Um Acidente e Outras Histórias

Um Acidente e Outras Histórias Agatha Christie

Resenhas - Um Acidente e Outras Histórias

1 | 2 | 3 | 4

Fabio Shiva 21/10/2022

Reflexões diante do espelho do tempo, sobre uma frase de Agatha Christie
Por sincronicidade, deparei-me essa semana com a resenha da primeira leitura que fiz desse livro, postada em 20/11/10 na Comunidade Resenhas Literárias do extinto Orkut:

Um belo passeio pelo universo de Agatha Christie em nove contos. Tem uma história do Poirot, uma da Miss Marple, duas do Parker Pyne e mais cinco “avulsas”. Os temas e estilos também são bem abrangentes, indo do policial clássico ao romântico, passando por histórias de aventuras e até uma com um climão mais místico.

Já conhecia alguns dos contos, outros li pela primeira vez. O que mais gostei foi “Miss Marple Conta uma História”.

Mais uma boa diversão para os fãs da Rainha!

Nessa segunda leitura, quase doze anos depois, uma passagem me fez refletir:

“Nenhum homem, nenhuma mulher completa-se antes dos quarenta e cinco. É quando a individualidade se afirma.”

Como acontece com todas as generalizações enfáticas, essa afirmação de Agatha suscita discordâncias. Não creio que isso seja uma verdade absoluta, e como refutação me ocorre imediatamente a impressionante galeria de artistas geniais que desencarnaram aos 27 anos: Jimi Hendrix, Jim Morrison, Janis Joplin, Amy Winehouse, Kurt Cobain… galeria à qual eu sempre incluo meu poeta favorito, Castro Alves, embora ele tenha desencarnado aos 26 anos, precoce até nisso! Alguém poderia contra-argumentar que o fato desses artistas terem desencarnado antes dos 45 anos não implica em terem alcançado uma “completude”, por mais genial que seja a obra que deixaram. Pois exatamente, sinto (claro que é apenas uma opinião minha) que vida e obra estão sempre entrelaçadas, e que essa partida no ápice da juventude representa também uma “completude”, como se fosse a missão dessas pessoas chegar aqui, brilhar intensamente e partir muito cedo…

Por outro lado, senti reverberar em mim algum reconhecimento ao ler essa frase de Agatha, e a sincronicidade de encontrar essa resenha anterior me fez atentar para algo curioso. Ao ler “Um Acidente e Outras Histórias” pela primeira vez, ainda faltavam oito anos para que eu alcançasse a idade considerada tão emblemática por Agatha Christie. E agora, nessa segunda leitura, já fazem quatro anos que deixei para trás essa mesma idade…

Creio que não se deva à idade o sublime e memorável acontecimento de uma pessoa “completar-se”. Há pessoas que chegam à senilidade sem terem sequer amadurecido, outras são velhos amargurados no pleno viço da adolescência. Mas há também pessoas que já chegam dizendo a que vieram, como é o caso das crianças azuis ou índigo que nascem com cada vez mais frequência. E há também aquelas pessoas que conquistam a grande ventura de aprender algo sobre si mesmas com o passar dos anos. É nesse último caso que acho que a frase de Agatha melhor se aplica.

Eu mesmo, por exemplo, estou tendo a oportunidade de me olhar no espelho do tempo ao reler essas antigas resenhas, que tenho garimpado para o quadro semanal que apresento no programa “Atmosfera 102” da Rádio 102.7 FM (Além Paraíba – MG). Encontro aqui e ali algum olhar que me encanta, que me dá gosto de ter sido esse leitor e escritor de anos atrás. Contudo no mais das vezes sinto é constrangimento de tanta empáfia tacanha e orgulho metido a besta. E digo para mim mesmo, sacudindo a cabeça: “Como é que eu podia ser tão sem noção?” E hoje peço a Deus saúde e disposição para que no futuro, ao ler o que escrevo hoje, eu sinta coisas bem parecidas!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

WeltonLuis 20/07/2022

Mais um livro de contos de Agatha Christie, incluindo várias histórias, incluindo a de seus mais famosos detetives, Poirot, Miss Marple e Parker Pine. Não são os melhores textos da autora, mas é um bom entretenimento.

Canteli Marcio 05/03/2023

Contos simples com personagens consagrados
Histórias curtas, simples, sem muitos elementos marcantes
Agatha deixando a imaginação fluir

Ponto positivo: Retorno de personagens já conhecidos.

Ponto negativo: histórias simples, nada memoráveis.

Gostei da história sobre o bloqueio criativo de um escritor, pois mostra o quanto é difícil encontrar elementos para uma boa trama.

De 0 a 5 Nota 3,5

Alessandra.Araujo 02/04/2021

Ótimo passatempo
As histórias não são das mais complexas mas servem seu propósito. Muito bom ler um conto por dia, a leitura é uma delícia.

Alanna. 25/02/2021

Histórias OK
Achei esse livro por acaso no meu trabalho, então aproveitei que são histórias curtas para ler no meio tempo ocioso que tenho as vezes. As histórias em si são boas, mas me parecem corridas demais. Trata-se de um apanhado de histórias, algumas envolvendo investigações de crime, outras envolvendo algum tipo de mistério, mas são bastante desconexas entre si, cada história é única (a não ser duas que tem certa relação). Não vou fazer resenhas sobre cada história, apenas colocar minhas impressões gerais abaixo.

