Um Salto Para A Felicidade

Um Salto Para A Felicidade Sara Gruen

Resenhas - Um Salto Para A Felicidade

Leidiane58 10/05/2020

Simplesmente apaixonante. Acompanhar a trajetória e principalmente a evolução como pessoa de Annemarie até a última página do livro.
Você chora, você ri, apaixona, fica revoltada e curte cada página lida.
Joana206 29/05/2023minha estante
Alguém me ensina a mexer nisto?

Marga 06/12/2020

A trama é bacana
Para mim essa leitura demorou um pouco até engrenar mas depois ficou bem interessante.
Emanuel246 01/03/2024minha estante
Comigo também foi desse jeito

Emy 23/12/2017

Livro simplesmente lindo!

Lívia Gomes 19/01/2018

Uma história mal aproveitada
Ganhei esse livro de presente e logo de cara amei a capa e a sinopse. Quando comecei a leitura fiquei ainda mais interessada porque adoro tudo que diz respeito a animais e que envolvam alguma experiência de superação. A premissa por si só já era emocionante. Mas parou por aí. Tenho muitas ressalvas quanto ao livro.
A história de Annemarie Zimmer é uma sequência catastrófica de desastres. Absolutamente nada em sua vida está no lugar onde deveria estar. Tudo começou quando um terrível acidente comprometeu seu futuro promissor como hipista. A partir desse fatídico dia todas as decisões de Annemarie distanciaram-na de seu final feliz. Vinte anos depois ela vive insatisfeita com sua família, sua profissão e até consigo mesma. Então após uma sucessão de coisas ruins acontecerem na vida da protagonista você pensa "Ok, agora as coisas vão começar a melhorar", mas não é isso que acontece. A vida social, familiar, emocional e financeira dela despencam de uma forma inacreditável e o leitor corre o risco de ficar deprimido com tantos relatos desastrosos. A todo momento torci para que algo desse certo para Annemarie, mas a cada capítulo sua felicidade parecia mais e mais distante.
Meu problema com esse livro foi principalmente esse: nada dá certo. Não sei qual o objetivo de Sara Gruen ao escrever essa história. Talvez ela quisesse deixar a narrativa o mais próximo da realidade possível, mas mesmo na vida real eu não consigo imaginar que alguém se dê tão mal assim. Não é o destino sendo um vilão na vida da protagonista, são suas próprias atitudes, imaturas, egocêntricas e precipitadas que atraem todo tipo de má sorte. Fiquei com raiva de Annemarie diversas vezes, em alguns momentos queria poder sacudi-la pelos ombros e gritar “Você está estragando tudo! Deixa de ser babaca!”, porque era exatamente isso que ela era, uma babaca. Como é possível uma mulher de 38 anos se comportando quase que igual à sua filha rebelde adolescente (outra chata)?!
Alguns personagens são incrivelmente irritantes (alô Eva!) e outros são absurdamente passivos, desbalanceando a história e dando um tom teimoso ao livro. Sinto que o enredo tinha potencial para se desenvolver numa narrativa muito emocionante e cativante, mas tudo acaba sendo frio demais, apático demais, e até mesmo quando as coisas começam se acertar para Annemarie (olha que demora viu!), falta aquele 'quê' a mais que te faz vibrar e se emocionar com as conquistas dos personagens.
O livro como um todo não é um desastre total. Apesar de tudo achei a escrita muito boa, não é cansativa, os diálogos são inteligentes e soam muito naturais. Sara Gruen é uma boa escritora (amei "Água para Elefantes), mas não entendi direito o propósito deste livro especificamente. Não me arrebatou, e olha que eu queria muito ter sido conquistada. Como os livros tem sempre algo a nos ensinar, a grande lição que extraí desse foi que não vale a pena fugir das coisas que você ama por medo de dar errado, como fez Annemarie. Para ela não foi tarde demais para recomeçar, mas com certeza ela teria tido uma vida muito melhor se não tivesse se escondido do mundo, e de si mesma, quando surgiu o primeiro obstáculo.
Bia 02/06/2018minha estante
Eu tbm não entendi o propósito do livro e estava torcendo para ela terminar com a outra pessoa (não quero soltar Spoiler). E todas as partes boas, conclusivas, filosóficas foram escritas tão sucintamente que eu me decepcionei. Me pareceu um livro muito comercial (não entendo dessas coisas). Mas tinha muita coisa pra ser explicada e o livro ficar mais bonito.

Lívia Gomes 04/06/2018minha estante
Verdade Bia! Também torcia pela outra pessoa kkkkk Acho que esse livro poderia ter dado muito certo! Li "Água Para Elefantes" da mesma autora e é incrivelmente lindo! Não sei oq aconteceu com esse aqui. E, não sei você, mas eu achei que a história poderia focar um pouco mais na parte do cavalo e tal, senti que faltou um pouco disso.

Bia 06/06/2018minha estante
Sim, eu comprei por causa da história do cavalo ahahahahaha.
Pior que descobri que tem o livro 2 (não lançado no Brasil).

Lívia Gomes 06/06/2018minha estante
Deus me dibre! Um livro só tá bom. Quase fiquei deprimida com tanta desgraça na vida dessa mulher!

Bia 28/06/2018minha estante
Ahahahahahaha tbm não tenho vontade de ler