Criação

Criação Adam Rutherford

Resenhas - Criação

Leandro Matos 16/12/2014

Criação | A origem e o futuro da vida
Imagine a leitura de um livro fascinante e informativo que discorre sobre A Origem da Vida e transita em suas páginas sobre biologia, evolução, genética, DNA e tantas outras áreas de teores científicos, em uma linguagem clara e compreensível? Um livro que vai além desta primeira proposta e descreve sob uma perspectiva plausível e visionária, sobre como a manipulação e a biologia sintética de células, tecidos e órgãos poderiam (re) definir O Futuro da Vida?

Eis que enfim, temos um livro assim publicado no Brasil!

Trata-se do recente título publicado pela editora Zahar, “Criação – A origem da vida / O futuro da vida” do geneticista britânico Adam Rutherford.

O livro é dividido em duas partes (A Origem e o Futuro da Vida) que estão invertidas na publicação. Ou seja, independentemente por qual seção inicie a leitura, uma complementará e totalizará a outra. N’A Origem da Vida o leitor irá encontrar a biologia propriamente dita. Uma breve história dos quatro bilhões de anos das células, DNA, RNA, e todas as suas correlações com a vida e os seres humanos, como o produto final desta.

Em O Futuro da Vida, particularmente encontrei a parte mais interessante do livro. O autor conseguiu configurar o cenário de como seria esse futuro onde a vida, no sentido estrito do conceito, já foi ultrapassada e criada artificialmente pelo homem. Por exemplo, em 2006, um repórter do jornal britânico Guardian provou o quanto seria fácil (re) criar o vírus da varíola ao comprar as partes separadas e manufaturas da estrutura celular do mesmo pela internet. Um adendo, todas as 75 bases do genoma do vírus está disponível pela internet para qualquer um!?

Mas nem tudo é tão tenebroso assim, há relatos fascinantes (e bizarros também) sobre o quão longe já chegamos com as manipulações da engenharia genética. Um exemplo disso é a cabra híbrida Freckles, que modificada geneticamente, consegue produzir um leite que em sua composição traz a seda da teia da aranha Nephila clavipes, uma das espécies mais comuns de aracnídeos do planeta.

Com uma proposta inteligente (e sim, divertida) Rutherford segue explicando e detalhando sobre como a biologia e todas suas nuances é assustadora e encantadora ao mesmo tempo. Seus argumentos são claros, convincentes e diretos. ‘Criação’ foi um dos poucos livros que me fizeram ler todas as notas finais! Por que? Porque elas trazem um novo significado ao livro, inserindo curiosidades e informações tão ricas em conteúdo quanto o próprio titulo. Para interessados e curiosos de todas as formas, a leitura serve como uma expedição instigante e didática sobre a impressionante origem e o assombroso futuro da Vida.

site: http://nerdpride.com.br/criacao/

Marquinhos 03/01/2023

Excelente
Lembrei agora a senha do Skoob, terminei em dezembro ?
Um livro extremamente importante para os estudantes da biologia, trazendo como ela foi evoluindo, principalmente no século XX

Camaradalopes07 07/02/2022

"Aquilo que não compreendo, não posso cria-lo."
Essa é uma célebre frase do físico Richard Fayman cujo faz o sentido e jus ao presente livro lido. O livro conta sobre os aspectos tecnológicos e avanços da ciência a qual conhecemos hoje.

Gabi Mauruto 18/02/2023

Uma leitura instrutiva e muito gostosa
Uma leitura ótima para conhecer um pouco mais dos avanços da biologia ao longo dos anos.

Não espere nada MUITO aprofundado, mas descrito o suficiente para se entender a linearidade da história da biologia.

Alguns pontos dessa linha do tempo eram desconhecidos por mim, sendo assim foi um livro muito instrutivo, me atualizou sobre alguns pontos e me deixou curiosa para buscar mais sobre muitos outros.

O final, que conta um pouco sobre as novidades relacionadas a biologia sintética me deixou com muitas perguntas, o que me instigou a ir atrás de livros e artigos sobre o tema.

Recomendo para os profissionais e curiosos da área de ciências naturais!

lili.tffs 31/12/2023

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????