Histórias curiosas da Segunda Guerra Mundial

Histórias curiosas da Segunda Guerra Mundial Jesús Hernández

Resenhas - Histórias curiosas da Segunda Guerra Mundial

Krisley 28/07/2016

O livro é dividido em dez capítulos, separando as histórias por tema: Arte, Cultura, Guerra; Os animais protagonistas; A guerra aérea; A guerra naval; A guerra motorizada; Relatos do fronte; No compasso do estômago; Momentos de distração; Histórias de saúde; e A batalha da sétima arte.

As histórias variam bastante, seja em tamanho (entre dois parágrafos e seis páginas), qualidade, relevância e veracidade. Há piadas que são dadas como fatos históricos (como a que Stálin perde seu cachimbo e Beria diz que várias pessoas confessaram o roubo, mas o cachimbo tinha caído debaixo do sofá), contos fantasiosos sem nenhum respaldo documental como os motivos que Hitler supostamente teve para não beber álcool ou fumar.

O autor se perde com números e informações contraditórias, chegando ao ponto de dizer que o Empire State Building "mede 4.443,2 metros de altura" na página 109.

As várias ilustrações foram posicionadas de forma a evitar “buracos” no texto, o que fez com que algumas delas ficassem posicionadas no meio de outras histórias. Em alguns casos a ilustração aparece quase duas páginas antes da história correspondente.

A melhor parte do livro com certeza é o primeiro capítulo (Arte, Cultura, Guerra) que traz informações mais concretas e interessantes. No geral há partes boas, mas não acho que vale a pena pela quantidade de desinformação e especulação ao longo das mais de 300 páginas.

Não há referências bibliográficas diretas de cada história, só uma bibliografia geral.