Piratas no Brasil

Piratas no Brasil Jean Marcel Carvalho França...

Resenhas - Piratas no Brasil

Acacio 11/11/2023

Piratas...!
Com bom ritmo, mapas e uma cronologia (na parte final) que resume bem os fatos relatados.
Podia ter mais detalhes do cotidiano e das embarcações para dar mais imersão.
No geral, bom.

Thaysa41 28/07/2023

Bem informativo
O livro conta, em ricos detalhes e imagens, os maiores e principais ataques dos corsários ao litoral brasileiro.

Julia Rodrigues 13/07/2023

É inegável que a pesquisa foi bem feita, mas senti falta de uma escrita mais envolvente para o público geral. Uma das minhas motivações para ler livros é me distrair da pesquisa acadêmica que realizo, e este livro parece, em muitas das vezes, uma dissertação de mestrado. Por esse motivo, 2 estrelas.

Helio 15/12/2022

Piratas no Brasil
As invasões de piratas, corsários e flibusteiros em todo o Brasil, documentadas através de cartas, registros em cartórios, processos e outros documentos, fornecem um riquíssimo material e histórias incríveis de uma época em que o Brasil estava em formação. Vale a pena viajar pelo tempo e conhecer verdadeiras histórias da pirataria que tomou conta do nosso litoral, assustando e afligindo a população que se esforçava para manter a colônia de Portugal protegida dos invasores de diversas partes da Europa. Recomendo.

Daniel 27/04/2022

Decepção do ano!
Quando li, meses atrás, A Vida que Sonhei, de Germaine Acremant, estava certo de que não haveria leitura pior ao longo do ano. Porém, com muito pesar o digo, meu primeiro contato com a escrita do brasileiro Virgílio Várzea acabou desbancando o romance francês.

O Brigue Flibusteiro (1904) foi sem dúvida a decepção do ano. Isto porque eu alentava grandes expectativas em relação a esta leitura pelos seus atraentes qualificativos: romance brasileiro do início do século XX com temática marítima. De repente, A Corveta Diana, do Hoonholtz, que eu julgava um passatempo bobo, parece agora uma obra-prima...

(para resenha completa, consulte link abaixo.)

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2022/04/o-brigue-flibusteiro-de-virgilio-varzea.html

Helô 28/03/2022

Gostei do livro. O foco foi em quatro piratas famosos que saquearam o litoral brasileiro, contando tanto a história dos próprios piratas quanto a história de cada invasão. Eu AMEI a primeira parte, de Thomas Cavendish. Foi tão bem contado e uma história tão interessante que pareceu quase um livro de aventura.

Guilherme Duarte 24/01/2022

Grata surpresa
Muito interessante a história de corsários/piratas na costa do Brasil colonial. O livro é bem escrito e toda a narrativa é contada com base nos relatos originais; há ainda importantes informações acerca do contexto histórico em que as invasões estão inseridas e suas causas. Para bons curiosos o livro é um prato cheio.

Marielen 27/12/2021

Piratas não apenas do Caribe
Como historiadora e pesquisadora sobre piratas no Caribe do século XVI, a leitura do livro (juntamente com aulas ministradas sobre o assunto, cujo timing foi perfeito) me fizeram, também, achar interessante a presença de piratas e corsários na costa brasileira. A vontade de estudar o tema e de encontrar fontes sobre essas figuras históricas em territórios tão próximos a mim tornou a leitura ainda mais interessante.

RNA 07/11/2021

Ótimo livro
Ótimo livro, que nos trás em detalhes
o saque desses quatro corsários ao
Litoral do Brasil, os escritores estão
de parabéns pela pesquisa detalhada
que fizeram.

Matheus M Oliveira 14/10/2021

O livro traz detalhes a eventos que por muito tempo tive curiosidade em conhecer. A narrativa histórica é muito bem detalhada e não chega a ser massante, é vem envolvente.

denis.caldas 11/07/2021

O corso
É um livro de aprendizado, informativo, em tentativa de romance. Me ensinou que, tecnicamente, não eram piratas mas corsários que, por sua vez, praticam o corso, isto é, a pirataria autorizada oficialmente pelo rei contra uma nação então inimiga. Me ensinou que, em uma mistura de portugueses, brasileiros, africanos e jesuítas, a melhor defesa que tinham era o isolamento, a distância e a natureza, pois em questão de tática militar e armamento eram uma negação. Me ensinou que, praticamente todos os historiadores concordam que a Inquisição perseguiu, julgou e matou, ao invés da versão católica cada vez mais presente, devido principalmente a internet, que a Inquisição era santa, salvava a alma e que, na maioria das vezes, salvava a pessoa de um linchamento ou condenação pior pelo rei ou pelo povo. Me ensinou que, desde aquele tempo quem paga o pato é a população, com impostos, taxas e licenciamentos, cada vez maiores e sofisticados.

Gostei também do balanceamento, onde nos mostram dois corsários ingleses e dois franceses, dois no século XVII e dois no século XVII, dois que obtiveram lucro e dois que conseguiram a ruína. Bem-vindo à pilhagem institucionalizada e, qualquer semelhança com os tempos atuais é mera coincidência...

Jeferson Souza 01/06/2021

Para quem gosta de conhecer um pouco mais da História do Brasil através de diferentes visões.

Um livro com muitas referências bibliográficas e de uma escrita leve e envolvente que descreve a história dos principais piratas que atacar a costa brasileira.

Guilherme 03/01/2021

Pacote de expansão para quem gosta de história do Brasil
Relatos interessantes, escritos de forma e em ritmo que prendem a leitura. Conta também com boa lista de referências, inclusive documentos da época das incursões de piratas no Brasil.

Para quem se interessa por história do Brasil, é como um "expansion pack" de um jogo de videogame: essencial para acessar pontos curiosos, não-fundamentais, mas ainda assim bem interessantes da história do país.

Sara 12/11/2020

Gosto muito do tema e o livro atendeu as minhas expectativas, conheço boa parte dos piratas famosinhos e foi muito interessante saber que alguns deles já rondaram aqui pelo Brasil e o que fizeram. Mostra os aspectos mais gerais da pirataria, e a relação entre eles e a política da época, tempo de expansão marítima e colonial onde todos os reinos tentavam o que podiam para atrapalhar uns aos outros, sobrando para os piratas o papel de agitar as coisas tanto no mar quanto nos litorais e cidades costeiras. Achei muito interessante como a abordagem de cada capitão foi distinta, tudo refletindo acredito a política e os objetivos de seus empregadores, além claro de suas personalidades típicas de piratas. Sinto falta de bibliografia sobre o tema e estou bem feliz com esse livro.

Pipoca 24/07/2020

Experimente, você vai gostar.
O livro é ótimo para quem nunca se aventurou no tema. Pensei que ia comentar sobre a pirataria de uma maneira geral, mas os enfoques que os autores deram nos corsários escolhidos ofereceram um ótimo panorama do contexto e da pirataria no Brasil. Leitura fácil e gostosa. Se você estiver procurando uma obra mais específica, essa pode não ser a ideal. Diagramação legal, algumas páginas com imagens relevantes para o tema e ainda contém uma seção para contexto histórico das invasões. As referências também parecem ser boas. O livro abriu meu interesse para épocas da História Brasileira e isso é uma ótima contribuição.