Motel of the Mysteries

Motel of the Mysteries David Macaulay

Resenhas - Motel of the Mysteries

Cristian 10/10/2014

Sátira ou crítica da arqueologia?
Muito bem feita essa sátira de como as hipóteses científicas são feitas , principalmente na arqueologia.

A linguagem desse quadrinho é bem diversa daquela que estamos acostumados a chamar de comics ou graphic novel. Isso porque o autor escolhe uma narrativa em que a história vai sendo compreendida pelo leitor como se o leitor fosse alguém se informando sobre achados arqueológicos em seu pro´rio tempo. O problema é que seu tempo é o ano de 4022 e os achados arqueológicos são algo como ruínas de uma estrutura arquitetônica que se considera ser aproximadamente do ano de 1980. Já se percebe a ironia que o autor vai nos colocar com isso.

O Motel dos Mistérios é uma maravilhosa paródia dos campos da arqueologia e da história. Seu objetivo é, sem dúvida, mais para entreter que para criticar - ainda que isso esteja no pano de fundo - algo em que é muito bem sucedido. Dá pra dizer também que "cutuca" aquilo que tomamos como "a realidade" do passado porque muitas vezes, em função de tendências culturais e das motivações pessoais dos pesquisadores, não sabemos o que realmente ocorreu no passado.

O autor também zomba de museus e de todos nós, quando ele inclui uma coleção de "Lembranças e reproduções de qualidade" disponíveis para venda no final do livro. Essa sátira deveria ser sugestão de leitura nas graduações de história e arqueologia.