As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender

As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender Leslye Walton

Resenhas - As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carla Martins 26/03/2015

Viciante, lindo, sensível e leitura mais que obrigatória!
Mais em: http://leituramaisqueobrigatoria.blogspot.com.br/

Só posso começar essa resenha de um jeito: dizendo que nunca li nada parecido com esse livro em toda a minha vida. Ele é tão sensível, tão realista e ao mesmo tempo tão utópico e cheio de fantasia que você não tem outra saída a não ser mergulhar no estranho mundo da família Roux e se deixar levar.

No começo, fiquei um pouco confusa com a história e achei que não ia gostar de tanta irrealidade. Mas bastou um punhado de páginas para me conquistar inteiramente.

Ganhei esse livro de presente de aniversário da minha prima-meio-irmã e a surpresa foi tão grata que ele foi parar na minha seleta lista de livros favoritos. Mari, meu amor, thank you! :)

O livro fala do amor, que nos deixa tão bobos e que, por isso mesmo, podem nos trazer consequências devastadoras. E os membros da família Roux parecem estar todos destinados às tragédias vivenciadas por conta do amor. Foi assim com a bisavó, avó e mãe dos gêmeos Ana e Henry Lavender. Agora, o mesmo destino parece estar reservado para Ana, uma jovem literalmente angelical.

A história é extremamente triste em muitas passagens, engraçada em outras e apaixonante durante todo o tempo. E o final? Ahhhhh o final...é lindo em todos os sentidos! E me deu abstinência quando acabou. Se eu pudesse dar uma dica para a autora, ela seria:

1. Escreva uma continuação com o reencontro de Ana e Rowe e arrume um final épico para Henry. Ele merece ser feliz no amor e achar seu lugar no mundo.

Fora isso, acho que Leslye Walton tinha que escrever vários outros livros, porque a cabeça dessa mulher é única!

Alguma alma poderia bem comprar os direitos para fazer uma adaptação para as telonas, hein? Ia ficar demais! #ficaadica
MãeLiteratura 27/03/2015minha estante
Depois que li sua resenha no blog, fiquei ainda mais interessada neste livro!

Carol Moreira 26/03/2020

Encantador
Fazia tempo que eu não lia um livro desses que dá gosto de tão bem escrito.
A forma como autora Leslye consegue consegue passar o distanciamento familiar pelo fato de Ava tratar sempre a mãe e a avó por seus respectivos nomes foi uma estratégia sutil e magnífica. Além disso nos faz ver mãe e avó de forma muito mais humana em suas próprias individualidades que muitas vezes são ofuscadas por esse papel por elas desempenhados. Acima de tudo são mulheres com suas dores e suas histórias. Aliás esse é um livro sobre mulheres. Sobre a força feminina, sobre o julgamento com o diferente, mas tudo da forma encantadora que só o realismo mágico é capaz de alcançar.
O que eu mais gostei dessa obra é que nela não acontece o que a gente quer ou imagina. Se você é um leitor (a) que gosta de livros "lógicos" e com muita ação pode achar que a história é monótona, agora se você perceber a poesia por trás de cada linha desse livro, você vai fazer que nem eu. Do meio ao fim li em uma madrugada. Recomendo com as ressalvas já postas, para mim é 5 estrelas.

Miry 07/07/2019

Aquele livro fora da casinha
Tá aí um livro que eu não sei se gostei dele mesmo, ou não. A escrita é bem poética, remete a varias reflexões da vida.
Achei o plot twist rápido demais e muito realismo mágico.
Foi uma leitura boa, mas eu não faria de novo.

Nathalia 25/04/2015

Extraordinário
Difícil apontar um fator determinante para a beleza deste livro.
Poderia dizer que é a escrita, as palavras utilizadas para narrar as passagens, descrever os personagens, criar os diálogos.
Poderia dizer que são os próprios personagens e suas peculiaridades, que os distinguem de personagens do mundo dito como real, mas que ao mesmo tempo cria uma forte proximidade entre eles e o leitor.
Poderia dizer que foi a forma como a autora escolheu contar a estória, que por sinal não se limita a narrar a vida de Ava, como o título pode levar a crer. Sim acho que aí está o fator determinante para minha afeição ao livro.
Ava não é a personagem principal, único foco de atenção. Apesar de narrar todo o livro, Ava não é o epicentro dos acontecimentos por toda a obra. Nós conhecemos três gerações da família Lavender, três ciclos fascinantes da obra. Em cada um deles temos uma personagem em destaque, uma estória contada através de uma mesma locutora, Ava.
Três ciclos, três desfechos, todos muito bem escritos, com muito cuidado e capricho. Esqueça a lógica, nenhum deles a segue, não que isso tenha a menor importância.

