A Primeira Fuga

A Primeira Fuga G. P. Taylor

Resenhas - A Primeira Fuga

Danny 28/06/2020

Livro Surpreendente
A primeira fuga, trata-se de uma aventura inesperada de crianças de um orfanato, com muitas reviravoltas e surpresas. A mistura de leitura tradicional, com quadrinhos, e com os tons das paginas da uma vida diferente pra história. Pra mim, uma leitura que chamou minha atenção e já me deixou ansiosa para o próximo livro!

Rafael Reis 21/01/2015

Híbrido de texto literal e quadrinhos indicado para o público infantil
Eu fui levado ao livro por dois comentários na contra-capa: "O novo C. S. Lewis" e "Mais emocionante que Potter". Sei que é meio injusto começar a crítica da obra com comparações, mas me venderam o título dessa forma. Se alguém estiver interessado na leitura por causa desses elogios, por favor, fuja! Nem vou me atentar muito aos grandes feitos das obras comparadas, mas essa aqui não chega a 20% da qualidade consagrada que obtiveram.

Esse livro é destinado ao público infantil, o enredo é bem simples e cheio de sequências de aventuras para prender a atenção das crianças. Ele não carrega aquele apelo que alcança até uma faixa etária adolescente e jovem, como outras sagas: Nárnia, Potter, Percy Jackson.

O mais interessante nesse título é a sua mistura entre quadrinhos e texto literal. Se não fosse por isso, a obra seria intragável para mim, devido a sua simplicidade de enredo, personagens e etc. Essa foi a única razão para me prender a história.

A comparação com Lewis e Rowling é injusta, seus méritos em ter alcançado todas as idades com títulos infantojuvenis não podem ser rebaixados. Mas destaco o valor dessa obra para a faixa etária de 8-13 anos. Com certeza se eu tivesse essa idade, a leitura teria sido incrível, vejo um grande potencial para uma aventura cinematográfica e um apelo de fã clube. As irmãs Sadie e Saskia são muito divertidas, os vilões da história são malvados na medida certa, o mistério e traquinagens são uma isca perfeita para esse público, culminando num título essencial para a leitura.

Mesmo com meus desapontamentos, acompanharei As Crônicas Doppler Granger. E mais uma vez elogio a qualidade dos quadrinhos, eles concedem toda a graça dessa história.

Vinicius A. M. 17/08/2015minha estante
Sua resenha foi perfeita!
Se eu a tivesse lido, não teria comprado o livro! =)

Rafael.Tadeu 28/01/2021

Sempre gosto de pontuar o que leio ao que o livro se propõe, como literatura infanto Juvenil acho que o livro entrega o proposto : uma história simples, dinâmica com personagens divertidos e vilões caricatos.

Os quadrinhos e as ilustrações durante a leitura dão um up a na imersão da história, inclusive por eu gostar muito de HQs foi o que me motivou a Ler o livro.

Porém mesmo para a faixa etária do público do livro,o final achei fraquinho,e devido a isso não sei se dou continuidade a série.

leticia2037 28/01/2021

"Vale a pena salvar você"
"Vale a pena salvar qualquer pessoa."

É um bom livro, pelo fato de ter ilustrações imaginei que seria uma leitura rápida porém não senti aquele "tchan" com a história, é bem trabalhada e rola um suspensa, mas não conseguiu me prender.

Ade1000de 27/05/2020

Reviravoltas
* É a palavra que resume bem a trama do livro, há muitas reviravoltas, o que sempre nos deixa com gostinho de quero mais!
* São vários mistérios ao mesmo tempo rsrs... de uma forma bem dinâmica, misturando leitura e quadrinhos, a leitura se torna prazerosa.
* Ah... e o tal Companheiro? Quem será hein?!

rejamile 08/03/2021

ele é um livro bem complexo, e cheio de aventura, ele é bom mas não é um dos melhores, mergulhei nesse livro de um jeito que chega tive pesadelos com perseguição kkkkk

Thaís de Souza 09/12/2021

A primeira fuga
A proposta de misturar texto e quadrinhos é muito interessante, no início foi difícil me acostumar, mas depois a leitura fluiu. Apesar da história não ser tão desenvolvida é emocionante, as ilustrações são lindas.

Zplug 23/02/2022

Finalizei ontem
Cara que livro bom! Sinceramente não esperava muito antes de ler mas me surpreendi como já disse acho muito que esse livro sendo infantojuvenil junta tão bem aspectos sombrios com alguns momentos cômicos o final tbm é muito bom, acho que poderia ser melhor mas para esse tipo de livro já é bem suficiente. O próximo já foi encomendado!

