O menino da lista de Schindler

O menino da lista de Schindler Leon Leyson...

Resenhas - O Menino da Lista de Schindler

Carla1468 15/04/2024

O menino na lista de Schindler
Na Polônia,em 1939, o exército alemão toma o lugar e junto com ele o confinamento de milhões de judeus,dentre ele Leon e sua família.

O pai de Leon trabalhava em uma fábrica de Oskar Schindler, conhecido por salvar mais de mil judeus dos campos de concentração e emprega-los em sua fábrica, assim fez com a família do mesmo. Com bastante coragem e um pouco de sorte Leon Leyson sobreviveu e conta sua história e de sua família nessa incrível leitura!

Aquele que era só um menino, uma criança quando a Segunda Guerra estourou,tornou-se um homem de força,generosidade e determinação, tendo uma nova oportunidade de viver!

"Nunca é fácil recordar o que vivi, não importando quantos anos e quanta distância eu coloque entre mim e o menino que um dia fui."

Boas reflexões durante a leitura ?

Thamis 08/04/2024

Prepara o lenço.
Uma história emocionante. Acompanhar o desenrolar do livro te deixa na expectativa de que alguém ou algo maior vai lá e acabar com essas barbaridades. Mas, sabemos, que o que aconteceu foi real. A dor, a luta, todas as batalhas diarias que eles enfrentavam te faz ler e pensar em ser uma pessoa melhor. Ler um livro assim, faz tu ver as injustiças, e querer muda-las. Foi um aprendizado essa história, triste, mas necessario.

KELLY1803 03/04/2024

Uma linda história.
O menino da lista de Schindler, foi o livro mais lindo que já li sobre a GM, fala sobre uma história real de luta, superação e esperança. Me mostrou o lado lindo de uma criança, que passou pelas coisas mais cruéis, teve sua infância destruída, muitos traumas sofridos e nem por isso, ele teve a sua essência, seus princípios mudados. Teve um lindo relato de superação, se tornando um grande homem. Pode construir uma família e deixou um legado incrível.
Conta também um pouco da história de Oscar Schindler, o homem que conseguiu, em meio a tudo isso salvar a vida desse menino e de outros Judeus, que sofreram no holocausto.
Schindler, arriscou a própria vida e usou de recursos, para conseguir esse feito. Foi um verdadeiro pai para os judeus.
Eu me emocionei demais, me deixou muito reflexiva.

Lilian 02/03/2024

Necessário
Livros sobre a Segunda Guerra Mundial são sempre necessários para refletir sobre a natureza humana.
Impossível não chorar e rasgar o coração com as crueldades que imaginamos ao ler as descrições, mas que nem de longe podemos saber a real dor vivida e sentida pelos judeus.
Como somos abastados de tudo o que temos! Como diante das situações improváveis que vivemos nos achamos merecedores de mais sorte!
Ao pensar nesses sofrimentos que hoje temos registro, imagino as pessoas que em muitos lugares deste planeta sofrem miséria, dor, humilhação, solidão e angústia de uma guerra atual.
Que não digamos como os cidadãos pós-guerra sobre as atrocidades cometidas: ?Nós não sabíamos.?

Felipe1503 19/02/2024

Um olhar de criança
Todo mundo sabe que o holocausto foi um dos períodos mais tristes da história da humanidade. Pessoas de todas as idades sofreram com essa brutalidade.
Através da vida de uma criança vamos ver um pouco desse período amargo da história com esse livro.

Rinaldo 15/02/2024

O Menino da Lista de Schindler
Mais um emocionante relato de um personagem real, que sofreu as agruras de ser judeu na Europa da Segunda Guerra Mundial, tendo como Salvador: Schindler, o controverso empresário, que hora é considerado um oportunista, hora considerado um herói.