Pam 04/07/2015

Ava
Gostei bastante do livro. Uma história empolgante sobre uma menina com asas e sua família. A onde Ava conta a história deles em busca de encontrar respostas sobre o seu nascimento com asas.
Um final que não me surpreendeu muito, pois, eu já havia deduzido como acabaria. Mas vale a pena ler.

Alessandra @euamolivrosnovos 11/02/2019

Muitas formas de amor.
Amor. Nem sempre ele chega do mesmo jeito, nem sempre se vai da mesma forma. Fato é que, amor e amar, substantivo e verbo, existem em diversas versões.

Para os Lavender, esse sentimento sempre foi intenso, trazendo grande alegria e, por vezes, imensa tristeza. Desde os antepassados, quando ainda eram os Roux, a família de Ava sofreu por amar demais. Da mesma forma, amou por sofrer demais.

Os ascendentes de Ava Lavender nunca foram considerados normais. Sua própria geração tem uma cota imensa de esquisitice, basta olhar para a menina e suas asas de anjo e para seu irmão gêmeo que não fala senão quando necessário, de uma maneira muito pessoal.

A trajetória dos Lavender é contada de forma cativante por meio da literatura fantástica, em que o real e o imaginário se misturam, confundindo o leitor e desafiando-o a diferenciar esses mundos.

É impossível não se envolver e não adorar essa família diferente, cheia de ressentimentos e incertezas, mas com uma pureza na alma inigualáveis.

Um livro capaz de tocar seu coração para sempre e te deixar envolvido do começo ao fim. Dê uma chance para essa história linda!

site: https://euamolivrosnovos.blogspot.com

Gi | @girlanismos 25/07/2015

Torcendo por um final feliz
Pela sinopse percebemos que a família Roux é diferente do convencional, além do fato de uma das suas integrantes ter nascido com asas, como também mostra as gerações de mulheres em sua família que sempre buscaram e quase sempre fracassaram no amor. O fato de Ava ter nascido com asas é o mais estranho e inexplicável mas não é o único de sobrenatural e fantástico que aparece na história.

A narrativa começa com Ava contando de seu estranho nascimento e da peculiar personalidade de seu irmão gêmeo Henry, que apesar de ter nascido sem asas é excessivamente reservado e introspectivo. Depois somos levado ao passado para conhecer a história das mulheres da família Roux. Então temos a vida da bisavó, da avó e da mãe de Ava e percebemos que o amor não conspira a favor dessa família, o que acaba nos trazendo um sentimento positivo esperando que a vida amorosa de Ava seja o oposto.
Com uma narrativa leve e quase poética a autora em seus relatos cria várias metáforas que realmente me pararam para refletir um pouco e não apenas ir levando a história. É um livro que fala quase em seu todo sobre grandes perdas, sobre muitas e trágicas mortes, o que acaba mudando completamente as personagens e esfriando seus corações depois de tanta tristeza que já passaram.

Com medo do estranhamento e prezando por sua segurança a família de Ava não a deixa sair muito, apenas ao redor de sua propriedade. Mas é claro que uma garota em plena juventude quer conhecer o mundo e conhecer outros de sua idade. Então ela começa a sair escondida, fato que futuramente a coloca em perigo.
Imaginem essa situação de colocar asas em um ser humano numa cidade religiosa?!
Não demoraria muito até que um fanático religioso recém chegado passasse a acreditar que Ava era um anjo enviado dos céus por Deus para que falasse com ele. Sua obsessão pela garota vai crescendo e ninguém se dá conta até que seja tarde demais, fato bem colocado no livro que trás um ambiente de suspense.
Minha avaliação ficou em 4 estrelas pois eu esperava algo a mais no livro, mas que não me decepcionou em nada. Me envolvi muito com a escrita da autora, bem fluida com reflexões, e sempre procuro outros livros de autores que me deixam conectadas com a leitura.

site: Resenha completa: www.estantedoce.blogspot.com

Egídio Pizarro 12/11/2023

Me lembrou muito os livros da Leticia Wierzchowski (que já não me agradam muito), mas um pouco mais arrastado e brutal.

