Moderna Gramática Portuguesa

Moderna Gramática Portuguesa Evanildo Bechara

Resenhas - Moderna Gramática Portuguesa

Thomas.Lunare 04/12/2023

É um ótimo livro para aprender sobre a Gramática. Apesar de ser uma edição mais antiga, ele tem uma forma muito clara e objetiva para ensinar. Caso você adquira esta edição, mais antiga, fique atento às mudanças do nosso Acordo Ortográfico.

Math 97 27/07/2022

Um bom livro sobre gramática para quem já tem um conhecimento básico a respeito de gramática e carácter da Língua Portuguesa. O que vejo como um ponto a ser revisto são os exemplos contidos que, ao meu ver, poderiam ser mais esclarecedores, capazes exemplificar ainda mais as definições apresentadas pelo autor. No mais, é bem completa no repertório.

Ozeas 20/04/2022

Gramática
Essa obra dispensa comentários. Engana-se quem pensa que gramática é apenas para o ensino fundamental. Gramática é algo para a vida toda! Precisamos relembra das regras fundamentais para errarmos menos. Quem nunca teve dúvidas nas regras gramaticais? Essa obra é como uma Bíblia: deve ser revisitada de tempos em tempos. Quanto mais gramática, menos erros; assim, o mais é menos. Boa leitura!

Amanda 21/01/2022

O estudo da Gramática me ajudou bastante. Muita coisa que não lembrava. Algumas coisas não ficaram muito claras, mas serviram de base pra novos estudos.

Drighi 05/12/2020

Considero Evanildo Bechara o pai da Gramática Normativa e recomendo a todos que querem ter domínio da Língua Portuguesa. Aos estudantes de Letras, torna-se indispensável.

Luiz 24/09/2020

Boa referencia para consulta
A leitura é cansativa, mas é uma boa fonte para consulta e orientação para dúvidas específicas. Por via das dúvidas tenho também a escrita pelo Celso Cunha que é mais "amigável"

Jhoy - @sabedoriaentrelivros 06/03/2020

Um livro riquíssimo, conteúdo extenso e intenso. Uma leitura que deve ser apreciada, lido com calma e adquirindo o máximo do conhecimento possível. Bastante esclarecedor e ótimo para ser consultado sempre que surgir dúvidas.

TalesVR 30/10/2019

Essencial
Não há muito o que dizer, é um livro essencial para todos que tem a Língua Portuguesa como ferramenta de trabalho.

Hildeberto 15/06/2017

A "Moderna Gramática Portuguesa" do Prof. Evanildo Bechara é uma obra de referência, em duplo sentido: tanto é uma gramática completa, que aborda os assuntos com profundidade (até chegando a exaustão); como também é uma obra que deve ser consultada para tirar dúvidas mais do que lida, visto que a variedade e complexidade dos assuntos dificultam bastante a leitura. Eu li do começo ao fim, e isto me deu uma nova compreensão da língua Portuguesa, o que é válido. Mas não o faria de novo, pois foi uma leitura complexa e cansativa - embora tenha válido a pena.

Stelaro 23/04/2017

Para mim é um livro para ser estudado e consultado quando tiver alguma dúvida.

Moderna Gramática Portuguesa – Evanildo Bechara
Baixe o Livro grátis... http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/moderna-gramatica-portuguesa-evanildo-bechara-2/

Com a evolução dos estudos linguísticos e das pesquisas em língua portuguesa, há muito não saía uma gramática completa que pudesse dar conta deste progresso.

Esta lacuna é agora preenchida pela edição da Moderna Gramática Portuguesa, do profº Evanildo Bechara, revista e atualizada, também na grafia, pelo autor, eminente estudioso e pesquisador de nosso idioma, e representante da Academia Brasileira de Letras no novo Acordo Ortográfico.

Acertando o passo com este progresso, a Moderna Gramática Portuguesa põe nas mãos dos professores, alunos e estudiosos a mais completa soma de fatos e soluções de dúvidas em língua portuguesa.

Esta obra aborda os seguintes temas – Breve história externa da língua portuguesa; Teoria gramatical; Linguagem – suas dimensões universais; Linguagem; Técnica livre do discurso e discurso repetido; Sistema, norma, fala e tipo linguístico; Propriedades dos estratos de estruturação gramatical; Língua comum e dialeto; Âmbitos de estudo da Gramática; Fonética e Fonologia; Vogais e consoantes; Acento de intensidade; Acento de intensidade na frase; Vocábulos tônicos e átonos – os clíticos; Consequência da próclise; Palavras que oferecem dúvidas quanto à posição da sílaba tônica; Palavras que admitem dupla prosódia; Inconsistência do gênero gramatical; Aumentativos e diminutivos afetivos; Comparativos e superlativos irregulares; Pronome substantivo e pronome adjetivo; Função do pronome átono em Dou-me ao trabalho; Reforços de demonstrativos; Formas nominais do verbo; Emprego do verbo – tempos e modos; Locução prepositiva; Conjunções e expressões enfáticas; Palavras cognatas; Enobrecimento do significado; Alternância entre adjetivo e advérbio; Regência; Os diversos tipos de sinais de pontuação; Aliteração; entre outros

site: http://livrosgratisbibliotecaonline.com/2016/10/18/moderna-gramatica-portuguesa-evanildo-bechara-2/

Garcia 06/07/2011

Boa gramática
Apesar de eu ter desistido de ler, é a melhor gramática da língua portuguesa com a qual já tive contato, muito completa!