As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender

Resenhas - As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender

1 | 2 | 3 | 4 | 5

BArbara317 20/05/2020

Fantasia com sentimentos reais
Ah... matando a saudade de uma fantasia.
Uma fantasia cheia de sentimentos reais. Um livro sobre amores (os certos e os errados). Sobre como o modo que nos vemos conduz nossas escolhas e nem sempre nos levam pelos melhores caminhos. Sobre como a auto aceitação é libertadora. Sobre como os verdadeiros amores se revelam nos momentos mais difíceis. Sobre como é preciso respeitar as diferenças e até aprender mt com elas.
Um livro cheio de lições lindas, escritas de uma forma leve e despretensiosa.
Veio a calhar essa leitura no momento como o nosso, nessa quarentena forçada, onde a cabeça é nosso pior inimigo.

Kelly 31/03/2023

Esse livro me causou um enorme estranhamento. Tem uma história boa, mas algumas partes estavam confusas.
Durante a leitura notei que esse livro é bem mais sombrio do que me disseram. É uma experiência nova , recomendo

Liz 26/07/2022

“Para muitos, eu era um mito encarnado, a personificação de uma lenda magnífica, um conto de fadas. Alguns me consideravam um monstro, uma mutação. Para meu infortúnio, certa vez fui confundida com um anjo. Para minha mãe, eu era tudo. Para meu pai, absolutamente nada. Para minha avó, eu era um lembrete diário de amores havia muito tempo perdidos…”

E assim tem início “As estranhas e belas mágoas de Ava Lavander”. É impressionante, após ler o livro, retomar o prólogo e encontrar toda a história resumida neste parágrafo.

Toda a história é narrada por Ava, que tece comentários e considerações durante todo o livro. Em alguns momentos, achei as descrições um pouco exageradas e detalhistas demais, mas, de certa forma, isso dá um tom ao livro, permitindo que nos afeiçoemos aos personagens.

Ela começa pela família de sua avó materna, nos permitindo compreender quem é Ava e porque ela é o que é, já que nasceu com asas.

“Das histórias e dos mitos que cercavam minha família e minha vida - alguns deles cuidadosamente espalhados por você, talvez -, devo dizer que, no final, descobri que todos são estranha e até mesmo maravilhosamente verdadeiros.”

O enredo é bastante interessante e mescla o realismo fantástico em todas as suas partes. A história começa na França. Chamou a minha atenção o fato de ninguém saber o nome da bisavó de Ava, conhecida apenas como Maman. Com isso percebemos muitas histórias familiares, onde a mulher é quase apagada pela imagem do marido, mesmo ele sendo carinhoso e apegado a ela.

Cada membro da família possui habilidades que os distinguem dos demais e isso é apresentado com naturalidade e nos permite refletir sobre as características que, em nossa sociedade, trazem a diversidade e como elas são, muitas vezes, vistas com preconceito, motivo que leva a família a se proteger, evitando o contato com outras pessoas.

O momento de conflito decisivo acontece com a chegada de um jovem extremamente religioso, chamado Nataniel Sorrows, cujos pensamentos são conhecidos a partir de anotações feitas em seu diário, o que foi uma ideia particularmente interessante, considerando que ele não era da família e não havia como Ava conhecer intimamente seu ponto de vista.

O livro é ótimo e muito cativante. Vale muito a pena a leitura.

Ailin.Ribeiro 17/02/2022

A leitura é leve, poética e despretensiosa. No entanto, por algum motivo não consegui me apegar à história.

Greice Negrini 19/11/2014

Páginas de drama e de uma escrita fascinante!
Ava Lavender nasceu com um par de asas. Isso pode parecer totalmente estranho para o mundo inteiro, mas não para a família de Ava que desde muitas gerações já tinha peculiaridades em cada ser que nascia. As lindas asas de Ava, porém não a deixaram desfrutar um mundo completo e cheio de aventuras como se poderia imaginar. Um mundo de cores e desafios, cheio de amigos, festas e amores. Como toda sua família, Ava vivia no alto de uma colina, ao final da Pinnacle Lane, um bairro de Seatlle.

Desde que a família Roux, com o bisavô Beauregard e a bisavó Maman saíram com seus filhos da França para uma vida melhor nos Estados Unidos, muita coisa aconteceu. A avó de Ava, Emilienne, com os irmãos dela, René, Margaux e Pierette tiveram contato com uma Manhattan nova, em plena fase de expansão. Lá eles descobrem todas as faces que a França não estava preparada para ofertar. Não que o coração deles estivesse pronto para tudo aquilo. Não estava. A felicidade de amar e a tristeza de puras ilusões chegavam e partiam como o vento e as estações.

Como a vida precisa seguir seu rumo, Emilienne vai para Seatlle, a cidade das chuvas o ano inteiro. A cidade onde conseguiria seguir sua vida. A cidade em que sua barriga, agora gigante, poderia abrigar uma bela menina. As dificuldades não poderiam ser poucas. Nem todos os vizinhos tiveram a melhor recepção com a bela mulher, porém com seu marido foi o contrário. A padaria que foi aberta no local logo se tornou um sucesso e também logo nasceu Viviane Lavender.

