O Que Aconteceu Com Emma

O Que Aconteceu Com Emma Elizabeth Flock

Resenhas - O Que Aconteceu Com Emma

Bruna 10/09/2023

Apenas as palavras da autora pra definir a perfeição que é esse livro:
"Tematicamente, este é um livro sobre identidade: sobre quem somos e quem aspiramos a ser, e sobre por que as duas coisas raramente se harmonizam. Este é um livro sobre aquele fio de nós mesmos que tramamos no tecido das relações que forjamos, e sobre o sofrimento que toleramos apenas para nos emaranhar a ponto de nos tornar irreconhecíveis. É sobre família, aquela no seio da qual nascemos e aquela que escolhemos. Mas, essencialmente, este é um livro sobre mães e filhas."

gi berni 13/06/2023

Achei esse livro num sebo, não dava nada por ele, mas nossa
a história te cativa e emociona, todos os personagens são aprofundados na medida perfeita
a história em si pode ser gatilho para algumas pessoas, mas para mim foi um grande aprendizado, definitivamente um livro que vou levar para meu futuro ambiente de trabalho

San... 16/02/2015

O livro fala de abuso infantil. Não como outros que já li, porque este é ficção. Nem por isso deixa de ser interessante. Em duas vozes, por um lado é contado pela ótica da criança, vitima de abusos, e por outro lado é contado por uma adulta que perdeu uma filha com leucemia. Os caminhos dessa mulher e dessa criança se cruzam e se entrelaçam no decorrer da narrativa. Embora ficcional, o enredo guarda grande semelhança com a história real de abuso infantil. Gostei.
Marianna 26/04/2016minha estante
Spoiler! :(

Luíza Custodio 04/05/2016minha estante
não tem spoiler nenhum no comentário, Malice.

suellensouza 31/05/2023

Esse livro foi triste porque ler sobre abuso infantil não foi fácil, deu muita raiva da mãe e vontade de proteger a Carrie, uma menina tão meiga e inteligente mas que se acha burra porque a mãe sempre falou isso dela.

Carrie é uma menina de 9 anos, que faz de tudo pra agradar a mãe e não tem consciência dos maus tratos que sofre, ela sempre viveu assim, entã normalizou os abusos da mãe, achando que era assim que uma mãe cuidava da filha, e ela sempre se culpava, prometendo a si mesma que faria tudo certinho, assim a mãe não ficaria brava com ela.

Mas ela se refugiou em lembranças de uma irmã que ela teve, Emma, mesmo a mãe dizendo que era apenas uma amiga imaginaria. Carrie muitas vezes confundiu memórias com imaginação, o que nos faz realmente duvidar se Emma existiu. Mas foram essas lembranças que a fizeram sobreviver um pouco aos maus tratos que sofria. Tudo começou a mudar quando foram pra outra cidade e ela conhecer uma família, que também sofria com o luto e assim Carrie foi acolhida com todo o amor que merecia, e aos poucos foi se tornando da família. Mas mesmo recebendo o carinho daquelas pessoas com que ela passava bastante tempo, ela ainda queria proteger a mãe, não querendo que ela fosse culpada por nada. Quando finalmente descobriu a verdade, ela pode seguir em frente com a nova família e ser feliz, coisa que ela merecia em todos os seus nove anos.

O livro é muito bom, recomendo, é uma leitura envolvente, e como é contado em muitas partes, por uma menina de nove anos, tem coisas que acabam sendo engraçadas e dá uma leveza na leitura, a inocência de Carrie é cativante.

Rênaty 03/04/2023

Abandono, rejeição, mentira... amor fraterno, cuidado...
Caroline (Carrie) é uma menina com muitas estórias e dúvidas na cabeça. Sua mãe não cuida dela, não se preocupa com ela, não a ama. Ela salvou sua mãe, mas, mesmo assim é considerada a culpada dos acontecimentos que se seguem.
Hannah (Cricket) se sente triste e sozinha, sua irmã morreu, e ela acredita que não é tão boa como ela era.
Honor é mãe de Hannah, e desde a doença da filha Caroline (outra) viu sua vida, seu casamento e sua felicidade ruírem. Assim como seu marido Edsil.
Ruth é mãe de Honor, e tenta ajudar a filha e a neta, mas, mete os pés pelas mãos.
As estórias se cruzam e Carrie é uma cópia de Caroline, só que mais nova.
Carrie e Cricket são as novas melhores amigas.
Mas, Carrie se vê obrigada a contar suas verdades para Cricket quando encontra uma prova de que ela não é maluca.
A mãe de Carrie passa dos limites, e ela se vê sem opção e procura a família de Cricket.
E, depois de mais verdades surgirem, será que Carrie ficará bem? Será que a família de Cricket compreenderá o que lhe aconteceu?

