A Vida Secreta de Jonas

A Vida Secreta de Jonas Luiz Galdino

Resenhas - A vida secreta de Jonas

Clio0 27/06/2023

Ainda me lembro de quando conheci o autor Luiz Galdino durante um evento escolar, já no fim da publicação da série Vaga-Lume. Não sei se aquilo fazia parte de algum projeto de divulgação, ou apenas parte da boa vontade do autor, porém o que me ficou na memória foi a paciência de Galdino em responder nossas questões.

A Vida Secreta de Jonas traz a história de um jovem que nada sabe sobre si próprio sendo acolhido por um grupo de amigos. A incapacidade de Jonas de se relacionar com o mundo, dos seus erros à sua curiosidade, constroi a noção de abdução ou de um experimento. Ambas ideias muito em voga no fim da década de noventa, embora atualmente sejam ambas motivos de chacota.

O texto, que evidencia a paixão do autor pelo tema, é contudo por demais ambíguo para a faixa etária indicada (dez anos) e não foram poucos, naquela palestra, que respoderam não ter certeza da procedência extraterrena do personagem.

Não sei qual seria a reação atual a história. Temos um maior acesso a informação, mas os níveis de compreensão textual no Brasil caíram muito.

Fica o ponto de interrogação.

Mateus 06/03/2010

Extraterrestres e seres de outros planetas são assuntos que eu gosto a muito tempo. Talvez o meu primeiro livro sobre o assunto, e o que me levou a realmente gostar sobre isso foi A Vida Secreta de Jonas. É incrível como certos livros nos marcam. Esse livro me marcou de tal forma que até hoje me lembro de suas páginas, de Jonas, os desafios que ele tem para ser aceito. Será que o que aconteceu com Jonas aconteceu apenas com ele mesmo? Penso que não. O preconceito é sofrido por diversas pessoas, sejam elas extraterrestres ou não.
A Vida Secreta de Jonas possui uma história fácil de ler, cheia de suspense e mistério. Para quem gosta do gênero, um ótimo livro para se descontrair. E para quem quer ler os melhores livros da coleção Vaga-lume, pode ter certeza que esse é um dos melhores.

William LGZ 09/08/2023

Final ruim, mas ainda assim muito bom
Um livro encantador sobre a amizade que muito me encantou quando li no início do ano, e eu teria dado uma nota quase perfeita se não fosse pelo seu final que achei sem sentido e destoante da mensagem que tava sendo apresentada até então.

Mesmo assim, ele continua sendo muito bom por causa da leveza de sua narrativa somada à um ótimo mistério em relação a identidade do seu personagem principal e das problemáticas que isso traz.

Definitivamente o recomendo para quem queira ler a coleção vagalume pois para mim está entre os melhores dela.

LS0 06/11/2021

Muito bom.
Eu gosto muito dos livros da Coleção Vaga-lume, e esse aqui foi um dos mais legais entre os que já li. História muito boa, só fiquei confusa com o final mesmo.

Aline.Rodrigues 17/11/2020

As pessoas adultas sempre estragam tudo
Mais um livrinho básico da nossa querida série Vaga-lume.Aqui temos um grupo de amigos que encontram um misterioso menino,que não tem memórias de quem é.
Livro ótimo,que passa uma mensagem claríssima de que os adultos sempre conseguem destruir tudo.Ate a pureza das crianças.
Gostei muito

GelcimAria 28/12/2020

Legal
Gostei bastante do livro. O ponto principal é o preconceito que temos sobre o desconhecido.

Léa 22/09/2022

História super intrigante
Eu fiz uma releitura dessa obra, mas tive uma visão muito mais surpreendente dessa vez. A história do Jonas e suas aventuras são super envolventes, a gente não consegue parar de ler. Muito bom!

Ciceli 18/01/2009

Coleção Vaga-lume
Relembrar desse livros da coleção vaga-lume que li na infância, só me fizeram gostar ainda mais de fazer parte dessa comunidade! Será que esses autores sabem o quanto eles foram importantes na formação do gosto pela leitura de muitas pessoas?
Sabrina 05/09/2015minha estante
E essa nota?

Dominique.Auler 19/04/2021

Uma narrativa simples mas curiosa. Trata sobre o preconceito e medo do Outro de uma forma relevante e formativa, mesmo que um tanto infantil.

Gab Canatelli 23/09/2020

Go Jonas, Go
Simplesmente ótimo. Da dó do Jonas, mas o final é inesperado, tenho certeza que ninguém imaginou que iria acabar assim rsrs.

Miriam Cristina 29/02/2012

Preconceito
Muito bom para trabalhar o preconceito com as crianças em sala de aula.

Rita Nunes 04/10/2012

Excelente livro infanto-juvenil. Meu filho estava lendo e queria conversar sobre ele, então hoje enquanto ele estava na escola li rapidinho. Me trouxe boas lembranças da infância,quando li muitos livros da série vaga-lume.

RjNegreiros 05/09/2015

Resenha: A Vida Secreta de Jonas
Devo confessar que o livro não havia me chamado atenção pela capa: o gênero de ficção científica não me agrada; O título também não havia me conquistado. Mas foi no recado do autor, na parte interna do livro, que encontrei o motivo para lê-lo:

"Acompanhando a trajetória de Jonas, você vai se deparar com um grande mistério. Um mistério que se esconde dentro de nós mesmos e que cria monstros. Uma estranha força capaz de nos transformar em pessoas que desconhecemos, quando nos vemos diante daquilo que é simplesmente diferente, novo."

Pronto! Eu já estava mais do que convencido e motivado a ler este livro. E não me decepcionei. Galdino fez uso da ficção científica, aliada a vida cotidiana e simples que conhecemos para montar o cenário de sua história, e usando como elemento central um personagem como o daquela notícia tão antiga que vimos no começo. E ele trabalhou o preconceito de forma brilhante!

site: http://mylittlemetaphor.blogspot.com.br/2015/09/resenha-vida-secreta-de-jonas.html

Jorge 22/05/2021

Não é porque
Alguém seja diferente em termos de hábitos, que deve-se hostilizar... Ele livro, em linguagem simples trabalha essa questão... Linda leitura!!!

Lucas Fernando 19/03/2019

História de Outro Mundo!!!
Indico a todos que estão disposto a ler uma história curta mais envolvente e bem engraçada com o Jonas, que é e não é da Terra, (rs).
Esta obra é bem curta mais mesmo assim complementa o que tem de poucas páginas em uma narrativa bem aprofundada na vida de um carinha que mora logo ali, chamado Jonas que é da terra e ao mesmo tempo de outro planeta.