História do Brasil para Leigos

História do Brasil para Leigos Mauricio Grillo Jr.

Resenhas - História do Brasil para Leigos

Priscila.Carron 18/01/2019

História do Brasil para Leigos
Li primeiramente a História do mundo para Leigos e em seguida a História do Brasil para Leigos. Achei o livro da história do Brasil muito melhor escrito do que o guia mundial. Supõe-se que quem busca essa coleção queira conhecer a história de forma fácil e simplificada. Sendo assim, super recomendo o livro do Brasil. É escrito de uma forma simples, legal e dinâmica para entendermos a história de nosso país.

Fê Rodrigues 14/10/2014

[Resenha] História do Brasil para Leigos, de Mauricio Grillo Jr.
Sempre ouvi falar do sucesso da série Para Leigos (ou for dummies, em inglês), mas não tive a chance de ler nenhum exemplar, até que recebemos História do Brasil para Leigos Do período colonial ao Império, escrito pelo professor de história Mauricio Grillo Jr. - o primeiro volume da série Para leigos que é 100% brasileiro. Logo de cara, pode-se afirmar que a obra é um verdadeiro guia que desmistifica as aulas entediantes e empoeiradas da escola, uma vez que nos apresenta os fatos históricos de maneira dinâmica.

A organização do texto e o projeto gráfico do livro auxiliam na leitura. Sua introdução esclarece o leitor sob qual ponto de vista os acontecimentos são narrados, uma vez que há um grupo de historiadores e da própria população que questiona muito do que há nos livros de História. É interessante notar que, ao longo da leitura, o autor sinaliza os pontos mais polêmicos e sua opinião como escritor e pesquisador; contudo, a decisão de em que acreditar, fica a cargo do leitor.

Para facilitar a localização das informações, além do índice, há uma cola em que os fatos mais marcantes da história brasileira se distribuem em uma linha do tempo e diversos ícones que destacam as informações que não podem se perder de vista.

O livro é extremamente prático para quem quer começar a se inteirar sobre o assunto. Sua leitura pode ser feita de forma contínua (da primeira à última página) ou apenas para consulta de um determinado tópico ou capítulo o que facilita a vida de quem é estudante.

Sem dúvida, ler História do Brasil para Leigos Do período colonial ao Império é uma maneira de quebrar a barreira entre a História que boa parte das pessoas não considera muito palatável e a nossas origem do nosso país.

site: http://www.nossoclubedolivro.com/2014/10/resenha-historia-do-brasil-para-leigos.html