Não se esqueça de Paris Deborah McKinlay

Resenhas - Não Se Esqueça de Paris

Gab's 27/01/2023

Gerador de sentimentos mistos
A história tem um início talvez confuso e a troca de personagens constante facilita isso, mas o desenrolar é calmo, paciente, complexo e bem escrito.
O final pode te fazer amar ou odiar, talvez nem entender exatamente o que aconteceu, mas certamente vai te fazer sentir algo.
Eu sou completamente incapaz de determinar se esse foi um livro bom ou ruim, justamente pelos sentimentos diversos que o final proporciona.
Recomendo de olhos fechados mas não é exatamente o romance água com açúcar que eu esperava, é algo mais salobro, um romance diferenciado.

Pietra 28/08/2022

Justificando o injustificável
Este livro foi o responsável pela minha maior ressaca literária até o dia atual pelo simples fato de que eu espero nunca mais ter uma leitura tão ENTEDIANTE como esta. O enredo? ótimo. Plots? perfeitos. A ideia por si só é genial, mas a forma como o texto foi construído é simplesmente grotesca de tão chata. Eu, sinceramente, só terminei de ler esse livro para não ficar com a sensação de não acabar algo, mas foi um sincero desafio, em algumas partes a narrativa chega a ser angustiante de tão monótona, mas enfim, eu gostei pela trama, mas se me pedirem para ler essa bomba de novo eu sinceramente prefiro ser atirada aos leões.

Simone Pagliari 13/04/2022

Não se esqueça de Paris
Comecei achando que era um livro focado em Paris, com certeza não é. Mas a história é tocante e me deixou feliz. Uma história simples, mas contada de forma não banal. Não é um livro cheio de reviravoltas e tramas. Ele é o que nasceu pra ser. Curto na medida certa, com descrições e diálogos gostosos e que surpreendem o leitor.

Debora904 19/02/2022

Minha pior leitura esse mês...
O livro ?Não se esqueça de Paris? da escritora inglesa Deborah Mckinlan é um romance que tem como personagens principais Eve (uma dona de casa inglesa) e Jack (Um escritor norte-americano) há também uma grande participação de Izzy (filha de Eve) e Ollie (noivo de Izzy) mas o foco da história não são eles.

Olha, eu realmente criei bastante expectativas com esse livro, pela capa, título e sinopse eu achei que seria um romance fofinho...
Mas não, é uma leitura super cansativa, é muita enrolação e são muitos personagens apresentados de uma só vez! Eu fiquei perdida.
Como o livro estava na seção de infantojuvenil da biblioteca da minha escola, achei o começo...um pouco ?inapropriado? levando em conta que crianças do fundamental 1 frequentam lá...Mas isso é mais uma crítica para a escola.

Bem, resumindo, achei o livro nada interessante, o título do livro nem fez tanto sentido para mim...A autora esqueceu de Paris! Quero dizer, a cidade quase nem é mencionada. Porém, cada um tem o seu gosto, muitas pessoas gostaram desse livro, então você também pode gostar, o que quero dizer é que para mim, esse não foi um bom livro.

Meici 05/10/2021

Me decepcionei um pouco com o livro, esperava mais, porém a história era sempre morna e sem acontecimentos muito empolgantes. Tem uma mensagem legal sobre crescer e descobrir a própria receita de felicidade, até pra quem já está na meia idade, mas fiquei esperando uma reviravolta instigante e não veio. A tradução do título do livro não fez sentido pra mim, até porque Paris não é parte da discussão principal, poderiam ter traduzido para algo relacionado a culinária. Enfim, não recomendaria a ninguém, alguém poderia morrer de tédio.

Aline no mundo das maravilhas 25/09/2021

Sobre a vida real
Eve, uma mulher muito tímida (isso me irritou muito, mas depois fez sentido), tem uma vida sem emoção e sofre de pânico ( pode ser gatilho para quem tem ansiedade). Ela começa a se corresponder com um famoso escritor, um homem famoso, rico e infeliz.
Através dessas cartas, eles vão se encontrando, se abrindo e o melhor, trocando receitas deliciosas.

nnamaria 31/08/2021

O livro não atendeu as minhas expectativas, eu esperava um pouco mais, mesmo assim, não me arrependo da leitura.

Síntique 21/04/2021

Comida, cartas e dramas pessoais
Um livro gostosinho de ler. Reflexivo, introspectivo, intimista. Uma história simples, mas contada de forma não banal. Gostei o suficiente.

Conceicao.Sanchez 01/10/2020

Não se esqueça de Paris tem uma forma bem simples e fofa de contar a história que pretende conquistar o leitor. Não é um livro cheio reviravoltas e tramas. Ele é o que nasceu pra ser. Curto na medida certa, com descrições e diálogos gostosos e que surpreendem o leitor.

Livros da Julie 17/11/2019

Romance? Pra quê?
-----
"É possível encontrar o que quiser em Nova York, e na Itália as papilas gustativas alçam vôo, mas Paris é o lugar para a autoindulgência (...) e a autoindulgência sempre cai melhor no frio."
-----
"Eve afastou os olhos, observando as luzes amareladas de outras casas pelas cortinas ainda abertas, outras salas, algumas, sem dúvida, com seus próprios dramas e espetáculos, enfrentando dificuldades entre as ervilhas no fogo e o tempo diante da televisão."
-----
Jackson Cooper é um escritor americano de sucesso passando por um período de escassez de criatividade, agravada por uma crise de meia idade e pelo término do seu casamento de 7 anos com Marnie, que o deixou para viver com uma jovem bibliotecária.

