O Último dos Guardiões

O Último dos Guardiões João Paulo

Resenhas - O Último dos Guardiões

Faces EM Livros 07/04/2015

O último dos Guardiões
Um jovem que nasce e luta para se tornar um guardião no Reino de Kor, este é Galaniel. Em um reino de criaturas místicas, homens como Galaniel tentam defender o seu povo do lado negro. Isso aconteceu, pois a cidade estava sendo invadida por demônios e todos foram obrigados a passar para o outro lado.

Ciente de todos os problemas que estão acontecendo, o jovem monta guarda e vai lutar para salvar o seu povo. Conhecemos um pouco sobre Nimiriel, a esposa de Galaniel e as escolhas que ela toma em prol do seu marido. É possível conviver num mundo repleto de seres malignos e homens que pertencem a castas distintas?

O Último dos Guardiões é narrado em terceira pessoa, o autor faz um paralelismo entre presente e passado. Sim, ele nos presenteia com uma metáfora sobre o mundo em que vivemos, cheio de guerras e busca pelo poder (só falta as criaturas mágicas). Podemos ver os diversos tipos de seres míticos, desde os homens que possuem espada até aqueles com poder de cura. Um mundo criado pelo próprio autor no estilo RPG.

O livro é de ótima qualidade, e a diagramação não deixa a desejar. Algumas vezes o que dificultou a leitura foram erros de pontuação e espaçamento, nada que uma revisão não resolva. A linguagem que o autor utiliza é dinâmica e interativa, faz com que o leitor se aproxime ainda mais do livro.

O que mais chamou atenção foi a forma com que as personagens se desenvolvem. Galaniel consegue chegar aonde quer, para isso acontecer ele passa por trancos e barrancos. Nimiriel, sua esposa, é amável e cautelosa, procura não intervir nas escolhas do seu esposo.

A recomendação dessa história fantástica vai para todos os leitores apaixonados por narrativas míticas, jogos de RPG, mundo sombrio e guerra travada entre o bem e o mal.

site: http://www.vicioemlivros.com/2015/03/resenha-o-ultimo-dos-guardioes-joao.html#comment-form

Wilson 09/01/2015

O Determinado Galaniel
Gostei muito do paralelismo entre passado e presente, o autor nos presenteia com uma narrativa em terceira pessoa da difícil tarefa que a vida apresentou como desafio a Galaniel. O mundo, definido em uma mapa, facilita a localização dos eventos e acontecimentos, eu mesmo por diversas vezes o observei para melhor orientação quando as localidades citadas. Este mundo, repleto de seres malignos poderosos, homens que pertencem a classes distintas, com poderes de cura, magias de ataque, espadas, escudos, no melhor estilo RPG é imperdível. Outro ponto interessante são as regras deste mundo, regido por castas, com conselhos rígidos, vivenciando discriminações, política e poder. E por fim achei interessante ver o protagonista entre a cruz e a espada ou o escudo neste caso, que não concorda com a situação atual e resolve defender seu povo, partindo para o ataque.