Mona 19/03/2018

Um livro bom,mas bem comum, achei mais do mesmo!

Portal JuLund 06/08/2015

As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender, Resenha, @Novo_Conceito
Ava Lavender é uma garota-pássaro, sim uma garota-pássaro, ela nasceu com asas, lindas e pardas junto com seu irmão gêmeo Henry, que não gosta de falar, e que quando fala se comunica com sua própria, e única, linguagem.

Ava é sensível e atenta a tudo o que ocorre a sua volta, e passou praticamente toda a sua vida em casa, sem sair, com medo das outras pessoas, confiando apenas em sua mãe, sua avó, o amigo Gabe, seu irmão Henry e sua melhor amiga Cardigan.

Leia a resenha completa!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/estranhas-e-belas-magoas-de-ava-lavender-resenha-novo_conceito

Nath @biscoito.esperto 14/09/2017

Um épico tragicômico
"Para muitos, eu era um mito encarnado, a personificação de uma lenda magnífica, um conto de fadas. Alguns me consideravam um monstro, uma mutação. Para meu infortúnio, certa vez fui confundida com um anjo. Para minha mãe, eu era tudo. Para meu pai, absolutamente nada. Para minha avó eu era um lembrete diário de amores há muito tempo perdidos. Mas eu sabia a verdade - no fundo, sempre soubera.

Eu era apenas uma menina".

Como sequer posso resenhar este livro?

Meu professor de literatura portuguesa sempre diz que a melhor forma de entender um livro é lendo-o diretamente: resenhas e análises são supérfluas, só o livro pode te contar algo verdadeiro sobre ele. Sempre achei isso besteira, adoro escrever e ler resenhas e até me divirto ao ler análises literárias mais complexas. Acho interessante. A questão é que, pensando em As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender, realmente é difícil falar sobre este livro sem tirar um pouco de sua magia. Já peço desculpas de forma adiantada!

AEEBMDAL é um livro do gênero realismo mágico, gênero este popular através de livros de escritores como Gabriel Garcia Marquez e Italo Calvino. Pode parecer inusitado afirmar isso, mas acredito que Leslye Walton conseguiu escrever uma obra digna de ficar lado a lado na prateleira destes mestres. Como o título sugere, este é um livro estranho e belo.

Ava Lavender nasceu com asas. Essa sempre foi uma constante na sua vida, uma vida simples, com acontecimentos ao mesmo tempo comuns e fantásticos. Antes mesmo de Ava nascer sua família já convivia com o mágico e o mundano se sobrepondo constantemente. O livro começa muito antes do nascimento de Ava, com seus bisavós que saíram da França procurando uma vida melhor em Manhattan, e passando pela história de sua avó Emilienne e seus irmãos até chegar a sua mãe e, por fim, a ela mesma.

O livro é um épico - ainda que com apenas trezentas páginas - sobre família, amizade e amor - principalmente, trata da forma como amamos e deixamos de amar as pessoas. É um livro sobre juventude perdida e sobre os pequenos detalhes da vida que tornam nossa existência única. Mesmo com a atmosfera mágica, o livro parece tão real e honesto! Talvez por causa de suas personagens: a autora nos introduz a dezenas de personagens diferentes, e todas elas tem personalidades redondas e histórias de vida relevantes - nenhuma das personagens sobrecarrega o roteiro, pelo contrário! As personagens são comos fios narrativos que, no final, formam um bordado intrincado e belo.

É um livro sobre decisões ruins e inocência, um livro coming-of-age diferente e, principalmente, um livro sobre relacionamentos. É uma história relativamente curta no papel, mas que escapa dele facilmente e se incrementa na vida do leitor. É um épico tragicômico, um drama sem papéis definidos, uma poesia em forma de prosa.

