Sirena Margaret Stohl
Kami Garcia

Resenhas - Sirena

1 | 2 | 3 | 4

Blog MDL 02/01/2015

Ridley está metida em uma enrascada de proporções tão grandes que até ela está assustada com tudo o que pode vir a acontecer caso não resolva as questões que ficaram pendentes após ela perder um jogo de cartas para um Conjurador das Trevas um tanto sinistro. Por isso ela decide acompanhar Link até Nova York sem revelar muita coisa para ele, afinal, mesmo ele não se importando com o seu jeito de garota má de ser, ele não seria capaz de entender tudo o que estava em jogo para Rid. Mas não era apenas isso, a verdade é que ela estava acostumada demais a ser forte e a agir sozinha para passar a levar os sentimentos do Link em consideração. Só que mesmo uma Sirena forte, precisa de ajuda de vez em quando.

Uma das coisas que mais me chamaram a atenção quando iniciei a leitura de “Sirena” foi a maneira como as autoras conseguiram manter a personalidade de Ridley. Fiquei com tanto receio de que a sua personalidade difícil, egoísta e sarcástica tivesse mudado de alguma forma, que ao ler os comentários venenosos dela e as implicâncias dela com tudo e com todos já nas primeiras páginas me fez ter o pensamento feliz de “essa é minha garota”. Trazendo para o enredo flashbacks a respeito do passado de Rid, as autoras nos mostra outros aspectos dela que a maioria das vezes sequer imaginamos, como a existência de uma faceta frágil em sua personalidade.

Narrado em terceira pessoa, o livro transita por alguns pontos de vista que nos dá a possibilidade de ver até mesmo cenas de personagens que ainda não nos foram apresentados na história adequadamente. Creio que isso é uma consequência de iniciar a leitura desse livro sem ler o livro/conto “Sonho Perigoso”, mas não é nada que interfira no entendimento da trama, já que as autoras conseguiram introduzir muito bem os seus leitores nessa história, até mesmo aqueles que assim como eu não concluíram a principal série do universo dos Conjuradores: Beautiful Creatures.

Entretanto, uma das melhores coisas de todos os tempos que eu vi no livro nada tem a ver com a trama e a construção dela, mas sim com os títulos dos capítulos que são nada mais nada menos que títulos de músicas de bandas como Guns N’ Roses, Black Sabbath, Pink Floyd e tantas outras que eu sempre amei. Sério, foi a coisa mais extraordinária que Margaret Stohl e Kami Garcia poderiam ter feito, ainda mais quando essas músicas dizem alguma coisa sobre o que está por vir no capítulo. Me arrependi por não ter lido o livro ao som dessas músicas, tenho certeza que teria sido uma bela experiência.

Acho importante frisar também que essas músicas deram a climatização perfeita para a história, já que com uma pegada de Urban Fantasy, as autoras conseguiram fazer de “Dangerous Creatures” uma série com aspectos próprios mesmo que tratando de Conjuradores, Sirenas, Incubus e todos os seres que já foram explorados na série principal desse universo. Achei essa desmistificação bacana, até porque nos permite ver através de outro ângulo tudo o que já foi abordado, bem como, evitar muitas comparações com “Beautiful Creatures”. Uma das coisas que mais ajudaram nesse ponto foi os personagens totalmente novos e contagiantes. É tanta gente dark no enredo que eu fiquei feliz da vida em ver que Ridley tinha pessoas a sua altura para implicar.

Diante de tudo isso, só posso dizer que “Sirena” correspondeu as minhas expectativas e me deixou muito ansiosa para ler os demais livros da série. Espero que nas sequências as autoras continuem trazendo para nós, histórias eletrizantes, com personagens sarcásticos e boa música para os amantes do bom e velho classic rock.

site: http://www.mundodoslivros.com/2014/12/resenha-sirena-por-margaret-stohl-e.html

Sassenach 20/04/2022

"Por que falar a verdade? Não leva a nada. A verdade era cara demais. Não valia a pena.
Porque, naquele momento, parecia tão triste e tão pesada quanto uma mentira. Ridley ficou imaginando se pessoas normais sabiam disso."

