o que a faz feliz. Mas as inseguranças, as atitudes que Allyson toma até ter o tão sonhado controle sob sua própria vida é chato. A transição da personagem deixa a história um pouco cansativa – ao meu ponto de vista – tanto que acabei deixando de lado por alguns dias até retomar a leitura.

o contrário do que parece, o livro não se passa em apenas um dia. A narrativa é de um longo período de tempo. Além do amadurecimento da personagem, temos o desenrolar de um romance. Enquanto luta para ter o controle de sua vida, vemos o impacto do encontro de apenas um dia com Willem na vida de Allyson, que a mudou completamente. O livro é narrado em primeira pessoa contando a visão de Allyson sobre tudo que aconteceu.
O final é surpreendente e eu fiquei desesperada para saber mais. A escrita da autora é envolvente, cativante e te transporta para dentro da leitura. Já tinha lido outro livro da autora que não foi uma experiência muito boa, ainda bem que dei mais uma chance e me deparei com um livro incrível, apesar de todos os seus defeitos.

site: https://bmartinss.wordpress.com/2017/10/25/apenas-um-dia-gayle-forman/

L3al 21/09/2023

Não é apenas um romance, é um livro que fala sobre o alto conhecimento, sobre a transformação, sobre saber da um basta no que não te faz bem. Uma leitura bastante fluida, e gostosa, porém achei o final bem vago, achei que poderia ser mais explorado, com um reencontro extremamente emocionante.

giovanna.cristi 05/04/2021

"Nascemos em dia morremos em um dia tudo pode acontecer em uma dia." Sou apaixonada nessa obra.

Andréia 04/04/2021

Resenha Apenas um dia - www.starbooks.com.br
Apenas um Dia é o primeiro livro de uma duologia, é um romance jovem adulto que conta a história da Allyson, uma aluna e filha exemplar que tem como melhor amiga a sua vizinha de infância e colega de colégio Melanie, com quem compartilhou tudo desde que eram pequenas. As duas acabaram de se formar no ensino médio e como presente de formatura de seus pais ganharam uma viagem de excursão pela Europa.

Além disso, enquanto Allyson é mais reservada e tem a sua vida toda planejada, Melanie é mais despojada e espontânea. Durante a viagem e querendo mudar por um dia a forma como toma decisões e por ter decidido se permitir a novas experiências, Allyson resolve junto da amiga inventar uma desculpa e ambas abandonam o grupo de excursão para irem ver uma apresentação de teatro a céu aberto no último dia de viagem junto ao grupo, irão ver a adaptação de uma das obras de Shakespeare que haviam sido convidadas por alguns desconhecidos na rua.

Durante a apresentação, Allyson se vê atraída por um dos atores, um dos desconhecidos que a haviam convidado para ver a peça, mas acaba por encerrar a noite logo após a apresentação. No dia seguinte enquanto vão para Londres de trem, por um acaso ou acidente do destino a jovem é abordada por ninguém menos que o ator com quem trocara olhares na noite anterior.

‘‘Seria uma loucura. Eu nem conheço esse cara, e meus pais podem descobrir tudo. Sem falar que não dá para conhecer Paris direito em um dia só. Fato é que essa história tem tudo para ser um desastre, eu sei disse. Mas nada tira minha vontade de ir.’’

A partir desse encontro o rumo da vida de Allyson muda completamente. Ao saber que um dos desejos da jovem era conhecer Paris e que a cidade havia sido tirada do seu roteiro de viagem, o jovem ator holandês que se apresenta como Willem oferece um tour pela cidade luz por um dia, já que na Europa as cidades são de fácil acesso, sendo preciso poucas horas para irem da Inglaterra a França. Acaba que Lulu, como acaba sendo chamada por Willem, aceita a proposta e junto desse desconhecido ela decide embarcar naquela que virá a ser uma das maiores aventuras de sua vida enquanto a amiga fica em Londres, prometendo que se reencontrarão após as 24 horas em Paris.

Os momentos, as decisões impulsivas e as experiências que os jovens vivenciam nos fazem imersos nas páginas da obra e desejosos de estarmos, assim como os protagonistas, perambulando e nos perdendo pelas ruas da cidade luz, pelo seu charme e pelo que ela pode oferecer a quem se permitir viver plenamente, nem que seja por apenas um dia.

Entretanto, como nem tudo são flores e a proposta era de que tudo acabasse após um dia, temos que o casal acaba se separando de uma forma um tanto quanto abrupta e até mesmo inesperada, deixando tanto o leitor quanto a protagonista com várias indagações sobre o que de fato aconteceu que ensejou na separação.

Então Allyson precisa voltar a sua realidade, e lidar com as lembranças daquele dia em que viveu intensamente, sabendo que gostaria de sentir-se assim sempre. Assim inicia a nova jornada de Allyson após a sua volta de Paris e sua tentativa de assimilar tudo o que houve enquanto os seus sentimentos entram em conflito com a sua vida já planejada há anos e o seu desejo de viver intensamente.

