Magra de Ruim

Magra de Ruim Sirlanney

Resenhas - Magra de Ruim

kleberaugusto 14/07/2017

A Geração Blog no papel
OK, ok... já passei dos 40 e na minha adolescência não tinha internet. Isso esclarecido, vamos à minha opinião sobre essa obra.

A 'geração internet' e o boom dos Blogs e Vlogs em seu início (e que se transformou nas celebridades Youtubers de hoje) tem algumas características muito marcantes: falam sobre si sem muitos pudores, além disso eles começam histórias e depoimentos que nem sempre são finalizados, ficam no ar. Não estou dizendo que isso é certo ou errado, mas são características comuns à maioria deles.

Este livro é a transposição 'ipsis litteris' de um Blog: opiniões pessoais, histórias mais pessoais ainda, relatos muito particulares, e que nem sempre se finalizam. Para ser justo, a obra como um todo conta uma história - a garota, suas experiências, medos e sonhos - a partir de fragmentos. O que deixa a obra mais saborosa são seus desenhos.

Ficou parecendo que estou dizendo que o livro é negativo, mas não é isso; tentei descrever apenas o que ele é, mas nunca nego uma experiência literária, e essa foi uma boa experiência.
Renato Alves 15/11/2017minha estante
Tive a mesma impressão. As ilustrações são lindas e o conteúdo - super passional - tem seu público, só não dialoga mais comigo.

Kirla 14/04/2022

De uma crueza linda. Eu comecei a ler sem expectativas de gostar, mas a Sirlanney foi me pegando aos poucos, me fazendo sentir o que ela sentia e acabei adorando!

Ju 01/12/2017

Tirinhas
Um compilado de tirinhas que representam histórias e sentimentos da autora, há uma mistura da forma com que S. Faz os desenhos, misturando aquarela com rabiscos em outra página, muito interessante, divertido e envolvente.

Delirium Nerd 21/08/2018

A sexualidade feminina sem tabus, pelos traços de Sirlanney
Magra de Ruim traz um apanhado das aquarelas que compõe o trabalho, promovendo identificação quase que imediata. Transitando tanto pelo mundo da escrita quanto dos quadrinhos, pela primeira vez posso dizer que finalmente encontrei uma artista que promovesse uma identificação direta e crua.

Vale dizer que os desenhos são desses nos quais se deve prestar atenção à cada detalhe. Elogios à parte, a autora ilustra crises pessoais, vivências, relacionamentos e o pior do lado humano.

Algo incrível no livro é a presença da mulher como ser sexual. Masturbação, transas, consequências do ato. Não é incomum encontrar a representação do corpo feminino nu durante o livro. Ainda causa incômodo a ideia de que mulheres não fazem apenas amor, mulheres fazem sexo. É preciso coragem ir contra o senso comum e retratar algo do gênero, o que faz com que esse seja um dos aspectos mais importantes do livro.

Finalizando, Magra de Ruim é inefável. Apenas lendo para entender o quão genial Sirlanney é ao conseguir transmitir pensamentos coletivos para o papel – computador, atualmente.

site: https://deliriumnerd.com/2018/03/21/magra-de-ruim-sirlanney-resenha/

Biblioteca Álvaro Guerra 14/04/2022

A dor, revolta e fragilidade da cearense Sirlanney estão expostas no livro Magra de Ruim. O título se originou de um apelido desagradável dos tempos de escola resgatado pela autora para virar quase um manifesto de seu trabalho de quadrinhos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788566740219

Bruna 16/09/2022

É difícil dar nota para a arte das pessoas, nem me sinto muito à vontade. Porém não foi uma boa experiência de leitura. Os quadrinhos são todos autobiográficos e como são um compilado dos quadrinhos feitos pela autora em seu blog, são bem desconectados um do outro, ou são repetitivos. Eu não curti muito porém isso não quer dizer que o trabalho dela é ruim. Só não é pra mim.