Irena Wieliczka 11/11/2021

Sirena
Nesse spin-off de Beautiful Creatures temos um pouco mais sobre a história de Ridley e de Link, dois personagens marcantes da série original.

Mas, é claro, nada é tão fácil assim. Ridley é uma Sirena e Link é 1/4 Incubus e os dois mantém uma relação de amor e ódio. Com a formatura na escola em Gatlin, agora os dois precisam ir em busca de suas vidas: Link deseja ser um grande baterista e ser famoso e Rid, bem, não tem plano algum, só quer quitar a sua divida.

Ridley perdeu uma aposta num jogo de Pechinchas de Mentirosos e agora, por um ano, está sob a guarda de um temivel Conjurador das Trevas conhecido por Lenox Gates. O problema é que Rid deve um favor a Lenox, ou ainda pior: deve um talento ou um poder.

Para tentar saldar a sua divida, sua melhor chance é fazer Link entrar em uma banda como baterista, conforme tinha prometido a Lenox.

Assim, Rid e Shrinky Dink (apelido carinhoso que Ridley deu a Link) partem para Nova York, mas a questão é que Link não faz a menor ideia do que está acontecendo com Rid e se depender dela, para o plano dar certo, não saberá jamais.

Amparados apenas por um anel gerado por um feitiço de ligação lançado pela sua prima Lena na festa de despedida da formatura, Rid e Link estão sozinhos nessa aventura.

Mas o que de errado por acontecer, se estão protegidos pela amizade amarrada pelo Feitiço e pelo amor que sentem um pelo outro?

amouterulyz 01/01/2021

ridley ????
eu não poderia começar 2021 com um livro melhor

impecável, as narrações, o plot, manterem a essência da ridley e serviram quotes perfeitos, desde o primeiro capítulo estou apaixonada nesse livro

eu realmente estou impressionada, uma enorme evolução em comparação com dezesseis luas, tanto na parte da escrita e referências (cara referências a A odisseia e foram impecáveis!!)

um livro cirúrgico, novos personagens profundos e bem apresentados e nossa quantas momentos!! surtei demais e foi melhor do que eu imaginava

hey_fireheart 01/04/2023

Sirena
Fiquei bem decepcionada com esse daqui. Estava com as expectativas lá em cima por ter lido Beautiful Creatures e ter me apegado a toda a saga, quando soube que ainda tinha dois livros extras fiquei animada porque ia ter mais tempo antes de me despedir desse mundinho que eu adoro.

A escrita continua ótima e divertida, isso nunca muda e não tenho o que reclamar em relação a isso.

Eu já sabia que a história não iria mais focar no Ethan e na Lena, mas sim na Ridley e no Link e tava com a esperança de me apegar a eles assim como me apeguei ao casal anterior. Infelizmente não foi o que aconteceu, a história foi bem chata e fraca pra falar a verdade. A todo momento eu só conseguia achar a Ridley insuportável e irritante, não consigo gostar completamente dela, no máximo uma empatia mínima. Ela é uma personagem legal pra ser secundária, mas quando se torna protagonista é apenas chata e estressante.

Eu esperava ver muito mais do Link e não tive quase nada. Foi tudo igual aos outros livros onde ele só estava ali pra seguir a Ridley igual um cachorrinho e servir de fantoche nas confusões que ela se mete.

Gostei dos personagens novos mas também não me apeguei tanto a praticamente nenhum deles. Adorei a Necro, e o Nox virou meu favorito; praticamente só continuei lendo por causa dele, ele foi o único personagem que movimentava a história de forma interessante o suficiente pra me deixar curiosa e entretida.

Confesso que o final me pegou um pouco de surpresa. Vou ler o último livro só pra sanar essa pequena curiosidade e com a esperança de que melhore, porém minha vontade e animação se encontram lá embaixo.