O que dizer desse primeiro contato que tive da escrita com a Gayle Foman? Confesso que esperava encontrar um romance bonitinho e bem água com açúcar e fui completamente surpreendida! Apenas um Dia está mais para uma história de autoconhecimento e amadurecimento com personagens bem desenvolvidos do que apenas uma simples história de romance.

Sim, há um romance que acontece no espaço de tempo de um dia (por isso o título), mas o livro não se restringe só a esse dia, ele narra o que acontece com a protagonista após esse encontro transformador, como era a sua vida e como ela seguiu a partir desse marco, pois é isso que esse ‘‘apenas um dia’’ significa: um marco na vida da protagonista, há o antes e o depois dessa experiência transformadora que nos mostra que um dia pode ser pouco, mas também pode ser o suficiente para causar um impacto gigantesco em nossas vidas.

Não vou narrar o que acontece durante esse dia dos jovens em Paris e nem as experiências descritas nesse romance contemporâneo, pois não quero de forma alguma entregar informações que farão da leitura uma grata surpresa. Mas adianto que uma parte especial da obra é conhecer diversos lugares pelo ponto de vista da protagonista, especialmente Paris.

Allyson teve que se perder e sair em busca de outra pessoa para então embarcar em uma jornada de amadurecimento, para então encontrar o essencial: a si própria; é sobre isso que o livro trata, não é apenas sobre um dia em Paris passado ao lado de um cara por quem a protagonista teve uma profunda troca de olhares, é sobre amadurecimento, como a vida de uma pessoa pode mudar completamente com apenas uma pequena decisão, um pequeno acidente, e como isso pode marcar profundamente e transformar uma pessoa de forma indescritível.

‘‘Não sei, não sei nem se ele está mesmo perdido. Talvez esteja exatamente onde deseja estar, talvez a perdida seja eu, indo atrás de alguém que não quer ser encontrado.’’

Há muito tempo que não sentia empatia por uma protagonista, vi na Allyson a sede de viver e se permitir, de sair dos padrões e das expectativas que outros depositavam nela, bem como as frustrações e tristeza de situações que fugiam ao seu controle. Ela facilmente se passaria por um pessoa real (diferente de muitas protagonistas a que fui apresentada) e esse pode ter sido um dos fatos de a leitura ter me agradado tanto, a Allyson poderia ser qualquer moça, ela é cheia de defeitos e incertezas, dúvidas sobre o seu futuro, e também cheia de qualidades que lhe passam despercebidas.

Apenas um Dia é uma leitura marcante e que nos faz questionar e ter momentos de autoconhecimento assim como a protagonista. A obra tem um final que surpreende e que nos faz desejar que tivesse alguns capítulos a mais após o seu final. Além disso, a escrita da Gayle é única, ela entrega a história de uma forma leve e que faz o leitor se conectar com a história que está sendo narrada e com as mensagens e ensinamentos que são transmitidos.

Ademais, a leitura de Apenas um Dia superou as minhas expectativas e despertou tantos sentimentos durante a leitura que tornaram Apenas um Dia se não a melhor, com certeza uma das minhas melhores leituras do ano, e que me deixou com vontade de sair indicando a todos! Com toda certeza pretendo conhecer outras obras da autora e graças a Editora Arqueiro o que não faltam são opções, visto que já publicaram várias obras dela, incluindo a sequência de Apenas um Dia, intitulado Apenas um Ano que aparentemente irá acompanhar a história pela perspectiva de Willem.

Por fim, durante a leitura tive uma sensação de familiaridade, em certos momentos da leitura a ironia e reflexões me recordou das encontradas nos livros de John Green, enquanto o romance e a amizade, o não ver o outro lado de uma situação, bem como o tour e descrição de vários pontos em Paris me remeteram a Anna e o Beijo Francês, da Stephanie Perkins, entretanto são semelhanças suaves, mas elas me fazem acreditar que os fãs desses dois autores poderão apreciar a leitura de Apenas Um Dia, assim como eu.

P.S. Esteja avisada(o) que esse livro irá ter inspirar a se aventurar em busca de aventuras e a se perder em países que ainda não conhece.

Me conte nos comentários se você gosta de livros que nos levam a um novo país e a uma nova cultura, bem como se já leram algum livro da Gayle Foman?

site: http://www.starbooks.com.br

Nath.Lopes 24/11/2021

Já irei ler o segundo livro amanhã mesmo
Termino essa leitura sem palavras, estou elétrica para continuar essa história e estou dando Graças a Deus que eu tenho o segundo livro na estante. Me apaixonei por Allyson e Willem tão rápido e já preciso urgentemente ler a continuação que é contada na versão do Willem para saber o que aconteceu durante esse 1 ano.

Jacque Mayer 30/10/2021

Eu gostei do livro. Mas eu acho que esperava mais.
Allyson não me cativou tanto assim.
Mas vou ler o próximo para entender melhor a história