O Que Aconteceu Com Emma

O Que Aconteceu Com Emma Elizabeth Flock

Resenhas - O Que Aconteceu Com Emma

Roberta 30/06/2022

Triste
Achei tão triste. E tinha tudo pra ser muito bom. Mas no final foi tudo corrido e jogado. Infelizmente o mundo tá cheio de Carries.

Flávia Pasqualin 29/01/2020

Livros que retratam maus tratos a crianças são sempre difíceis e esse não foge a regra. Carrie é uma garotinha de 9 anos que já passou por muitas coisas devido a sua família desestruturada. Após um incidente ela se muda de cidade com a mãe e lá acaba conhecendo uma família totalmente diferente da sua. O grande cerne da história é o passado de Carrie, já que ela acredita ter tido uma irmã chamada Emma, mas sua mãe insiste que ela era uma espécie de amiga imaginária que nunca existiu de fato. Carrie então vive em um dilema acreditando que não está louca e que Emma era real sim. É uma história que mexeu comigo, mesmo sendo ficção é difícil não se sentir tocado já que a violência tanto física quando psicológica contra crianças é algo bem palpável. Uma leitura que envolve partes comoventes, mas acima de tudo uma bela mensagem sobre amor e esperança.
notexist 29/01/2020minha estante
parece ter similitude com a Carrie do Stephen King. Ambas protagonistas sofrem de maus-tratos. Diferença pelo visto que a Carrie do King já era adolescente.

Flávia Pasqualin 29/01/2020minha estante
Verdade, ambas as Carries sofrem maus tratos. Mas a semelhança das histórias acaba aí já que esse aqui descamba mais pro drama mesmo, enquanto que o outro é uma espécie de "vigança" da Carrie.

Gi Santos 08/06/2023

Acho que essa foi a leitura mais triste que eu já fiz. A história é extremamente pesada, narrada pela ótica inocente de uma garotinha de nove anos, mas ao mesmo tempo, é um livro tão necessário e cheio de reflexões, que honestamente, não tem como terminar esse livro sem querer guardar a Carrie em um potinho e protege-la de tudo de ruim que existe no mundo.

Mari614 02/02/2021

Amargo
O Que Aconteceu Com Emma // Elizabeth Flock // @veruseditora

Um dos livros mais amargos que já li.

Carrie Parker é uma garotinha de nove anos, tão nova e já carrega em seus ombros tanto sofrimento. Sua mãe uma mulher que outrora era amorosa e presente depois de uma mudança de cidade mudou totalmente o comportamento com sua filha.

A mãe de Carrie se entrega ao alcoolismo e a depressão, também se envolve com a prostituição para ter alguma renda. Ela acaba levando homens para o quarto de hotel que mora com a menina. Quando os homens entram ela coloca a menina para fora. Carrie faminta acaba furtando algo para comer. Então seu caminho cruza-se com a de uma mãe, uma mulher que perdeu uma das filhas para o câncer, a semelhança de Carrie com sua filha falecida é tão grande que ela acaba ficando profundamente abalada.

Nesse meio termo da trama temos Emma, o mistério gira em torno da irmã que Carrie se lembra, no entanto, a menina é proibida pela mãe de falar sobre o assunto, como se Emma nunca tivesse existido.

Confesso que foi uma das leituras mais difíceis, Carrie é uma menininha amorosa, bondosa, que mesmo sendo humilhada e maltratada tenta encontrar amor em sua mãe, em seu pensamento inocente e infantil ela tenta justificar todas as atitudes de sua mãe.
Isso me fez pensar em quantas crianças sofrem abuso de seus pais?

Realmente um tema a ser explorado, ainda mais neste período de pandemia, em que pais estressados estão todos os dias com os filhos.

site: https://www.instagram.com/p/CKzAg_agAEX/

Yas 29/01/2022

Para chorar, se deprimir, refletir?
O livro é todo narrado por uma menininha chamada Carrie Parker, que acredita fielmente que, um dia, teve uma irmãzinha chamada Emma.
No entanto, sua mãe insiste em dizer que Emma foi fruto de sua imaginação e que já está na hora dela abandonar seus amigos imaginários.

Ambas são bem pobres. Mas, mesmo assim a mãe decide que está na hora delas se mudarem após um acontecimento que abalou a vida delas. Elas pegam tudo que tem (quase nada, apenas a roupa do corpo e pouquíssimas coisas) e vão para uma nova cidade. Nessa cidade elas se instalam em um hotelzinho barato. E, é exatamente nessa mudança de ambiente que Carrie conhece 3 mulheres. Avó, mãe e filha.

Vamos acompanhar, ao logo da leitura, a situação dessa menininha. Tão linda e tão cheia de vida mesmo não tendo nada. Confesso que não cheguei a chorar, mas meu coração doeu tanto que diversas vezes eu precisei parar de ler.

? Preciso dizer que esse NÃO é um livro para todos de modo algum! Por mais que seja bem fluido, é extremamente pesado e com diversos gatilhos.