Cinthia 11/07/2021

Achei desnecessária está história, além de muito enrolado e confuso.
A série já estava concluída em dezenove luas e não precisava escrever mais nada.

Lita 01/11/2021

Meu paaaaai, o que foi aquele final? Eu não tava de plano pra ler logo o 2, mas com aquele final vou ter que ler.
Só quero os meus bbs juntos e felizes, sabe?

Eu gostei demais da história, até pq sempre quis algo focado no Link e na Ridley, e como é bom conhecer esses personagens a fundo.

KarenFreitas89 11/10/2022

Poucos são os casais que eu me vejo não querendo que fiquem juntos, mas esses dois definitivamente se encaixam nessa categoria, pelo bem dos dois.

Debi_ 21/04/2023

Sirena
Oque estragou minha experiência com o livro foi ele ser narrado em 3° pessoa, foi estranho e bem difícil de se acostumar.
Adorei a trama e estou sem acreditar naquele final, agora só falta Incubus e finalizo todo o universo de Beautiful Creatures.

Moonlight Books 28/12/2014

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net
A leitura foi eletrizante, tão bom estar de volta num universo sobrenatural que sempre encantou, as autoras conseguiram mais uma vez surpreender e inovar, como também deixar o leitor muito nervoso com o desfecho.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2014/12/resenha-sirena.html

Ana Carolina Andrade 28/03/2021

Muito superior à série original
Acho que o único verdadeiro defeito desse livro é a mania insaciável das autoras de inventar drama para os relacionamentos amorosos. Eu segui a série original inteira torcendo demais por esse casal Ridley e Link, mas esse livro - indo totalmente contra a intenção dele - me fez querer que eles se separassem de vez. As pessoas introduzidas para aumentar a tensão do casal eram pares muito melhores para os dois, e me irritou ter a certeza de que iam insistir nesse casal disfuncional.
As personagens aqui são infinitamente mais interessantes do que as da outra série, têm com muito mais personalidade e parecem pessoas muito mais reais. Apesar de não ter muita ação no livro, o sentimento de perigo iminente permeia ele todo, e o desenvolvimento emocional das personagens é ótimo.
Conforme nos encaminhávamos para o desfecho, já sabia o que estava por vir. Estava fechando o livro com um sentimento satisfatório, sabendo que esse fim era inevitável e animada para ler o próximo. Nada me preparou para as súbitas cinco linhas finais, que foram completamente inesperadas, chocantes e desesperadoras. Que baita cliffhanger!

Josy de Paulo 06/03/2023

Nem acredito que finalmente terminei. 280 páginas e demorei vários dias pra concluir de tão tedioso que achei.
Pra mim, a história não foi interessante e nem acrescentou em nada.

. J e n n i . 26/04/2020

Pechinchas e Mentiras.
O universo de Sirena/Ridley é esplendoroso e mágico, isso se aprecia pessoas com personalidades fortes vestindo couro e morando em apartamentos divididos no Brooklyn. O livro possuí um enredo totalmente diferente de "Dezesseis Luas", saga anterior e não inclusa a este volume, que retrata uma visão focada em Lena prima de Ridley. Dezesseis luas carrega um melodrama que a obra Sirena não ousou possuir, entretanto na saga anterior o desenvolvimento foi complexo e muito bem explicado, no passo que Sirena carregou uma narrativa rapidamente forçada no seu "clímax" deixando um pouco a desejar em comparação com as outras obras da autora.

Porém acredito que li o livro para viver o seu final, que foi lindo, da sua maneira, e totalmente inesperado. As últimas duas páginas da obra foram as que mais marcaram, trazendo um ensinamento um tanto poético sobre os acontecimentos.

Mostra que, mesmo tentando mudar algo jamais poderá fazer de fato que aquilo seja o que esperou, que existe vários jeitos de se traçar caminhos diferente e chegar no mesmo lugar. Que na verdade o que importa não é como se vai chegar nele, mas a experiência que vive antes de chegar, e como escolhe vivê-la.

"Led Zeppelim - Stairway to Heaven"

1 | 2 | 3 | 4