Nic 14/02/2024

Leon/Leib, o gentil sobrevivente
Uma história real e extremamente triste. Sempre que vejo fatos sobre o holocausto me pergunto como isso foi possível, como é possível um ser humano odiar o outro dessa forma, odiar por 'motivos' tão banais. Não parece real, parece muito distante, mas aí eu percebo que esse ódio é sim muito real, e está sempre mais próximo da nossa vivência do que realmente achamos. Dói muito saber que tudo isso aconteceu, que ninguém impediu, que todos sabiam e não fizeram nada, dói saber que casos semelhantes ainda acontecem.

Isahgomess 08/02/2024

Muito lindo
Extremamente importante e de difícil leitura. Ler sobre a segunda guerra e sobre o holocausto já é difícil quando narrado por um adulto, então quando li esse livro foi como estar passando junto a leon e sua família os horrores vividos nesse período tão obscuro da nossa história. Não deixa de ser uma leitura emocionante e especial, de como o amor e a esperança de dias melhores levaram essa família a continuar caminhando e sobrevivendo. Schindler como o antagonista mais protagonista nos faz sentir a bondade humana em cada gesto de ajuda aos judeus de sua fábrica não os deixando morrer pelas mãos cruéis e maldosas de nazistas e agentes especiais de um ditador desumano. Quando leon e sua família finalmente se libertam, ainda precisam aprender a viver na nova sociedade, agora com a perda de dois importantes familiares e um mundo totalmente diferente a sua frente. Relatos lindos do Leon e fragmentos em formatos de fotos de sua família, amigos e de seu herói disfarçado de monstro, Oskar Schindler.

?Quem salva uma vida,
salva o mundo inteiro?

AnnaLumertz 07/02/2024

"Quero ser como ele o máximo que puder"
Essa foi uma leitura diferente, que talvez não me prendeu muito, mas foi com certeza válida.
Esse livro não é de ficção e isso é muito louco! Ficava me lembrando disso a todo o momento porque, meu Deus, o holocausto é algo impossível de descrever em um frase curta. Isso não é o suficiente para compreender o nível das atrocidades intermináveisque aconteceram.
Por isso acho que essa foi uma leitura importante. Com esse livro, podemos compreender (apenas uma fração porque é só quem viveu isso que consegue entender completamente como foi) um pouco mais de como tudo aconteceu. Na visão de uma criança, aliás!

Silvana291 04/01/2024

Perfeito relato de uma criança que vivenciou os horrores da guerra
Livro de escrita e leitura muito fácil
Viajei no mundo desse garoto e chorei lendo esse livro

eduanton 11/11/2023

Tocante
Uma história tocante de um menino e sua família de judeus nos anos sombrios antes e durante a segunda guerra. Livro muito bem escrito, de leitura lfluida.

Priscila700 01/11/2023

Emocionante!
Ler o relato de um judeu sobrevivente do holocausto é sempre doloroso. Um misto de alegria pela luta dele pra sobreviver e sua "vitória", ao mesmo tempo, uma dor tremenda em tentar mensurar o que ele viu e viveu.
Que livro lindo!

.daiana. 19/10/2023

De tirar o fôlego
Aquela leitura pra chorar sem dó, até te faltarem lágrimas. Pra se colocar no lugar dos personagens e sentir cada emoção numa intensidade indescritível, com certeza a melhor leitura de 2023 ?

beatriz3345 15/10/2023

Tocante!
Como todo livro do holocausto, faz com que eu sinta sensações que jamais vivi e me faça me questionar sobre como tudo foi horrível. me faz ter vergonha de ser humana. gostei do jeito que ele falou do schindler, sendo um dos membros da sua ?lista?, mas não me basearia só nesse livro pra entender sobre essa figura, já que ele o coloca como um super herói que hoje sabemos que não é. mesmo assim, um livro que agrega e emociona, por ser tão intimista e pessoal!

Tatiana.Schemes 05/10/2023

Schindler
Que livro maravilhoso, de uma narrativa interessante e que te cativa a cada página.
A vontade de ler ele foi tão grande, além que, conforme avançamos na leitura, as experiências vividas por um menino judeu, durante a segunda guerra mundial, nos deixa com nós na garganta e faz com que reflitamos sobre os acontecimentos.