A estória é triste e doída, e bem real. Mesmo assim, gostei da escrita e do enredo.

Vale a pena!

Amigas da Literatura 06/06/2018

Esse livro trata de amor, rejeição, ódio, abandono e esperança. Conta histórias paralelas que vão se entrelaçando à medida que você também se entrelaça com as personagens. Impossível não se impressionar com a narrativa de Carrie sobre sua vida e, principalmente, sua mãe. A narração é em primeira pessoa, então você se sentirá confidente de tudo o que Carrie tem a lhe contar e garanto que são coisas demais para apenas 9 anos de vida.

site: https://www.instagram.com/p/BeBu8FlleIo/?taken-by=amigasdaliteratura

Laura 19/04/2018minha estante
Tbm fiquei com as mesmas dúvidas. Em dado momento achei que a Carrie era realmente a Caroline filhas dos Ford que havia tido algum sequestro. E a irmã que a Carrie imaginava era na verdade a Crickt (o que ao meu ver faria um grande sentido). E teve um momento do livro que a Carrie pergunta para o Richard "cadê a Emma?" E ele debocha e fala "vai procurar" dando a entender que ele havia feito algo.

Bia 01/05/2020minha estante
Eu acho que você não entendeu muito bem o livro e daí restou uma grande confusão. Vamos lá...

A primeira parte que descreve a página do diário de Carrie foi para uma introdução do personagem, para que possamos entender o que ela pensa e qual o medo dela e, convenhamos, com seu estilo de vida é totalmente compreensível ela pensar que seria assassinada e qualquer instante.

Já a Emma realmente era uma irmã mais nova, não necessariamente dois anos, mas o que precisamos entender é que grande parte dos momentos que a Carrie descreve ter passado com Emma foram, de fato, fruto de sua imaginação, uma vez que a Emma desapareceu quando ainda era um bebê, os códigos secretos e os momentos no riacho são uma forma de fuga para escapar da realidade mortificante em que vive, até mesmo uma forma de se proteger, como quando ela guarda biscoitos que a vizinha deu para dar à Emma.

Quanto ao deboche por parte do Richard, podemos interpretar de duas formas. a) ele sabe o que a Libby sabe: Emma foi morta pelo marido anterior ou b) ele também acredita que Emma seja uma invenção de Carrie. E já em relação às pessoas da cidade que deveriam saber de Emma, temos que lembrar que elas moravam em Toast e se mudaram para Hendersenville depois do acontecido, logo aqueles moradores não tinham conhecimento algum sobre uma irmã.

E, para finalizar, o Hunter é so alguém que costumava causar problemas, mas ele só aparece para elucidar o maior defeito de Honor: julgar sem conhecer os fatos, ela acusa o irmão de ter sugado todo o dinheiro da mãe quando, na verdade, elas estão perdendo a casa porque a mãe pagou as contas médicas. E a semelhança de Carrie com Caroline foi simples e puramente para o "apaixonamento" imediato da família Ford, foi necessário. É uma boa leitura, mas faltaram alguns pontos para contextualizar tudo isso e deixar claro.

Aline Ramos 18/10/2015

O que aconteceu com Emma ???
Carrie é uma menina de 9 anos que vive uma situação de abuso domestico. Após um acontecimento terrível, ela e a mãe se mudam da cidade para tentar reconstruir a vida. Emma é sua irmazinha, mas sua mãe diz que ela nunca existiu, que foi coisa da imaginação de Carrie, o que a deixa confusa. Adorei a narrativa, intercalada pela Carrie e por Honor (uma personagem que vai surgir na nova cidade). Dá vontade de pegar a Carrie e levar pra casa, cuidar, muito sofrimento pra uma garotinha. Algumas coisas não são muito realísticas, um pouco dificies de acreditar, outras não são bem explicadas. Parece que a autora fez desta forma pra gente sentir mais pena da menina. Algumas coisas ficam sem resposta e outras são um pouco confusas, não consegui definir a idade de Emma. Não gostei muito do final, pra variar foi corrido e fiquei pensando - Acabou? ué, ta falando pagina. Depois vi no Goodreads que tem um livro anterior a este: Me & Emma, que não foi publicado aqui. Mas no geral, eu gostei.. É bem comovente.