Put* merd*, que livro do caralh*!!

site: www.nathlambert.blogspot.com

Sergio Augusto 20/01/2017

[Resenha] As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender
O que eu posso dizer desse livro? Que ele é, simplesmente, ESPETACULAR! Nenhum livro do gênero prendeu a minha atenção como esse, me fez passar noites desacordado pensando o que aconteceria no próximo capítulo, e lá estava eu ouvindo música e perdendo noites e noites de sono. Juro, nenhum livro fez isso comigo antes, então, estou chocado com o efeito que ele causou em mim.

No começo eu não levei muita fé, principalmente por causa de muitas referências geográficas e que não conseguia me situar (Digamos que não sei muito sobre algumas cidades pequenas da França, que é onde começa o livro). Mas fui forte e resisti, foi a mesma coisa com Jogos Vorazes, e depois de um certo capítulo as coisas foram se enganchando uma na outra de forma simples e irresistível.

Tudo começa com uma carta de Ava explicando como começava aquele livro, ela mostrando a sua árvore genealógica desde a sua bisavó até chegar nela e no irmão, Henry. Isso tudo sendo destrinchado de forma peculiar, aprofundando cada personagem que aparece, não importando se vai fazer parte somente daquele capítulo, ou de toda a história.

Um livro repleto de fantasia e romance, o livro perfeito para aqueles que adoram ler histórias sobre todo o tipo de amor existente.

site: nomeumundo.com
Felipe Zamoran 09/09/2017minha estante
Só falou bem e acabou dando uma nota baixa ?

Corujas de Biblioteca 19/12/2016

Resenha por Vitória Zavattieri
As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender é um livro poético, dramático e extremamente bem escrito. Com certeza se tornou uma das melhores leituras desse ano, o talento da autora é gritante e nos transporta para uma realidade fantástica que mantem traços da nossa realidade cruel e nos apresenta personagens incríveis e apaixonantes.
Ava Lavender nasceu com asas. Em uma realidade em que isso não é normal, mas ela não é a integrante mais estranha da família Lavender. Logo no início do livro ela nos explica que para entender porque tinha asas Ava fez uma extensa pesquisa sobre sua família e nos apresenta essa pesquisa para encontrar na história de sua avó e de sua mãe, uma explicação sobre sua própria vida.

Com um narrador na terceira pessoa Leslye conta a história da árvore genealógica da família Lavender com uma delicadeza ímpar. A vida dos membros dessa família nunca foi fácil, principalmente no quesito do amor. A todos da família o amor trouxe ama desgraça diferente, alguns morreram por escutarem seus corações, outros viveram a vida toda tentando evitar esse sentimentos e também houveram casos de quem não pode se controlar e viu a vida ser arruinada por palavras bonitas e vazias.

"O amor, como a maioria das pessoas sabe, segue uma cronologia própria, apesar das nossas intenções ou planos bem ensaiados." - pág. 29

Junto com Ava o leitor caminha no tempo e passa a entender como casa integrante da família funciona e porque ele(a) ficou desse jeito. E sabendo de tudo isso podemos entender o papel de Ava e da tragédia que aconteceu com ela na história de sua família. O que mais me impressionou na história foi a forma que ela foi escrita. Muitas vezes a autora descreve cenas quase macabras, porém com uma linguagem poética e delicada que transforma esse livro numa obra de arte.

Uma das personagens gostaria muito de ser um passarinho, por exemplo, ela gostaria de impressionar um ornitólogo e para isso decide se tornar um canário. A passagem é tão estranha e diferente que no primeiro momento pensamos que a autora está fazendo um tipo de metáfora, mas é literal. Logo nas próximas páginas reencontramos essa personagem como um pássaro.

A história foi construída de forma que nada é desnecessário, cada cheiro que os personagens sentem, casa ação, cada momento tem um significado que no final do livro fica claro para o leitor. Sem dúvidas As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender se tornou um dos meus livros favoritos e, é claro, um dos melhores do ano Não canso de recomendar a todas as pessoas!

site: http://corujasdebiblioteca.com.br

Pri 15/11/2016

{Resenha} As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender - Blog As Meninas que leem livros
Simplesmente um belo e gracioso livro, onde Ava relata tudo o que sabe sobre as gerações passadas de sua família, como modo de contar sua história até onde chegou. São histórias deliciosas, tomadas por um pouco de faz-de-conta, histórias incríveis onde você pensa: mas isso não é possível!!! Mas é. Se é possível que uma menina nasça com um par de asas e um irmão gêmeo que só fala quando tem algo extremamente importante para dizer e, ainda assim, usando apenas palavras que acha que são confortáveis de serem ditas, é possível que alguém consiga sentir a chuva chegando, que pelo cheiro sabida se alguém está grávida, que seus pães e doces ressoem suas emoções a quem o coma. Essas e outras coisas são possíveis de acontecer com os descendentes de Maman e Bearegard Roux.

