Verbo Encarnado

Verbo Encarnado Roberto Pontes

Resenhas - Verbo encarnado

Daniel 05/01/2017

Sobre o verbo que se encarna
Roberto Pontes figura na literatura como uma das vozes mais proeminentes e singulares dá segund metade do século XX. Dono de uma vasta poesia, o poeta cearense põe em destaque nesse livro a poesia insubmissa e atenta aos acontecimentos e acasos relativos à sua própria vida e sua própria experiência como homem de luta e de resistência durante os anos de chumbo em que foi enquadrado pela lei de segurança nacional. Em seu Verbo Encarnado, vemos uma poesia forte, combatente, lírica, preocupada com os anseios dá modernidade, mas também nos deparamos com uma poesia rica e preocupada com a forma e a força da metáfora bem elaborada. Verbo Encarnado não é um livro meramente social. É mais que isso. É um livro político, resistente, insubmisso e cheio de memórias afetivas que marcam as décadas de 70 e 80, período dá escrita de tais poemas. Temos, portanto, a consagração de um poeta, cuja poesia figura entre as mais significativas do século passado.