Viviane não tinha asas, mas sentia o cheiro de todas as coisas melhor do que qualquer ser humano. Havia uma lenda no local, naquela casa na colina onde vivia Viviane com sua mãe, mas o que seria uma lenda, afinal? Somente algo para todos festejarem durante uma época do ano. Mas o coração de Viviane também amava, também batia.

E quando as folhas das árvores mudavam de cor para o amarelo, para o vermelho e enfim caíam demonstrando a troca de estação, chegava novas pessoas na cidade vindas de outros lugares e Viviane chamava a atenção. Emilienne continuava firme com a padaria, mas agora a barriga que crescia era de Viviane.

Ao nascer, uma menina linda com asas, que comoveu uma multidão de fiéis e, logo após, um menino que não chamava atenção nenhuma, o irmão de Ava.
Mas o que Ava pretendia contar voltando ao passado desde a época de seus bisavós era tudo o que a levara até o grande momento de sua vida, lá, naquela colina no alto da Pinnacle Lane. Uma vida cheia de amor, cheia de tristeza e com certa crueldade. Afinal, ter asas não seria assim tão belo.

O que falo sobre o livro?

Meu coração ficou descompassado com esta leitura. Um misto de fortes emoções, melancolia, drama e um encontro com a própria alma é o mínimo que este livro promete.

Quando iniciei a leitura não imaginava algo do gênero da fantasia. Comecei lendo a sinopse sobre uma garota com asas e nas primeiras páginas achei tudo tão estranho que me fez querer largar o livro. E que tola seria se eu cometesse este ato. Livros de fantasia para mim tem uma conotação um pouco diferentes, mas o que este contém está além de algo que talvez eu pudesse imaginar em ler ou até mesmo escrever.

Lembro que me encantei ao ler o livro Anseio da autora Débora Mattana e até resenhei ele aqui no blog, justamente por ter uma mesma questão relatada neste livro, mas a Leslye Walton interage com uma forma um pouco diferente neste livro e com os seus personagens.

No primeiro momento já é apresentada a personagem de Ava Lavender, uma garota que nasceu com suas asas, mas que precisa esclarecer a todos como toda sua família é cheia de uma formosura e de características tão surpreendentes que você vai se apegando a cada parte da história. Seria um retroceder do tempo encaixando cada acontecimento com os desafios enfrentados. E cada momento é descrito de uma forma ora melancólica, ora cativante que você imagina a dor e amor de outra forma além daquelas quais estamos acostumados.

É um misto de união e separação contínuos que intercalam os personagem perfeitamente. É como se a cada capítulo um personagem ficasse sob as sombras para reaparecer em seguida e complementar ainda mais a vida de cada um. Nenhum personagem é de uma normalidade. Todos carregam consigo algo que transforma o mundo da fantasia maior e talvez seja isto que dê tão certo nesta leitura. A dura luta de homens e mulheres por aquilo que acreditam.

A diagramação é simples, mas ao longo dos capítulos você vai notando uma simples pena de pássaro seguindo uma trilha, como se mostrasse o andamento da vida de uma família.

Pensei que apaixonar-se não era tão fácil em um livro de fantasia, mas acredito que o gênero não seja somente este, seja quase tão real quanto olhar o céu e imaginar poder tocar cada estrela.

site: www.amigasemulheres.com

julia 22/06/2020

Resenha: As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender
Gatilho: cena de estupro no capítulo 23.

Sem dúvidas o livro mais estranho que eu já li.

A escrita de As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender é linda, Os elementos de realismo mágico são muito bem elaborados durante a história e contribuem para a atmosfera sonhadora e estranha do livro.

Os personagens também são bem desenvolvidos e muito complexos. A Ava é uma narradora fantástica e eu adorei conhecer a história da família dela. A dinâmica entre eles é tão diferente e como nada que eu tinha lido antes.

Mesmo tendo uma escrita linda, o livro ainda é super triste. A história em geral é sobre machucar aqueles que você ama, sobre coisas não ditas e sobre pessoas destruindo coisas que elas querem desesperadamente. Algumas partes foram bem difíceis de ler.

Mariana 07/05/2023

Merecia mais Hype
Que livro lindinho ?
É um livro sobre histórias,como todo mundo tem sua história para contar, amei que todos os personagens são usados ninguém está ali atoa.
Esse livro me fez sentir uma melancolia tão grande,acho que isso aconteceu porque me identifiquei muito com os personagens.
Me senti extremamente apreensiva no final,porque é tudo tão cruel e não queria que ninguém morresse sabe?coisa que aconteceu ?
Mas eu amei o final e não consigo imaginar outro desfecho a escrita é meio poética mas dá pra entender perfeitamente o que a autora quer dizer.
Ava não é um anjo é apenas uma garota ??

Jéssica 28/03/2021

Encantador
Um dos meus livros favoritos da vida, ele é pura fantasia , apaixonante e avassaladora como há tempos eu não lia.

