A S.U.P.E.R. Gincana

A S.U.P.E.R. Gincana Marcelo Amaral

Resenhas - A S.U.P.E.R. Gincana

Leitora Viciada 03/02/2015

Este é o segundo volume da coleção Turma da Página Pirata, do autor e ilustrador Marcelo Amaral. A Vermelho Marinho também publicou o antecessor, A Máquina Antibullying, em 2013. Estava muito animada na espera por mais uma história dessa turma agitada, portanto, já imaginava que me divertiria muito com A S.U.P.E.R. Gincana. Adoro infanto-juvenis cheios de aventuras e o Marcelo Amaral consegue prender a atenção de adultos e crianças com suas histórias e ilustrações, sempre fazendo com que bom humor, criatividade e inteligência prevaleçam na trama.
Suas obras arrancam risadas; também são criativas, porque ocorrem tantas coisas peculiares (tem ficção científica leve); e mesmo tendo como público-alvo os pré-adolescentes, o enredo é apresentado, desenvolvido e finalizado sem menosprezar a inteligência da faixa etária - então adulto também curte. E o mais importante: O autor passa mensagens importantes sem que o leitor mirim perceba.
A Turma da Página Pirata estreou no livro juvenil Palladinum - Pesadelo Perpétuo, uma história mais madura e fantasiosa. Lá a turma está um pouquinho mais velha. O sucesso foi grande e a ideia de atingir também um público mais jovem nasceu. Então uma coleção foi planejada, mostrando a turma no Ensino Fundamental. E o sucesso nas escolas entre alunos dessa fase (e professores) tem sido grande.

Gostei bastante de ver que a coleção possui padrão editorial. Não apenas as capas combinam, mas todo o miolo, diagramação, fonte, ilustrações. O trabalho do autor e da equipe da Vermelho Marinho está impecável, visualmente e também na revisão. Até a escolha das cores da capa são adequadas. Acho importante quando os livros de uma série combinam, fica mais prazeroso para o leitor que coleciona.
Mas se você ainda não leu o volume um, não tem problema: As histórias são independentes. Não há necessidade de ter lido A Máquina Antibullying. No entanto, quem gosta de um, corre para ler o outro; é irresistível.
Outra característica admirável é que as histórias são unissex, voltadas para meninas e meninos. Então adultos que estejam procurando por um livro inteligente, engraçado e dinâmico, mas ficam em dúvida se é "para meninos" ou "para meninas", a coleção Turma da Página Pirata é a solução. Alguns itens agradam mais um gênero ou outro, porém o time, formado por quatro meninos e três meninas, é equilibrado e muito eclético. O autor não criou meninas apenas para "completarem" a equipe, como ocorre em certas séries. Todos aqui são importantes e cheios de personalidade. Além disso, as personagens são multiculturais.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/02/colecao-turma-da-pagina-pirata-super.html

Fernanda 17/02/2015

Resenha: A s.u.p.e.r. gincana
CONFIRA A RESENHA NO SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/02/resenha-super-gincana-marcelo-amaral.html

Magia 29/04/2015

"E como o próprio nome Página Pirata dá entender, essa turma chegou para ousar, divertir e conquistar os leitores."

Você pode ter lido ali em cima que o livro é do gênero Infanto Juvenil e, talvez, pensado que não irá te agradar mas, se você procura uma leitura leve e divertida, pode continuar a ler esta resenha. A S.U.P.E.R. Gincana é o segundo livro da coleção Turma da Página Pirata e, portanto, a continuação de A Máquina Antibullying.

Enquanto no livro anterior o autor Marcelo Amaral abordou o bullying, dessa vez ele traz outro tema atual: a competição. Pastilha, Princesa, Pimenta, Peteca, Paçoca, Piolho e Pinguim participarão de uma gincana onde irão concorrer com alunos de quatro outras escolas em modalidades esportivas e educacionais, além de ter que realizar um projeto socioambiental. Até aí tudo bem, já que a ideia de conhecer gente nova e de poder se divertir com as diversas modalidades pode trazer momentos de diversão para os amigos do Página Pirata, que é o jornal do colégio onde estudam, mas será que todos sabem competir amigavelmente?
"Isso vai render uma ótima matéria para a próxima edição da Página Pirata"
Mais uma vez Marcelo nos presenteia com uma leitura rápida e com detalhes na medida certa. É importante citar isso pois o livro é voltado para público de idade aproximada dos protagonistas (entre 9 e 13 anos) e, nessa idade, é muito importante que o livro trate de assuntos sérios de uma maneira que irá agradar e conscientizar a criança. Digo isso porque minha mãe lia para mim quando eu era pequena e cresci com esse hábito de leitura, mas quando eu estava na fase dos protagonistas e tínhamos que ler livros paradidáticos na escola, eram poucos os que realmente liam por completo pois os autores abordavam assuntos que deveriam alertar e divertir os leitores, mas que a narrativa não estava adequada para os mesmos. O Marcelo prende e envolve o leitor e, para os mais velhos, a leitura traz aquela saudade dos tempos de descobertas na escola.

Neste livro o personagem que se destaca é Pimenta, que tem 13 anos e é o mais velho entre os amigos por ser repetente. Ele é bolsista no colégio e não foge de briga, duas características que farão dele o protagonista perfeito para essa história. Claro que o autor não deixa os outros personagens de lado, ainda mais a narrativa sendo em terceira pessoa e todos tendo sua importância, mas acredito que a cada livro se aproximará mais de um personagem para lhe dar destaque e Pimenta, sendo o da vez, ajudou no desenvolvimento de alguns temas abordados: preconceito, respeito, limites, educação e, claro, rivalidade. Se você pensa que só as crianças estão envolvidas nesses assuntos está enganado; o autor mostra a realidade ao lembrar que a educação vem de casa e os filhos são espelhos dos pais.

[...]

CONTINUE LENDO: http://www.magialiteraria.net/2015/04/resenha-premiada-super-gincana.html