Contos de Grimm Para Todas as Idades

Contos de Grimm Para Todas as Idades Philip Pullman
Irmãos Grimm

Resenhas - Contos de Grimm

Bela 12/03/2024

Esse livro é muito bom no que se propõe: uma coleção dos contos de fadas dos irmãos Grimm em linguagem fácil. Além do fato de que quase todas as histórias se baseam na beleza dos personagens e no final feliz através do casamento (mas aí a minha questão é com os irmãos Grimm), o que me incomodou nessa versão foi a análise simples e superficial do autor sobre os contos selecionados. Poderia ter sido melhor explorado.

Emilly 15/10/2023

Contos para (quase) todas as idades
Tentei ler alguns desses para uma criança, ela não curtiu muito a experiência. várias das histórias eram entediantes, mas em compensação conheci vários contos sensacionais. em suma, acredito que vale a pena ler.

Laura.Julia 28/12/2022

Contos de fadas
Adoro contos de fadas, há vários que são semelhantes e até causam um pouco de confusão ao lembrar-se da história depois, no entanto, é muito agradável de ler. Algumas histórias são assustadoras (até as mais clássicas, que nas versões infantis não percebemos nada de assustador), outras são românticas e outras melancólicas. Adorei todas. Além do mais, é muito interessante ler as versões mais "originais" dos contos de fadas. Sobretudo, algo muito interessante deste livro de contos de fadas em especial, é que ele explica sobre o grande trabalho que os irmãos Grimm tiveram para ouvir das pessoas as diferentes versões desses contos e depois escrevê-los.

Karmille 24/05/2022

Um comentário atrasado
Hoje reparei que ainda não havia dado algum diagnóstico sobre esse livro... Então vamos lá..

Ele é completamente diferente do que eu esperava, minha expectativa de uma obra no estilo de dragões de éter com os vários contos interagindo passou muito longe de ser atendida kkk. contudo não achei o livro o ruim, na verdade foi interessante compreender melhor os contos, a realidade que eles em si retratam e também ter o leque de histórias dos irmãos grimm ampliados. Contudo achei que o livro não prendeu muito e os contos com histórias muito simples, bem preto no branco não foram os suficiente para garantir uma boa nota.

Frida 02/11/2020

É interessante ver as histórias como um reflexo da sociedade daquele tempo, e ver como muitas delas influenciaram histórias do nosso tempo. Porém, fora isso, achei desinteressante a maioria dos contos.

Maya 22/09/2020

Melhor autor
Gosto demais dos livros dele e esses contos entraram para a lista de melhores versões dos irmãos Grimm.

Letícia 16/02/2020

Histórias universais
Os contos de Grimm permearam, desde sempre, a infância das crianças do Ocidente. Histórias como Cinderela, João e Maria, Rumpelstiltskin, Branca de Neve, fizeram parte de nossas vidas.
Além de serem parte da memória ocidental, histórias antigas são ótimas para quem deseja educar e formar o imaginário com bons símbolos e narrativas.
Os comentários do autor depois de cada conto ajudam a situar e explicar ainda mais o leitor acerca da história. De fato é um livro para todas as idades, ainda mais pra quem cresceu e deseja revisitar essas e muitas outras histórias, contadas do jeito que lembramos e também com detalhes diferentes. Gostei muito!

Isa 13/03/2016

Para todas as idades?
Apesar do título não creio que seja adequado para todas as idades por mostrar os lados obscuros dos contos, a não ser é claro, que você queira assustar alguma criança como na Idade Média para que ela não te desobedeça...

Livros e Citações 12/12/2015

Feliz por uma antologia que une cinquenta contos
Autor: Philip Pullman
Editora: Alfaguara
Páginas: 416
Classificação: 4/5 estrelas

Contos de Grimm Para Todas as Idades é uma coletânea de contos editada e comentada por Philip Pullman e reúne cinquenta contos, alguns bem famosos, como Rumpelstiltskin, Cinderella, João e Maria, e outros nem tanto. É um livro que tenta apresentar uma outra visão de histórias que foram apresentadas a nós, seja através da Disney, seja através dos livros, e agora, principalmente, através dos vários filmes e séries de tv que usam e abusam desses contos.

"Trabalhe com o que tem nas mãos."

É claro que eu eu esperava mais uma adaptação desses contos já conhecidos e não uma junção de todos eles em um só lugar, afinal eu cresci ouvindo grande parte dessas histórias e acreditava já sabê-las nos mínimos detalhes; ledo engano, Pullman dessa vez surpreende não por criar uma fantasia completamente inesperada, mas sim ao nos fazer pensar em algo já antigo e como a história vai além de uma garota que perdeu um sapatinho ou jogou suas tranças do terraço de sua casa, como surgiu e algumas de suas versões.

Todo o engenho do autor se voltou para reescrever os contos de Grimm para um público mais atual e isso veio acompanhado de seus comentários sobre cada obra para que fosse possível o leitor reler com outros olhos essas histórias de uma forma mais profunda, perceber a verdadeira natureza, nem sempre algo muito bonito, vale destacar.

"Cego no coração e arrasado no espírito, o príncipe foi embora."

E entre tantas histórias, é claro que algumas não acabam muito bem, ou parecem pouco desenvolvidos, e é aí que o autor se destaca novamente ao dizer sua própria versão ou como complementária os acontecimentos nos comentários e tornar tudo um tanto mais… sangrento, para não dizer interessante.

Basicamente, acredito que Contos de Grimm Para Todas as Idades é a união de velho com o novo, para todos os públicos e idades.

Por um lado, estou feliz por ter em mãos uma antologia que une cinquenta contos e estar munida para o resto de minha vida para contar histórias para as crianças que apareçam de visita, por outro lado também estou contente simples e puramente por conhecer clássicos que eu sequer sabia de sua existência — praticamente metade dos contos eu sequer conhecia. Foi uma experiência divertida perceber quão absurdos são alguns contos e nostálgico ler alguns outros.

"O conto de fadas é um perpétuo vir-a-ser e alterar-se. Conservar uma única versão ou uma única tradução é prender um pássaro na prisão."

Esse é um livro para quem sente falta de Pullman, mas também para pequetuxos que ainda nao caíram de amor pela leitura. Apesar de estar restringido aos comentários, seus comentários continuam tão ácidos e mágicos quanto antes.

Resenha por: Gabrielle

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Rafael.Grillo 08/09/2015

Um livro para todas as idades, para as crianças que adoram uma boa historia e para os adultos que podem relembrar um pouco da sua infância e também conhecer a versão original dos principais contos de fadas e como disse o Autor um conto de fadas está sempre aberto para pequenas mudanças na historia.

Mi 25/04/2015

Mudando a infância
O livro trás todas aquelas histórias que já ouvimos quando eramos crianças. Porém as histórias mostam seu lado sombrio neste livro, não amenizando a punição da "madrasta má"; mas com o toque de sempre do esperado final feliz. Incrível, simples e belo.