? Por mais que tenha dado 5??, eu não pretendo lê-lo novamente. Foi um livro que me deixou muito muito triste. Mas de forma alguma eu irei tirá-lo da minha estante.

? Gatilhos:
Tentativa de estupro e pedofilia;
Abuso psicológico infantil;
Agressão física;
Prostituição;
Fome e extrema pobreza;
Abandono de incapaz e negligência materna;
Homicídio;
Traição;
Violência doméstica.
(Tudo isso narrado por uma garotinha de 9 anos).

Eder Ribeiro 06/02/2020

null
História emocionante que pode levar você as lágrimas.

Dirlene_Tavares 15/11/2022

Sensacional.
Esse livro me deixou zonza, primeiro porque a gente fica mudando de lado o tempo todo, e nesse labirinto de acontecimentos uma trama de dar arrepios vai se revelando. No final fiquei tão triste e feliz, sim, essas são as emoções que esse livro me fez sentir. Então se você quiser entrar em uma montanha russa de emoções, vá em frente e boa leitura.

Libera 11/06/2021

Gosto muito de ler livros pouco conhecidos, e desta vez escolhi "O que aconteceu com Emma", o ebook está disponível no Kindle unlimited, então aproveitei para ler.

A história traz como protagonistas Carrie e Honor, os capítulos são narrados em primeira pessoa, alternando entre as duas personagens.

Carrie vive com a mãe e o padrasto, e após uma tragédia, a mãe resolve se mudar para uma nova cidade e fugir desse passado tão horrível.

Honor Chaplin Ford acabou de se separar e foi morar com a mãe, levando junto sua filha Cricket. Seu casamento acabou após a morte de sua filha Caroline, e em seu coração a dor ainda é profunda. Mas os problemas aumentam quando Honor descobre que sua mãe deve muito ao banco e corre o risco de perder sua casa.

O encontro entre Carrie e Honor vai mudar a vida das duas para sempre, e a vida de suas famílias. Carrie e Cricket, filha de Honor, viram melhores amigas assim que se conhecem, e isso muda a vida de ambas.

"Nunca ninguém tinha segurado a minha mão como ela. E Cricket não acha que é esquisito ou algo parecido- ela pegou minha mão, assim, como se fosse totalmente normal, e por alguma razão, provavelmente porque sou meio retardada, como a mamãe diz, quero chorar. Por me senti feliz!"

Carrie tem uma vida muito sofrida, sempre humilhada pela mãe, ela tem que esconder tudo o que sabe e falar o que a mãe diz ser o certo. Ela tem certeza que tinha uma irmã chamada Emma, mas a mãe a obriga a se calar e ameaça internar a menina no hospício caso ela continue a contar mentiras.

"Até a mamãe ir para a cama, é melhor eu ficar onde estou, no chão. Ela não gosta de me ver depois que me bate. Ela não gosta nem de respirar o mesmo ar que eu. Ela se sente mal, é por isso. Se eu pudesse, eu diria que vou ser tão boa de agora em diante que ela não vai nem acreditar."

O livro fala sobre abuso e sobre a pureza de uma criança, que por mais abuso que sofra sempre protege a mãe, sempre a defende, e se culpa por tudo. É muito triste acompanhar tudo o que acontece com Carrie, todo abuso que ela é submetida. Ao chegar na nova cidade, a vida dela só piora, morando em um motel com a mãe, ela é obrigada a procurar comida no lixo, enquanto a mãe bebe e se prostitui.

" O que eu faço é o seguinte: eu levo o catálogo para o quarto e, quando a mamãe está derrubada de uísque, recorto as fotos com uma tesoura que peguei emprestada do Sr. Burdock. Então eu mexo as fotos com o dedo num copo com água, até o papel quase rasgar. Daí eu como cada imagem. Uma a uma. Parece esquisito, eu acho, mas enche uma barriga vazia tão bem quanto qualquer coisa que eu já tenha tentado."

Não comeco ainda tentei acreditar que a mãe era amarga e ruim por causa de tudo o que ela passou, pois na adolescência era uma garota feliz, mas mudei de opinião, acredito que ela era ruim mesmo, e nunca quis ser mãe.

O ponto de mudança da história é algo digno de novela das oito. No início, imaginei algo diferente, por algumas (na verdade muitas) coincidências entre os personagens, mas não era nada daquilo. Essa foi a única parte que achei meio sem sentido.

A explicação sobre a existência ou não de Emma ficou muito corrida e a autora acabou jogando tudo de uma vez no final.

Foi uma das minhas melhores leituras? Não, mas mesmo assim gostei da história, Carrie é uma personagem que aquece nosso coração e por isso valeu a leitura.

Marcia Lopes 22/06/2016

Terno
Essa história mexeu muito comigo. O tema maus tratos infantil é uma realidade constante, basta ligar a TV ou ir ao centro da cidade de São Paulo. E Olha que isso é visível, toda a sociedade vê, mas não enxergamos de fato. Por incrível que pareça se tornou coisa corriqueira, apenas um problema a ser resolvido.