DEIA 08/05/2021

Ada é uma menina que nasceu com asas.
Engraçado como o diferente incomoda, gera curiosidade, desperta ódios e sensações estranhas.
Ela é só uma menina, mas sempre que possível tenta se esconder por sua diferença, mas eu assumo que fiquei com uma vontade muito grande de acariciar suas asas, e até mesmo de ter suas asas (me desculpe a inveja Ada).

Ainda bem que Ada e todos nós temos a capacidade de nos recuperarmos de tristezas, traumas, sofrimentos ou/e de tudo que for necessário.

Caroline 10/04/2020

Esse livro. Meu deus do céu. Uma leitura poética e linda, storytelling de tirar o fôlego. O final... ele te deixa sem chão. O meu primeiro favorito do ano, e vou indica-lo sempre que puder.

Denise 15/11/2014

Só um comentário.
Não tenho dúvidas de que a autora tem alguma influência do Gabriel Garcia Marquez. Sua fantasia próxima do normal é realmente uma viagem de memórias inventadas de histórias aumentadas muito loucas como em Cem Anos de Solidão. Um livro adorável.

M.Siih 30/05/2022

Finalmente acabei.
Infelizmente, pra mim, essa leitura não funcionou. Tanto que demorei um mês e meio para acabar.
Achei cansativo e confuso em vários momentos.
A história não me prendeu.
Aquele capítulo 23, não sei bem...
Enfim, quem sabe, em outro momento leia novamente e mude a minha opinião sobre.

Paloma Hoover I @palomalivros 16/07/2021

Esse livro é estranho sim, e eu amei!⁣
De uns tempos pra cá eu percebi que sempre acabo amando livros que tem histórias bizarras e personagens esquisitos. Com As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender não foi diferente!⁣

Esse livro conta a história de Ava, uma menina que nasceu com asas, por nenhum motivo aparente e sem explicação! Mas, antes de chegarmos ao seu nascimento e posterior juventude, conhecemos a história de seus antepassados, desde seu bisavô. ⁣

As coisas malucas que acontecem com essa família, não tenho nem palavras. Me apaixonei pela história desde o início, mesmo sem entender nada. A escrita é super gostosa e quando estava lendo eu nem vi o tempo passar!⁣

Se você gosta de histórias fantasiosas onde acontecem coisas muito estranhas e inexplicáveis, já fica a recomendação. Porém, entendo que não é todo mundo que vai curtir. ⁣

site: https://www.instagram.com/p/COi7JuCDBM0/

Psychobooks 07/02/2015

Já tinha ouvido falar bem desse livro lá fora e dei pulinhos de alegria quando a Novo Conceito lançou por aqui e eu recebi meu exemplar em casa. Ou seja, minhas expectativas estavam bem altas quando iniciei a leitura.

Enredo
A história começa com o nascimento dos gêmeos Ava e Lavender, filhos de Viviane Lavender, e com a revelação de que Ava nasceu dotada de um par de asas. Após essa breve introdução, Ava volta no tempo para nos apresentar a história de sua família desde sua bisavó.

Desenvolvimento do enredo e Narrativa
Ava ocupa mais ou menos metade do livro narrando a vida de seus antepassados, marcada por dor, tragédias e desilusões amorosas, até chegar no ponto de seu nascimento, de onde a história segue, e alcança o grande clímax na adolescência de Ava.

Esse não é um livro de ação, mas sim um livro sensível, de reflexão sobre a vida e o amor, e sua força está nos personagens. A narrativa é feita em primeira pessoa pela Ava e traz certa dose de lirismo e poesia.

Personagens
Ava se propõe a contar a história de sua família e não o faz de forma displicente: ela não resume brevemente os principais acontecimentos de seus antepassados, mas sim toma seu tempo e, com calma, dá um panorama abrangente de como foi a vida de sua bisavó Maman, de sua avó Emilienne e de sua mãe Viviane, contando as tragédias que aconteceram, as marcas que deixaram e como elas foram passando pela família.

Fora a família conhecemos alguns amigos e vizinhos de Ava e sua família, e a maioria é muito cativante. Gostaria de me estender nessa parte e falar bastante sobre eles, mas como a força da narrativa está nos personagens, qualquer coisa a mais que eu fale irá estragar a história. Só vou ressaltar que Henry, o irmão gêmeo de Ava, é autista (o que não está dito explicitamente no livro, mas é possível deduzir facilmente) e o responsável pelas cenas mais doces da narrativa.

Conclusão
Se você procura uma leitura sensível, desacelerada e que induza a reflexão, esse é o livro ideal. O toque de realismo fantástico que ele traz, aliado ao lirismo que a autora conferiu à sua narrativa, o torna único e especial e o destaca no gênero jovem-adulto.

"Pois assim que as coisas acontecem, bem ou mal, não há nada a fazer. Simples assim."
Página 268

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/12/resenha-as-estranhas-e-belas-magoas-de-ava-lavender.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5