O Garoto-Cabra

O Garoto-Cabra Leonel Caldela

Resenhas - A Lenda de Ruff Ghanor

Mione 18/04/2024

O livro é fantástico, me surpreende não ser tão conhecido, o personagem principal nos cativa cada vez mais ao decorrer da leitura, é uma trama linda e com muitas reviravoltas

Rodolfo Rocha 15/04/2024

A Lenda de Ruff Ghanor é uma leitura empolgante e envolvente que me transportou para um mundo de fantasia épica. Recomendo este livro para todos os fãs de fantasia que buscam uma história emocionante e personagens memoráveis.

LoboAlado 11/04/2024

O Garoto Cabra
Eu acompanho o NerdCast há quase 10 anos e o NerdcastRPG é sempre um evento.

Leonel é um ótimo escritor assim como um ótimo mestre, conseguiu construir uma história coesa e interessante utilizando de pequenos fragmentos da história de Ruff Ghanor presentes no primeiro NerdcastRPG.

Uma história com personagem cativantes que nos prende. Meus personagens favoritos são o Prior e Axia.

Viva o RPG! Viva a Fantasia! Viva a literatura brasileira!

Patrick 09/04/2024

Por São Arnaldo!
Foi uma boa história de origem para o herói (ou não) que dá nome à saga do Nerdcast RPG.

A escrita é boa e a leitura é fácil e divertida para aqueles que gostam de RPG. O final é, de fato, surpreendente, e acaba por melhorar a experiência geral com a obra. Vale a leitura.

Marcelo1302 30/03/2024

Livro leve e facil
Um livro divertido e de leitura muito fácil.
A história gira em torno de Ruff, porem todos os personagens principais são muito bem construídos, principalmente Axia, a quem você ama e odeia, sente pena e raiva.
Uma história bem estilo RPG, anões, dragões, deuses e demônios.

O único "problema" do livro é o subtítulo "garoto cabra". Demorei a começar o livro por conta desse subtítulo, pois achei que a história tinha algo a ver com um garoto cabra, haha, e isso não me atraiu.

Por são Arnaldo

Vinicius39 10/03/2024

Ruff Ghanor
Leitura fácil, aventura simples pra quem gosta de RPG. Jovem Nerd e Leonel nunca erraram. Muito bom.

Icaro 09/03/2024

Leonel é um Gênio
Impressionante como o Leonel faz os personagens não serem preto no branco, todo o caminho que a Axia faz pra chegar nesse ápice, e a dualidade muito bem bolada do Ruff é magnífica.

Luiz Namur 19/02/2024

Por São Arnaldo!
A lenda de Ruff Ghanor é uma emocionante saga fantástica que narra a jornada de um herói improvável em um mundo repleto de magia, perigos e intrigas.

Desde o início, somos cativados pelas aventuras de Ruff, que enfrenta batalhas emocionantes, alia-se aos companheiros.

A escrita fluida de Caldela e as reviravoltas surpreendentes mantêm o suspense e a expectativa até o desfecho emocionante. (que final foi aquele ??)

A lenda de Ruff Ghanor é uma obra-prima da literatura fantástica nacional, que conquista não apenas pelos seus personagens e enredo, mas também pela sua capacidade de nos transportar para mundo dos RPGs.

Natanxd12 04/02/2024

A lenda Ruff Ghanor: O garoto Cabra
Quando li esse título pela primeira vez confesso que na minha cabeça se passou uma história bem diferente do que li, isso porque na minha cabeça, o Ruff seria um tipo de garoto com poder de cabra, ou meio cabra e meio garoto, mas o livro vai por uma abordagem bem diferente, e muito boa.
O livro é bem voltado para o RPG, como explica o autor Leonel Caldera, no final do livro, esse que por sua vez é um grande fã de RPGs.
Achei a história muito interessante, e com os personagens principais bem desenvolvidos.
Uma excelente leitura nacional.

Hawke_Felipe 21/01/2024

O PODER DO RPG
Um cenário rico nascido em uma mesa de RPG. Leonel é magnífico em expandir e contar a Lenda de Ruff Ghanor, esse herói que pouco se sabia quando ele apareceu como um npc em uma sessão do Nerdcast RPG.
Logo Ruff e o mundo Ghanor mostrariam que tinham grandes histórias para contar, nessa acompanhamos a origem do herói e ele descobrindo sua missão, conhecendo seu inimigo e perda, para então o enfrentar. Uma clássica saga do herói de fantasia, e poderia ser mais uma, mas um final eletrizante e com a revelação de um grande plot, essa história se mostrou apenas a porta de entrada e a introdução da história de RUFF GHANOR!!

kurara 17/01/2024

De 0 a 10000
A construção do personagem é bem feita, o plot me parece um pouco óbvio já que é um livro de fantasia medieval sobre a jornada do herói, mas o jeito que leonel escreve você dúvida até mesmo do seu próprio pensamento. a evolução do personagem foi construída de forma sensata e digo, poucos livros que realmente gosto do personagem principal e esse foi um deles. digo ainda que o plot twist me atropelou igual um trem e que eu devia ter visto chegando KKKKKKKK ótimo livro e ansiosa para o segundo.

opedrokka 08/01/2024

Uma ótima leitura para quem está voltando a ler depois de muito tempo como eu.
Fiquei apaixonado pela expansão do universo do nerdcast rpg que já era muito fã, e não vejo a hora de ler as sequências.

POR SÃO ARNALDO!!!

Alsiyad 03/01/2024

Uma leitura incrível, uma aventura emocionante e que te faz grudar na história do início ao fim...

???

Urisama 22/12/2023

Primeira segunda vez.
Segunda vez lendo esse livro e minhas impressões sobre ele mudaram um pouco.
Vale ressaltar que acompanho há algum tempo o trabalho do Leonel.

O livro é fantasia medieval clássica: magia, batalhas, dragão, etc.
Pontos que o diferenciam de outras sagas do mesmo gênero: a inclusão de santos na mitologia e o uso de clérigos como guerreiros.

Pra quem está familiarizado com a escrita do Leonel, aqui a escatologia é sutil, mas a narrativa principalmente de sensações que jamais experienciaríamos segue impecável (vide a descrição de Ruff usando a forja, por exemplo).