- O chalé do Rouxinol: uma história ok, porém previsível.
- Uma canção de Meio Xelim: é uma boa história, porém achei a solução do mistério um tanto fraca.
- Um acidente:a melhor história desse livro, a construção da narrativa é ótima, e é uma pena que acabe tão rápido.
- A aventura de Anthony Eastwood: achei essa história muito fraca, tava na cara que tudo isso era um grande golpe.
- O mistério da regata: meio que continua a narrativa anterior, porém essa história é mais interessante, seja pelo mistério em si, seja pela solução.
- Problema na Baía Polensa: Esse é o que menos tem mistério, e confesso que achei muito fraca se comparada às demais histórias
- Os íris amarelos: Única história que tem Poirot como detetive, é uma boa história sobre a sagacidade do detetive.
- Miss Marple conta uma história: Não sou das maiores fãs de Miss Marple (sempre preferi as investigações do Poirot) e essa história não é diferente, achei muito vaga e insossa.
- No fundo do espelho: achei esse caso meio irreal, confesso que não gostei da história.

Eu recomendo a leitura para quem já conhece Agatha Christie e quer ler uma coisa bem leve e rápida, sem grande imersão na história.
Juba 25/02/2021minha estante
Tambem procuro ler nos intervalos do trabalho ^^

Gladis 06/05/2020

Histórias incríveis. ??
Nada como o Amor para fazer você infeliz.

Nada como o Amor para fazer você Deprimido,Possuído, Sentimental, Temperamental.

Não há nada como o Amor Para fazer você desabar.

Nada como o Amor para arrebentar com você.

Nada como o Amor para fazer você louco Abusivo, Alusivo, Suicida,Homicida.

Nada como o Amor
Nada como o Amor...

Viviane 03/09/2022

Várias estórias com finais surpreendente típico de Aghata Christine. Todos muito bons de realmente tirar o fôlego

Elis 04/07/2022

Adoro contos
Contos curtos, rápidos e muito interessantes.
Muito suspense e desfechos inesperados. E muitos detetives espertos.

Amanda 10/07/2023

Um livro com alguns contos de Agatha Cristie que me deixaram louca. Eu amei o primeiro conto e o conto que dá título ao livro.
A Agatha Cistie é uma das minhas autoras favoritas.

Beto | @beto_anderson 29/05/2023

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 34
Um livro regular. Não sou muito fã da Agatha como contista, mas uns contos são interessantes ou nem tanto assim. Há nele dois contos repetidos, presente no livro do Detetive Parker Pyne. Uma leitura bem rápida.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Matheus.Andrade 28/05/2020

O livro não poderia ter começado melhor. Chalé de Rouxinol é conto bem psicológico em que a tensão vai aumentando de pouco em pouco, até que Alix Martin descobre que seu marido é uma espécie de Barba Azul (aquele que mata suas esposas e as esconde num quarto sinistro). Na noite marcada para sua morte, ela vê como única saída destrair o conge com uma história. Eu não quero revelar mais do que posso, mas a resolução desse conto é uma mostra inequívoca da genialidade roteirística de Agatha Christie.
Outros contos merecem destaque. Em A Aventura de Anthony Eastwood ela escreve uma daquelas histórias de escritores que tanto amo, expondo o método que ela mesma deve usar no processo criativo.
Em O Mistério da Regata e em Íris Amarelo ela lança aquele mote bem legal de uma cena de jantar em que o criminoso está entre os convidados.
Um livro não muito empolgante, mas que vale a pena por causa do primeiro conto, inesquecível.
Edison 04/01/2021minha estante
Esse conto é um dos meus favoritos dela, mas confesso que eu gosto dos outros contos do livro, também. "Um Acidente" é o meu tipo de trash.

hiliandra.faggion 12/03/2023

Este livro é uma reunião de contos, sendo que alguns eu já havia lido. Parker Pine, Poirot, Miss Marple são alguns dos personagens que surgiram nestes contos.

Renato 29/11/2022

Quase todos os contos de Um acidente e outras histórias são muito curtos. O amor, a ganância, a mentira e a sordidez permeiam os textos. Isso não é nada novo para os leitores da Rainha do Crime; sabemos que os seus ?métodos? consistem em perscrutar a mente e a personalidade dos personagens como meio de chegar até o desfecho do mistério. Enfim, o livro me agradou e satisfez o meu objetivo de uma leitura leve, rápida e prazerosa após o enfrentamento de um clássico com toda a sua densidade e grau de impacto.

Jessica858 27/01/2022

Gosto das histórias de Agatha Cristie e neste livro pude contemplar algumas delas. A leitura é muito tranquila.

Vitoria293 16/12/2022

Agatha Christie - Um Acidente E Outras Histórias.
Aqui temos contos super rapidinhos e interessantes de se ler!
Prenderam bastante a minha atenção!
Nesse livro também temos:dois contos que possuem a participação de Poirot e Miss Marple,infelizmente não são os dois juntos....Daria tudo para ver os dois resolvendo um caso juntos!

Confesso que só gostava de ler as histórias em que o Poirot aparecia,mas dei uma chance para outros livros,que não possuem os personagens famosos criados por Agatha,e não me arrependo!
Pode ser com qualquer personagem,Agatha consegue te cativar e prender sua atenção com suas histórias!

1 | 2 | 3 | 4