Ana 07/03/2022

"Mais emocionante que Potter"
- London times
Eu não faço ideia de porque acharam isso desse livro. Muito interessante a ideia de intercalar quadrinhos com a escrita tradicional em um livro infanto juvenil, porém eu acho que o ritmo do livro foi comprometido, assim como a ação de algumas cenas que talvez se fossem descritas normalmente teriam sido mais emocionantes de se acompanhar. Sendo o primeiro livro de uma trilogia, achei ele fraco e não me empolgo em seguir lendo os próximos.

Camille114 26/09/2023

Gostei bastante
Parece um gibi, mas tem muita história, desenho e tals mais quem gosta daquele suspense, eu super indico além de ter personagens que são animados e arteiro

kleris aqui, @amocadotexto no ig 25/08/2015

O que me chamou atenção foi a ideia de uma “aventura ilustrada”, em que o livro mescla partes de puro texto com quadrinhos. Esse formato mais dinâmico é um elemento-chave da série e por isso ganhou fácil o coração de muitas crianças.

Na Escola Isambard Dunstan para Crianças Rebeldes, as jovens gêmeas Saskia e Sadie Doppler reinam em traquinagens. Quase todo dia é uma zona. Apesar de ser um orfanato só para meninas, faz um tempinho que adotaram Erik Ganger, quem passou a trabalhar para viver e estudar lá. Logo nas primeiras páginas a gente se depara com mais um dia a dia de jogos teatrais das gêmeas, mas a diretora Rimmer tem, dessa vez, outros planos. Surgiu uma mulher que quer adotar. Rimmer vê a oportunidade de acabar com a dor de cabeça que são as gêmeas... Só que Muzz Elliot, uma escritora, só quer uma menina. Ela insiste em levar Saskia, separando-a de sua irmã. Saskia acaba tendo de ir.

Sadie não aceita bem essa ideia. Pra completar, Charlotte quer ser aproveitar da saída de Saskia e tomar o poder da escola. Erik então propõe um desafio final pra determinar quem mandaria lá, e esse desafio se tratava de aprontar com a diretora. Adivinha quem se dá mal? Sadie acaba presa na torre e com risco de ser levada pela polícia – afinal, incendiou a mesa da professora. Torna-se assim essencial fugir e reencontrar Saskia. Esta, por outro lado, também arruma uma boa dose de confusões na casa de Muzz Elliot e vira alvo de criminosos que rondam a escritora.

A primeira fuga é a entrada de uma série de livros e já temos três publicados. Há muita traquinagem, perigos e ganchos para serem explorados por toda a série. São muitas as reviravoltas que mantêm a história em alto pico, mal nos deixando respirar. E por isso mesmo é de uma leitura super rápida, coisa de uma sentada. Recomendo ter o próximo logo ao lado, porque o leitor vai querer devorar de pronto ao fim deste.

Bem infantojuvenil e bem humorado, as travessuras e mistérios me lembraram aqueles livros que encontramos em bibliotecas de escola – algo que eu teria gostado de ler na minha época rs Fica um ar de Matilda, Chiquititas, Esqueceram de Mim, Convenção das Bruxas e Desventuras em Série... Isso porque a trama foca na esperteza das crianças e como elas podem escapar de situações malucas a partir do conhecimento de mundo.

Apesar dos pontos comuns, é indicado para aqueles leitores mais tímidos e que ainda não pegaram bem o jeito da leitura; leitores mais formados talvez não se prendam tanto, mas também leriam num sopro. E isso se dá por um equilíbrio gráfico que é show, que ajuda o leitor a se situar e brinca com as palavras e as entonações das falas, dramatizando junto às cenas em quadrinhos.

A capa traz em suas "sombras" algumas ilustrações bem bacanas extraídas das páginas, como acima mostrado e a edição por completa é bem trabalhada. Já na contracapa há menções e comparações a literaturas como de Nárnia e Harry Potter. Nesse ponto achei bem pretensioso, pois, apesar do sucesso lá fora d’As Crônicas de Dopple Ganger, a série não chega à proporção que representaram/representam C.S. Lewis ou J.K. Rowling, nem prenuncia alguma grande profundidade. Seria talvez para gerações que antecedam o público desses fenômenos... pra quem procura livros pra aquele primo pequeno, irmã, sobrinhos, pela faixa de 7-14 anos. Mas oferece diversão e é uma ótima entrada para mistérios e investigações.

Recomendo.

(quotes e imagens se encontram na resenha integral no link)

site: http://www.dear-book.net/2015/08/resenha-as-cronicas-de-dopple-ganger.html

Hyene 11/11/2021

Ideal para crianças!
Muitooo fofoo, amei a composição do livro, os detalhes, e toda a narração super divertida e cativante.
Gostei das gêmeas e de como o protagonista foi introduzido, não daria nada por ele, amei como o autor colocou Jesus no meio da história foi realmente muito simplório e lindo ao mesmo tempo.
Enfim uma otima leitura de tarde, parece que vi um filme de aventura na sessão da tarde!!