E, em cada história, em cada pequeno capítulo, o amor está presente de várias formas. É um livro sobre o amor e o que ele pode fazer com as pessoas. Como pode salvá-las, como pode estar do nosso lado e nunca o vermos, como pode nos cegar e, acima de tudo, como pode nos matar. Podemos ignorá-lo, sufocá-lo, tentar esquecê-lo... Mas ele sempre estará ali, apenas aguardando para aparecer em nossa mente e sair daquele lugar obscuro ao qual o empurramos. É como aquele outro livro disse: A esperança pode te matar. E esse nos diz que o amor também. O amor doentio e obsessivo...
[...]
Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2015/06/as-estranhas-e-belas-magoas-de-ava.html

Isabella Pina 01/10/2015

Peculiarmente memorável
Esse livro pequeno e azul está na minha estante há alguns meses, mas por falta de tempo e motivação, talvez, eu ainda não tinha pensado em sua leitura. Contudo, uns tempos atrás eu estava querendo ler algo diferente e então me lembrei dele. Mesmo assim, como eu sabia pouquíssimas informações de sua história, minhas expectativas estavam baixas.

O mais interessante desta história, apesar do que o nome poderia indicar, não é necessariamente só a protagonsita, Ava. Pelo contrário, ela divide a cena com diversos personagens curiosos, diferentes e surpreendentes. Para entendê-la por completo, aliás, é preciso também conhecer a história da sua família, desde sua bisavó, conhecida como Maman, passando por sua avó Emilienne e, finalmente, sua mãe, Viviane. O que todas essas mulheres têm em comum é uma frase presente em todo o livro: “o amor nos faz agir como idiotas”. Elas, que sofreram muito por conta desse sentimento, fecharam o coração para balanço, seguindo a vida da melhor forma possível.

Nesses devaneios, eu sempre omitia as asas, que eram mentalmente apagadas de minas omoplatas.
Em meus devaneios, eu era sempre apenas uma garota. (pág. 202)

A escrita da Leslye é, em uma palavra, encantadora. Nós somos apresentados a um mundo que, apesar de ser nosso, tem um toque de magia surpreendente. E, conforme vemos a história se desenvolver pelas gerações da família Lavender, é como se tornássemos aos poucos amigos delas. A maneira como ela conta a história das antecedentes de Ava é uma das melhores partes dos livros, talvez por se passar em épocas bem diferentes da nossa, tendo aquele charme de décadas passados que eu simplesmente adoro.

Mas Ava, apesar de já fazer parte de uma família bem peculiar, consegue o ápice ao nascer com inexplicáveis asas. Seu irmão gêmeo, Henry, também é diferente de sua forma, quase nunca falando e escolhendo bem as palavras que julga valer a pena. Tendo todo esse contexto ao redor deles, é fácil entender porque suas relações com pessoas fora da família seriam complicadas, mas conforme Ava vai crescendo, seu desejo de conhecer o mundo fala mais alto, e ela acaba escapando da casa para ter uma vida “normal” de tempos em tempos, na companhia de dois amigos da vizinhança, Rowe e Cardigan.

- Só porque o amor não aparenta ser do modo que você pensa, não quer dizer que você não o tenha. (pág. 242)

Desde o começo do livro sabemos que algum grande acontecimento está em curso e, a medida que chegamos às páginas finais, é difícil largar a leitura ou não ficar minimamente curiosa com o destino com os personagens. Leslye Walton não só me surpreendeu ao entregar um livro diferente, emocional e belo, mas também me deixou a esperar por mais. Se você não conhecia As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender, está mais na hora que experimentar.

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com/2015/09/resenha-as-estranhas-e-belas-magoas-de.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5