Bem. Esse livro é tocante, emocionante e reflexivo. Fala de amor na sua forma mais sublime, a cada relato genuinamente puro de Carrie, você tem vontade de tirá- la das páginas e encher – lhe de amor.

Até que as histórias se juntem, vamos conhecendo a vida de Carrie e a de Honor. Os capítulos são divididos entre uma e outra.

Carrie anota tudo em seu caderninho as coisas que lhe são importantes. Palavras que não conhece, mas que vai pesquisar quando tiver uma enciclopédia. Fala sobre Emma, sua irmãzinha, embora desde do dia que ela Carrie “surtou”, todos dizem que é invenção da cabecinha dela. Um Amigo imaginário sabe?
Conta com toda candura do mundo como é comer um sanduíche recortado de catálogos. É assim: “Só botar Ketchup (surrupiado das lanchonetes) fica muito gostoso e a fome passa”
Sua mamãe é muito boa, só não pode tomar Wísque ou vê-la por perto. Por isso ela fica sempre muito quietinha, senão a mamãe vai ser obrigada a machucá-la. E é muito lindo quando a mamãe sorri. Ela é a melhor mãe do mundo, só precisa que a deixem em paz, afinal a vida dela não é fácil, tem que arrumar trabalho e cuidar de mim.
E é dessa forma que você entende o que acontece na vidinha de Carrie.

Honor perdeu sua filha mais velha para o câncer e o sofrimento levou ao término do seu casamento. Embora ela e o marido ainda se amem, não são capazes de se ajudarem e de certa forma acabaram deixando de lado sua filha mais nova. Cricket uma adolescente hiperativa, inteligente, sensível, divertida e muito generosa.
Além do luto ainda guardado pela filha Honor que com a separação passa a morar com mãe, se vê em uma situação financeira difícil e tem que lidar com uma mãe fissurada por Charlie Chaplin do qual jura que são parentes.

Um certo dia Honor encontra Carrie em um restaurante e a semelhança com a filha falecida a assustou. A partir desse encontro a vida de ambas toma um rumo inesperado.

Lindo, terno e comovente. Uma história que não se esquece.
Como já disse, o livro trata de violência, infância perdida, mas também de muito amor.
E além das emoções, contamos também com uma dose de mistério, afinal o que aconteceu com Emma?

site: http://www.mundoliterando.com.br/o-que-aconteceu-com-emma-elizabeth-flock/

Nai 03/11/2016

Angustiante...
O que aconteceu com Emma é um livro que mostra as diferenças entre duas famílias. Uma delas é forte e cheia de amor e cuidado, a outra é sem afeto e repleta de abusos. Temos a visão da pequena Carrie e de Honor, ficamos sabendo partes do passado de Carrie através das lembranças que ela traz de Emma e a todo tempo nos perguntamos - Ela é real ou um mecanismo de autodefesa, após tanta dor - É a indagação que trazemos e que uma hora, nos é revelada. Honor é uma mulher que ficou devastada após a morte de sua filha mais velha o que culminou o fim de seu casamento, apesar de ela e seu marido Ed ainda se amarem. Eles tem uma filha chamada Cricket que também é fundamental na história,assim como sua vó a sra. Chaplin.

Segredos dessas duas famílias estão prestes a vir à tona!

O que me irritou no livro foram alguns elementos usados para descrever o pai de Carrie não ter muito sentido para a história, pensei que no final, estaria tudo bem amarrados mas não, simplesmente não fazia sentido. Tipo ele fazia parte do KKK? Não entendi!
Outra motivo que me deixou insatisfeita, foi o final corrido do livro, eles criam algo emocionante e que massacra o seu coração para no final terminar "bonitinho" mas não bem feito, infelizmente !

Obs. Também fiquei chateada com o trecho da piscina, desnecessário!

Thaís 24/07/2023

Difícil
Assim como muitos disseram aqui, a leitura é realmente muito difícil? o livro prende demais pq vc quer de fato saber o que aconteceu com Emma, porém o caminho até o final é árduo. Sem dúvida o livro mais difícil que eu já li, e complexo pra avaliar pq é um misto de sentimentos. Pensando só friamente, é um bom livro.

Raquel 01/11/2018

Carrie tem 9 anos, mas em sua curta vida já teve grandes sofrimentos. Após a morte do seu pai, descobriu que sua irmãzinha Emma desapareceu. E o mais estranho é que sua mãe falou que a Emma nunca existiu, que sempre foi imaginação da cabeça dela.
Carrie sofre agressões físicas e psicológicas da mãe, além de passar fome, tendo que procurar comida no lixo e roubar ketchup nos restaurantes para comer com papel (página 91). É de cortar o coração, mas gostei da narrativa e fiquei torcendo por um final feliz pra Carrie.