Eve Petworth é uma quarentona inglesa abandonada há muitos anos pelo marido, com quem se casou jovem e grávida, e que se vê sem ocupação após a morte da mãe, de quem cuidava nos últimos anos. Sua filha, que puxou o temperamento forte e dominador da avó, está prestes a se casar, o que representa um verdadeiro tsunami na rotina tranquila e tibetana de Eve.

Em um pequeno ímpeto de extroversão, Eve manda uma carta a Jackson, parabenizando-o pelo seu último livro. Esse gesto tradicional, mas inusitado nos dias de hoje, surpreende-o bastante e dá início a uma troca de correspondências desinteressadas, mas reconfortantes.

O interessante é que a história de ambos os protagonistas segue em paralelo por um bom tempo e suas vidas vão se resolvendo independentemente um do outro. O livro mostra que a felicidade não tem a ver com ter um companheiro ou viver um romance, mas em aprender a lidar com o passado e seguir em frente com determinação, com suas próprias virtudes e defeitos, mas consciente de suas capacidades.

Não se esqueça de Paris é uma leitura leve, de ritmo ágil. É daqueles livros sem complicações, dramas ou sofrimentos, uma delícia pra passar as horas sem pensar no tempo. Uma boa pedida para os fins de semana chuvosos deste fim de ano.

site: https://www.instagram.com/p/B40E6cwDjD2/

Lê | @ledelicor 12/10/2018

Não se esqueça de Paris
Eve é uma britânica que teve seu casamento fracassado. Não foi uma mãe muito presente, ficando a criação da filha a cargo de sua mãe, que é uma megera. Tem uma condição financeira muito confortável e um problema de saúde de fundo psicológico.
Jackson é um escritor americano de renome com muitos livros publicados. Alguns até viraram adaptações para o cinema. Ele está passando por um bloqueio profissional, fato que custará o fim do seu casamento. Então, sua esposa o deixa por outra mulher.
Eve é uma de suas leitoras. Um dia escreve à Jacson uma carta comentando sobre uma passagem de um de seus livros. Ele é atraído pela carta e resolve responder. Desde então, várias correspondências são trocadas ao longo dos meses seguintes. Sua filha está com a data do casamento marcado e pede ajuda para a preparação da festa a Eve. Com o casamento chagando, Izzy decide entrar em contato com o pai, que já constituiu família e está ausente. Além disso, Izzy não para de falar da avó e de quanto ela deveria estar ajudando no casamento.
Eve nunca superou o fim de seu casamento. O fato de que terá que entrar em contato com ele e sua família, mais a pressão que a filha faz para que tudo esteja perfeito no dia do casamento colaboram um pouco mais para a sua fobia social, ansiedade e pânico. Ao desabafar para sua empregada seus problemas, essa a incentiva a procurar ajuda de uma psiquiatra para um tratamento.
Enquanto tudo isso acontece com Eve, Jackson tenta escrever mais um romance. A criatividade que falta a Jackson nas páginas em branco acaba sendo canalizada para a cozinha, onde passa horas preparando os mais diferentes pratos. Porém, para sua frustração, sua namorada é vegetariana e ele quase sempre é obrigado a degustar suas criações sozinho. Só que ele logo descobre que a culinária também é uma das paixões de Eve e o amor pela boa-mesa estreita ainda mais os laços entre os dois.
São duas pessoas com histórias completamente diferentes, mas apaixonadas por uma boa comida. O principal assunto em suas tocas de cartas. Até o dia em que Jackson convida Eve para conhecer Paris e os mais gostosos restaurantes da cidade Luz.

site: https://www.lelendolido.com.br/2015/12/resenha-15-nao-se-esqueca-de-paris.html#

Bebel 17/05/2020minha estante
Concordo com tudo o que disse, não gostei muito de como Eve foi retratada. (Além de passar o livro inteiro esperando pela viagem que nunca aconteceu)

C_R 02/01/2018

é um livro lindo, que fala da alma humana quando já atinge a maturidade, quase como uma crise de meia idade. São reflexões de dois personagens, através de cartas e diálogos, em que são expostas questões sobre a complexidade humana frente a desafios, problemas e as mais diversas situações.
O enredo se desenvolve a partir da estória de Eve e Jack, ela inglesa e ele americano. Eve, uma dona de casa divorciada que sofre com crises de panico e ansiedade; ele, um escritor também divorciado, passando pela crise da meia idade e também o chamado bloqueio de escritor.
Através de uma carta que Eve manda para Jack, depois de ler um de seus livros, uma amizade começa a se formar e que servirá de apoio e ajuda nos momentos em que eles mais necessitam.
É interessante observar como acontece o desenrolar dos problemas de cada um, de uma forma humana mesmo, real para ser mais sincera. Não tem nada de paixão arrebatadora, sexo incrível, não! Fala da vida, da vida como ela é; com seus problemas que parecem insolúveis, com relacionamentos nada perfeitos.
Do ponto de vista psicológico, é um livro incrível. Agora, para quem busca paixão desenfreada, romances intensos, não é isso que o livro revela.
O titulo tem tudo a ver com a obra! Um livro que me deixou impressionada! Certamente uma ótima escolha para primeira leitura do ano!
#Desafiodos100LivrosemUmAno.

site: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/